Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

marco1
    Eu até sou de acordo que deveria ser a equipa projectista a fazer o acompanhamento da obra, mas tb não sou contra a que seja uma equipa externa.
    Em alguns projectos (de tão maus que são) até deveria ser exigido : )))
    O que eu defendo é que se começem a responsabilizar as pessoas pelo trabalho que executam, sejam projectos, obras ou só a fiscalização
  2.  # 22

Boas

Eu até sou de acordo que deveria ser a equipa projectista a fazer o acompanhamento da obra

Num mundo ideal até acho que era a melhor solução. Infelizmente vejo muita promiscuidade entre (alguns) técnicos autores de projecto que são autênticos pontas de lança de empreiteiros e tudo fazem para que sejam estes a fazer a obra. Quando assim é, que interesses é que os técnicos vão defender? Estou farto de ser assediado por empreiteiros: Sr. Eng.º, faça com que essa obra que está a projectar e em troca pago-lhe 3% do valor da obra. Isto é vulgar e estou convencido que, em certos casos, é a explicação para o baixo custo dos projectos.

cumps
    José Cardoso
  3.  # 23

j cardoso
    Só 3%?
    Olhe que os valores andam mais altos. Eu nunca fui assediado mas contaram-me : )))
  4.  # 24

Boas

Só 3%?

Pode parecer pouco, mas vamos supor:
    Valor da obra = 175 000 €
    Vamos atribuir para as especialidades um valor de 3000 € sobre os quais incidem os impostos.
    Comissão da obra 3% x 175000 = 5250 €. Sem impostos
    Quem "entregar" 6 moradias por ano tem o Classe S pago em pouco tempo :-)
    Não é à toa que tenho por aqui concorrência a fazer especialidades por 1000 €. Para não falar do caso mais conhecido por aqui que debitam 2000 € por arquitectura e especialidades.

cumps
    José Cardoso
  5.  # 25

Pois por isso é que eu continuo de opel corsa.
    Mas ainda heide ter um renault (Pareçe que agora é carro de empreiteiro) : )))))
  6.  # 26

Boas

Mas ainda heide ter um renault (Pareçe que agora é carro de empreiteiro) : )))))

Não se iluda: provavelmente têm o famigerado Classe S na garagem e só o usam ao fim de semana :-)
    (Agora é que vou levar mesmo)

cumps
    José Cardoso
  7.  # 27

Colocado por: j cardoso
    Não se iluda: provavelmente têm o famigerado Classe S na garagem e só o usam ao fim de semana :-)

Voçê é corajoso : ))) da proxima vez que entar numa obra tenha mais cuidado olhe que há tijolos que tem a mania de cair dos andaimes : ))
  8.  # 28

Colocado por: marco1E certas obras muito boas que vemos por esse mundo fora e em revistas, foram concerteza muito acompanhadas pelos projectistas no seu decorrer pois entre o desenho e a execução há muita coisa que pode ser melhorada em obra e até muitos processos construtivos podiam ser alterados e actualizados durante a execução.

Não podia concordar mais... Temos um projecto bem feito, com todos os pormenores, e quantas coisas já não fomos "alterando" com o decorrer da obra... Claro que se o arquitecto não fosse lá não se faziam alterações... Mas vai, vai MUITAS vezes e vamos sempre melhorando qualquer coisa!
  9.  # 29

e quando a planta diz quadrado e aparece rectangulo? será que não é obrigatorio saber ler plantas...mas acredito que devo ser eu que não tenho tido muita sorte com as empreitadas que não são aconselhadas ou decididas por mim,
    e nem telefonam, se fosse outra pessoa, não andava em obra a resolver o rectangulo, mas mandava deitar tudo abaixo, mas devo ser boa pessoa mesmo :)
    e engenheiros que levam o seus honorarios, fazem estruturas chapa cype e nem preenchem os campos todos, e eu confiando, o empreiteiro chama-me a atenção ao começar a obra, meteram pilares com ferros de 20 numa moradia de dois pisos, e vigas de 25x50 numa distancia de 2 metros...e em pilares com distancias com menos de 5mt entre si, e antes disso fui eu que desenhei a estrutura pois o engenheiro ligou-me a perguntar "e não desenhou a estrutura? :)
    algumas peripecias que já tive...

eis a minha conclusão
    a questão não é distancia, mas os profissionais com quem se trabalha
  10.  # 30

Boas

Não é à toa que tenho por aqui concorrência a fazer especialidades por 1000 €. Para não falar do caso mais conhecido por aqui que debitam 2000 € por arquitectura e especialidades

Só para não criar confusões , quando digo "por aqui" refiro-me à zona onde exerço

cumps
    José cardoso
  11.  # 31

coincidencia, pelos vistos é em todo o país, já agora mais uma realidade, off topic
    lá na minha terra na beira alta, há engenheiros que fazem todos os projectos por 1.000€ e esses 1.000 incluem também qualquer coisa como o que eles chamam de projectos de arquitectura, pelo que dizem(ironia), engenheiros a fazerem "arquitectura" ui e por 1.000 euros já com especialidades, maravilha
    há uns até que se gabam em público que fazem projectos numa noite, maravilha não é :) , essa de projectos numa noite é muito conhecida lá na zona :)
  12.  # 32

Boas

lá na minha terra na beira alta, há engenheiros que fazem todos os projectos por 1.000€ e esses 1.000 incluem também qualquer coisa como o que eles chamam de projectos de arquitectura, pelo que dizem(ironia), engenheiros a fazerem "arquitectura" ui e por 1.000 euros já com especialidades, maravilha
    há uns até que se gabam em público que fazem projectos numa noite, maravilha não é :) , essa de projectos numa noite é muito conhecida lá na zona :)

Acredito piamente. e não me admira muito. Parece até que há por aí engenheiros que pedem aos arquitectos para lhes "desenhar a estrutura". E o mais engraçado é que parece haver arquitectos que "desenham a estrutura". Enfim, peripécias.

cumps
    José Cardoso,
  13.  # 33

pois é, é engraçado vou começar tambem a fazer a estrutura toda eu pelo menos faço melhor tá visto,...ainda há cinco anos para isso
  14.  # 34

Desculpem lá.
    Eu decido onde quero os pilares e vigas dos meus projectos. (é a isso que chamam desenhar a estrutura certo?)
    Cabe aos coitados dos engenheiros decidir a quantidade de ferro necessária para segurar aquilo tudo.
    Por acaso é das coisas que mais gozo me dá num projecto é esta (discussão/compromisso) entre a arquitectura e a estrutura
  15.  # 35

Boas

Por acaso é das coisas que mais gozo me dá num projecto é esta (discussão/compromisso) entre a arquitectura e a estrutura

Também aprecio, mas procuro que essa discussão tenha lugar durante a elaboração do projecto de arquitectura. Essa e outras, como localização das "corettes" e outros pormenores.

Eu decido onde quero os pilares e vigas dos meus projectos

Pessoalmente, estou sempre aberto à opinião do arquitecto, mas a decisão final pertence-me. E confesso que tenho encontrado a maior abertura para isso por parte de gabinetes dos arquitectura que são meus clientes. No fundo, há entre nós um acordo implícito: eu reconheço que não estou preparado para fazer arquitectura e eles reconhecem que não estão capacitados para fazer engenharia.

cumps
    José Cardoso
  16.  # 36

Felizmente que já se começam a fazer bons projectos e a guerra arquitectos/engenheiros está hoje mais pacifica
  17.  # 37

é minha opinião, que os projectos de Arquitectura, deverão sempre ser instruidos( para o Eng.º das especialidades) com uma pré-marcação dos elementos estruturais (pilares e eixos de vigas em planta), couretes e outros promenores mais que interfiram determinantemente na arquitectura... e que devam ser inequivocvamente assegurados e seguidos pelas restantes especialidades... Claro está que isso não invalida que um pilar situado numa aprede... previsto 25x25.. não tenha de ser revisto para uma secção 25x40... por exemplo...
    As prumadas de ARD e ARP, asseguradas nos atravessamentos de lajes ( e não no meio de vigas.. como é costume ver na maioria dos projectos...), bem como, os negativos para as condutas de extracções de fumos e gases de combustão.
    e outra coisa q me lembrei.. e que para mim é detestável...

A arquitectura deverá prever o tipo e locais para as prumadas dos tubos de quedas de ARP... senão o eng.º e o empreiterio colocam onde dá mais jeito... e é a selva que se vê por aí... edificios bastante interessantes, destruidos por pequenos Grande pormenores...
  18.  # 38

Pedro eu faço isso porque para mim é uma forma de controlar melhor a obra, além de estrutura coloco coretes, indicação/desenho de canalização, águas residuais e limpas, e rede electrica(pontos de tomadas e luz), e penso a obra num todo, e quase sempre são marcações de estrutura final, mas como as coisas se gerem neste pais, não deveria ser o arquitecto a fazer isso, eu faço-o porque tenho gosto em entender o projecto todo, e não ter problemas de comunicação e surpresas em obra e especialidades, e não aumento os meus honorarios por isso, os engenheiros estão mal habituados comigo :)
    isto poderia levar a outra discussão e polémica, mas devia haver uma opção de quem estuda-se arquitectura ou engenharia pode-se estudar e ser graduado no outro campo, é a minha opinião utopica.
    em espanha a arquitectura e a engenharia, estão juntas, vejam o calatrava por exemplo, mas para isso é preciso estudar!
  19.  # 39

em privado
    Colocado por: AugstHill
    Colocado por: Fernando Gabrielquem estuda-se arquitectura ou engenharia pode-se estudar e ser graduado no outro campo, é a minha opinião utopica.

E português, também:
    ...quemestudassearquitectura ou engenhariapudesseestudar e ser graduado no outro campo, é a minha opinião utopica.

"ó meu amigo" já que está tão atento e preocupado com minha literacia de escrever a um pc considero-o amigo :), antes do portugues(sem acento ou com ph se prefrerir) vem tanta coisa como as boas maneiras, o dizer boa tarde bom dia também :), o respeito, o compromiso(só com um s) a moral etc etc. tanta coisa...
  20.  # 40

Boas

devia haver uma opção de quem estuda-se arquitectura ou engenharia pode-se estudar e ser graduado no outro campo, é a minha opinião utopica

Na há que impeça isso. Tanto quanto sei, para quem o pretender é só tirar outro curso. Com um pouco de sorte, nem é preciso fazer exame a portugês.

cumps
    José Cardoso

0.0209 seg. NEW