Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia!

    Chamo-me Ricardo,sou de Barcelos e vim parar ao vosso forum porque estou a pensar construir num futuro próximo. Desde já dou-vos os meus parabens pelo exelente forum e por abordar todas e mais algumas questões.
    Não tinha intenções de abrir uma discussão tao cedo porque ainda estou numa fase embrionário do meu projeto e tenho andado por aqui a ler tudo e mais alguma cois, mas como me surgiu um problema antes de começar o que quer que seja venho pedir a vossa ajuda.

    O meu pai tem um terreno com 5000 m2 no concelho de ponte de lima que vai passar para meu nome,local previso para a construção. Ontem foi a camera de ponte lima para saber como passar o terreno para meu nome e saber se é possivel construir lá. O terreno já tem uma casa antiga que era dos meus avós paternos.
    Para nossa surpresa foi-nos informado na camera que parte do terreno está ´´reservado´´ por causa da passagem do TGV. Naquela area estao reservados 400 mt que ocupam parte do terreno.
    Pelo que me informei para já estao dois traçados previstos,sendo que um deles nao abrage o terreno em questao mas ha a possibilidade de o TGV passar lá.
    Nem imaginam a minha desilusão... A minha ideia/sonho era construir casa lá e ficar com um jardim espetacular uma vez que tenho area suficiente..


    A senhora da camera ainda disse que estvamos a vontade porque a parte que nao era abragida ainda dava para construir uma casa com 200 mt 2 e coisa e tal... mas eu nao quero um TGV a passar a mts da minha casa!! lol Disse que precisavamos de fazer um levantamento Topografico para depois ver em que zona se podia inserir a casa.

    Alguem sabe qual a distancia minima que o TGV tem que estar em relação as casas!?! Ha alguma maneira de eu saber se realmnete irá passar lá?!
    Esta treta quase deitou por terra tudo aquilo que eu desejava..


    Se alguem puder ajudar agradecia.

    Cumps

    Ricardo
  2.  # 2

    resta saber se vamos ter capacidade financeira para construir uma linha férrea para TGV nos próximos 20 anos!
  3.  # 3

    Não sei que mudou o tema mas obrigado,assim ta melhor! =)

    poiosbrancos,tambem tens razao mas fio como!? em stand by? lol
  4.  # 4

    lol! um dia que haja viabilidade económica para um tgv porto-vigo, o salário mínimo em portugal já andará nos 2500€ liquidos.

    a distância legal nem os senhores da camara devem saber de certeza, mas é superior à distância dos caminhos de ferro actualmente existentes, concerteza digo eu.

    se fosse eu construia e de perferencia numa distância não regulamentar com a passagem do tgv, mas com o total aval dos serviços camararios. porque? porque efectivamente não existem certezas se o tgv vai lá passar e se isso acontecer pode ser que daqui a 20 anos ( a meu ver com muita sorte) se comece. Se tal acontecer agora recebe 10 por ser um terreno sem construção e se tiver construção é um valor que dá de certeza para o custo emocional de perder a casa, para a casa e para o terreno, pelo que a perder nunca fica, supondo que continuamos a viver num pais livre e minimamente justo.

    e se existem dois traçados possiveis, alem das condicionantes economicas actuais e dos proximos tempos, tem ainda menos possibilidade de ter o tgv à porta de casa.

    mas se pensar em construir, informe-se bem com todos os intervenientes no projecto, desde camara a arq e eng's e gaste uma ou duas consultas num advogado, que tenha alguma experiencia nesta area
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RFernandes
  5.  # 5

    Caro luispass,obrigado pelo comentário.

    Em relação ao construir e depois ter k vender penso k Nao ira acontecer uma vez que há terreno disponível para construção. E depois da casa feita eles Nao devem por o TGV a passar a dez mts da porta,digo eu!
    O primeiro passo no meio disto tudo será fazer um levantamento topográfico e ir a câmera ver qual o local onde posso construir certo?
  6.  # 6

    Colocado por: RFernandesAlguem sabe qual a distancia minima que o TGV tem que estar em relação as casas!?! Ha alguma maneira de eu saber se realmnete irá passar lá?!
    Esta treta quase deitou por terra tudo aquilo que eu desejava..


    a sua situação é tramada mesmo :/
    e dado as coisas sem saber se o tgv avança, se calhar é de considerar também a hipótese de arranjar outro terreno :/
    a única hipótese de informação é pedir é um pedido de informação previa, e dirigi-lo à câmara e esta passa-la a quem de direito projecta as linhas de comboio.

    em termos de distancia, não sei vou tentar saber, mas empiricamente a menos de 500ms eu não vivia lá, mesmo com barreiras acústicas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RFernandes
  7.  # 7

    Colocado por: RFernandesO primeiro passo no meio disto tudo será fazer um levantamento topográfico e ir a câmera ver qual o local onde posso construir certo?

    sim, levantamento e fazer o pedido de informação prévia, onde explica o que pretende e pergunta"" se é possivel.
  8.  # 8

    Colocado por: RFernandesCaro luispass,obrigado pelo comentário.

    Em relação ao construir e depois ter k vender penso k Nao ira acontecer uma vez que há terreno disponível para construção. E depois da casa feita eles Nao devem por o TGV a passar a dez mts da porta,digo eu!
    O primeiro passo no meio disto tudo será fazer um levantamento topográfico e ir a câmera ver qual o local onde posso construir certo?


    Dúvido que eles se preocupem com passar perto ou não.
  9.  # 9

    Obrigado pela ajuda Fernando Gabriel.

    Esse pedido de informação previa faço onde?
  10.  # 10

    Colocado por: RFernandesObrigado pela ajuda Fernando Gabriel.

    Esse pedido de informação previa faço onde?

    pode fazer o RFernandes mas o melhor é ser um arquitecto a fazer, e depois é entregue na câmara onde eles vão passa-lo para estâncias encarregues do projecto da linha do tgv.

    o necessário está na lei 60/2007, mas se perguntar na câmara dizem-lhe melhor, o que é necessário entregar na câmara de Ponte de Lima
    Artigo 14.º
    […]
    1 — Qualquer interessado pode pedir à câmara
    municipal, a título prévio, informação sobre a viabilidade
    de realizar determinada operação urbanística
    ou conjunto de operações urbanísticas directamente
    relacionadas, bem como sobre os respectivos condicionamentos
    legais ou regulamentares, nomeadamente
    relativos a infra -estruturas, servidões administrativas
    e restrições de utilidade pública, índices urbanísticos,
    cérceas, afastamentos e demais condicionantes aplicáveis
    à pretensão.


    retirado de um site de uma câmara:
    "O pedido de informação prévia é um procedimento autónomo e facultativo, que pode anteceder um licenciamento ou autorização de operações urbanísticas, no âmbito do qual qualquer interessado pode requerer à Câmara Municipal informação escrita sobre:
    A viabilidade de realizar determinada operação urbanística;
    Respectivos condicionamentos legais ou regulamentares, nomeadamente relativos a:

    · Infra-estruturas;
    · Servidões administrativas;
    · Restrições de utilidade pública;
    · Índices urbanísticos;
    · Cérceas;
    · Afastamentos


    No caso de o pedido respeitar a operação de loteamento, em área não abrangida por plano de pormenor, ou a obra de construção, ampliação ou alteração em área não abrangida por plano de pormenor ou operação de loteamento, o interessado pode requerer que a informação prévia contemple os seguintes aspectos:

    Volumetria da edificação e a implantação da mesma e dos muros de vedação;
    Condicionantes para um adequado relacionamento formal e funcional com a envolvente;
    Programa de utilização das edificações, incluindo a área bruta de construção a afectar aos diversos usos e número de fogos e outras unidades de utilização;
    Infra-estruturas locais e ligação às infra-estruturas gerais;
    Estimativa de encargos urbanísticos devidos
    A aprovação do pedido de informação prévia tem os seguintes efeitos:
    O conteúdo da informação prestada vincula as entidades competentes na decisão sobre o pedido de licenciamento ou autorização, desde que tal pedido seja apresentado no prazo de um ano a contar da data em que o requerente foi notificado da mesma;
    Fica dispensada a consulta às entidades exteriores ao município em matéria sobre a qual se tenham pronunciado favoravelmente no âmbito do pedido de informação prévia, desde que o pedido de licenciamento esteja em conformidade com os pareceres por elas emitidos;
    Não poderão ser suspensos os procedimentos de licenciamento ou autorização em virtude do início do período de discussão pública dos planos municipais ou especiais de ordenamento do território ou sua revisão."
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RFernandes
    • jma
    • 16 março 2011

     # 11

    neste momento está reservado um corredor de 400m dado que apenas estão feitos estudos prévios e estudos de impacte ambiental. Esses 400m significam que, para o corredor aprovado (ou seja, quando for emitida a Declaração de Impacte Ambiental deste estudo), o traçado, nas fases subsequentes do projecto poderá ser estudado e implantado apenas dentro desse corredor....

    portanto, se o seu terreno ficar no limite dessa faixa de 400m, na melhor das hipóteses terá o comboio a passar a cerca de 400m... na pior, poderá ser expropriado..

    De qualquer modo, para a implantação de uma linha de alta velocidade será sempre expropriada uma faixa com cerca de 50m de largura.. o facto de existirem casas no limite da área expropriada, poderá requerer que sejam implantadas medidas adicionais (barreiras acústicas, material resiliente para redução das vibrações), etc....

    De qualquer forma, deveria solicitar esclarecimentos à RAVE ou à REFER, enviando a implantação do lote.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RFernandes
  11.  # 12

    Olá, Rfernandes

    O meu caso é muito idêntico ao seu. Em Setembro de 2010 decidi avançar com a construção da minha moradia. Os meus pais tinham um terreno, o qual já está desde Janeiro passado no meu nome, que se encontra dentro do espaço reservado (medidas preventivas) para a construção da linha do TGV. Quando fui consultar o site da Rave nem queria acreditar.

    Nessa altura dirigi-me à Gaiurb, empresa da Câmara de Vila Nova Gaia que licencia as construções. O que me aconselharam a fazer foi enviar um pedido para a RAVE, com uma imagem do traçado do TGV que passava ao lado do meu terreno e assinalar o terreno, perguntando assim se era possível iniciar a construção da moradia. Passados 15 dias, recebi em casa, uma carta registada e uma normal da RAVE em que me davam carta verde para avançar.

    Se fôr fazer esse tal pedido à Câmara como o fernando gabriel aconselha, e bem vão cobrar-lhe algum valor por esse trabalho, sendo que assim ficou a custo zero.
    A carta que recebi foi entregue juntamente com o projecto para ter a certeza que por aí não irá reprovar. O projecto já se encontra na Gaiurb para licenciar a obra. Estou a aguardar a licença para avançar.

    Pode consultar o meu post aqui: https://forumdacasa.com/discussion/14704/1/planta-da-minha-futura-casa/

    Qualquer dúvida, é só perguntar.
    Abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RFernandes
  12.  # 13

    muito obrigado a todos que me estão a ajudar,já começo a saber por onde me mexer!! vou deixar aqui duas imagens,uma do traçado do tgv e outra do ggogle maps onde indentico o terrenos.
    Nesolbe ve se foi algo do genero que mandaste ou se tenho que fazer diferente! Obrigdo por tudo
      mapa2.jpg
  13.  # 14

    se é como o nelsonbe diz será fácil então
    tente em primeiro contactar a empresa Rave então http://codigopostal.ciberforma.pt/dir/empresa2.asp?emp=365097
    em todo o caso o pedido de informação previa não lhe daria só essa resposta mas outras relativas à câmara, pdm e condicionantes, em seguida se receber proposta favorável da rave talvez seja melhor fazer o pedido já com esse parecer favorável, era o que eu fazia se o terreno fosse meu e quisesse construir, é que o que se diz hoje, pode mudar amanhã, e assim com o parecer tem mais uma prova documental que fica nas suas mãos, caso haja problemas futuros de expropriação/tribunais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RFernandes
  14.  # 15

    Colocado por: fernando gabrielem termos de distancia, não sei vou tentar saber, mas empiricamente a menos de 500ms eu não vivia lá, mesmo com barreiras acústicas.

    Pode ter a certeza, uma vez em França páramos um carro ao lado de uns árvores à saída de um túnel. Não me lembro se cheguei a fazer que ia fazer, mas que aquela porcaria parecia um F16 a passar, lá isso.....
  15.  # 16

    faltou um!
      mapa.jpg
  16.  # 17

    Colocado por: RFernandesmuito obrigado a todos que me estão a ajudar,já começo a saber por onde me mexer!! vou deixar aqui duas imagens,uma do traçado do tgv e outra do ggogle maps onde indentico o terrenos.
    Nesolbe ve se foi algo do genero que mandaste ou se tenho que fazer diferente! Obrigdo por tudo


    A imagem que enviei foi retirada mesmo do site da RAVE, depois no photoshop assinalei o terreno e coloquei um balão (tipo banda desenhada) com a morada completa do terreno.
    Também podes enviar o screenshot do google maps. (AJUDA)
  17.  # 18

    Consegues enviar uma imagem em vista rea, sem ser em mapal, tenta mudar a selecção no menu esquerdo.
    Foi assim que enviei. O teu terreno está mesmo metade fora/metade dentro. De certeza que não vai haver problema.
  18.  # 19

    Tambem ha outra coisa que pode influenciar.. se repararem na imagem do google maps, a casa que eu disse que la tem está no canto inferior direito do terreno. Logo a seguir um pouco mais em baixo tem la uma igreja e a casa onde vive o padre. Na direcção da igreja mas mais para cima veem um terreno e logo a seguir ao terreno um rectangulo em branco. Ai fica o cemitério da aldeia. Sinceramente não os tou aver a deitar abaixo uma igreja ou mudar um cemitério de lugar mas...

    Se tudo correr bem e espero que sim,depois do tenho que me preocupar em arranjar quem me projete um casa a maneira para o terreno em questão e aos meus gostos! =)

    Obrigado a todos!
  19.  # 20

    Colocado por: PauloCorreia
    Pode ter a certeza, uma vez em França páramos um carro ao lado de uns árvores à saída de um túnel. Não me lembro se cheguei a fazer que ia fazer, mas que aquela porcaria parecia um F16 a passar, lá isso.....


    Mas pensemos assim: com o preço que terá TGV e com aquilo que os portugueses ganham e estão habituados a andar de transportes públicos, é de esperar que a circulação seja muito reduzida! relax!!!
 
0.0208 seg. NEW