Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho um orçamento de um sistema solar térmico termo-sifão Solahart 300L, com resistência incluída, no valor de €2700 com instalação incluída.

    Pedi em simultâneo à empresa orçamento para um esquentador que dê apoio ao solar, que apresentou um da Vulcano por €490.


    Agradeço que alguém possa dizer se compensa adquirir o esquentador.
    Não existem infra-estruturas para gás natural. Tenho de fazer uma cabine para garrafas de gás butano 13kg – independentemente de utilizar gás ou não na habitação, mas não terei encargo com custo do “contador”.

    Tenho algum receio que a resistência do termo-sifão consuma muito. Penso que é de 2000W. Tenho a possibilidade de o ligar apenas de noite, com tarifa bi-horária, mas…….???
  2.  # 2

    alguém com experiencia pode ajudar?
    • eu
    • 28 fevereiro 2011 editado

     # 3

    Eu posso ajudar, pois já passei pelo mesmo dilema.

    Optei pela resistência com tarifa bi-horária, cujos custos de utilização são pouco superiores ao gás natural. Se introduzir nas contas o custo inicial do esquentador versus resistência, as contas são favoráveis à resistência. Repare que 500 euros dão para mais de 6000 KWh de energia eléctrica, ou seja, para cerca de 10 anos de apoio ao aquecimento da água.

    No entanto, gostaria de salientar o seguinte:
    -A classificação do certificado energético vai ser pior;
    -Para utilizações esporádicas, vai ser pior, pois vai aquecer 300 litros de água para gastar apenas uns 30 ou 40 litros enquanto que com o esquentador aquece apenas a água que necessita.

    PS: só agora é que vi que teria que usar butano/propano! Nesse caso opte SEM QUALQUER DÚVIDA pela resistência com tarifa bi-horária, fica claramente mais barato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: underrun
  3.  # 4

    Underrun
    Será bom, primeiro saber qual a eficiência do aparelho a 30% da carga nominal, poderá pedir a ficha com as caracteristicas técnicas do mesmo, mas certamente será a melhor opção, até porque a utilização de aparelhos à gás para produção de AQS é significativamente superior à utilização de aparelhos de apoio a electricidade. Pelo facto de implementar os colectores solares referidos para produção de água quente sanitária, acrescido de um aparelho de apoio a gás, melhorará a classificação energética da sua casa. Vá em frente, é das melhores opções que hoje em dia se pode tomar para uma habitação que seja permanentemente ocupada. Importante será também ter em conta o numero de ocupantes e a orientação dos colectores para que retire o maior proveito.
    • eu
    • 28 fevereiro 2011 editado

     # 5

    Colocado por: Mário Netoaté porque a utilização de aparelhos à gás para produção de AQS é significativamente superior à utilização de aparelhos de apoio a electricidade


    Olhe que não, olhe que não... Os custos do gás subiram muito e a tarifa bi horária é baixa. Este gráfico, na parte do consumo, ilustra bem o que digo...

  4.  # 6

    estou muito inclinado para o apoio eléctrico.
    O meu receio é que poderão existir alturas do dia em que necessite de água quente e não tenha tempo para que a resitência a consiga aquecer (dado que conto apenas ligar no período bi-horário).
    O esquentador, em contra-partida, garante água quente em qualquer ocasião que o TS não a forneça por falta de sol.
  5.  # 7

    Não sei porquê!! Eu tenho uma caldeira ligada a uma bilha de gas butano e esta dura basicamente um ano!
    Só aquece o que necessitamos, quanto necessitamos e não o deposito todo. Então sendo um TS se tiver o deposito exposto ao frio e ventos, no inverno vai ver o contador a andar bem!!
    A ideia da bihoraria pode ser boa ou má conforme a utilização, e pode deixar pessoas a tomar banho de agua fria, ou a aquecer desnecessariamente, pois o sol reporia o calor necessario..
    Basta por exemplo que se tome banho à noite em vez de de manhã , por exemplo.


    Agora 500€ por um esquentador, parece-me demasiado!

    Colocado por: euEu posso ajudar, pois já passei pelo mesmo dilema.

    Optei pela resistência com tarifa bi-horária, cujos custos de utilização são pouco superiores ao gás natural. Se introduzir nas contas o custo inicial do esquentador versus resistência, as contas são favoráveis à resistência. Repare que 500 euros dão para mais de 6000 KWh de energia eléctrica, ou seja, para cerca de 10 anos de apoio ao aquecimento da água.

    No entanto, gostaria de salientar o seguinte:
    -A classificação do certificado energético vai ser pior;
    -Para utilizações esporádicas, vai ser pior, pois vai aquecer 300 litros de água para gastar apenas uns 30 ou 40 litros enquanto que com o esquentador aquece apenas a água que necessita.

    PS: só agora é que vi que teria que usar butano/propano! Nesse caso opte SEM QUALQUER DÚVIDA pela resistência com tarifa bi-horária, fica claramente mais barato.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:underrun

    Estas pessoas agradeceram este comentário: aleixomatos
  6.  # 8

    Também me informei sobre este assunto e o que percebi do tal esquentador da Vulcano que aconselham que é compatível com/ complementar aos paineis solares é que ele se "adapta" à temperatura da água existente e regula a temperatura desejada.
    Enquanto que um esquentador "normal" aquece sempre da mesma maneira, independente da temperatura de água que entra, o tal da vulcano mede primeiro a temperatura de água existente aquecida pelos paineis e "decide" que tipo de temperatura tem de usar para aquecer a água até à temperatura programada.
    É nisso que está a vantagem porque gasta menos gás para aquecer a mesma quantidade de água do que um esquentador "tradicional". E nisto está o retorno do custo inicial.

    Mas como ainda estamos em fase de pedir orçamentos, não lhe posso dizer se isto de facto compensa ou não...
  7.  # 9

    Colocado por: system32Não sei porquê!! Eu tenho uma caldeira ligada a uma bilha de gas butano e esta dura basicamente um ano!
    Só aquece o que necessitamos, quanto necessitamos e não o deposito todo. Então sendo um TS se tiver o deposito exposto ao frio e ventos, no inverno vai ver o contador a andar bem!!


    Concordo.
    Eu estou a considerar colocar um Vulcano Sensor Plus (estanque com modulação da chama)... talvez faça algumas experiências com a resitência eléctrica, mas estou convencido que fico melhor servido com o esquentador.
  8.  # 10

    Colocado por: Carla Peixinhoquanto que um esquentador "normal" aquece sempre da mesma maneira, independente da temperatura de água que entra, o tal da vulcano mede primeiro a temperatura de água existente aquecida pelos paineis e "decide" que tipo de temperatura tem de usar para aquecer a água até à temperatura programada


    Para um esquentador normal tem um aparelho que se chama módulo solar se não quizer optar por um esquentador de apoio solar
  9.  # 11

    Colocado por: underrunTenho um orçamento de um sistema solar térmico termo-sifão Solahart 300L, com resistência incluída, no valor de €2700 com instalação incluída


    Este valor é para os painéis não selectivos ou Free-heat?

    Poderá optar por uma bomba de calor de apoio ao solar a uma temperatura de 55o regulado com uma válvula termostática para que não entre em estagnação com um consumo de 300w com gastos insignificantes, muito mais ec onómico que um esquentador a gás.
  10.  # 12

    Colocado por: underrunTenho algum receio que a resistência do termo-sifão consuma muito. Penso que é de 2000W. Tenho a possibilidade de o ligar apenas de noite, com tarifa bi-horária, mas…….???


    Olhe que a ligação de resistências eléctricas nos TS ou CF reduz a categoria de certificação energética!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aleixomatos
  11.  # 13

    Desculpe perguntar, mas porque colocou TS em vez de CF?

    Pelo que tenho lido (e especialmente aqui no fórum), as certificações energéticas das casas valorizam o gás, parece que quase somos obrigados a ter gás da Líbia :)
    O apoio de que necessita pode ser efectuado por esse esquentador a gás, por um esquentador eléctrico, por uma bomba de calor externa deste género http://www.quattroenergy.pt/hotnatur_confort.html que o user "PedroFernandes" deste fórum recentemente adquiriu (mas não tem painéis solares) https://forumdacasa.com/discussion/15194/diario-bomba-calor-aqs-90-litros/ ou mesmo o apoio deste género http://www.quattroenergy.pt/all_in_one_+_solar_200l.html (também da mesma marca, mas não sou vendedor disto nem de outra coisa qualquer), como notei que nesta última os painéis são da Vulcano já perguntou se o seu problema poderia ser resolvido desta maneira?
    Eu também ando com o mesmo dilema...
  12.  # 14

    Colocado por: mrmacDesculpe perguntar, mas porque colocou TS em vez de CF?


    A pergunta é para mim?

    Eu ainda não decidi, mas à partida irei para o TS:

    a) mais barato. A diferença de preço para o CF, apesar de mais eficiente, dá para muito gás do esquentador...
    b) mais simples
    c) menor manutenção
    d) menor consumo energia: CF necessita de uma bomba para recirculação da água entre acumulador e painéis

    A decisão é também devido ao facto de ir optar por AC para a climatização da casa. Caso optasse por um sistema piso radiante/bomba de calor, se calhar já escolhia o CF...
  13.  # 15

    Colocado por: underrun

    A pergunta é para mim?



    Sim, a pergunta foi para si :)
  14.  # 16

    Escolhia o CF caso optasse por um sistema piso radiante/bomba de calor? Agora não percebi...

    Estamos a falar de que diferença de valores? (se quiser responder)
  15.  # 17

    Colocado por: underrunTenho um orçamento de um sistema solar térmico termo-sifão Solahart 300L, com resistência incluída, no valor de €2700 com instalação incluída.

    Pedi em simultâneo à empresa orçamento para um esquentador que dê apoio ao solar, que apresentou um da Vulcano por €490.


    Agradeço que alguém possa dizer se compensa adquirir o esquentador.
    Não existem infra-estruturas para gás natural. Tenho de fazer uma cabine para garrafas de gás butano 13kg – independentemente de utilizar gás ou não na habitação, mas não terei encargo com custo do “contador”.

    Tenho algum receio que a resistência do termo-sifão consuma muito. Penso que é de 2000W. Tenho a possibilidade de o ligar apenas de noite, com tarifa bi-horária, mas…….???


    de onde é a empresa que lhe ofereceu esse valor?
  16.  # 18

    Colocado por: mrmac

    Estamos a falar de que diferença de valores? (se quiser responder)


    1000€ entre TS e CF da Ariston
  17.  # 19

    Colocado por: sergyio

    de onde é a empresa que lhe ofereceu esse valor?


    Santa Maria da Feira
  18.  # 20

    A diferença de rendimento é bastante grande e recupera-se a diferença de preço bem antes do fim da vida do equipamento, ou seja , vale vem a pena, apesar do invertimento inicial superior. Mais os CF até podem avariar, mas tendem a ter uma vida bem mais longa, pois por serem controlados podem não ser sujeitos a diferenças de temperaturas tão grandes.
    E não se pode comparar apenas os consumos pela diferença de rendimento. Os TS quase sempre tem o deposito exposto às intemperies o que leva a que no inverno a agua fica rapidamente fria à noite e até pode congelar!!
    No meu CF, nunca tive menos de 20º, e olhe que aumentar a temperatura da agua 25º é muito diferente de aquecer 4o ou 45º!!



    Colocado por: underrun

    A pergunta é para mim?

    Eu ainda não decidi, mas à partida irei para o TS:

    a) mais barato. A diferença de preço para o CF, apesar de mais eficiente, dá para muito gás do esquentador...
    b) mais simples
    c) menor manutenção
    d) menor consumo energia: CF necessita de uma bomba para recirculação da água entre acumulador e painéis

    A decisão é também devido ao facto de ir optar por AC para a climatização da casa. Caso optasse por um sistema piso radiante/bomba de calor, se calhar já escolhia o CF...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: underrun
 
0.0252 seg. NEW