Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a remodelar o meu apartamento, e estou totalmente embuido do espirito bob o construtor :)

    Não é para já, mas tenciono fazer uma casa nova em cima de umas ruinas que a minha familia herdou, ou seja, um pequeno terreno na zona centro com uma casa que caiu.

    Seria algo muito simples, tipo 2 quartos , sala com cozinha junta ,1 wc e dispensa.

    No fundo a questão é: O que é preciso e o que posso eu fazer e o que tenho obrigatoriamente de adjudicar a alguem ?

    Eu acredito que se incumbisse uma empresa de cofragens de fazer o esqueleto, que o resto seria facil ....

    Estarei a ser demasiado optimista ?

    Alguem tem ai plantas com este tipo de configuração referida ? ( 2 quartos , sala com cozinha junta ,1 wc )
  2.  # 2

    ó civismo, nem parece seu!

    Então você faz sempre tópicos cheios de interesse e bom senso, e agora vem pedir plantas chapa 3, plantas que não têm nada a ver com as suas ruínas? Para quê?

    Se é para "ter uma ideia", imagine a típica casinha operária "risco ao meio": Fachada com porta e duas janelas. Planta: Corredor; à direita dois quartos; à esquerda sala e cozinha com piquena despensa; ao fundo, wc. Feito. Mas é isto que quer?

    Fazendo minhas as palavras de um fortíssimo lobby neste fórum: Consulte um arquitecto, que saberá ajudá-lo a fazer essa modesta casinha de forma a aproveitar o melhor possível as ruínas existentes e a envolvente da casa.

    Quanto ao que pode ser feito por si, e o que deve ser feito por outros, depende do que você sabe e está habilitado a fazer. Qual é a sua profissão?
  3.  # 3

    Colocado por: Italianoó civismo, nem parece seu!

    Então você faz sempre tópicos cheios de interesse e bom senso, e agora vem pedir plantas chapa 3, plantas que não têm nada a ver com as suas ruínas? Para quê?

    Se é para "ter uma ideia", imagine a típica casinha operária "risco ao meio": Fachada com porta e duas janelas. Planta: Corredor; à direita dois quartos; à esquerda sala e cozinha com piquena despensa; ao fundo, wc. Feito. Mas é isto que quer?

    Fazendo minhas as palavras de um fortíssimo lobby neste fórum: Consulte um arquitecto, que saberá ajudá-lo a fazer essa modesta casinha de forma a aproveitar o melhor possível as ruínas existentes e a envolvente da casa.

    Quanto ao que pode ser feito por si, e o que deve ser feito por outros, depende do que você sabe e está habilitado a fazer. Qual é a sua profissão?



    Obrigado!

    Eu sou um zé faz tudo! Tenho uma pequena empresa de assistencia informatica, mas dou um jeito em tudo um pouco, Electronica, Electricidade, Bricolagem, Fisica Quantica :P
    Normalmente procuro aprender o que não sei mas que me interessa saber (tal como quase toda a gente aqui neste forum ).
    Sou fascinado pelo conceito DIY - Do it yourself (faça voce mesmo)

    Tenho uma série de amigos/as arquitectos e engenheiros, por ai estou na boa, mas antes de falar com eles, gostaria de levar uma ideia mais estruturada do que pretendo, dai ter colocado este topico ontem a noite.

    Trata-se de uma mini casa mais de fim de semana, a tipica "casa na terra" , e nem e tanto para mim mas sim mais para os progenitores que gostam de ir la ao fim de semana fazer a horta .

    E sim, essa tipica casinha operaria assenta que nem uma luva nas minhas pretensoes simplistas :P

    Mas mais mais a serio, esqueci-me de um detalhe importante, o ideal seria uma casinha ultra low cost so para transformar as ruinas em algo habitavel, com a tal cozinha /sala + 2 quartos e WC, mas teria sempre que ser algo estudado por forma a que um dia pudesse crescer para trás, e por ex da parte ja construida fazer uma unica sala maior, ou dos 2 quartos fazer um unico maior. Enfim, construção faseada :)

    Tenho um enxoval considerável de ferramentas, betoneira, carrinha, restos das obras da minha empresa e restos que vao sobrar da remodelação do meu apartamento.

    Tenho ainda um trolha multifuncional espectacular e experiente que me está a ajudar na tal obra que esta a decorrer no meu apartamento, e sinto que com ele era perfeitamente capaz de fazer uma mini "moradia aos poucos" lá na terra.

    Estou apenas a sonhar alto, a amadurecer o sonho e perceber a sua viabilidade , e ainda a inteirar-me de custos (vulgo compatibilidade com a carteira)
    • eu
    • 6 março 2011

     # 4

    civismo, esqueça...

    Não faz a mínima ideia onde se está a meter e no dinheiro que iria precisar... pensa que construir uma casa é só "construir" ?
  4.  # 5

    Colocado por: eucivismo, esqueça...

    Não faz a mínima ideia onde se está a meter e no dinheiro que iria precisar... pensa que construir uma casa é só "construir" ?


    Tenho uma visão romantica de que é contruir e pouco mais.
    Mas admito que provavelmente estou com excesso de optimismo!

    Mas chame-me lá à razão sff, quais os principais entraves que acha que teria ?
  5.  # 6

    sugiro que veja um programa ingles que o Grand Designs.
    Procure no You Tube e vai encontrar.
    Este programa segue a construcao de casas, de todo o tipo e vale a pena ver.
    Fica a entender melhor todas as complexidades associadas a construcao de casas grandes e pequenas.
  6.  # 7

    Colocado por: civismo

    Tenho uma visão romantica de que é contruir e pouco mais.
    Mas admito que provavelmente estou com excesso de optimismo!

    Mas chame-me lá à razão sff, quais os principais entraves que acha que teria ?


    Excesso de optimismo depende, se for tudo bem pensado, houver dinheiro e viabilidade, não vejo entraves para tal, eu ando há uns tempos a estudar a forma de fazer com qualidade e racionalidade uma casa low-cost
    Existem mil e uma formas de reduzir custos numa casa, depois depende do estilo de casa, se for uma casa tipica ou tradicional embora com os padrões de qualidade actuais pode ter um custo reduzido em relação a outras casas. A escolha do estilo arquitéctónico define na maioria das vezes logo á prior o custo, alem da area, alem da sua racionalidade em se utilizar, eu gosto muito de vidros amplos em fachadas com vistas fantasticas, mas num lote no meio de outro lodes em terreno plano, já uma fachada de vidro não fará grande sentido porque em frente está o lote do vizinho.

    Tem de ter projectos entregues e licença de construção e depois tem de ter um construtor para fazer a estrutura e grande parte da construção, e acabar telhados e fachadas exteriores, mas por dentro pode acaba-la você, se tiver tempo e habilidade para isso e paciencia pois demora mais que a mandar fazer, mas poupa bastante, entre numa gama standard de materiais, ha muita oferta e os preços baixos.
  7.  # 8

    Fazer uma pequena casa é uma grande aventura ?


    É.

    :)
    • eu
    • 6 março 2011 editado

     # 9

    Colocado por: civismoMas chame-me lá à razão sff, quais os principais entraves que acha que teria ?


    Valores aproximados:

    Projecto: 2500 euros no mínimo
    Licença: 1500 euros
    Isolamento térmico obrigatório (tem que usar janelas xpto) e paredes isoladas, tecto isolado, pisos isolados;
    Isolamento acústico obrigatório;
    Instalação de gás obrigatória;
    Painéis solares obrigatórios (2500 euros no mínimo)
    Técnicos para acompanhar a obra ( junte uns 3000 euros)
    Certificados vários (térmico, acústico, ITED, Certiel, gás) Junte uns 1000 euros
    Instalação ITED com fibra óptica (junte uns 5000 euros)
    Instalação eléctrica (junte uns 4000 euros)

    E quer ser você a fazer? E o alvará?

    Você não faz a mínima ideia do que é construir uma casa actualmente...
  8.  # 10

    Colocado por: eu

    Valores aproximados:

    Projecto: 2500 euros no mínimo
    Licença: 1500 euros
    Isolamento térmico obrigatório (tem que usar janelas xpto) e paredes isoladas, tecto isolado, pisos isolados;
    Isolamento acústico obrigatório;
    Instalação de gás obrigatória;
    Painéis solares obrigatórios (2500 euros no mínimo)
    Técnicos para acompanhar a obra ( junte uns 3000 euros)
    Certificados vários (térmico, acústico, ITED, Certiel, gás) Junte uns 1000 euros
    Instalação ITED com fibra óptica (junte uns 5000 euros)
    Instalação eléctrica (junte uns 4000 euros)

    E quer ser você a fazer? E o alvará?

    Você não faz a mínima ideia do que é construir uma casa actualmente...


    Realmente você é um destruidor de sonhos :P
  9.  # 11

    Realmente você é um destruidor de sonhos :P
    ponha lá uma casita em madeira consegue arranjar desde 25.000€ ja montada

    afinal e uma casita para ir tratar da horta certo?
  10.  # 12

    Colocado por: eu

    Valores aproximados:

    Projecto: 2500 euros no mínimo
    Licença: 1500 euros
    Isolamento térmico obrigatório (tem que usar janelas xpto) e paredes isoladas, tecto isolado, pisos isolados;
    Isolamento acústico obrigatório;
    Instalação de gás obrigatória;
    Painéis solares obrigatórios (2500 euros no mínimo)
    Técnicos para acompanhar a obra ( junte uns 3000 euros)
    Certificados vários (térmico, acústico, ITED, Certiel, gás) Junte uns 1000 euros
    Instalação ITED com fibra óptica (junte uns 5000 euros)
    Instalação eléctrica (junte uns 4000 euros)

    E quer ser você a fazer? E o alvará?

    Você não faz a mínima ideia do que é construir uma casa actualmente...


    a instalação de gas nao é obrigatoria

    instalaçao de ited e electrica faz tudo por menos de 5000€

    Projecto e Certificados vários arranja tudo por os 2500€

    agora o resto qt aos paineis pode falar com canalizador para por e no fim da obra devolver os paneis ah canalizadores a fazer disso
    agora vc é que sabe

    o nosso amigo so estava mesmo a chama-lo a razao


    abraço
  11.  # 13

    As casas pequenas são muito penalizadas pelo RCCTE. O cálculo é feito ao kW/m², pelo que, quanto menor a área útil, maior é esse valor.
    • eu
    • 7 março 2011

     # 14

    Colocado por: framos
    instalaçao de ited e electrica faz tudo por menos de 5000€


    Isso era antes do ITED2...
  12.  # 15

    Colocado por: eu

    Valores aproximados:

    Projecto: 2500 euros no mínimo
    Licença: 1500 euros
    Isolamento térmico obrigatório (tem que usar janelas xpto) e paredes isoladas, tecto isolado, pisos isolados;
    Isolamento acústico obrigatório;
    Instalação de gás obrigatória;
    Painéis solares obrigatórios (2500 euros no mínimo)
    Técnicos para acompanhar a obra ( junte uns 3000 euros)
    Certificados vários (térmico, acústico, ITED, Certiel, gás) Junte uns 1000 euros
    Instalação ITED com fibra óptica (junte uns 5000 euros)
    Instalação eléctrica (junte uns 4000 euros)

    E quer ser você a fazer? E o alvará?

    Você não faz a mínima ideia do que é construir uma casa actualmente...


    Essa estimativa que está a fazer é com valores muito a cima e para uma area muito grande uma pequena casa não necessita desses valores.

    Isolamento acustico obrigatório desde quando?
    projectos 2500euros depende se for ele o tecnico...
  13.  # 16

    Colocado por: pdavidmarquesponha lá uma casita em madeira consegue arranjar desde 25.000€ ja montada

    afinal e uma casita para ir tratar da horta certo?


    Eu estive na nauticampo ha dias, e acabei por ver umas quantas casas dessas de madeira.
    É giro, mas a maioria sao demasiado sintetica, sobretudo por dentro.

    Tenho uma visao um bocado conservadora, prefiro fazer uma casinha terrea de cimento e tijolo... e pensava que por pouco mais do que os 25.000 conseguisse fazer a tal moradia low cost com 2 quartos + sala/cozinha e 1 wc....
    Tratando eu de tudo, fazendo tudo à hora (das coisas que dão para tal), fazendo a obra aos poucos ao longo dos fins de semana e tal, pensava que era possivel até 30.000€ ...
  14.  # 17

    Chamo a atenção que já existem paredes no local, existem lá umas casas, muito velhas, mas são casas ... existe alguma atenuante se for construção ?

    Esses valores são um bocado violentos ...
  15.  # 18

    Colocado por: NephilimIsolamento acustico obrigatório desde quando?


    Pelo menos desde a publicação do Decreto-Lei n.o 129/2002 de 11 de Maio.
    • eu
    • 8 março 2011

     # 19

    Colocado por: civismoe pensava que por pouco mais do que os 25.000 conseguisse fazer a tal moradia low cost com 2 quartos + sala/cozinha e 1 wc....


    LOL, LOL, LOL e mais LOL

    Aponte para os 70,000 euros no mínimo! E a optar por soluções low cost...
  16.  # 20

    Civismo... em 1957 os meus avos fizeram a casa deles com 17 contos, e toda a familia a carregar com baldes de massa (inclusive a minha mae, que na altura tinha 12 anos).

    Em 1976 a minha tia fez a sua mega vivenda-de-emigrante-na-alemanha com 2000 contos, e todos os seus cunhados a encher placa como se nao houvesse um amanha.

    Mas estes tempos passaram. Devido a porcaria de casas que existem por ai, as regras de construcao tornaram-se mais rigidas, o que significa casas mais caras, absoluta necessidade de experiencia tecnica, mas, no fim, casas decentemente construidas (em teoria).

    Nao quero matar o seu sonho, mas... so lhe desejo que tenha muitos computadores para arranjar e muita maneira de meter dinheiro de parte para esta casa na terra.
 
0.0242 seg. NEW