Colocado por: Luis K. W.Tenazes,
Olhando para o seu "quadro" eléctrico , impõem-se umas perguntas:
1. qual o número inscrito debaixo do interruptor cor-de-laranja ?
Refere-se ao número do diferencial? Por cima do interruptor? Tenho que ver no local porque na foto que tenho, mesmo de tamanho maior não se percebe bem
2. quantas divisões (quartos+salas+cozinha+casas de banho) tem essa casa antiga?
A casa principal tem 3 quartos, 1 WC, 1 sala e 1 cozinha.
Depois há 3 anexos que têm iluminação e em 2 deles tomadas.
O meu objectivo era ampliar a iluminação e tomadas para mais 2 anexos, acrescentando no total aprox. 3 tomadas e 4 pontos de luz.
Na casa principal também terei que colocar mais umas tomadas e pontos de luz.
(vou fazer um esquema e ponho aqui - provavelmente durante a prox semana))
3. essa casa antiga é sua? Se não é, quem foi o MALUCO que o contratou para fazer esse trabalho? :-)
Colocado por: TenazesEpá, civismo, nem sei o que lhe diga!!! OBRIGADO!
Fico a dever-lhe umas minis!
Já se está a fazer luz. :)
Com o seu esquema e o planeamento das localizações das caixas e roços já consigo começar a formular a rede eléctrica (mais dúvida, menos dúvida). Vou contar os pontos de luz e tomadas pretendidos e fazer o resto do esquema.
importante: já posso começar a despachar os roços...
Quanto à terra, pelo que vejo o assunto requer um bom multimetro , muita investigação e talvez ajuda de alguém mais entendido. De qualquer modo posso já instalar a rede de terra.
Valerá a pena substituir os fios? Como está a fazer? vi que ia aproveitar alguns dos de 2,5 mm
As suas obras vão de vento em popa... :)
Qualquer ajuda que precise, estarei a acompanhar os seus tópicos :)
Cumprimentos e mais uma vez obrigado
Colocado por: Tenazes A casa é minha e como o orçamento é curto e tenho algum tempo disponivel estou a empreender uma remodelação por mim próprio...
Colocado por: TenazesBom dia,tenazes as contas não se fazem assim, faça lá o rascunho do que vai meter que eu digo o que precisa, inclua tudo o que vai colocar e as potencias para podermos por as secções exactas, depois de por no forum se quiser mande o esquema para o meu mail ok, não inventamos ok
Estou em vias de ter o meu esquema pronto e depois gostaria das vossas opiniões. Entretanto algumas questões que se levantam:
Vou colocar soalho maciço assente em caixa de ar (serrafos). Existe algum problema de passar cabos por baixo do mesmo ?
Estou um pouco confuso com a questão do forno eléctrico/placa. Conta-se só com 1 disjuntor / tomada, ou cada um dos equipamentos tem uma ligação independente?
Estou a pensar fazer no quadro principal 3 circuitos de 25A para colocação de quadros secundários em anexos. Esses quadros apenas vão ter 1 circuito de iluminação e 1 de tomadas com poucos pontos de consumo. Há algum problema? o amigo "civismo" já tinha sugerido fazer um quadro na adega, há algum problema de serem 3 ?
Cumprimentos,
forno eléctrico/placa.a placa é de indução? é a gás e so precisa de alimentar o isqueiro? ponha lá tudo como deve ser para o podermos ajudar
Colocado por: TenazesProvavelmente vou contratar a instalação do electrodo de terra
Colocado por: TenazesEstou um pouco confuso com a questão do forno eléctrico/placa. Conta-se só com 1 disjuntor / tomada, ou cada um dos equipamentos tem uma ligação independente?
Colocado por: TenazesVou colocar soalho maciço assente em caixa de ar (serrafos). Existe algum problema de passar cabos por baixo do mesmo ?
Colocado por: TenazesEstou a pensar fazer no quadro principal 3 circuitos de 25A para colocação de quadros secundários em anexos. Esses quadros apenas vão ter 1 circuito de iluminação e 1 de tomadas com poucos pontos de consumo. Há algum problema? o amigo "civismo" já tinha sugerido fazer um quadro na adega, há algum problema de serem 3 ?