Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

antoniolx.. então e com sol, tem agua quente, mesmo que com dias encobertos?

PS: chame um técnico para fazer uma inspecção ao equipamento, isso não está bom, não se justifica o que escreveu.
  2.  # 102

Colocado por: marcoaraujo

Isso não é normal. Deve ter algum problema de fabrico. Contacte assim que puder a Vulcano para eles enviarem um técnico a sua casa.
    O meu é de 200L e aquece dos 15ºC (temperatura inicial) até aos 65ºC/70ºC em apenas 4 horas. Ligo-o apenas das 3 às 7 da manhã. Dá para 3 pessoas tomarem duches prolongados (cá em casa demoramos 15 a 20 minutos no duche com a água a correr continuamente sem parar numa temperatura elevada) pela manhã e à hora de jantar, quando vou lavar a loiça, ainda me sai água a ferver no lava-loiça.

Os gastos mensais em AQS (bi-horário) são de 30 euros (tenho um contador de kWh ligado ao termoacumulador).

O seu só pode estar avariado.
    Concordam com este comentário:eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário:antoniolx

Vou fazer a experiência um destes dias, com um contador de kWh, e ver quanto é que sobe a temperatura...
    Obrigado!
  3.  # 103

Colocado por: eu
    Algo está errado. Mas que resistência é essa?

No meu sistema, a resistência está ligada durante 4 horas durante a noite, aquece a água até 75 graus, e todos os dias tomamos 4 banhos, e olhe que gastamos muita água, não são duches de 5 minutos.

Portanto, há algo de muito errado no seu sistema.

A resistência é de 2 kW.
  4.  # 104

O meu está a funcionar bem, pelo menos não me falta água quente, agora quanto consome ainda não sei porque ainda não chegou a primeira conta de luz ;)
  5.  # 105

Colocado por: Pedro Barradasantoniolx.. então e com sol, tem agua quente, mesmo que com dias encobertos?

PS: chame um técnico para fazer uma inspecção ao equipamento, isso não está bom, não se justifica o que escreveu.

Com dias encobertos, nem pensar!
    Nestes dias de Inverno, dois paineis solares aquecem os 300 litros até aí uns 45ºC, na melhor das hipóteses. Os paineis estão virados a SSE. 40º de inclinação.
  6.  # 106

45º já dá para tomar banho sem problemas.
  7.  # 107

Colocado por: branco.valter45º já dá para tomar banho sem problemas.

No inverno, não é bem assim ...

O que me instalou o painel também pôs aquilo a 45°apos o primeiro banho lá fui alterar para 55°. 45° nesta altura do ano "sabe" a água morna.... E quem sai da cama quentinho meter-se nessa água não sabe muito bem ;)
    Concordam com este comentário: eu
  8.  # 108

Isso deve depender da distância e do isolamento dos tubos que vão desde o acumulador até ao WC. Eu com 40º no acumulador já tomo banho a 38º (torneira termoestática calibrada).
  9.  # 109

Eu tomo com 40º e sinto-me bem.
  10.  # 110

A mim o que me chateia é a falsa publicidade associada a estes sistemas. Dizem por exemplo 300 litros de água quente... O problema é que gastando 50 litros, entram 50 litros de água bem fria lá para dentro, e lá se foi a água quente...
  11.  # 111

Colocado por: branco.valterEu tomo com 40º e sinto-me bem.

Depende cada um e da temperatura a que cada se sente confortável, como eu disse 45° não é frio, mas para mim não me dá o conforto que eu procuro num banho nesta altura do ano ;)
  12.  # 112

Colocado por: Rodri12

Depende cada um e da temperatura a que cada se sente confortável, como eu disse 45° não é frio, mas para mim não me dá o conforto que eu procuro num banho nesta altura do ano ;)

Mas mediste a temperatura? É que ainda podes ter um delta T generoso entre a acumulação e o consumo propriamente dito.

38º já é água bem quente, 40º é a sair vermelho do banho.
  13.  # 113

Colocado por: antoniolxA mim o que me chateia é a falsa publicidade associada a estes sistemas. Dizem por exemplo 300 litros de água quente... O problema é que gastando 50 litros, entram 50 litros de água bem fria lá para dentro, e lá se foi a água quente...

Como?? Eu tenho os 300l de água quente, pelo menos até hoje não senti quebras na temperatura da água, já não enchi a banheira e água saiu sempre à mesma tempertura
  14.  # 114

antoniolx, isso não pode estar bom!!!
  15.  # 115

O sensor não deve mentir... Eu tomo banhos rápidos, 3/4 minutos. Vejo a temperatura antes e depois, e sofre uma machadada valente...
  16.  # 116

Colocado por: Pedro Barradasantoniolx, isso não pode estar bom!!!

Se não pode estar bom, diga-me lá então quantos kWh preciso teoricamente para aquecer um acumulador de 300 litros, aí uns 10 ºC ?
  17.  # 117

Olá a todos e peço desculpa por tomar este tópico de assalto, mas tenho o mesmo problema (de ter a resistência a dar apoio ao painel, com relógio). No meu caso a água sai bem quente e não noto diferença na temperatura (termosifão 300L da Evosolar - Oliclima), mas noto a diferença das "dores dos euros" na conta da electricidade. Posso não gastar gás (por exemplo com caldeira ou esquentador), mas a conta de eletricidade duplicou nos meses "frios".

Algum de vocês, consegue indicar-me a que corresponde cada um dos números e se possível qual o consumo (kwh) da resistência da fotografia abaixo? nas pesquisas que fiz não consegui encontrar o manual...

Obrigado! AF
      RESISTENCIA.jpg
  18.  # 118

Bem, lá tive que ir buscar as fórmulas...

Então, parece que 4.184 kJ é a quantidade de energia necessária para aquecer 1Kg de água, 1ºC
    Para aquecer 300 Kg, são necessários 1255.2 kJ
    Para os aquecer 10º C, são necessários 12552 J.
    Como 1 kJ = 0.278 Wh, então 12552 J são aproximadamente 3.489 kWh

Com estas contas já devo conseguir saber qual a eficiência do meu sistema logo à noite...

Até lá, alguém confirma os valores acima? Pf. não entrem em promenores, estilo Kg diferente de litro...
    • eu
    • 20 janeiro 2015 editado

# 119

Colocado por: antoniolxA mim o que me chateia é a falsa publicidade associada a estes sistemas. Dizem por exemplo 300 litros de água quente... O problema é que gastando 50 litros, entram 50 litros de água bem fria lá para dentro, e lá se foi a água quente...

Não há nenhuma falsa publicidade, o seu sistema é que não está a funcionar bem.

Primeiro que tudo, deve-se aquecer a água a uma temperatura alta (pelo menos uns 70 graus) e não apenas a 50 graus, por três motivos:
    1- Para eliminar eventuais bactérias;
    2- Para permitir que a válvula termostática funcione bem, pois precisa sempre de um delta T relativamente à temperatura de saída;
    3- Para aumentar a quantidade de água quente utilizável. Com uma temperatura elevada no depósito, vai ser misturada água fria à saída, o que permite mais água quente utilizável, ou seja, mais banhos.

Quanto à entrada da água fria: em princípio é feita estratificação da água e a água fria (no fundo do depósito) não se vai misturar muito com a água quente (no topo do depósito).

E isto não é apenas teoria. Em minha casa, tomamos 4 longos banhos diários sem qualquer problema, com a água sempre quente.
  19.  # 120

No certificado energético que recebi hoje da minha casa, na parte dos painéis refere, consumo de energia 717,64 kWh/ano, isto só para aquecimento de águas sanitárias. Para uma no não me parece nada de especial e muito longe dos 3400 kWh que refere nas suas contas.

0.0345 seg. NEW