Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas! Já há muito tempo não vinha aqui com as minhas crises existenciais, mas cá vai uma muito "gira", a qual venho pedir a vossa sabedoria para resolver:
    ora que forrei a cave da minha casa, por dentro com pladur e tá fantástica. Há um espaço de alguns centimetros entre a parede existente e o pladur. Mas os jeitosos das obras que lá andaram, partiram um bocado da parede por fora e cobriram com pedras, mas não puseram cimento nem taparam aquilo completamente... nao se vê nada, obviamente, mas algum buraquito foi suficiente para entrar um rato (ou mais!) e então ouvimos os ratos a passarinhar pelo espaço que há entre a parede e o pladur, e inclusive a rasparem o proprio pladur!! Bonito, não é?
    O meu marido vai tentar resolver o problema, mas eu venho aqui perguntar, será que o raio do rato consegue furar o pladur???

    thanks...
  2.  # 2

    Um rato do mais pequeno que possa ser;consegue roer uma porta maciça com 3cm de espessura(madeira nobre bem seca de há mais de 50 anos em estado impecável e pesadíssima)de forma a poder passar pelos cerca de 5 ou 7mm.que separam a porta do chão.
  3.  # 3

    Já vi ratos a furarem coisas mais resistentes portanto... a resposta é sim! Trate de resolver o ponto de entrada dos animais e depois trate-lhes da saúde, já que em desespero por se sentirem encurralados, o pladur será manteiga para eles.

    Cumprimentos,
    •  
      alv
    • 12 março 2011

     # 4

    Vivam!

    Mais um mito urbano.
    A ver:
    Realmente pode e servem-se dos espaços entre forras de paredes, e sobretudo tectos falsos para local de passagem, principalmente se não tiver lã de vidro ou de rocha.
    Na realidade também, se se sentirem encurralados, roem o gesso com a maior das facilidades, como é fácil de perceber.
    Agora a verdade é que não se alimentam de gesso, por se tratar de pedra pura e dura, nem fazem ninho por ser desconfortável.
    Quanto tem lã de vidro, então, como se tratam de fibras de sílica, então também não gostam de todo.

    Da prática corrente, tenho durante vinte cinco anos desta coisa dos gessos encontrado casos em que se sentem os ratos, facilmente remediado com um simples alimento em pastilhas, nas passagens, e descobrir a zona de entrada, obturando-a. Agora nunca vi um furo num tecto ou num forro por onde pudessem passar.
    Em divisórias em gesso, desde que tenham qualquer tipo de isolamento, então até por questões de construção, então é impossível (digo eu!).
    Como em tudo na vida, se alguém tiver fotos de situações dessas, estou curioso.

    "Fassam" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J.Ventura
  4.  # 5

    Olá!
    Pois que o nojentinho já caiu na ratoeira! Argghhh, preto, com um focinho horroroso, a olhar para nós!

    Não tivémos outra alternativa senão fazer um corte no pladur :(... ouviamos os passos por dentro, raspadelas, etc, e só podiamos fazer alguma coisa criando uma abertura. O meu marido abriu um quadrado com cerca de 40cmx40cm e lá estavam cagadelas de rato. Pusémos uma ratoeira e tapámos o buraco com um vidro que tinhmos e que ficou bem preso. Um dia depois ouvimos "CLACKKK!" e o corajoso do meu marido foi lá retirar a bicheza. Agora temos uma janelinha para lá, que coisa mais linda. Não vamos já remendar aquilo porque pode haver mais ratos e porque no fundo nao fomos ao cerne da questão, que é acimentar a parede de fora, uma vez que para o fazer teremos de partir muito mais pladur...

    posso tirar fotos da janelinha, se quiser... e estou aqui enervada com a possibilidade de ainda haver rataria, e tenho realmente medo que resolvam fazer ninhos entre a parede e o pladur...
    •  
      alv
    • 15 março 2011 editado

     # 6

    vivam!

    Parabéns!
    Não diga a ninguém, não dê ideias.
    Não tarda, com a crise, ainda vão queres as paredes equipadas com vidrinhos para ver passar a bicharada!

    "Fassam" parte
  5.  # 7

    Pois, o meu filho de 3 anos julga que aquilo é a casinha do Jerry, eheh. Mas na vida real não tem doçura nenhuma, é uma coisa que mete nojo.
    O que dói é que vamos ter de partir o pladur... está tudo novo, impecável, e por uma birra do arquitecto que teimou em nao acimentar o buraco, vamos ter de estragar uma coisa nova. Na altura da obra, o meu marido diz que perguntou "entao isto nao se acimenta?" pois eles só puseram pedregulhos e terra num burado na parede de cerca de 1 metro. Ao que o arquitecto diz "nã! Isto depois leva o pladur, fica tudo isoladinho!" Haja paciencia para a falta de atenção aos pormenores... eu é que lamento não ter estado na obra naquele dia, que garantidamente tinham acimentado o raio do buraco!

    O meu marido ontem dizia para esperarmos, para ver se aparece outro rato, entao se sim, parte-se o pladur e isola-se a parede. Mas eu não sou de meias medidas, e para mim, se entrou um rato, há de entrar outro. Eu quero partir o pladur e o marido vai ter de fazer outra parede de pladur... mesmo que nao fique perfeitinha porque ele nunca fez nenhuma, prefiro isso a ter ratazanas a passear pela casa.
    •  
      alv
    • 15 março 2011

     # 8

    Vivam!

    ....Arquitectos, nã????! Ainda se fosse um engenheiro, não teria dúvidas que teria dito isso que diz que disse!

    "Fassam" parte
    •  
      alv
    • 15 março 2011 editado

     # 9

    Vivam!

    Mais mitos. Caramba Anonimo16062021, que você não pára de reinar!!!
    Gesso é pedra, melhor é sulfato de cálcio bi-hidratado (CaSO4 2H2O), logo mesmo que comido, para endurecer teria de ser calcinado outra vez para perder 1 1/2 molécula de água para que depois de bebida a água pudesse endurecer outra vez. Que eu saiba, no estômago de ratos ainda não atinge os 160ºC necessários para calcinar o gesso. Isso só acontece no estômago de algumas animálias depois dos almoços do fórum da casa!

    "Fassam" parte
  6.  # 10

    Mas eu quero lá ratos mortos dentro do pladur!!! Quero é po-los dali para fora!!! Que inferno!
  7.  # 11

    É pr essas e por outras que acabei com os isolametos em pladur. Prefiro tudo mais frio e mais quente e mais perda de energia do qe perda de paciência e nojo a imaginar baratas, e ratos e gatos e cavalos atrás do pladur a passarinhar...

    Eu nem pensava duas vezes, acabava com esse pladur TODO.
    •  
      alv
    • 16 março 2011

     # 12

    Vivam!

    Que mau feito. E eu, e eu, fazia o quê? Crochet? Ou dava em decorador ou arquitecto?

    "Fassam" parte
  8.  # 13

    ahahah. O pladur é fixe em certas coisas... mas repare, esses ocos todos não ajudam à bichesa...

    Olhe que eu comprei uma casa com cozinha integralmente forrada a pladur. Não lhe vou contar pormenores do que estava lá atrás quando mandei desmanchar aquela porcaria toda... Enquanto me lembrar disto só uso pladur para fazer divisórias, e tudo perfeitamente isoladinho... :(
  9.  # 14

    deinhac o conselho (pouco experiente) da Princesa é: Já lá está o buraco feito né? Agora é só "contratar" um gatinho... De preferência magrela... Vai ver como desaparecem os ratos todos num instante...

    Ah claro, o buraco do lado de fora já devia estar mais do que fechado também...
  10.  # 15

    Infelizmente isso dos gatos servirem para matar ratos não serve para mim. Não seria essa a solução que eu iria buscar, porque prezo os meus gatos (tenho 2) e não quero que apanhem doenças nem um susto de morte (acho que a minha gata tinha um fanico se se deparasse com um rato daqueles!)

    Eu tou a ver que o pladur vai ter de ir á vida, porque para fechar o buraco vou ter de partir pelo menos uma parede do mesmo... é uma pena, porque de facto a divisão estava optima, alem de bonita, muito confortavel em termos térmicos... a culpa aqui foi dos tipos da obra, que eram "jeitosos" com certos detalhes...
  11.  # 16

    Princesa, pladur na cozinha... ui, imagino mesmo as baratas lá atrás, que pesadelo!!!
  12.  # 17

    :/ A cozinha tinha 3 anos, eu destruí TUDO por causa do pladur... Um pesadelo MESMO! Pladur jamé! Como diz o outro :)
    •  
      alv
    • 17 março 2011

     # 18

    Vivam!

    Princesa, assim sim. Se diz jamé, ainda me estou a ver a tratar do interior da sua casa!

    Saiba da minha disponibilidade para fazer um trabalho à altura.

    "Fassam" parte.
  13.  # 19

    Olá boas.
    Já a muito tempo que não vinha aqui ao forum. Tantas e tão boas dicas aqui me foram dadas.
    Já construi a minha casa e já lá moro a cerca de 6 meses. Todo o tecto é em pladur.
    Aqui é que entra o tema da conversa. RATOS.
    Comecei por ouvir uns barulhos estranho que depressa se transformaram em autenticas correrias e brincadeiras. Apareceram caganitas nos candeeiros embutidos no tecto.Já chamei uma empresa de desratização que confirmou a existência da bicharada. Foi posto veneno através dos buracos dos candeeiros (única possibilidade, visto que a distancia entre o tecto falso e a placa de tecto e de 20cm). O facto é que eles desapareceram temporariamente, até a 4 ou 5 dias. Voltou o barulho e as caganitas mas em menor quantidade.
    Já lá foi o meu empreiteiro para ver se descobria por onde eles entram e nada. Não há entrada possível.
    Não é fácil dormir com os RATOS em cima da cabeça.
    Não sei mais o que fazer.
    Dicas? Alguém têm?
    Concordam com este comentário: J.Ventura
    •  
      alv
    • 27 julho 2011

     # 20

    Vivam!
    Esse fenómeno é corrente, mas entenderão que nada tem a ver com o facto do tecto ser em Pladur. Ainda assim apenas reflecte o facto de não ter isolamento térmico em manta de lã de vidro, porque se tivesse não haveria ratos porque a lã de vidro, embora sejam micro partículas aplicadas num ambiente hermético, para eles são partículas gigantes que não lhes agradam.
    Outra solução que recomendo é a compra de um daqueles aparelhos ultra sônicos, normalmente vendidos nos catálogos de venda pelo correio. Esse aparelho pode ser aplicado sobre o tecto por um buraco de um projector, ou abrindo um buraco que é tapado com uma tampa de caixa de electricidade e se quiser ser mais sofisticado pode equipá-lo com uma tomada horária em que liga o aparelho de quando em vez.
    Uma solução mais tradicional é a simples utilização de pastilhas com o cuidado de as ir renovando de tempos em tempos e mudando de marca também a espaços.
    Definitivamente só encontrando o local por onde entram e calafetá-lo, mas isso é encontrar uma agulha num palheiro.
    "Fassam" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J.Ventura
 
0.0207 seg. NEW