Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Fui ha bocado à minha loja habitual de material electrico e não havia nem yellow nem o equivalente da wurth ... recomendaram-me vaselina.

Jorgealves, qual é a sua opinião sobre este liquido para passagem dos fios ?

Ah! E comprei mais um rolo de tubo isogris , desta vez de 16mm, para meter no tecto dos quartos, sala e corredor, para os diversos pontos de luz
  2.  # 82

Liquido da loica, tb dá...
  3.  # 83

em caso de não encontrar nada mais adequado sabonete liquido diluído em agua também resolve, o problema é quando secar,
    a vaselina não seca mas suja muito,
    • eu
    • 24 julho 2011

# 84

Colocado por: nbastosLiquido da loica, tb dá...

Ou óleo Jonhson...
  4.  # 85

Tenho ali uma caixa com uma série de diferenciais trifasicos.

Ouvi dizer que é possivel usar um diferencial trifasico numa instalação monofasica, ligando apenas o N + L1

Isto é verdade ? E tem inconvenientes ?

Obrigado
  5.  # 86

Colocado por: civismoligando apenas o N + L1

dependendo da marca pode não ser o L1 mas o L2 ou o L3, depende da fase em que o teste interno é feito (aquela ligação interna do diferencial que serve para testar com o botão existente na face frontal) e desde que não exista troca entre fase e neutro, tudo bem,

Colocado por: civismoE tem inconvenientes ?

somente o tamanho e o preço se tiver que comprar novo,
  6.  # 87

Tenho ali uma caixa que de diferenciais que me deram, todos eles trifasicos, e assumo que grande parte avariados (alguns dizem mesmo avariado ou têm um X )

Não tinha ainda prestado grande atenção, mas são uns 25, dos quais uns 10 são de 30ma!!! Fiquei contente , se conseguir aproveitar 2 ou 3 já fico contente :)

Como posso comprovar se estão mesmo fiaveis ?

Tive uma ideia

Ora bem

1A a 230v são 230W

30ma a 230v são 6.9W

Ou seja, posso arranjar 2 lampadas de 5W , tipo as dos frigorificos

Com uma lampada entre a fase e a terra não deve disparar . Quando ligo uma segunda lampada em paralelo já deve disparar, certo ?

Ou não é bem assim ?

Curtia ter uma engenhoca destas feita para testar periodicamente os diferenciais
      diferenciais.jpg
  7.  # 88

Ah, e se alguem precisar de diferenciais iguais ao NIP4 da GE ai da imagem, vendo ao kilo e faço barato , tenho de 40 e 63A , 30 e 300ma
    Se funcionam ? Não sei, provavelmente não :)
  8.  # 89

Colocado por: civismoComo posso comprovar se estão mesmo fiaveis ?

no diferencial da esquerda é só ligar uma fase no borne ao lado do neutro e o neutro, depois de ligados à corrente é só carregar no botão amarelo, se dispara está em funcionamento o bloco diferencial, se os contactos estão em condições é que já é mais difícil de aferir,

PS: o circuito desenhado na frente do diferencial tem lá uma resistência que simula a corrente para a qual o diferencial deve desligar,
  9.  # 90

Obrigado, mestre JorgeAlves!

No diferencial da direita, pelos vistos usa-se só a fase do meio quando é em monofasico.

O que me está a dizer então é que o botão do teste em si costuma ser fiavel por si só , na medida em que simula essa fuga , certo ?

Em todo o caso , com a tal situação das lampadas entre a fase e terra simulo também se a terra está a funcionar correctamente, não é ?

Há ali alguns diferenciais iguais que nota-se que estão com pequenos problemas, tipo o botão está preso, ou então não fixa em cima.
    Noutro dia abri um da siemens e pareceu simples, ficou reparado

Ontem abri um da merlin garin, e tinha la dentro uma peça queimada, não percebi se era uma resistencia ou um fusivel. Desisti logo

Agora, destes todos que aqui tenho, se calhar vou tentar recuperar 2 ou 3. É habito reparar diferenciais, ou nem por isso ? Tem alguma experiencia no assunto ?

Obrigado
      Abel940.jpg
  10.  # 91

Sim

Sim

Colocado por: civismoÉ habito reparar diferenciais, ou nem por isso ? Tem alguma experiencia no assunto ?

nunca ficam como novos e num equipamento destes fiabilidade é a palavra chave, apanhar um esticão não é nada, mas se alguém bater a bota, é crime por negligencia se feito por um profissional
  11.  # 92

Ontem ainda desmanchei um destes da GE (igual ao da direita) ... são mais complexos e dificeis de desmanchar que o siemens, mas faz-se.

Depois andei a rever o caixote, e pelo menos nos de 30ma todos eles têm o mesmo problema: ao empurrar o botão para cima (ligar), sente-se que "falha/passa-se" , ou seja, até a meio do curso do botão é preciso fazer muita força (penso que é normal nestes trifasicos), e de repente deixa de fazer força e o botão apesar de conseguir ir até a cima, não fica lá preso.

Há ainda alguns que ficam presos em cima - como era suposto - , mas ao fim de 2 ou 4 segundos, sozinho, desliga-se (isto sem estar alimentado)

Há um que parece impecavel , os parafusos não parecem violados, o botão funciona como é suposto, já o alimentei e o botão de test funciona ... what else can go wrong ? :)

Para já não vou perder tempo com isto, e parece-me que estes diferenciais são porreiros para estar em série com um de 300ma, por exemplo, pois não conhecendo o historial dos mesmos, parece-me perigoso serem o unico diferencial antes da rede

Se tiver um diferencial de 300ma a montante de um de 30ma, o de 30 vai sempre disparar antes , ou pode acontecer o de 300 ser mais rapido apesar de ser menos sensivel ?

Outra coisa: Em teoria devemos meter varios diferenciais para uma maior seccionabilidade da instalalação. Mas... e consumos ? Os diferenciais gastam alguma coisa? Ou provocam perdas ?
  12.  # 93

Ola Jorgealves!

A prova que gostei mesmo do tubo jotagris é a de que comprei mais um rolo de 100 metros (16), sobretudo para a iluminação no tecto falso.

Ao contrario do outro, este tem um cheiro algo activo e insuportavel ... isto poderá significar que é de qualidade manhosa ?

Obrigado
  13.  # 94

Em casa da minha mãe com mais de 60 anos mudei a instalação recentemente e para criar mais circuitos nalguns tubos meti 5 fios onde tinhaapenas 2 e mais finos. Não é o ideal, mas dadas as circunstancias ficou melhor que estava.
    Mas foram necessarias duas pessoas, muita força e muito detergente para escorregar!!!

Quanto ao tubo anelado não recomento dada. Torce, esmaga e faz curvas tão apertadas que depois ninguem mete ou tira fios de lá!!
    Existe um tubo semi duro cinzento que desliza muito melhor, não permite curvas muito apertadas (e é preferivel assim), compre largo que enfia-se melhor e mais tarde pode levar mais fios (não é pela diferença dos €€€)

Colocado por: civismo

Agradeço a sua dica, é precisosa e pouca trabalho! Mas em todo o caso que me preocupa não é tanto este anelado, até porque tenho ali umas boas guias para todos os gostos e feitios :)

Estou preocupado é com as tomadas que não têm terra (quartos, sala e corredor), nas quais vou ter que tirar os 2 fios e passar 3 ... nada que um pouco de vaselina não ajude :)
  14.  # 95

Que eu saiba não consomem nada (ou quase).
    Mas se calhar era boa ideia experimentar o circuito que já foi referido , para testar o diferencial, pois pode não disparar como diferencial e apenas disparar como dijuntor normal, ou nem isso...

Colocado por: civismoOntem ainda desmanchei um destes da GE (igual ao da direita) ... são mais complexos e dificeis de desmanchar que o siemens, mas faz-se.

Depois andei a rever o caixote, e pelo menos nos de 30ma todos eles têm o mesmo problema: ao empurrar o botão para cima (ligar), sente-se que "falha/passa-se" , ou seja, até a meio do curso do botão é preciso fazer muita força (penso que é normal nestes trifasicos), e de repente deixa de fazer força e o botão apesar de conseguir ir até a cima, não fica lá preso.

Há ainda alguns que ficam presos em cima - como era suposto - , mas ao fim de 2 ou 4 segundos, sozinho, desliga-se (isto sem estar alimentado)

Há um que parece impecavel , os parafusos não parecem violados, o botão funciona como é suposto, já o alimentei e o botão de test funciona ... what else can go wrong ? :)

Para já não vou perder tempo com isto, e parece-me que estes diferenciais são porreiros para estar em série com um de 300ma, por exemplo, pois não conhecendo o historial dos mesmos, parece-me perigoso serem o unico diferencial antes da rede

Se tiver um diferencial de 300ma a montante de um de 30ma, o de 30 vai sempre disparar antes , ou pode acontecer o de 300 ser mais rapido apesar de ser menos sensivel ?

Outra coisa: Em teoria devemos meter varios diferenciais para uma maior seccionabilidade da instalalação. Mas... e consumos ? Os diferenciais gastam alguma coisa? Ou provocam perdas ?
  15.  # 96

Boas!

Tenho tido a obra parada nos ultimos 2 meses, mas em outubro vai continuar !

Entretanto como não tenho ido a casa, não vi o correio e esqueci-me de pagar a luz e foi cortada.

Ontem passei por lá e tinha este papel debaixo da porta, da edp, o qual achei muito querido.

Diz que "o geral deve estar sempre ligado para termos acesso as leituras do contador".

O meu contador é daqueles novos com GSM, e na altura quem concebeu o quadro fez a coisa a ir primeiro ao meu geral e depois é que vai para a rua para o contador e volta já contado.

O contador deve consumir uns watts , esse consumo costuma ser inputado ao consumidor ou é alimentado antes da contagem ?

Cumprimentos !!!
      edp.jpg
  16.  # 97

Colocado por: civismoBoas!

Tenho tido a obra parada nos ultimos 2 meses, mas em outubro vai continuar !

Entretanto como não tenho ido a casa, não vi o correio e esqueci-me de pagar a luz e foi cortada.

Ontem passei por lá e tinha este papel debaixo da porta, da edp, o qual achei muito querido.

Diz que "o geral deve estar sempre ligado para termos acesso as leituras do contador".

O meu contador é daqueles novos com GSM, e na altura quem concebeu o quadro fez a coisa a ir primeiro ao meu geral e depois é que vai para a rua para o contador e volta já contado.

O contador deve consumir uns watts , esse consumo costuma ser inputado ao consumidor ou é alimentado antes da contagem ?

Cumprimentos !!!
      edp.jpg

LOL para o recadinho!
    Quanto ao consumo do contador, eis uma boa questão...
  17.  # 98

o que você precisa não é de diferencial, isso tem lá o da companhia

o que precisa é de interruptor diferencial, e não são varios basta um que se coloca antes dos unipolares (protecção) um para o que vai fazer (mesmo eu não conhecendo o que vai instalar) deve chegar

Boas obras
  18.  # 99

Colocado por: civismoOntem passei por lá e tinha este papel debaixo da porta, da edp, o qual achei muito querido.

e não lhe cortaram a energia??????

o que diz é que a energia vai dentro de casa e depois regressa ao contador e vai novamente para dentro de casa, assim de relançe vejo 2 grtnades motivos para a EDP denunciar o contrato de fornecimento de energia electrica,

Colocado por: SofiaPaulaQuanto ao consumo do contador

não têm consumo IMPUTAVEL ao cliente, o modem gasta gasta uns míseros watt´s, mas está alimentado antes do TI´s,

Colocado por: civismoO meu contador é daqueles novos com GSM

creio que funcionam por PLC e não por GSM, ou seja enviam as contagens pela proporia rede eléctrica numa portadora de alta frequência paralela,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SofiaPaula
  19.  # 100

e não lhe cortaram a energia??????

o que diz é que a energia vai dentro de casa e depois regressa ao contador e vai novamente para dentro de casa, assim de relançe vejo 2 grtnades motivos para a EDP denunciar o contrato de fornecimento de energia electrica,
    Boas, ir ao quadro primeiro, depois volta ao contador, depois volta novamente ao quadro??? Não pode ser...e se for real, isso nas mãos de quem sabe.....
    Concordam com este comentário: two-rok

0.0334 seg. NEW