Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

sr. luisvv

" A Exploração - querer pagar menos ao novo vigilante".

errado, este argumento por si só não justifica dizer mal do empreiteiro, até porque "só por ai" é lógico que ele queira reduzir as despesas.
    tente mais.
  2.  # 2

Colocado por: luisvv

Obrigado. O seu contributo foi precioso, e se não resolveu o problema aqui exposto, pelo menos já deve ser meio caminho andado.

Entretanto, enquanto eu vou procurando as moscas, continuo curioso: qual o motivo para todos acharmos que o empreiteiro foi mau,vil, whatever..

Boas

Eu considero o comportamento do empreiteiro para além de baixo, reles e desumano, ilegal.

Cumps
  3.  # 3

Colocado por: luisvv

Ora aqui temos um primeiro contributo. Se bem percebi, a primeira razão para considerarmos o comportamento vil é :

Estas pessoas agradeceram este comentário:Hélio Pinto

Partindo do principio que a sua carga horária deva estar de acordo com um salário mínimo nacional...

Edit:Não é a 1ª razão. É a única, pois o querer reduzir custos é uma politica mais que comum nos tempos de hoje. Não posso criticar de forma destrutiva o exemplo dado pelo Picareta.
  4.  # 4

caro marco1,

claro que quer cortar nas despesas mas veja o que foi dito no post de abertura:

Todas as noites eram agora passadas numa obra das 7 da tarde às 7 da manhã, sábados, domingos e feriados, a troco de 600 € por mês sem descontos nem direitos.

faça as contas a 12h/dia a 30 dias mês! sem descontos, impostos, seguros, etc etc, resumindo todas as obrigações legais da entidade patronal, e de um dia para o outro despacha mais um desgraçado que precisa mesmo para lhe dar pouco menos de 500€ e nas mesmas condições. basicamente é ilegal, e desrespeitoso.

Mesmo a ganhar 600€, estava a ganhar cerca de 1,67€/h, o que em termos de salario minimo é mais uma vez ilegal, agravando o facto de ser trabalho maioritáriamente em horas nocturnas. (note-se que o salário mínimo é pago a cerca de 2.85€/h, que é o mínimo legal para 8 horas diárias a 5 dias de trabalho de segunda a sexta em horário diurno)

Se isto não é uma falta de respeito pelo Sr. "C" então eu fui educado de forma muito diferente da vossa.

Termino o meu comentário dizendo: O Estado somos todos nós. A Sociedade é constituida por TODOS os elementos que a constituem e com ela interagem. Se ninguém tentar corrigir ou condenar comportamentos pouco dignos ou mesmo criminosos, quem sofre não é a pessoa lesada directamente, mas sim toda a sociedade por consequência directa ou indirecta das acções que provocam reacções no seio da população que a constitui.

"Vale a pena pensar nisto!"

Luis
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021
  5.  # 5

O liberalismo em interesses públicos devia desaparecer(extinguir-se)porque a natureza humana faculta a ganância e o poder nas mentes de quem detem negócio lucrativo e quanto mais se tem mais se quer,e isso propicia a quem detem algum poder enriquecer cada vez mais em detrimento do empobrecimento de alguém que deveria ser mais acompanhado e apoiado na forma de poder desenvolver-se ao contrário do que acontece nos combustíveis por exemplo...claro que as empresas nacionais só podem crescer menos com o preço que o gasóleo é praticado por cá...o Amorim está cada vez mais forte,e o governo rouba cada vez mais com o isp aos contribuintes,não há forma de poder aguentar isto por muito mais tempo...
  6.  # 6

luispass

pois claro, eu só estava a demonstrar que para alem do raciocinio puramente economico, este empreiteiro não cumpriu com obrigações legais e humanas e ainda com o respeito devido a uma pessoa com relação directa há vários anos.
  7.  # 7

errado, este argumento por si só não justifica dizer mal do empreiteiro, até porque "só por ai" é lógico que ele queira reduzir as despesas.

Eu não tento. Quem tentou foi o Hélio...

Rui A. B. há 2 horas
    Eu considero o comportamento do empreiteiro para além de baixo, reles e desumano, ilegal.
  8.  # 8

Ora aqui temos um primeiro contributo. Se bem percebi, a primeira razão para considerarmos o comportamento vil é :

Muito bem, o luispass introduziu uma segunda razão:
    "basicamente (a remuneração paga) é ilegal"

(embora estranhamente não se pronuncie sobre o resto..).

Entretanto, o marco1 resolveu corroborar a ideia da ilegalidade, e acrescentar outra: a falta de respeito por alguém com que se tem uma relação há anos.
    pois claro, eu só estava a demonstrar que para alem do raciocinio puramente economico, este empreiteiro não cumpriu com obrigações legais e humanas e ainda com o respeito devido a uma pessoa com relação directa há vários anos.

(esta do respeito, confesso que tenho alguma dificuldade em entender, na medida em que respeito todos por igual, conhecidos ou desconhecidos - à excepção daqueles que me dão justificação para o contrário).
  9.  # 9

pois deve estar habituado a levar facadas nas costas dos seus "pseudo de confiança" colaboradores, é natural que não veja nada de relevante neste ponto.
  10.  # 10

pois deve estar habituado a levar facadas nas costas dos seus "pseudo de confiança" colaboradores, é natural que não veja nada de relevante neste ponto.

Leu o que eu escrevi ?
  11.  # 11

sim , o luisvv é que tem dificuldade em perceber o tal respeito de que falei, decididamente não consegue meter o elemento humano no relacionamento entre duas duas pessoas. Sendo assim mais uma vez só se perde tempo consigo.
  12.  # 12

sim , o luisvv é que tem dificuldade em perceber o tal respeito de que falei, decididamente não consegue meter o elemento humano no relacionamento entre duas duas pessoas. Sendo assim mais uma vez só se perde tempo consigo.

De novo: por princípio, respeito todos por igual, excepto os que me derem motivos para não os respeitar.
  13.  # 13

quer dizer se tiver de ser tanto despede um seu fiel colaborador como alguem que conhece á coisa de um mes ( isto tendo em atenção que nenhum deles fez algo de errado)?
    • ajsl
    • 4 março 2011

# 14

que filosofia barata
  14.  # 15

quer dizer se tiver de ser tanto despede um seu fiel colaborador como alguem que conhece á coisa de um mes ( isto tendo em atenção que nenhum deles fez algo de errado)?

Quero dizer que o tempo de conhecimento não é para mim relevante em termos de respeito pela pessoa - embora naturalmente o contacto prolongado propicie a criação de laços de afecto.
    •  
      marco1
    • 4 março 2011 editado

# 16

agsl

já reparei que as suas contribuições neste forum são muita ricas, pode continuar...
  15.  # 17

que filosofia barata

Sábias palavras. Aguardo ansiosamente o contributo válido que a sua filosofia, certamente mais dispendiosa, possa trazer à discussão.
  16.  # 18

Como se pode facilmente atestar, cada um tem o seu conceito de liberalismo, e, pelo que vejo, não difere em grande parte.. parecem-me mais desencontros de expressão.

Quanto empreiteiro, era ensinado com uma vara de marmeleiro pelas orelhas abaixo.. só para ver se ele miava..

Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021
  17.  # 19

Sinceramente, já estive bem mais longe de ser liberal...

Ultimamente acho piada a este canal:

http://www.youtube.com/user/europarl

E acho muito interessante este discurso:

http://www.klaus.cz/clanky/310

Mas parecem uns tótós a discutir. Discutem os extremos, de que serve? Claro que a situação descrita é trágica. E é claro que situações destas ou equivalentes existem em qualquer sistema... ou não?

Mas há uma coisa que me faz confusão quando defendo alguns ideais liberais. Ajude-me Sr. luisvv: No seu sistema ideal liberal, existe espaço para a solidariedade? E se sim, de que forma?
    • eu
    • 4 março 2011

# 20

Colocado por: danobregaE é claro que situações destas ou equivalentes existem em qualquer sistema... ou não?

Obviamente. Um **** será sempre um ****, em Cuba ou nos EUA.

0.0347 seg. NEW