Colocado por: MRuiPiores para quem? Sei que a palavra socialismo tem servido para muita coisa, até para algumas aberrações, mas no essencial não me parece que seja pior para quem vive honestamente do seu trabalho sem precisar de explorar o próximo.
Colocado por: tobE quando tal esses 150€ que esse patrão poupou com a troca de funcionário, servem para nesse mesmo dia pagar uma jantarada com os amigos num qualquer restaurante...e a familia do desempregado a passar fome...eu perdia a cabeça...
Colocado por: eu
Já pensou que ao fazer isto, está a dar trabalho aos funcionários do restaurante?
Colocado por: euO Socialismo é muito bonito no papel, mas na prática é um desastre. Mostrem-me onde é que o Socialismo funciona ou funcionou melhor que as democracias liberais. Onde?
Cuba?
mas no essencial não me parece que seja pior para quem vive honestamente do seu trabalho sem precisar de explorar o próximo.
A estória contada pelo j cardoso ilustra bem a quem não interessa o socialismo.
Colocado por: euJá pensou que ao fazer isto, está a dar trabalho aos funcionários do restaurante?
Colocado por: luisvvImporta-se de explicar em que é que o caso relatado tem alguma coisa a ver com liberalismo?
Colocado por: luisvvE importa-se de explicar o que seria diferente num regime socialista?
Só falta dizer que é esse o objectivo dos liberais.
Para quem – como se vê noutra discussão – se socorre da legislação para justificar o facto de grandes grupos económicos, como a banca, pagar impostos ridículos ao mesmo tempo que cala e esconde a promiscuidade entre esses grupos e os legisladores que elaboram as leis por encomenda enquanto preparam o caminho para um cargo dourado naqueles mesmos grupos, diria que está hoje muito inocente. Ou não, se calhar está a tentar fazer de mim inocente.
Para quem defende que o estado apenas se deve ocupar praticamente da justiça e da defesa como se o cidadão tivesse a obrigação de colaborar na defesa de um país que não lhe proporciona a oportunidade de uma vida minimamente digna e onde a igualdade de direitos é uma miragem, é uma pergunta hipócrita.
Para quem acha que os assuntos laborais devem ser tratados apenas entre patrão e empregado, esquecendo a posição de força do empregador, acho uma pergunta parva.
Todos temos direito à dúvida, mas umas leituras sobre as transformações que o mundo sofreu desde o século das luzes talvez fossem esclarecedoras. Apesar de tudo, tenho grandes dúvidas acerca do seu interesse num “mundo melhor”. Ou vai dizer-me que é esse o objectivo dos liberais?
Isso não sei, soube de regimes que se intitulavam socialistas mas tenho séria dúvidas que o fossem. Ou será que por se intitular assim a República Popular e Democrática da Coreia (do norte) é realmente popular e democrática? Estou à vontade, a minha utopia não é o socialismo.
Então se esse empresário não fosse nesse dia ao restaurante, os funcionários ficariam sem trabalho...então dentro desse restaurante todos que lá estavam a jantar tinham acabado de mandar um miserável para o desemprego??...será que esse empresário se não trocasse de funcionário nesse dia, não iria na mesma jantar fora??...será que esses 150€ faziam-lhe assim tanta falta??...será que ele não tinha reparado que o preço que lhe pagava já era muito barato (trabalhar toda a noite, não pagar segurança social, subsidios, irs)...ele para além de estar a explorar um pobre, ainda passou a explorar muito mais um outro??...será que esse empresário não terá filhos, e não tem a capacidade de se colocar num lugar de um pai??...e imaginar os seus filhos e mulher a passar fome???....agora se fosse um empresário que estivesse em sérias dificuldades, ainda puderia compreender...mas se fosse eu acho que ele não iria gastar esse dinheiro para o restaurante...
Já visitou Cuba? Caso não o tenha feito, pode sempre pedir algumas informações aos portugueses que lá foram receber tratamentos médicos porque em Portugal não encontraram soluções para os seus problemas de saúde. Eu sei que a Saúde é uma coisa sem importância na vida das pessoas e não podemos eleger um item desses para comparar países.
Sabe aquele ex-dirigente da JSD, ex-deputado e actual conselheiro do PSD que se chama Jorge Nuno Sá? Caso não saiba, posso dar-lhe uma pista: ele é de direita e não gosta muito de socialismos. Mas... veja bem como são as coisas, aproveitou uma lei de esquerda e casou-se com outro gajo. Foi o primeiro político gay a casar em Portugal ao abrigo da nova Lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Mas... veja lá bem como são estas coisas, sabe como é que ele conheceu o marido, que por acaso é venezuelano? Conheceu-o quando ambos acompanhavam familiares em tratamentos de saúde... em Cuba.
Não me importo nada, embora comece a ficar com a sensação que é tempo perdido. O caso relatado passou-se porque estamos a viver num regime pro-liberal, mascarado com uns resquícios de Estado-Social. O caso relatado não teria sido possível acontecer naqueles poucos anos pós 25 Abril. A revolução de Abril foi estrangulada no 25 Novembro e condenada a morte lenta a partir daí. O resultado está à vista e não é preciso guardar sigilo.
Seria o inverso de um regime liberal. Para mais detalhes e esclarecimentos, favor consultar literatura do Karl.
Right back at you: para quem defende que o cidadão deve abdicar do fruto do seu trabalho para sustentar parasitas, é uma formulação hipócrita.
Isso da posição de força é muito giro, mas falacioso. Quem tem mais poder negocial - o patrão que procura um empregado por X, ou o empregado que só está disposto a trabalhar por Y ?
Resposta: depende.
Se por "mundo melhor" se refere a um mundo do tipo socialista, seja nas versões "boas" (de esquerda) ou "más" (social-nacionalismo), não.
Se por "mundo melhor" se refere a um mundo em que cada um é livre de definir os seus objectivos e forma de vida, obviamente que sim.
A questão reside portanto na definição de "melhor".
Colocado por: MRuiJá visitou Cuba?