Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

criticas? sugestoes?
  2.  # 2

Na imagem, há uma indicação de que o projecto está aprovado.
    Se assim é, pouco há a dizer ou fazer....

Meus comentários:

Hall
    - ter um jardim interior é bonito e dá muita luz natural ao hall, isto se estiver prevista uma clarabóia....
    - estão previstos alguns cuidados adicionais neste jardim?
    - parece-me dar a sensação de túnel quando se entra em casa....

Cozinha
    - parece-me estar um pouco afastada da sala (quando houver festa em casa, pode ser chato - ou não - ter a cozinha afastada da sala)

IS social
    - está mais perto da sala do que da cozinha...
    - preveja uma janela para o jardim :-)

Escadas
    - reparou que a área ocupada pela escada é igual ao do jardim :-)
    - vão para onde? cobertura? sótão?

Hall quartos
    - muita área de distribuição desperdiçada que podia ser utilizada nos quartos/suite

Suite
    - entrada na suite pelo closet, gosta?
    - refazia a entrada na suite, tornando o closet maior
    - quarto demasiado comprido.... quase 5m :-)

Quartos
    - um deles está de costas com a sala... quando houver festa na sala, ninguém dorme nesse quarto :-)
    - janelas pequenas (em comparação com as restantes janelas da casa)
    - roupeiros aparentemente pequenos
    •  
      MRui
    • 10 março 2011

# 3

A inexistência de bidé na IS da suite diminui a funcionalidade. O cumprimento do quarto da suite é desproporcionado e desaproveitado em detrimento da IS da mesma e da entrada principal.
    Gostei da floreira interior (acho que ficaria melhor alinhada com as escadas). Não esquecer implantar sistema de rega automático.
  3.  # 4

O norte onde anda?

(e cá para mim o que está aprovado é o que está no terreno ao lado, onde esta vivenda geminada encosta). mariabranco, confirme ou desminta.
  4.  # 5

Concordo com a maior parte dos comentários do mafgod, e reproponho as perguntas que ele faz.

Mais comentários:

1.A parede entre a sala e o quarto é dupla? Terá isolamento acústico, certo? Muito inteligente.

2. A cozinha está numa localização perfeita, a dois passos da sala e dos quartos. Talvez não fizesse porta na lavandaria, A porta ao lado seria suficiente.

3. Acho a distância que tem de se percorrer até à sala um bocado exagerada... Seria possível colocar o jardim interior já dentro da sala, para poder colocar a entrada formal nesta mais perto da entrada... Espelharia o WC Social e o jardim interior, para que esta ficasse mais afastada da sala.

4. Tem todas as condições para ter três suites. Desperdiça imenso espaço de circulação na zona dos quartos, tem uma suite principal demasiado grande = por isso tem os m2 de que precisa. Depois não tem escritório nem nenhuma parte que possa ser usada no futuro como quarto adicional. Por este motivo considere fazer mais uma casa de banho, e colocar cada uma a servir um quarto.

5. Os vãos dos quartos traseiros são janelas? Se são saídas para alpendre, considere individualizar estes espaços, para garantir mais privacidade aos quartos.

6. A suite é demasiado longa e estreita. Pode ser desagradável enquanto espaço de repouso. Também nao gosto da entrada pelo closet. É um sistema muito quarto de hotel, mas pouco eficiente em casas de habitação permanente. Dê mais espaço ao hall de entrada, tornando-o menos longo e estreito.
  5.  # 6

palavras para que, desenho bonitinho, mas projecto cheio de erros, não quero dizer que não seja uma boa base de partida, no entanto repare que dá origem a configurações de espaços esquisitas tal com já foi dito em alguns comentários.
    muita circulação na zona social ( na relação cozinha e sala), entre outras coisas tambem, a entrada na sala ser precedida pela real porta do wc social não me parece nada bem.
    a sala por sua vez tem ali a zona de estar um pouco como no castigo, em cima do acesso e no cantinho virada para a parede (lareira) sem se relacionar com o "imenso espaço" nas costas.
    outra incongruência é que faz o investimento de ter um jardim interior e praticamente todas as divisões se fecham ao mesmo.
    o que está aprovado é o projecto de vizinho.
  6.  # 7

o que sublinho...
    é como diz o marco1 faz-se um jardim interior central e depois fecha-se tudo à volta com corredores a mais, que só complicam o espaço.
    aqui consegue-se ver que a ideia de um jardim interior foi uma base de começo, pedida pelo cliente ou proposta por quem fez o desenho, só que depois fez-se esse jardim, mas não se aproveitou, nem foi base para a organização do espaço, passou a ser um atrapalho"" antes.
    outro aspecto que reparei foi naquele closet"" labiríntico do quarto mais próximo da rua, está realmente estranho.
  7.  # 8

As escadas vão dar aonde? Tem um piso superior ou é terraço?
  8.  # 9

Bom dia! Tudo o que é relacionado com a zona social e jardim interior, foi feito deste modo propositadamente.

Em relação à zona dos quartos, considerando que as divisoes sao as mesmas, como as distribuiriam? è que não existe grande maneira sem mexer nas escadas!

Obrigado
  9.  # 10

A ver a planta até gostei bastante da distribuição e não percebo e acho até piada á chuva de criticas a certos preciosismos como a entrada da suite dar para roupeiros de parede...mas afinal qual o mal? qual o manual de arquitectura onde vem escrito que não deve ser assim?

No entanto reparei que as wc não estão de acordo com o permitido pela lei das acessibilidades.
  10.  # 11

ó Nephilim, não se trata de regras em manuais de arquitectura, mas de um motivo muito prático. O que é que se faz num closet? Vestimo-nos e escolhemos roupa. Queremos ser apanhados seminus quando a nossa cara metade abre a porta do quarto, especialmente neste caso em que a porta do quarto está de frente para a porta do hall social? Não. Depois se as portas são de abrir, pode haver incompatibilidade= ter de fechar umas para abrir outras, etc.

Na minha opinião de não arquitecto, o projecto é muito interessante. Mas pode chegar a um estado de quase perfeição! Se reparar, dos meus seis comentários, 2 são elogios, e os outros 4 pequenas coisas a melhorar.

A arquitectura não é só respeitar regras e leis. É também pensar no modo como os espaços são usados. Funcionalidade é a palavra chave, e há alguns problemas funcionais no projecto da maria. Se são preciosismos, óptimo. Todos queremos que o projecto da maria seja precioso :-)
  11.  # 12

Colocado por: mariabrancoBom dia! Tudo o que é relacionado com a zona social e jardim interior, foi feito deste modo propositadamente.

Em relação à zona dos quartos, considerando que as divisoes sao as mesmas, como as distribuiriam? è que não existe grande maneira sem mexer nas escadas!

Obrigado

Maria,

Olá!

As escadas dão para onde? Não poderiam ser mexidas? Com uma pequenina alteração já se poderia fazer um corredor mais pequeno e até mesmo uma solução com 3 suites.

PS: Se quer manter a zona social como está, sem as grandes alterações sugeridas, pondere pelo menos fazer duas pequenas alterações: a janela no wc de serviço a dar para o jardim interior (se este não tiver tecto, ou for ventilado; ignore esta sugestão se se tratar de uma floreira interna) e a substituição da porta da lavandaria por uma janela.
  12.  # 13

Colocado por: mariabrancoBom dia! Tudo o que é relacionado com a zona social e jardim interior, foi feito deste modo propositadamente.

Já agora, Maria, pode ser mais específica? Ou seja, quais foram as razões estéticas e de funcionalidade que levaram a que a zona social fosse exactamente assim?

Obrigado
  13.  # 14

Colocado por: Italianoó Nephilim, não se trata de regras em manuais de arquitectura, mas de um motivo muito prático. O que é que se faz num closet? Vestimo-nos e escolhemos roupa. Queremos ser apanhados seminus quando a nossa cara metade abre a porta do quarto, especialmente neste caso em que a porta do quarto está de frente para a porta do hall social? Não. Depois se as portas são de abrir, pode haver incompatibilidade= ter de abrir umas para fechar outras, etc.

Na minha opinião de não arquitecto, o projecto é muito interessante. Mas pode chegar a um estado de quase perfeição! Se reparar, dos meus seis comentários, 2 são elogios, e os outros 4 pequenas coisas a melhorar.

A arquitectura não é só respeitar regras e leis. É também pensar no modo como os espaços são usados. Funcionalidade é a palavra chave, e há alguns problemas funcionais no projecto da maria. Se são preciosismos, óptimo. Todos queremos que o projecto da maria seja precioso :-)

Um closet não é uma zona necessariamente para as pessoas se vestirem, mas sim basicamente uma zona de armarios neste caso roupeiros de parede para sim guardar roupa, em lado algum não está escrito que sao de abrir, neste caso a opção logica será de portas de correr devido á proximidade da porta de entrada.
  14.  # 15

Colocado por: ItalianoQueremos ser apanhados seminus quando a nossa cara metade abre a porta do quarto, especialmente neste caso em que a porta do quarto está de frente para a porta do hall social? Não.

Não? Oh diabo. Eu responderia 'sim' :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Italiano
    •  
      FD
    • 11 março 2011 editado

# 16

Colocado por: MikeMelgaNão? Oh diabo. Eu responderia 'sim' :)

Estive quase quase a responder o mesmo. :)
    Mas depois li melhor.
    O "queremos ser apanhados" não é pela nossa cara metade... é por quem possa estar com ela nesse momento (a nossa sogra?).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Italiano
  15.  # 17

boa tarde:

Em relaçao à disposição da zona social e jardim:
    sim foi propositado.. gosto do jardim como ponto de passagem e nao como complemento a alguma divisão.. inicialmente alias era assim (associado à sala) que foi proposto e eu modifiquei... sao gostos.. A sala queriamos assim.. grande e em L.. Quando se tem todas as semanas 18 pessoas a comer em casa convem que dÊ pra esticar a mesa de jantar...

Em relação á disposição dos quartos.. fazer mais suites está fora de questao.. O escritorio está no andar de cima e nao dá para mexer nas escadas. Assim é mais complicado modificar a disposição do hall dos quartos certo?
  16.  # 18

Depende, Maria. Pode mostrar também a planta do piso em que tem esse escritório?

Mas de qualquer maneira, se o que tem no outro piso é um escritório, faz sentido ter 2 quartos+ uma suite, em vez de 3 suites. Não vá o diabo tecê-las e a Maria ter de transformar esse tal escritório num 4º quarto. Assim sendo, eu não faria grandes alterações à àrea dos quartos (apenas repensaria a entrada para a suite, se calhar fazia-a noutro lado).
  17.  # 19

Colocado por: FD
    Estive quase quase a responder o mesmo. :)
    Mas depois li melhor.
    O "queremos ser apanhados" não é pela nossa cara metade... é por quem possa estar com ela nesse momento (a nossa sogra?).

Nem é questão de quem está com a cara-metade, é mesmo questão de quem está a passar no corredor (a sogra? o entregador de pizzas? a senhora da tupperware? um colega do marido/mulher que está a subir as escadas para o escritório? Enfim.

Bem, eu não vejo grande utilidade em ter um closet se é para ter apenas uma zona de armários. Prefiro sem dúvida o conceito closet/quarto de vestir. Mas cada um tem o seu estilo de vida. O meu dever aqui é o de alertar para esses detalhes. Depois quem quiser que os tenha em consideração.
  18.  # 20

nao tenho planta do andar de cima.. o escritório tem tb um wc..
    Mas por uma questao de paredes do andar de cima a escada tem de ficar nesse sitio.. Existirá algum modo de modificar entao esse hall de quartos?

Vejam o meu "closet" como zona de armarios,,, que é o que o que ela é... conheço pessoas com quartos de vestir e tal como eu vestem-se no quarto... Por isso zona de closet nao éra um requesito obrigatório..

0.0174 seg. NEW