Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Muito hoje em dia se fala em determinadas áreas de “low-cost” ou seja coisas a baixo custo, por vezes também no caso das casas de ser sinónimo de terem má qualidade e de serem pré-fabricadas com aspecto frágil e pouco duradouro.

    Mas afinal o que se entente por casas low-cost? que ideias pré definidas temos disso?
    Cada um terá as suas ideias sobre este tema, uns por experiencia, outros porque estudaram um método outros porque ouvem falar ou foram influenciados pela publicidade muitas vezes enganosa.

    Mas falando de construção low-cost de casa de habitação, afinal que medidas tomar? Que normas e regras se seguir, que métodos construtivo usar? Que tipo de terreno ter, que estilo arquitectónico optar para reduzir custos sem perder a qualidade?

    Claro que para estes assuntos cada um terá a sua ideia, não há uma ideia que seja uma verdade absoluta, mas bons conselhos e dicas que podes ser discutidos.

    Não vamos falar de casas minúsculas para serem baratas, portanto imaginemos que queremos uma casa “normal” unifamiliar tipo T3 ou T4 (que é o tipo comum que os portugueses exigem como casa familiar.) como a fazer num sistema low-cost mas com qualidade.? E todos os paços nesse processo.

    Que tem a dizer sobre isto? Eu também me pronunciarei mas espero as vossas ideias e uma boa discussão neste assunto.

    Cumprimentos a todos.
    •  
      FD
    • 11 março 2011

     # 2

    Já se falou aqui muito sobre isto.
    Até em tempos se falou duma pouco credível "casa para a crise"...

    Os pré-fabricados e as casas modulares seriam, supostamente, a resposta a uma necessidade destas.
    O problema é que não são, e ainda não sei muito bem as razões porque não.

    Na famosa discussão dos 100.000€ apareceu alguém a vender casas "chinesas" (cujo principal material é actualmente made in China) por muito pouco dinheiro (30.000€?)...

    É um tema constante mas, até hoje, ainda não vi ninguém que pudesse validar uma receita para uma casa low cost de forma a que se tornasse um standard.
  2.  # 3

    Colocado por: FDJá se falou aqui muito sobre isto.
    Até em tempos se falou duma pouco credível "casa para a crise"...

    Os pré-fabricados e as casas modulares seriam, supostamente, a resposta a uma necessidade destas.
    O problema é que não são, e ainda não sei muito bem as razões porque não.

    Na famosa discussão dos 100.000€apareceu alguém a vender casas "chinesas"(cujo principal material éactualmentemade in China) por muito pouco dinheiro (30.000€?)...

    É um tema constante mas, até hoje, ainda não vi ninguém que pudesse validar uma receita para uma casa low cost de forma a que se tornasse um standard.


    Concordo com o qu disse, o suposto "low cost" modular que mais se fala é os pré-fabricados que na maioria dos casos de barato nada tem.

    Por outro lado o "low cost" que quero falar nao é feito na china ou sem qualidade, mas sim com material com qualidade alta ou aceitavel que podem ser perfeitamente materiais na sua maioria nacionais. Por isso é quer esta discussão será diferente de todas as outras.
  3.  # 4

    Afinal parece que ha poucas ideias sobre o "low-cost" ...
    •  
      FD
    • 14 março 2011

     # 5

    Colocado por: NephilimAfinal parece que ha poucas ideias sobre o "low-cost" ...

    Há é pouca credulidade em tal coisa...
  4.  # 6

    Ainda bem que não há receitas para fazer uma casa senão o desemprego seria ainda maior...
    Quanto às casas Low-Cost depende muito do que falamos, investimento inicial? ou desempenho a longo prazo?
    Penso que uma solução Low-Cost seria aquela que procura poupar em todas as fases do processo concepção+execução, desde o reaproveitamento dos habituais desperdícios materiais e energéticos até à escolha inteligente de materiais e revestimentos.
    Passando pela pré-fabricação ou não, podemos prever uma poupança na construção. Sem esquecer, no entanto, os gastos com manutenção da casa, nas contas energéticas e de águas, etc...
    Low-cost na habitação? Sim, é possível poupar, mas parece-me que as contas não se devem fazer apenas na execução do edifício.

    Cumprimentos.

    http://www.pedroresendearq.blogspot.com/
    •  
      FD
    • 14 março 2011

     # 7

    Até acho que aqui se pode fazer uma paridade com os carros: o low cost neste segmento não é muito bem visto no geral, é "sintoma de pobre"...
    Sei que é algo um pouco polémico mas, acho que é um estigma relativamente presente na sociedade portuguesa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaT
  5.  # 8

    Parece-me possível, até um certo ponto. Claro está, depende do nível de qualidade e da área que pretender. Seria importante fazer um orçamento com as diversas soluções. Isso poderia-lhe poupar dinheiro, desde que mantenha um nível de qualidade mínima.

    É necessário ter em mente que por vezes, o que sai barato pode sair caro.
  6.  # 9

    Eu tenho uma grande e acho que boa ideia para casas low cost....e tambem credivel. Pelos projectos que aparecem aqui, quase todos têm areas superiores a 220 m2. Ora os tais 220*750=165000 euros. Se em vez de 220 m2 fizerem apenas 170 m2 a moradia custará 127500 euros não abdicando do conformo que teria a primeira. O problema é de mentalidades, porque na maiorida dos países da europa uma sala de 22 a 25 m2 é suficiente para uma familia de 4 pessoas, mas em Portugal se tiver menos de 35 a 40 já é moradia de pobre e apertada, não ha espaço. Um quarto de 14 m2 também é muito pequeno, embora um quarto individual de 12 m2 seja mais do que suficiente, enfim nós portugueses gostamos de mostrar que somos mais ricos do que somos. Eu tinha um colega alemão que dizia: vocês portugueses é que são ricos,compram casas, têm moradias, apartamentos enormes e pagam os impostos mais altos da europa, se dá para isso tudo é porque são ricos.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rui1magano, raulschone
  7.  # 10

    É um facto! As casas grandes saem sempre mais caras, dão mais trabalho para limpar, mais despesas de manutenção e mais despesas para mobilar. Por vezes nem é necessário tanta área.

    Mas cada um sabe de si.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rui1magano
  8.  # 11

    Colocado por: poiosbrancosÉ um facto! As casas grandes saem sempre mais caras, dão mais trabalho para limpar, mais despesas de manutenção e mais despesas para mobilar. Por vezes nem é necessário tanta área.

    Mas cada um sabe de si.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:rui1magano



    Sim, se é grande tem logo mais m2 logo numa opinião basica será mais cara... mas é discutivel pois se a casa tiver 2 pisos pode ser pouco mais cara que uma de piso terreo pois o facto de ter 2 pisos permite menor area de implantação e fundações e menor area de cobertura.

    Ou seja uma casa de 2 pisos de 200m2 pode ser mais barata ou ao mesmo preço que uma casa de 1 piso com 150m2, portanto e cada caso é um caso obviamente mas por vezes o tamanho da casa e o facto de ser maior em area não obriga necessáriamente a ser mais cara.
    • eu
    • 15 março 2011

     # 12

    Uma coisa que aprendi com a construção da minha casa é que a área influencia o custo, mas não da forma como se pensa.

    O que realmente influencia o custo são os acabamentos e os periféricos: WCs, cozinha, lareiras e chaminés, revestimentos, telhados, instalações, etc...

    Eu diria que é possível construir low cost, mas o projecto tem que ser muito bem pensado e orientado para esse objectivo. Quanto à área, a diferença entre um quarto de 12 m2 e um de 16 m2 é no máximo de 500 euros... ou nem isso...
    • zehen
    • 16 março 2011 editado

     # 13

    Sim, pode-se construir moradias low cost,
    A qualidade dos produtos é inferior? Mentira, e pelo contrário em termos térmicos e acústicos é muito superior.
    Tudo depende também do tamanho e da qualidade dos acabamentos.

    Conseguimos construir moradias a preços em conta porque utilizamos um tipo de construção que reduz muito a mão de obra.
    Uma moradia pode ter mais de 50% dos custos em mão de obra. Esta variável muito importante numa construção, naturalmente que vai reduzir o orçamento no preço final.

    [pub]Contacte-nos: [email protected][/pub]
  9.  # 14

    ... em termos térmicos e acústicos é muito superior.

    Se está a falar a sério não terá então problemas em responder:

    Superiores a quê? Quais os coeficientes de transmissão térmica que conseguem? Com que materiais? Falar é fácil, e demonstrar o que diz?

    cumps
    José Cardoso
  10.  # 15

    fui espreitar o seu site e aquilo não tem lá informação nenhuma...
    é só a página inicial...

    precisava de saber algo mais sobre esse tipo de construção que fazem.
  11.  # 16

    Colocado por: zehen em termos térmicos e acústicos é muito superior.
    Tudo depende também do tamanho e da qualidade dos acabamentos.ver publicidade inserida pelo autor
    Contacte-nos: [email protected]


    Bem, para elucidar as pessoas menos entendidas no assunto, dizer que é o isolamento térmico é superior é relativo, pois consegue-se em qualquer tipo de construção obter valores de coeficientes de transmissão térmica bastante baixos. Depende claro, da espessura do isolamento térmico.

    Pela conversa, presumo que se esteja a referir a elementos construtivos leves. Os coeficientes de transmissão térmica podem perfeitamente ser baixos. Teoricamente, o inconveniente dessas soluções é terem inércia térmica baixa, e por isso, terem menor capacidade de amortecerem as variações de temperatura. Como nunca tive a experiência de conviver dentro de uma habitação com essas características, não sei se a teoria é de facto uma condicionante.
  12.  # 17

    Há diversas hipóteses. Quem é muito aventureiro tem métodos de construção alternativos (palha, sacos de terra, etc.).
    Quem é menos aventureiro tem casas modulares pré-fabricadas. A empresa Vigobloco comercializa esse tipo de casas.
    Para quem é pouco aventureiro e tem algum tempo, a Ikea está para começar a vender na Ibéria as suas casas. Basta pesquisar no google por boklok. São casas mais pequenas e com cuidados de nível sueco.
    Para quem quer uma casa tradicional, ie, alvenaria e tal, faça a casa que precisa e não a que quer. 100 mil euros chegam e sobram. Áreas pequenas precisam de terrenos menores (devido aos índices de construção permitidos), vai pagar menos imi, vai ter menos custos de aquecimento, etc etc.
  13.  # 18

    O amigo zehen não é parceiro do dreco, pois não ?
  14.  # 19

    Colocado por: zehenSim, pode-se construir moradias low cost,
    A qualidade dos produtos é inferior?Mentira, e pelo contrário em termos térmicos e acústicos é muito superior.
    Tudo depende também do tamanho e da qualidade dos acabamentos.

    Conseguimos construir moradias a preços em conta porque utilizamos um tipo de construção que reduz muito a mão de obra.
    Uma moradia pode ter mais de 50% dos custos em mão de obra. Esta variável muito importante numa construção, naturalmente que vai reduzir o orçamento no preço final
    .

    ver publicidade inserida pelo autor
    Contacte-nos: [email protected]



    Voce está a fazer a interpretação do "low cost" ao pré fabricado de aço e paineis de gesso, mas isso não é uma verdade como se vende por aí e quem defende isso não tem razão por norma.

    Ja que fala de custos de mão de obra etc e tal...que é um discurso estereotipado, e digo muitas vezes por alguem que o vende ou acredita que por dizer muitas vezes uma mentira esta passa naturalmente a ser uma verdade.

    Se falarmos em dados concreto para se fazer 1 m2 de alvenaria temos cerca de 15 tijolos a 30centimos cada um, mais argamassa, depois o reboco pode ser feito rapidamente , projectado ou feito com experiencia por quem saiba e temos uma parede feit de alvenaria tradicional MAIS para barata que uma parede de pladur, onde temos de gastar parafusos, buchas , perfis , placas de gesso, massa para barrar... e se falarmos do isolamento o custo é IGUAL(placas de poliestireno extrudido) tanto em paredes de pladur como em paredes de alvanaria.

    Portanto essa conversa que o barato ou "low cost" passa pelo pré fabricado, de aço e cartão ou madeira não faz o minimo sentido no sentido que qualquer desse material é muito mais caro que o tradicional.
  15.  # 20

    e casa tradicionais "low cost" alguem tem alguma ideia?
 
0.0220 seg. NEW