Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    A situação é a seguinte, pediram-me para ajudar a fazer uma remodelação de um espaço comercial (37m2), actualmete é um espaço vazio com uma casa de banho que irá ser transformado num cabeleireiro.. A dúvida que eu tenho é se é preciso entregar algum projecto á camara ou alguma outra entidade, e quais os passos que deve fazer para por tudo conforme a lei. As alterações serão sobretudo organizar o espaço com umas paredes de pladur, umas pinturas e pouco mais.
  2.  # 2

    Esse tipo de serviços necessita de licenciamento camarário e não dispensa a ida à delegação de saúde, pois existem alguns cuidados a ter (como por exemplo a criação de uma zona autónoma para "tratar" das tintas utilizadas nos penteados).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: scarto
  3.  # 3

    Arquitectura
    Avaliação acustica
    Ficha SCIE + Medidas de auto-protecção.
    Projecto Aguas e esgotos.

    .... ir à Câmara Municipal inquirir do que é necessário é o 1º passo. Pois cada Câmara, sua sentença...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: scarto
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasArquitectura
    Avaliação acustica
    Ficha SCIE + Medidas de auto-protecção.
    Desculpe a ignorância mas a ficha SCIE + medidas de auto-protecção quem passa?
    Projecto Águas e Esgotos.
    Este projecto basta o que já existe? visto que aquilo é uma loja situada num r/c de uma habitaçao multi-familiar.
    .... ir à Câmara Municipal inquirir do que é necessário é o 1º passo. Pois cada Câmara, sua sentença...

    Estas pessoas agradeceram este comentário:scarto

  5.  # 5

    Tem de ser elaborado a Ficha de Segurança contra riscos de Incêndio para a UT... ( deve ser entregue com o Projecto de arquitectura e deve inlcuir, a meu ver uma planta com a indicação dos equipamentos, sinalização e sinalectica SCIE)
    As Medidas de auto-protecção (antigo plano de emergência), que terão de ser submetidas obrigatóriamente à ANPC para apreciação ( e pagar a taxa de 100€), 30 dias antes do estabelecimento entrar em funcionamento. Para uma UT VIII, da 1º cat. são constituidas pelos Registos de segurança + Procedimentos de prevenção. Podem ser elaboradas pelo responsável de segurança ( dono do estabelecimento/ entidade gestora do estabelecimento).. mas normalmente como não sabem, terão de ser eleboradas por um Técnico de SCIE.

    Um cabeleireiro, implica alterações nas redes de aguas e esgotos...
    como vai ser efectuada o aquecimento da água sanitária? GAS.... se for, é mais esse projecto ( DE GÁS).. e depois pode ou não complicar a Ficha SCIE, e encarecer a obra...

    É melhor contactar uma equipa de projecto...
  6.  # 6

    Colocado por: scartoA situação é a seguinte, pediram-me para ajudar a fazer uma remodelação de um espaço comercial (37m2), actualmete é um espaço vazio com uma casa de banho que irá ser transformado num cabeleireiro.. A dúvida que eu tenho é se é preciso entregar algum projecto á camara ou alguma outra entidade, e quais os passos que deve fazer para por tudo conforme a lei. As alterações serão sobretudo organizar o espaço com umas paredes de pladur, umas pinturas e pouco mais.
    ouvi qualquer coisa como, fale com um arquiteto faça as obras e papeis a camara depois, julgo ser qualquer coisa como simplex
  7.  # 7

    Delegação de saúde já não é obrigatória para cabeleireiros.
  8.  # 8

    Colocado por: AugstHillDelegação de saúde já não é obrigatória para cabeleireiros.


    Depende de que autarquia está a falar. Há um mês atrás (e não creio que tenha mudado até agora) meti um projecto (de um cabeleireiro) na UOSP de Braga. Também eu pensava que não era obrigatória...
  9.  # 9

    Colocado por: scartoA situação é a seguinte, pediram-me para ajudar a fazer uma remodelação de um espaço comercial (37m2), actualmete é um espaço vazio com uma casa de banho que irá ser transformado num cabeleireiro.. A dúvida que eu tenho é se é preciso entregar algum projecto á camara ou alguma outra entidade, e quais os passos que deve fazer para por tudo conforme a lei. As alterações serão sobretudo organizar o espaço com umas paredes de pladur, umas pinturas e pouco mais.


    Eu peço desculpa pela sinceridade, mas isso até me assusta um pouco...

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  10.  # 10

    Adianto, que havendo alteração de uso, será ainda necessário proceder a Avaliação acústica...

    Para cabeleireiro julgo não ser necessário consulta ao Delegado de saúde... mas como digo sempre...cada câmara, sua sentença... ;)
  11.  # 11

    Só a título de informação, deixo aqui o ofício do parecer, aprovado, do projecto que tive que submeter à Delegação de Saúde. É como temos vindo a falar... ora é preciso... ora não é... depende, sobretudo, do efeito que a lua tem sobre as marés. Ou dos dias do mês...
    :)
    Da Avaliação Acústica também penso que não se safará.
      DSB_CB_123.jpg
  12.  # 12

    É o país que temos. Na DS cá do sítio, os pedidos de parecer de estabelecimentos abrangidos pelo DL 259/07, são logo devolvidos com a informação "não temos nada a ver com isso".
  13.  # 13

    Colocado por: AugstHillÉ o país que temos. Na DS cá do sítio, os pedidos de parecer de estabelecimentos abrangidos pelo DL 259/07, são logo devolvidos com a informação "não temos nada a ver com isso".


    Já agora onde é, só para ficar a saber?

    Cumps.
  14.  # 14

    Colocado por: pdavidmarquesouvi qualquer coisa como, fale com um arquiteto faça as obras e papeis a camara depois, julgo ser qualquer coisa como simplex

    Aqui ninguem que simplex apenas pedi alguns esclarecimentos, se realmente quissese um simplex não tinha colocado estas questôes, simplesmente fazia.

    Já agora este tipo de serviços por parte do arquitecto andará á volta de que preços?
  15.  # 15

    Para um talho, numa situação similar, em 2010... A minha empresa cobrou pelos Projectos de Arquitectura e todas as especialidades necessárias para o caso, 1600€ + IVA
    depois ainda é necessário desembolsar:
    - Avaliação acústica
    - Certificado energético (era um arrendamento novo)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: scarto
  16.  # 16

    Para o caso que referi (Loja com 30 e poucos m2):
    Arquitectura: 1000€
    Especialidades: 500€
    Avaliação Acústica: 200€
    Certificado Energético: Não foi necessário. Caso tivesse sido, eram mais 250€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: scarto
  17.  # 17

    Colocado por: RC | ARQPara o caso que referi (Loja com 30 e poucos m2):
    Arquitectura: 1000€
    Especialidades: 500€Avaliação Acústica: 200€
    Certificado Energético: Não foi necessário. Caso tivesse sido, eram mais 250€

    Estas pessoas agradeceram este comentário:scarto



    Que especialidades é que se refere?
  18.  # 18

    O Pedro Barradas já as descreveu aí em cima;

    SCI (+Ficha SCIE + Medidas de auto-protecção)
    Abastecimento de água
    Águas residuais
    ITED+Eléctrico
    Acústica

    O projecto de acústica e o ITED/Eléctrico não são obrigatórios em todas as situações. Mas como podem vir incluídos no "pacote" prefiro que elaborem todos, que dá menos azo a "enganos" na obra.
    Gás e Térmica podem ser eventualmente necessários (também como já foi referido acima). Entre 100 a 200€ para o Gás e 250 para a Térmica)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: scarto
  19.  # 19

    Ola boa tarde scarto,

    Este espaço tem licença de utilização?

    Cumprimentos,
  20.  # 20

    Colocado por: C.arqOla boa tarde scarto,

    Este espaço tem licença de utilização?

    Cumprimentos,


    Penso que sim, visto ser uma "loja" que estava para alugar. Mas caso não tenha que tipo de implicações é que isso trás?
 
0.0226 seg. NEW