Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde

Ainda estou a estudar e o meu trabalho de projecto tem de incluir moradias e habitação colectiva de custos controlados.
    A minha principal dúvida é qual o valor de um projecto de custos controlados (em média) pois temos pouco contacto com orçamentos e ninguém faz ideia de quais os materiais mais económicos...neste momento o professor não exige nada relativamente a isolamentos nem eficiência energética, apenas materiais "baratos", no sentido em que não será possivel, por exemplo, usar paineis de allucobond.
    Há colegas a optar por peças de betão pré-fabricadas, modulares, ou estruturas metálicas mas, segundo me apercebi, o que sai mais barato ainda é a construção tradicional em alvenaria com estrutura de betão...estarei correcta?
    Também andei a pesquisar paineis sandwich mas não faço ideia se, em conjunto com uma estrutura metálica, eles serão propriamente baratos...

Muito obrigada desde já por toda a ajuda que me possam fornecer
  2.  # 2

Li algures que a solução de alvenaria não é mais cara de toda...

em zonas pouco sismicas (C e D) poderá sair mais barato...mas não tenho a certeza.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sus@n@
  3.  # 3

Obrigada pela resposta

Não acho que haja limitações referentes a sismos quanto a este projecto portanto acho que posso usar qualquer material que seja barato =)
  4.  # 4

Não entendo a lógica desse professor, pois qualquer projecto que se faça, tem que ter em conta a regulamentação geral dos edifícios, quer seja térmica, acústica, incêndios e resistência. São elementos que estão interligados
  5.  # 5

Obrigada pelo comentário...
    Bem, é um professor de Projecto e como costuma dizer o professor de estruturas "Para cada professor de Projecto há um Mundo próprio com a força da gravidade equivalente, só com os regulamentos que ele gosta e segundo um critério de selecção variável consoante goste mais ou menos do aluno"...mas isso é ele a provocar-nos, embora por vezes tenha razão...

Como ainda estamos numa fase muito inicial do projecto e anda tudo aflito, ele não tem feito muitas exigências, á excepção das dimensões minimas das divisões...quanto a eficiência energética nunca disse nada nem em relação aos regulamentos de térmica, acústica e incêndios...quanto a estruturas sim, temos de fazer qualquer coisa que seja minimamente exequível...
  6.  # 6

Então coloca estrutura em aço galvanizado (LSF) e paredes leves sem isolamento nenhum! :lol:

Vais ver como fica bem mais barato.
  7.  # 7

Sem isolamento nenhum lol...acho que ele se ia rir...tem que ter ao menos umas placazitas fraquinhas de isolamento...ele não exige é que sejam dimensionadas e estudadas...têm é de estar lá e ser minimamente convincentes
    • 1255
    • 28 março 2011

# 8

Também me custa a perceber estes programas da cadeira de projecto quando se estão a "marimbar" para os regulamentos que um Arquitecto tem que dominar no dia a dia.
    1º forma-se um Arquitecto e só depois é que tem o contacto com os regulamentos ????? Nem RGEU; RCCTE; SCIE; PDM's; etc...

Susana, depende da zona do país, mas há sítios em que o mais barato é mesmo a estrutura em betão armado, com lajes em pré-esforçado e alvenarias com tijolo cerâmico. Sem esquecer o básico do isolamento térmico claro.
  8.  # 9

Ah não...RGEU sempre...os outros não entram em projecto, só em instalações e infraestruturas técnicas...também nunca percebi...de qualquer modo muito obrigada pela resposta...a área de intervenção é na Amadora,presumo que se considere o mesmo que se considera para Lisboa quanto a zona sísmica (em estruturas já nos falaram do assunto). De qualquer modo muito obrigada, mais uma vez, pela ajuda, acho que vai ser mesmo essa a minha opção...
    • eu
    • 29 março 2011

# 10

Colocado por: Sus@n@segundo me apercebi, o que sai mais barato ainda é a construção tradicional em alvenaria com estrutura de betão...estarei correcta?

Sim, está correcta: a alvenaria fica em preços ridículos.
    • 1255
    • 29 março 2011

# 11

É claro que se apresentar outro tipo de material e a defender bem o prof. vai gostar mais do que a tradicional alvenaria dupla de tijolo.
    Eles gostam que os alunos inovem. Mas a custos controlados, aí é que está a questão.
  9.  # 12

Obrigada pelo comentário eu...

Sim 1255,estava a fazer esta pergunta exactamente porque achei que alvenaria e betão era muito "normal" mas ainda não consegui descobrir qualquer coisa ao mesmo tempo de custos controlados e mais inovadora...

Vou continuar a pesquisar...paineis sandwich serão demasiado caros em conjunto com uma estrutura em aço e laje mista aço-betão? Não faço a mínima ideia qual é o preço "base" dos paineis para fachadas...
  10.  # 13

Nos últimos anos foram construídos milhares de fogos a custos controlados para habitação social. Aponte para aí a sua pesquisa e poderá ter algumas ideias acerca de métodos construtivos e respectivos custos.

José Cardoso
  11.  # 14

Obrigada pela dica...é o que farei
  12.  # 15

.. pode também pesquisar sobre o tema das alvenarias resistentes ou estrutural.
    http://www.google.pt/search?source=ig&hl=pt-PT&rlz=1G1GGLQ_PT-PTPT256&q=alvenarias+resistentes&btnG=Pesquisa+do+Google&aq=f&aqi=&aql=&oq=

O sistema pode e deve ser complementado por armaduras a inserir nos panos de alvenaria, do tipo Murfor, diminuindo drasticamente a presença de elementos em BA:
    veja aqui a informação técnica, esquemas, detalhes: http://www.biu.pt/products/category/86

Associado a sistemas de lajes de piso/ cobertura leves,(LSF/ madeira) ou não e utilizar lajes préfabricadas, alijeiradas, mistas, etc... veja os apontamentos das aulas de estrutura.

Isto é trabalho de que ano? 3 ou 4?
  13.  # 16

mas vocês andam a estudar o quê? o uso de materiais económicos ou o preço final da construção?

É que se consegue preços finais caros com materiais económicos e preços finais razoáveis com materiais caros. Confusa? (se estiver leia as discussões sobre o custo m2 de construção)
  14.  # 17

.. Paulo Correia, não complique a vida ao estudante ;)
    O professor quer é que os alunos investiguem e proponham soluções...diferentes do habitual. Se possivel até coisas que ele não tenha ouvido falar... e que minimamente tenha hipotese de ser "Low cost".

É claro que um projecto de arquitectura optimizado, eventualmente modular, também ajuda..
  15.  # 18

Colocado por: Pedro Barradas.. Paulo Correia, não complique a vida ao estudante ;)

ohhhh
  16.  # 19

Obrigada a ambos pela contrubuição...
    Pedro, é do 4º ano e vou ver a pesquisa que indicou...fico-lhe muito agradecida...
    Paulo, acho que a ideia é o preço total mas logo à partida devemos usar materiais mais económicos, apesar de ter noção daquilo a que se refere quando fala nessas diferenças pois os professores de estruturas já falaram nesse assunto e deram-nos umas luzes com um exemplo de escolha da classe do Betão, muito elucidativo.
  17.  # 20

Susana,

E a construção de terra? - Adobe e taipa
    E a construção com recurso a pneus carecas e terra no interior (a parede é depois regularizada com argamassa)?
    E a construção com recurso a fardos de palha revestidos?

Porque não vai ao encontro de arquitectura sustentável?

Porque não usa madeira proveniente de outras utilizações (pesquise mais sobre o tema em sites da Austrália)?

0.0160 seg. NEW