Colocado por: j cardoso
Não sei se passa ao lado, por cima ou por baixo; é coisa com que não perco tempo e não me preocupa nada, afinal de contas não escolho os meus amigos pela qualificação académica. Aos outros trato-os por senhor, a não ser que façam questão de serem tratados por algum título. Nesse caso será conforme a minha disposição nesse momento, tanto faço a vontade como me faço de surdo, tem dias.
Já que estou com a mão na massa deixe-me dizer-lhe que a mania do tratamento pelo título é apenas um sintoma de uma mentalidade tacanha muito vulgar; não há ainda muito tempo que me desloquei a um serviço público onde tinha uma reunião marcada. Fui acompanhado do meu cliente, um promotor imobiliário que se apresenta sempre irrepreensivelmente vestido, fato de bom corte e gravata. Quando lá chegamos e mesmo tendo sido eu a dizer ao que íamos, a funcionária vira-se para o promotor e diz : Faça favor de entrar Sr. Engenheiro, ao que este respondeu que não era engenheiro. A senhora, embaraçada, pediu desculpa e justificou-se dizendo que a reunião só era possível com a presença do eng.º Cardoso e que, não estando este presente, a reunião teria de ser adiada. Exactamente assim como se não houvesse a mínima possibilidade de ser eu o tal eng.º Cardoso - parece que não estava vestido como tal.
José Cardoso
Colocado por: LiMatosHá pouco tempo, quando fui entregar um projecto para licenciamento, como proprietária, na Câmara Municipal, a funcionária notou que faltava uma assinatura na declaração da Ordem (que exigem). Agarrei na folha e mal pousei a caneta, a dedicada funcionária açambarcou-a porque, segundo ela, eu iria falsificar a assinatura e isso é ilegal. Por sorte, eu tinha uma cópia a mais.
Colocado por: LiMatosHá pouco tempo, quando fui entregar um projecto para licenciamento, como proprietária, na Câmara Municipal, a funcionária notou que faltava uma assinatura na declaração da Ordem (que exigem). Agarrei na folha e mal pousei a caneta, a dedicada funcionária açambarcou-a porque, segundo ela, eu iria falsificar a assinatura e isso é ilegal. Por sorte, eu tinha uma cópia a mais.
exijo que o j cardoso me passe a tratar por Marquês de Monte Nelas.
poiosbrancospermita-me a pergunta, é o quê?
Colocado por: pdavidmarquespermita-me a pergunta, é o quê?
Colocado por: Jorge Rocha
Estamos a falar do português falado ou escrito...afinal existem siglas dr.em cheques e noutros documentos no lugar do nome ou antes do nome,e não existe canalizador por exemplo...trata-se afinal que na nossa sociedade portuguesa está muito tecnocrata,e alguns babam-se até à medula com esses prefixos(penso eu)em vários países dr.só de saúde...e quando alguém chama sr.dr.;pensa-se o quê?Que é doutourado em medicina?Precisa-se saber mesmo se um tipo tem algumas cadeiras de estudo quando se escreve nos documentos essas siglas dr.etc?(não acha exagero?)Ou passa-lhe ao lado?
Colocado por: poiosbrancos
Mas por alguma razão em particular? Roupa? ia com o cabelo no ar, algo?
Colocado por: Italiano Os espanhóis são reputados ordinarões, não são exemplo para ninguém no que diz respeito a lidar com o próximo.Concordo!
Colocado por: adan1ª - Aqui ha uns tempos fui a Madrid beber um copo com uns amigos de lá... No meio da conversa veio esta discussão sobre a questão do doutor em Portugal...LOL!!
Colocado por: Italiano Mas concordo com o exagero que há em Portugal na utilização do "doutor" por parte de quem é apenas licenciado.Há 2 maneiras de ver a coisa:
Colocado por: pdavidmarquespermita-me a pergunta, é o quê?
Colocado por: poiosbrancos
Sou um ser humano, que por acaso tem formação académica em engenharia
Mas não sou Sir, nem professor, nem doutor
Colocado por: Luis K. W.No meu caso, como tenho licenciados na família desde, pelo menos, 1687, mais um menos um... :-)
Colocado por: ? nessa época viviam onde??..em que zona do país
Colocado por: Anonimo16062021
Já imaginou tratar alguém numa obra por sr.trolha,sr.picheleiro,ou sr.ferrageiro?