Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.

    Sendo a primeira participação neste fórum, quero desde já felicitar todos os participantes, dado o conteúdo pedagógico da maioria dos tópicos; a expressão ideal é mesmo a de que estamos sempre a aprender!

    Ora então, caso possam ajudar, deixo aqui uma situação que me foi dada a conhecer e em que gostaria de ajudar o interessado:

    Num concelho da Beira Baixa foi construída uma moradia em que foi utilizada canalização em "pex".

    Existem duas torneiras de jardim cujo percurso não é feito em "pex", dado que, poucos metros distam do contador da água, junto ao muro exterior.

    Comparar o débito de água entre aquelas torneiras e as existentes no interior da casa (em "pex") é praticamente comparar o dia com a noite... Ou seja, apesar da canalização do exterior ter um diâmetro ligeiramente superior, certo é que no interior da casa a pressão é menos de metade da existente no exterior da casa...

    Qualquer coisa como encher, com as torneiras completamente abertas, um recipiente de um litro no exterior em meia dúzia de segundos e, no interior, demorar mais de vinte segundos...

    A água da rede tem, no local em que se situa a moradia, muitas partículas pretas que se vão acumulando nas torneiras, situação confirmada junto de vizinhos. Contudo, mesmo após uma limpeza às saídas das torneiras, tal diferença de caudal/pressão mantém-se muito acentuada.

    Assim, a minha dúvida é: a canalização em "pex" pode alterar muito a pressão da água em comparação com outro tipo de canalizações? Se sim, qual a diferença?

    Será que a canalização está mal instalada ou existirá um entupimento da mesma? Como é se pode confirmar a situação do entupimento sem grandes demolições?

    Agradeço a V/ ajuda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ffffffff
  2.  # 2

    já reparou se existe um filtro logo a seguir ao seu contador para reter as impurezas? se nao tem devia colocar, com tubagem de canalização em pex, e torneiras de monobloco como penso que devem ser as suas é obrigatório!

    em relaçao à fraca pressão da água, tente enfiar uma guia de electricista pelo pex até à caixa de ligações, pode ser q tenha uma pedra alojada nalguma curva mais acentuada, obstruindo e reduzindo assim a pressão normal do tubo pex, vá fazendo isso por secções.

    alguma dúvida disponha.

    cumps.
  3.  # 3

    Viva Sr Miguel_fr.

    Relativamente ás questões que coloca do tipo de canalização (pex) e do respectivo entupimento, não lhe posso dar uma resposta pois falta-me conhecimento para tal. Mas não se preocupe que alguém o ajudará.

    Lembro-lhe no entanto que a rede de canalizações existente no interior da referida casa pode potenciar "perdas de carga" ao longo do percurso, o que se traduz na perda significativa da pressão de água: diminuição de caudal.
    Não sei se me faço entender, mas repare, é muito diferente um conjunto motor-bomba que debita um determinado caudal, levar esse caudal até 4 ou 5 metros á frente (para o jardim) provavelmente em linha recta, do que fazê-lo no interior da casa onde percorre 10 ou 15metros com redução dos diâmetros das tubagens, angulos de 45 ou 90º, declives, etc.
    Isto não exclui os problemas que sugeriu.

    Espero ter ajudado.

    Um abraço
    •  
      FD
    • 23 setembro 2008

     # 4

    À distância é difícil resolver esses problemas.

    O fluxo é constante dentro de casa? Isto é, a torneira em casa mais próxima do contador tem o mesmo fluxo da mais distante do contador?
    Não existe por aí uma torneira de corte de água mal aberta?
  4.  # 5

    Boa noite.

    Quero agradecer os V/ comentários e sugestões.

    Ora bem, daquilo que me foi dado a conhecer, a pressão no interior da casa é mais ou menos idêntica, seja na cozinha ou wc, sendo que, a cozinha fica mais perto da ligação exterior/contador.

    Já agora, Jack Art, quando refere que é "obrigatório" o filtro após o contador, está a referir-se não a uma norma legal ou regulamentar, mas sim a uma situação a cumprir para o sistema funcione sem problemas, correcto?
    É que, segundo sei, neste momento a instalação não tem esse filtro, mas é intenção colocar já que a água da rede é de muito má qualidade, nomeadamente, pelos resíduos que transporta...

    Cumprimentos.
    •  
      JackArt
    • 25 setembro 2008 editado

     # 6

    Boas,

    Não é obrigatório porque supostamente a água que nos chega ao contador já é filtrada mas há zonas e zonas...
    na minha opnião para evitar situações de obstrução nas tubagens/acessórios e para que todo o sistema funcione na generalidade sem qualquer problema é fundamental o uso de um filtro para retenção de impurezas logo a seguir ao contador, há quem coloque também o filtro antes das ligações dos acessórios, eu prefiro a primeira opção pela praticidade de manutenção.

    se restar alguma dúvida, força.


    Cumps.
  5.  # 7

    Boas
    Você não terá por acaso um estragulamento na tubagem de PEX? Não é invulgar montarem o tubo principal de ligação ás caixas com o mesmo diametro dos tubos de ligação aos aparelhos. Geralmente o principal é de 25 e os dos aparelhos de 16 e eles como não têm lá o tubo, metem tudo igual, ou até os tubos que lá tem serem demasiados pequenos
  6.  # 8

    Para quem conhece o PEX tem um K rugosidade inferior a qualquer material. No caso deve ser melhor para "deixar" passar água.
    Julgo que o Paulo Correia deve ter razão. É importante executar os projectos (mesmo de águas) com especial cuidado.
    Numa moradia gasta mais 2 euros se utilizar diâmetros acima....
  7.  # 9

    Olá,

    Eu tenho um problema similar, mas a canalização da varanda também é em pex. O pex furou-se a temos de substituir.

    Já pedimos vários orçamentos, e recusão-se a dar-los--- alegam que é imprevisivel o tempo e que pode ficar muito caro (um dia inteiro, 2 homens... ).
    Por isso tentamos nós fazer-lo :-) ... tiramos a torneira, destapamos a caixa do pex.... mas o tubo não se move nem 1mm...

    Sabem de alguma web com fotos, onde possamos ficar com uma ideia mais clara do procedimento?

    Desculpem a ignorancia, mas para vermos o tam. dos tubos, é chegar lá e medir o diametro directamente?

    Têm alguma sugestão de como mudar o tubo? um dos problemas que vemos é que teremos de desmontar o lavatório para mudar o tubo :-(

    Um dos problemas que temos, é precisamente termos imensa pressão na varanda e nenhuma dentro de casa... pode ser que esteja estrangulado o tubo (seria estranho, pois a caixa está precisamente no local onde há menos pressão: no WC) ou que não sejam as tais medidas? Como verificamos esta questão?

    Cumprimentos e muito obrigado de antemão,
  8.  # 10

    Colocado por: lapiztiramos a torneira, destapamos a caixa do pex.... mas o tubo não se move nem 1mm...

    Se não se mexe, é porque está esmagado ou apertado algures. Duas soluções: Ou usam mais força, ou terão de substituir o tubo e manga. De qualquer maneira não é trabalho para vocês e os canalizadores tẽm razão. Nâo é possivel calcular o tempo de forma a dar um orçamento. Pode inclusivé ser necessario partir muita coisa ou passar nova tubagem

    Colocado por: lapizDesculpem a ignorancia, mas para vermos o tam. dos tubos, é chegar lá e medir o diametro directamente?

    Sim

    Colocado por: lapizum dos problemas que vemos é que teremos de desmontar o lavatório para mudar o tubo

    Se calhar esse vai ser o menor dos problemas

    Colocado por: lapizUm dos problemas que temos, é precisamente termos imensa pressão na varanda e nenhuma dentro de casa... pode ser que esteja estrangulado o tubo (seria estranho, pois a caixa está precisamente no local onde há menos pressão: no WC) ou que não sejam as tais medidas? Como verificamos esta questão?

    Verificando a pressão em cada ponto para descobrir onde se encontra o estrangulamento. Só a partir dai é que se pode saber o que fazer.

    No fundo tem de ir a cada ponto, desligar o tubo, ligar uma torneira e verificar se a pressão está boa, se estiver, passam para o ponto seguinte. Um dos problemas do PEX é que na montagem, em vez de fazerem a subida para a parede com um pescoço de cavalo (2 curvas suaves), fazem com um curva a 90º e muitas vezes os tubos acabam por ficar dobrados, estrangulando a pressão. è muito grave porque obriga a partir muita coisa
  9.  # 11

    Colocado por: JackArtBoas,

    Não é obrigatório porquesupostamentea água que nos chega ao contador já é filtrada mas há zonas e zonas...
    na minha opnião para evitar situações de obstrução nas tubagens/acessórios e para que todo o sistema funcione na generalidade sem qualquer problema é fundamental o uso de um filtro para retenção de impurezas logo a seguir ao contador, há quem coloque também o filtro antes das ligações dos acessórios, eu prefiro a primeira opção pela praticidade de manutenção.

    se restar alguma dúvida, força.


    Cumps.



    Boas!
    Só quando a gente necessita é que descobre....
    Também ando a precisar de pôr um filtro junto ao contador, porque meia volta, existe uma rotura na rua e agora começaram os problemas com a pressão...
    Já chamei a companhia da água para ir ao contador verificar se esta bloqueado, e entretanto queria aproveitar para também mandar colocar um filtro
    Podem recomendar-me algum?
    Obg
  10.  # 12

    No mínimo um filtro de malha metálica... para evitar a entrada de corpos estranhos..
  11.  # 13

    Os filtros existentes no mercado é em Y que contem uma rede no interior unico acessório para introduzir dentro da caixa de contador, se tiver espaço poderá introduzir um filtro de fosfatos, prevenindo a formação de cálcario que contêm a água
    e que mede de alt. cerca de 40 cm, a melhor solução seria um descalsificador o que obriga a algum investimento.
    A introdução de um filtro no contador não resolve a pressão porque a pressão tem a ver com o caudal e a velocidade da água, poderá solicitar junto dos serviços de águas da Câmara a substituição do seu contador que poderá estar entupido pelo facto de constantes mexidas na tubagem exterior e que acontece frequentemente entrar areias e terra para as mesmas nas roturas da rua. Aproveite para limpar os filtros existentes á saida das torneiras que frequentemente estão entupidos pegue num alicate e com cuidado desaperte-os e limpe essas redes.
    Cumps.
  12.  # 14

    ... se tiver espaço poderá introduzir um filtro de fosfatos, prevenindo a formação de cálcario que contêm a água...
    Cumps.


    Boas

    Queria fazer uma pequena correcção... Não é um filtro de fosfatos, mas sim um doseador de polifosfatos. Trata-se na práctica de um pequeno reservatório que é intercalado na tubagem e tem de ser carregado periodicamente com polifosfatos. Estes vão-se dissolvendo na água que passa, e efectivamente inibem ou diminuem a precipitação de carbonatos nas tubagens.

    Uma alternativa mais eficiente mas mais cara (tanto em instalação como manutenção) é tal como mencionado a instalação de um descalcificador. Este é uma coluna com carga de resina catiónica que retira o cálcio e magnésio presente na água e o substitui por sódio. Dessa forma impede-se a precipitação dos carbonatos na forma de carbonato de cálcio e carbonato de magnésio cuja solubilidade (ao contrário da maioria dos sais) diminui com o aumento de temperatura
    .

    O descalcificador obriga a regenerações periódicas da resina com salmoura (solução saturada de Cloreto de Sódio).

    cumps
  13.  # 15

    Colocado por: lapiz... O pex furou-se a temos de substituir... Por isso tentamos nós fazer-lo :-) ... tiramos a torneira, destapamos a caixa do pex.... mas o tubo não se move nem 1mm...
    (esta já é de Set2008, mas segue resposta na mesma)
    É POR ISTO QUE EU DEIXEI DE USAR PEX há largos anos. O que alegavam que ele tinha de bom (a «substituibilidade») é impraticável.
    O tubo PEX tem tendência a endurecer. Uma das técnicas para desenfiá-lo consiste em aquecê-lo com uma espécie de secador de cabelo para que fique mais mole/flexível.
    Mas depois, mesmo que consiga desenfiá-lo, não há nada que garanta que consegue reenfiar um tubo novo na mesma tubagem...
    • jpd
    • 1 junho 2009 editado

     # 16

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: lapiz... O pex furou-se a temos de substituir... Por isso tentamos nós fazer-lo :-) ... tiramos a torneira, destapamos a caixa do pex.... mas o tubo não se move nem 1mm...
    (esta já é de Set2008, mas segue resposta na mesma)
    É POR ISTO QUE EU DEIXEI DE USAR PEX há largos anos. O que alegavam que ele tinha de bom (a «substituibilidade») é impraticável.
    O tubo PEX tem tendência a endurecer. Uma das técnicas para desenfiá-lo consiste em aquecê-lo com uma espécie de secador de cabelo para que fique mais mole/flexível.
    Mas depois, mesmo que consiga desenfiá-lo, não há nada que garanta que consegue reenfiar um tubo novo na mesma tubagem...


    Então se o PEX não é a melhor solução, qual é a solução que usa actualmente ?

    Qual a melhor solução para quem a qualidade é mais importante que o preço ?
  14.  # 17

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: lapiz... O pex furou-se a temos de substituir... Por isso tentamos nós fazer-lo :-) ... tiramos a torneira, destapamos a caixa do pex.... mas o tubo não se move nem 1mm...
    (esta já é de Set2008, mas segue resposta na mesma)
    É POR ISTO QUE EU DEIXEI DE USAR PEX há largos anos. O que alegavam que ele tinha de bom (a «substituibilidade») é impraticável.
    O tubo PEX tem tendência a endurecer. Uma das técnicas para desenfiá-lo consiste em aquecê-lo com uma espécie de secador de cabelo para que fique mais mole/flexível.
    Mas depois, mesmo que consiga desenfiá-lo, não há nada que garanta que consegue reenfiar um tubo novo na mesma tubagem...




    Boa noite Luís! Não li sequer os comentários anteriores mas; usamos PeX há mais de uma década e jamais tivemos problema algum!! Não falo do dito "substituível" claro mas.. ..é lógico que as pessoas não se podem por a furar à toa!, e por esse mesmo motivo existem zonas especificas, certos alinhamentos etc onde já sabemos que o tubo passou já por causa dessas situações. No que diz respeito ao tubo endurecer.., nunca presenciamos tal situação!, atenção que como em todo o resto à marcas e marcas.. ..


    http://dynamic444.blogspot.com/
  15.  # 18

    Caro Dynamic444
    CORRIJO-ME ! :-)
    O que eu deixei de usar foi o «sistema» PEX («substituível»), com um tubo enfiado dentro de outro, e com aquelas caixinhas medonhas que nunca sabemos onde esconder de forma a ficarem acessíveis.
    Luís
  16.  # 19

    Amigo Luis eu tenho uma solução para tapar as caixinhas medonhas, vou colocar uma foto dentro de minutos...(mais precisamente 1212312 minutos)
  17.  # 20

    As caixinhas podem ficar no fundo do roupeiro. Basta tirar as gavetas e voila... estão perfeitamente acessíveis e ocultas.
 
0.0194 seg. NEW