Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Caro altar sinto muito mas é pelas famílias que já não tem para comer, para medicação e para as coisas básicas. As que ainda não cortaram na tv por cabo, internet, colégios privados, carros de gama média alta não merecem para já a minha solidariedade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1, Anonimo16062021, paulofig
  2.  # 22

Não estou a ver como quem quer que seja me pode obrigar a reduzir em 20% os ordenados dos meus empregados... Mas se isso vier a acontecer, espero que me avisem para eu os aumentar na véspera.Se os ordenados descem, também descem as contribuições para a Segurança Social e para o IRS. E se estes valores descem, onde vão buscar dinheiro para pagar aos Funcionários Públicos?

É fácil: aumentam as taxas de IRS e obrigam a uma retenção mais elevada. Ou criam um novo imposto - algo semelhante À taxa utilizada na FP. Não se preocupe, que a criatividade por aquelas bandas é inesgotável.
  3.  # 23

Nao sei que raio de economistas existem na UE que obrigam os paises a seguirem politicas de restriçao economica, retraindo a economia em vez de a estimular. Um bom exemplo disso e' a Grecia que mesmo com a "ajuda" da FMI entrou em recessao e e' aconselhada a retrair mais a sua pobre (podre?) economia.

"Estimular" a economia é tirar dinheiro do bolso da direita, e passá-lo para o bolso da esquerda - que por azar até está furado.
  4.  # 24

Caro J. Fernandes, a questao nao e' perceber o estado em que estamos, porque isso sabemos. A questao e' saber se ha' outras solucoes. Por exemplo lancei a ideia (provalvemente sem cabimento) de sair da UE e o jorgferr ate' consegui demonstrar alguma viabilidade. Mas isto sou eu que nao sou economista (nem tenho bases para tal) a tentar dar ideias. E nao acredito que todos os economistas do mundo (pelo menos da Europa) pensem que o se esta' a seguir a melhor soluçao. Deve de haver alternativas bem viaveis. Sao essas alternativas que gostaria de ouvir.

Mas qual "alguma viabilidade" ? Se já não consegue pagar a dívida agora, como pagará se ela aumentar 20 ou 30%, por um mero movimento contabilístico, e os juros duplicarem? E isto, admitindo que alguém nos emprestaria dinheiro....
  5.  # 25

Respondendo à questão inicial...não sei e estou preocupada. Se fosse hoje não teria construído a minha casa, que adoro e que posso perfeitamente pagar...hoje. Mas se continuarem os cortes na FP (que tantos por aqui apludem!) talvez tenha de mudar radicalmente o meu estilo de vida (já reduzi muito o consumo) e não, não acho justo que tenha de o fazer.
    E mais uma vez me espanta a apologia do "não se queixem que ainda há gente pior". Pois há, haverá sempre...e é isso razão para ficarmos felizes?!
  6.  # 26

Colocado por: becasRespondendo à questão inicial...não sei e estou preocupada. Se fosse hoje não teria construído a minha casa, que adoro e que posso perfeitamente pagar...hoje. Mas se continuarem os cortes na FP (que tantos por aqui apludem!) talvez tenha de mudar radicalmente o meu estilo de vida (já reduzi muito o consumo) e não, não acho justo que tenha de o fazer.
    E mais uma vez me espanta a apologia do "não se queixem que ainda há gente pior". Pois há, haverá sempre...e é isso razão para ficarmos felizes?!

A questão não é haver gente pior, a questão é saber a quem se pode exigir mais sacrifícios. Ninguém fica feliz com isso..

Acho curioso dizer que se continuarem os cortes na FP terá que mudar de estido de vida, imaginava-a a dizer que teria que mudar para o privado... mas ainda não vale a pena não é..
  7.  # 27

Colocado por: Rui A. B.

A questão não é haver gente pior, a questão é saber a quem se pode exigir mais sacrifícios. Ninguém fica feliz com isso..

Acho curioso dizer que se continuarem os cortes na FP terá que mudar de estido de vida, imaginava-a a dizer que teria que mudar para o privado... mas ainda não vale a pena não é..

Se no privado houver emprego para uma pessoa com as minhas qualificações (doutoramento em literatura comparada e 20 anos de experiência no ensino superior), avise-me que mudo já. Ah, e no interior do país...mas tb podemos fechar a fatia de país mais cá para dentro, ou transformar isto numa reserva de índios...
  8.  # 28

Colocado por: becas

Se no privado houver emprego para uma pessoa com as minhas qualificações (doutoramento em literatura comparada e 20 anos de experiência no ensino superior), avise-me que mudo já. Ah, e no interior do país...mas tb podemos fechar a fatia de país mais cá para dentro, ou transformar isto numa reserva de índios...

Msm que houvesse essa vaga ganharia menos de 2000 brutos. Será que não ganha mais no público? pergunto apenas por curiosidade atenção.
  9.  # 29

Colocado por: jorgferr

Msm que houvesse essa vaga ganharia menos de 2000 brutos. Será que não ganha mais no público? pergunto apenas por curiosidade atenção.

Porque é que ganharia menos de 2000 brutos? Só por curiosidade, claro...
    E sim, ganho mais que 2000 brutos, o meu vencimento (para já) é de 2000 euros líquidos porque pertenço ao quadro (tive sorte).
  10.  # 30

A questão é que a vaga (quase de certeza) não há. Por isso, como saber quanto seria remunerada se houvesse?
  11.  # 31

Colocado por: luisvv"Estimular" a economia é tirar dinheiro do bolso da direita, e passá-lo para o bolso da esquerda - que por azar até está furado.

Ahahahaha os tipos do BPN eram de esquerda?Ahahahahaha então os n/impostos que pagam as constantes roubalheiras no BPN são dos bolsos da direita?Ahahahahaha
  12.  # 32

Colocado por: becas

Porque é que ganharia menos de 2000 brutos? Só por curiosidade, claro...
    E sim, ganho mais que 2000 brutos, o meu vencimento (para já) é de 2000 euros líquidos porque pertenço ao quadro (tive sorte).

Não sou eu que faço as regras de mercado....falo-lhe nesses valores porque são os normais hoje em dia para essa experiência quandos se muda de emprego no privado. Já disse aqui, alguém a fazer o que eu faço há 10 anos com a mesma experiência ganhava mais 50% do que eu ganho. Tenho colegas que tiveram de mudar de emprego porque as empresas fecharam (faliram ou foram despedidos) e estão a ganhar menos 30% do que ganhavam antes.
  13.  # 33

Jorge Rocha,

E você a dar-lhe com o BPN. Ainda não se convenceu que o sarilho com o BPN, arranjou-o quem o nacionalizou, porque tudo o resto é um caso para os tribunais resolverem?
  14.  # 34

Colocado por: J.FernandesJorge Rocha,

E você a dar-lhe com o BPN. Ainda não se convenceu que o sarilho com o BPN, arranjou-o quem o nacionalizou, porque tudo o resto é um caso para os tribunais resolverem?

Estou sempre a dar-lhe porque muita gente pretende que isto fique em águas de cacalhau,e a culpa fique solteira...
    O sarilho do BPN foi feito por quem roubou e não por quem nacionalizou...ao contrário do que afirma...aliás continuo a dizer a propósito dos tais de esquerda que tiram o dinheiro do bolso dos da direita...O Oliveira&Costa não era um tipo da esquerda...O dias Loureiro não é de esquerda...o Isaltino não é de esquerda,o Valentim não é de esquerda...o Rendeiro do BPP não é de esquerda...aliás teve um grande apoio do estado devido à sua roubalheira...quer mais promenores para dar mais a entender que o que dizem de esquerda ou direita é tudo uma grande treta?
  15.  # 35

Para mais não digo sobre benefícios fiscais sem impostos ok?
  16.  # 36

Colocado por: Jorge RochaO sarilho do BPN foi feito por quem roubou e não por quem nacionalizou...

O sarilho do BPN foi feito por "quem roubou". Até ai as pessoas metidas no sarilho eram as que lá tinham investido o dinheiro.

Quando nacionalizaram o BPN passaram o sarilho para os contribuintes portugueses com a desculpa "tinha de ser".

Certo?
  17.  # 37

Pela última vez sobre o tema BPN, assunto que já me chateia:

Os do BPN responsáveis pela roubalheira, devem ser julgados e punidos pela justiça e deveriam pagar até ao último tostão os prejuízos que causaram.

Quem nacionalizou o BPN, no fundo nacionalizou a dívida, tornando-nos a todos responsáveis por ela, sem nos perguntar nada.

Se não tivessem nacionalizado que aconteceria? Os depositantes eram indemnizados até a um certo montante pelo fundo de garantia de depósitos e quem tivesse que perder dinheiro perdia-o. Assim, eu e outros milhões de portugueses que nunca tiveram nada a ver com o BPN, é que vamos ter de pagar a factura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021
  18.  # 38

Colocado por: Jorge Rocha
    E.aliás continuo a dizer a propósito dos tais de esquerda que tiram o dinheiro do bolso dos da direita...O Oliveira&Costa não era um tipo da esquerda...O dias Loureiro não é de esquerda...o Isaltino não é de esquerda,o Valentim não é de esquerda...o Rendeiro do BPP não é de esquerda...aliás teve um grande apoio do estado devido à sua roubalheira...quer mais promenores para dar mais a entender que o que dizem de esquerda ou direita é tudo uma grande treta?

Não, a sério, está mesmo a dizer que só a direita é que rouba?
  19.  # 39

Colocado por: J.FernandesOs do BPN responsáveis pela roubalheira, devem ser julgados e punidos pela justiça e deveriam pagar até ao último tostão os prejuízos que causaram.

Quem nacionalizou o BPN, no fundo nacionalizou a dívida, tornando-nos a todos responsáveis por ela, sem nos perguntar nada.

Nem mais!
  20.  # 40

Pois , mas uma coisa é certa , uns foram responsaveis pela robalheira, outros nacionalizaram, e nos os ceguinhos vamos alternando o poder , ora agora os da robalheira , ora agora os da nacionalizacao, e responsabilidades nimguem as tem , nos todos pagamos que somos uns gajos porreiros...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso

0.0219 seg. NEW