Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas!
    Eu pedi que me colocasse janelas com corte térmico na minha casa. Existe alguma forma de sabermos se as janelas possuem realmente corte térmico?
    Obrigado!
    •  
      FD
    • 11 março 2011

     # 2

  2.  # 3

    Boa noite,
    Peço desculpa por me intrometer nesta discussão, mas preciso de uma opinião de quem entende da matéria porque efectivamente sou leigo no assunto.
    Acontece que estou a construir uma moradia e uma vez que a estrutura já se encontra montada e dirigi-me a um estabelecimento especializado na venda de pedra de forma a tratar de encomendar soleiras.
    Nessa altura fui alertado da necessidade de informar acerca do tipo de perfil de alumínio, de forma a que as soleiras fossem efectuadas em conformidade.
    Reparei então que no projecto de comportamento térmico existe a seguinte referencia em relação aos envidraçados:
    "Na presente edificação projectou-se dois tipos de vãos constituídos por:
    - Vidro duplo incolor (4+12+4mm) com caixilharia em alumínio com corte térmico e classificação 3 quanta a permeabilidade do ar (de acordo com a norma EN 12207).
    - Vidro duplo reflectante colorido na massa 6mm + incolor 4mm, com caixilharia em alumínio com corte térmico (tipo finstral) e classificação 3 quanta a permeabilidade ao ar..."
    A questão que gostaria de colocar é a seguinte:
    Apenas poderei colocar caixilharia em alumínio (tipo finstral) na minha moradia, ou poderei optar por outro perfil com as mesmas características?
    Isto porque segundo informação que obtive este perfil tem preços superiores a outros tipos de perfil e o orçamento é um pouco apertado.
    Agradeço a V/ ajuda.

    Melhores cumprimentos,
    Ricardo Lima
  3.  # 4

    ... poderei optar por outro perfil com as mesmas características?

    Pode.
    Um conselho: mude o tipo de vidro; no mínimo use 2 espessuras diferentes, é vantajoso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardolima
  4.  # 5

    Sr Ricardo. confirme com o projectista do térmico. a questão do vidro colorido na massa tem a ver com cumprimento de requisitos mínimos de factor solar (RCCTE). o projectista deve ter considerado esse tipo de vidro porque nesses vãos não estão projectados estores, e portanto para cumprir os requisitos mínimos do RCCTE, ele meteu vidro colorido na massa. se está a pensar meter outro vidro qualquer, tenha em atenção que terá de cumprir os requisitos mínimos do RCCTE. a questão de ter espessuras diferentes, (tipo um duplo de 6+cx_ar + 5), é importante por questões acústicas. quanto ao projecto se em vez dos 12 mm de caixa de ar, puder meter mais, ficará mais bem servido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardolima
  5.  # 6

    Boa tarde,

    Então devo reter que é mais vantajoso ter vidros com 2 espessuras diferentes.
    No que respeita ao alumínio, poderei optar por outro perfil com as mesmas características?
    Acontece que não entendo mesmo nada disto e todos me dizem que existem inúmeros perfis de alumínio.
    Haverá algum tipo de perfil que recomendam?

    Agradeço desde já a V/ ajuda.

    Ricardo Lima
  6.  # 7

    Colocado por: ricardolimaEntão devo reter que é mais vantajoso ter vidros com 2 espessuras diferentes.

    sim, por questões acústicas

    Colocado por: ricardolimaNo que respeita ao alumínio, poderei optar por outro perfil com as mesmas características?

    Sim. em relação ao perfil, há muito por onde escolher. há uns mais económicos em que a poliamida é mais estreita. escolha se puder os que tiverem corte térmico mais largo.

    Verifique qual o valor do Coeficiente de transmissão térmica do Conjunto Caixilho e Vidro. Peça essa informação ao comparar orçamentos. esse valor (normalmente denominado de U), quanto mais baixo for, melhor o comportamento térmico.
  7.  # 8

    Boa noite,

    Todas as portas e janelas da minha moradia são de correr e já efectuei o primeiro pedido de orçamento que me foi entregue esta manhã.
    O orçamento em questão contempla alumínios da marca cortizo - série 4200 perimet curva, excluindo as janelas das casas de banho em que a série é a 3000.
    Para além do vidro normal 4+12+4 foi considerada uma segunda opção com vidro térmico 5+12+6 e-performance que incorpora um acréscimo de cerca de 1500€+IVA.
    Considerando que a minha maior preocupação se prende com a parte térmica, será que me podiam informar se o conjunto do perfil de alumínio indicado mais o vidro térmico são suficientemente eficientes termicamente, ou se aconselhariam outras combinações.

    Agradeço a V/ ajuda.

    Cumprimentos.

    Ricardo Lima
  8.  # 9

    Bom dia,
    Será que alguém entendido neste assunto me pode ajudar?
    Era muito importante para mim apurar esta questão para poder pedir mais orçamentos.

    Obrigado.

    Ricardo Lima
  9.  # 10

    Que caixilharia e que vidros são mencionados no projecto?
  10.  # 11

    Vidro duplo incolor (4+12+4) (coeficiente de transmissão térmica 3,06)com caixilharia em alumínio com corte térmico e classificação 3 quanta permeabilidade do ar (de acordo com a norma EN 12207). Todas as protecções solares serão constituídas por cortinas opacas de cor clara.
    Vão envidraçado horizontal (claraboia): Vidro duplo reflectante colorido na massa 6mm+incolor 4mm (coeficiente de transmissão térmica 1,40), com caixilharia em alumínio (tipo finsral) e classificação 3 quanta permeabilidade do ar.

    Já agora, sem querer abusar da boa vontade, acha que deverei optar por vidro com película por uma questão de segurança?

    Agradeço desde já a atenção dispensada.

    Melhores cumprimentos.

    Ricardo Lima.
  11.  # 12

    esse projecto é para efeitos de cumprimento do RCCTE, acho que pode e deve melhorar em relação ao que está projectado. agora devia pedir ao projectista que o ajudasse nisso. ele tem todos os dados para o ajudar.
    agora em relação à caixilharia, pode e deve meter um vidro melhor, com maior câmara de ar, se for térmico melhor. peça a ficha técnica dos vidros. esse vidro normal que foi definido em projecto, terá um U na ordem dos 2.8 +- se meter um vidro térmico com um U na ordem dos 1.5 está a melhorar muito a obra. então se tiver grandes áreas de vidro, melhor ainda. acho é que devia meter estores exteriores, em vez das cortinas interiores opacas.
    em relação às claraboias, foi considerado no projecto vidro colorido na massa, para cumprir o RCCTE, quanto ao factor solar máximo. aí pode optar por outras soluções, desde que cumpra o factor solar máximo (ver na ficha técnica do vidro das claraboias).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardolima
  12.  # 13

    acho é que devia meter estores exteriores, em vez das cortinas interiores opacas
    O problema é que a minha moradia não prevê colocação de estores exteriores, uma vez que não é possível colocar a caixa de estores por causa da estrutura em betão da qual faz parte a pala para protecção do Sol.
    A colocação de vidro térmico, poderá alterar para melhor a classe energética da moradia?

    Obrigado.

    Ricardo Lima
  13.  # 14

    Colocado por: ricardolimaA colocação de vidro térmico, poderá alterar para melhor a classe energética da moradia?


    Não.

    A colocação de vidro "térmico" poderá alterar para melhor a eficiência energética da moradia.
    •  
      GF
    • 23 março 2012

     # 15

    Sem querer entrar em termos técnicos, também sempre tive essa curiosidade: É possivel verificar a olho nú, uma janela com corte térmico?
    É possivel colocarem um exemplo de uma imagem de uma janela sem corte térmico e outra com corte térmico, para ver as diferenças?

    Obg
  14.  # 16

    Colocado por: gf2011É possivel verificar a olho nú, uma janela com corte térmico?

    Aíiiii...estes juristas!!!
  15.  # 17

    Aíiiii...estes juristas!!!

    lol

    Em corte térmico alumínio não "encosta" a alumínio.
  16.  # 18

    Vamos lá ver o filme de outra maneira...

    Se a poliamida estiver lacada como o perfil;o cliente não perceberá que é de corte térmico,e muitas vezes os perfis são rigorosamente iguais com ou sem corte térmico!
  17.  # 19

    No aro é impossível ver a ruptura térmica porque tem a junta central,e na folha caso a poliamida esteja lacada,quem não sabe,não consegue perceber que está lá o corte térmico!
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  18.  # 20

    Colocado por: Jorge RochaSe a poliamida estiver lacada como o perfil

    Nunca vi...mas estamos sempre a aprender.
 
0.0208 seg. NEW