Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: antoniolxe com inclinação de telhado de 40º, é provável que tenha AQS durante quase todo o ano.

Errado ! Deve inclinar para 52 º para potenciar o inverno ! E nunca menos de 45 º

Colocado por: fernandoFerreirapara a certificação energética tem de ter Sistema Solar. o apoio não é obrigatório estar instalado.

Isso não acabou já ? Ouvi dizer que já não é obrigatório mas estou em duvida porque li também que ainda é obrigatório !

O meu conselho:

Energia solar térmica... Apoio a gás ! ... Simples barato e eficaz !

A grande vantagem é que o esquentador só trabalha quando solicitado e pode trabalhar sem parar .... Podem tomar 10 banhos de 1 hora cada e não ficam limitados a 50 litros por pessoa .

A parte cómica... Um cliente meu cheio de massa tinha um solar de 300 litros com apoio eléctrico ... E tem uma grande "banheira" quando a enchia os outros ficavam com agua fria à espera do calor da registencia !
    Hoje tem um esquentador e tomas banhos que até se regala ... Eu bem o tinha avisado !

Quanto à bomba de calor ... Pode ser bom e bem viável, mas podem colocar a bomba de calor o o esquentador na mesma em serie ! Haja massa !
  2.  # 62

liguei a maquina ás 14 horas com o acumulador a 20 graus. estimativa para 300 litros dos 20 aos 65 graus, 45 centimos
      SAM_5881.JPG
  3.  # 63

...
      SAM_5879.JPG
  4.  # 64

Uma bomba de calor não aproveita o calor do ar? Não deveria estar dentro de portas onde a temperatura é mais elevada?
  5.  # 65

sim/nao
  6.  # 66

Dá para elaborar o não? Obrigado.
  7.  # 67

se estivermos por exemplo a falar de uma BC para climatização não dá, pois nao faz sentido estar a "retirar" calor dentro de casa para depois voltar la a colocar alias não iria ter ganho algum! o que a BC faz é buscar o calor latente no exterior e depois reencaminha-o para dentro de casa, imagine a casa como uma especie de acumulador em que vai armazenado o calor! Para AQS como são potencias mais reduzidas ja é possivel colocar uma BC dentro de portas!
    nao sei se me fiz entender!
    Concordam com este comentário: eu
  8.  # 68

Certo, mas dentro de portas não me referia necessariamente a zona habitável. Estava a pensar mais numa zona técnica, onde há perdas de calor de outros equipamentos e portanto a temperatura ambiente é, normalmente, superior à exterior.

Presumo que diminua o delta T e portanto necessite de menos energia para aquecer.
  9.  # 69

Colocado por: tostexCerto, mas dentro de portas não me referia necessariamente a zona habitável. Estava a pensar mais numa zona técnica, onde há perdas de calor de outros equipamentos e portanto a temperatura ambiente é, normalmente, superior à exterior.

Presumo que diminua o delta T e portanto necessite de menos energia para aquecer.
    tinha entao que ser um espaço grande mesmo! uma BC ainda faz circular bastante caudal de ar!
  10.  # 70

mas isso esqueça porque as perdas nunca iriam ser suficientes para as necessidades, chegava uma altura tinha a zona tecnica como zona para guardar os congelados =)
  11.  # 71

A bomba de calor fica com valores negativos na unidade exterior?

Tenho um espaço com uns 50m^2, mas é onde estão depósitos de água, caldeiras, bombas, permutadores, etc. Não convinha estar lá frio não...
  12.  # 72

o que era possivel fazer é ir buscar o ar a essa zona tecnica, e esse ar passar pela BC e depois ir pro exterior para isso era tambem necessario existir uma abertura de ar na zona tecnica para repor o ar que é retirado!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tostex
    • eu
    • 6 agosto 2014

# 73

Colocado por: tostexA bomba de calor fica com valores negativos na unidade exterior?

Sim, claro. Nunca viu gelo nas unidades exteriores de AC ?
  13.  # 74

Colocado por: tostexUma bomba de calor não aproveita o calor do ar? Não deveria estar dentro de portas onde a temperatura é mais elevada?

qualquer bomba de calor tem de ter ligação para fora, senão o ar vicia e ao fim de um tempo tem o aparelho cheio de gelo.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  14.  # 75

Colocado por: eu
    Sim, claro. Nunca viu gelo nas unidades exteriores de AC ?

Nop.

Qual é a diferença entre os AC e as bombas de calor? Ambos podem fazer frio e quente, certo?
    • eu
    • 6 agosto 2014

# 76

Colocado por: tostexQual é a diferença entre os AC e as bombas de calor?

O princípio de funcionamento é o mesmo.
  15.  # 77

Colocado por: euO princípio de funcionamento é o mesmo.

Será ? AC é ar condicionado ou seja ar por condutas !
    Agora que chamam AC a refrigeradores de ar estou de acordo !

O AC pode ter bomba de calor ou não ... Pode ser Ac apenas para aquecer Ou AC tem que fazer frio ? Por acaso estou agora com essa duvida ! Alguém sabe ?
  16.  # 78

Colocado por: Jorge Santos - FaroO AC pode ter bomba de calor ou não ... Pode ser Ac apenas para aquecer Ou AC tem que fazer frio ?

bomba de calor é todo r qualquer aparelho que retira calor de um lado e o transfere para outro, logo toda e qualquer maquina térmica é uma bomba de calor desde o comum frigorífico até aos chillers de grande capacidade,

na gíria e erradamente designa-se bomba de calor a uma maquina que por trabalho termodinamico aquece algo,
    enquanto que um AC é somente a maquina que arrefece, portanto podem existir maquinas só frio que são AC e maquinas com arrefecimento e aquecimento que são AC com bomba de calor.
    Concordam com este comentário: eu
  17.  # 79

Colocado por: jorgealvesbomba de calor é todo r qualquer aparelho que retira calor de um lado e o transfere para outr

Sim é exactamente essa a ideia que tenho ! Mas falta dizer que são maquinas reversiveis ! pois o o frio não se faz... retira-ses empre calor só que nem sempre se pode reverter, então aí já se chama só AC ?!?!?

Colocado por: jorgealvesAC é somente a maquina que arrefece,

Aqui, embora seja o que se constata, ou seja gíria acho que está errado, não digo que você está errado ok ? é mesmo assim que a malta entende !
    Mas e se tivermos umas condutas a condiçionar o ar para fazer apenas calor ? Um tio meu tinha isso com umas resistências e entes de se vulgarizarem os refrigeradores de ar !
    Não se pode chamar ar condicionado a ar quente por condutas ? È que "condicionado" não quer dizer frio

Mas sim:

con·di·ci·o·nar - Conjugar
    (latim conditio, -onis, condição + -ar)
    verbo transitivo

1. Tornar dependente de condição.
    2. Ser condição de algo ou pôr como condição de algo.
    3. Pôr condições a; impor restrições ou limites.
    4. Influenciar ou determinar alguma coisa.

"condicionando", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/condicionando [consultado em 07-08-2014].

Assim para sermos correctos teríamos que chamar ar condicionando a ar encaminhado em condutas ou não ?
    Isto mereci uma dissertação :-)))

Na pratica por se chamar agora ar condicionado a tudo o que retira calor estou farto de conhecer pessoas que pensam que que pelos tubos do gás em ar fresco da rua ! Juro que é verdade !
    Muitos que tem isso em casa não fazer a mínima ideia que na maioria dos casos o ar é sempre o mesmo, sendo apensas refrigerado !

Bem, uma coisa é certa com esta calor que está hoje pelo Algarve só se está bem ao pé de um bom AC com ou sem condutas :-)
  18.  # 80

Colocado por: Jorge Santos - FaroMas falta dizer que são maquinas reversiveis ! pois o o frio não se faz... retira-ses empre calor só que nem sempre se pode reverter, então aí já se chama só AC

um ac que seja "bomba de calor" (faça arrefecimento e aquecimento exclusivamente termodinamico) diz-se que é uma maquina reversivél porque pode inverter o seu funcionamento (reverter), em arrefecimento absorve energia no interior e liberta-a no exterior no modo aquecimento absorve energia no exterior e liberta-a no interior,

vulgarmente chama-se ar condicionado a um equipamento que refresca ou aquece,
    e sistema de ventilação a um sistema que renova,extrai e insufla ar, podendo ser ou não com temperatura controlada.

Colocado por: Jorge Santos - Faroestou farto de conhecer pessoas que pensam que que pelos tubos do gás em ar fresco da rua ! Juro que é verdade !

que me lembre só existe um equipamento que tem esta possibilidade (Daikin URURU SARARA).

0.0271 seg. NEW