Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Deixem -me ver se compreendo o vosso raciocínio:

- Um grupo de indivíduos aproveita as anteriores ligações ao poder para pôr de pé um gigante com pés de barro.
    - pelo caminha beneficia algumas figuras ligadas ao poder; 150% em 2 anos? Fosse com outro e muitas vozes se levantariam
    - durante a existência desse "gigante" roubam o que podem
    - o governo, quanto a mim mal, assume os prejuízos em nome de todos
    - descoberta a marosca prende-se um (se não estou em erro) e nada se faz em relação aqueles que directa ou indirectamente lucraram com a situação - cerca de 150% em dois anos para alguns "escolhidos".

O principal alvo das críticas é o governo? Bolas, escapa-me qualquer coisa. A não ser que ... pois, é mais um daqueles casos em que a exigência de rigor se aplica apenas aqueles de quem não gostamos. Ou, como dizia o outro, eu sei que eles são uns f.... da p..., mas são os nossos f.... da p...

José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nbastos, Jorge Rocha
  2.  # 42

Colocado por: danobrega

O sarilho do BPN foi feito por "quem roubou". Até ai as pessoas metidas no sarilho eram as que lá tinham investido o dinheiro.

Quando nacionalizaram o BPN passaram o sarilho para os contribuintes portugueses com a desculpa "tinha de ser".

Certo?

+-
  3.  # 43

Colocado por: J.FernandesPela última vez sobre o tema BPN, assunto que já me chateia:

A mim não me chateia...antes pelo contrário,convém chatear e bem.

Colocado por: J.FernandesOs do BPN responsáveis pela roubalheira, devem ser julgados e punidos pela jus

Até os maiores delinquentes metidos neste assunto o dizem.

Colocado por: J.FernandesQuem nacionalizou o BPN, no fundo nacionalizou a dívida, tornando-nos a todos responsáveis por ela, sem nos perguntar nada.

Perguntar a quem ao Passos Coelho ou à Belha?Se perguntarem ao Cavaco ele secalhar estaria absolutamente de acordo não?

Colocado por: J.FernandesSe não tivessem nacionalizado que aconteceria? Os depositantes eram indemnizados até a um certo montante pelo fundo de garantia de depósitos e quem tivesse que perder dinheiro perdia-o. Assim, eu e outros milhões de portugueses que nunca tiveram nada a ver com o BPN, é que vamos ter de pagar a factura.

Estou mais pelo pedido de falência dessa empresa(BPN)
  4.  # 44

Colocado por: j cardosoO principal alvo das críticas é o governo? Bolas, escapa-me qualquer coisa. A não ser que ... pois, é mais um daqueles casos em que a exigência de rigor se aplica apenas aqueles de quem não gostamos. Ou, como dizia o outro, eu sei que eles são uns f.... da p..., mas são os nossos f.... da p...

O principal alvo das minhas críticas será sempre aquele que me prejudica. Ora como não tenhotinha um cêntimo no BPN...

Agora, daqui não pode saltar para a conclusão eu gosto dos que andaram a fazer aldrabices no BPN... Na verdade o seu raciocínio é que vai ao encontro de ajudar os tais **** que andaram a ganhar 150% em 2 anos, visto que se BPN não fosse nacionalizado seriam esses que seriam prejudicados.
  5.  # 45

Colocado por: AugstHillNão, a sério, está mesmo a dizer que só a direita é que rouba?

Não percebeu o contexto das minhas afirmações...terá que andar para trás e perceber.
  6.  # 46

daqui não pode saltar para a conclusão eu gosto dos que andaram a fazer aldrabices no BPN.

Não afirmei isso.

se BPN não fosse nacionalizado seriam esses que seriam prejudicados.

Poderiam ser mas não seriam porque puderam retirar o capital a tempo. Afinal de contas os amigos são para as ocasiões e que me avisa meu amigo é. Literalmente.

José Cardoso
  7.  # 47

Colocado por: Jorge Rocha
    Não percebeu o contexto das minhas afirmações...terá que andar para trás e perceber.

Pois, se calhar perdi-me, a ver se me encontro, afinal é só o PSD que rouba? Ou só o PS é que não rouba?
  8.  # 48

Colocado por: AugstHillPois, se calhar perdi-me, a ver se me encontro, afinal é só o PSD que rouba? Ou só o PS é que não rouba?

Se observar os comentários anteriores;poderá constactar que para alguns aqui no fórum;só a esquerdalhada é que rouba à direitalha...que não se verifica(defendo eu)tudo rouba minha gente.
  9.  # 49

Colocado por: j cardoso- Um grupo de indivíduos aproveita as anteriores ligações ao poder para pôr de pé um gigante com pés de barro.
    - pelo caminha beneficia algumas figuras ligadas ao poder; 150% em 2 anos? Fosse com outro e muitas vozes se levantariam

Tudo consequência da promiscuidade entre negócios privados e poder público. Em Portugal temos campo fértil para estas coisas. O Estado está metido em tudo, é tentacular.
    Enquanto não se reduzir o peso do Estado com privatizações a sério, e se acabar com muitos subsídios e linhas de crédito a empresas, não acredito que as coisas melhorem.
  10.  # 50

Se no privado houver emprego para uma pessoa com as minhas qualificações (doutoramento em literatura comparada e 20 anos de experiência no ensino superior), avise-me que mudo já. Ah, e no interior do país...mas tb podemos fechar a fatia de país mais cá para dentro, ou transformar isto numa reserva de índios...

Pode sempre pós-graduar-se em design de praias artificiais, ou então procurar rentabilizar essa formação.

Deixem -me ver se compreendo o vosso raciocínio:
    - Um grupo de indivíduos aproveita as anteriores ligações ao poder para pôr de pé um gigante com pés de barro.
    - o governo, quanto a mim mal, assume os prejuízos em nome de todos
    - descoberta a marosca prende-se um (se não estou em erro) e nada se faz em relação aqueles que directa ou indirectamente lucraram com a situação - cerca de 150% em dois anos para alguns "escolhidos".
    O principal alvo das críticas é o governo? Bolas, escapa-me qualquer coisa. A não ser que ... pois, é mais um daqueles casos em que a exigência de rigor se aplica apenas aqueles de quem não gostamos. Ou, como dizia o outro, eu sei que eles são uns f.... da p..., mas são os nossos f.... da p...

O que lhe escapa é isto: o governo pegou num problema de determinadas pessoas e tornou-o de todos.
    Os outros roubaram? Sim senhor, problema deles e de quem foi roubado - problema a resolver pela justiça.
  11.  # 51

O que lhe escapa é isto: o governo pegou num problema de determinadas pessoas e tornou-o de todos.

Sei que sou desatento mas desta vez não foi caso, não me escapou. Acontece que na minha opinião a prioridade devia ser castigar os criminosos. Não vejo clamor a exigir justiça no caso em questão nem vejo investigada a possibilidade de se terem verificado irregularidades em actos que beneficiaram claramente personalidades com ligações políticas a esses senhores. O que vejo é um lado do espectro político - para facilitar vamos dizer a direita - a criticar a forma como o governo agiu mas sem fazer qualquer referência aos crimes em si ou aos autores dos crimes e sem questionar comportamentos que no mínimo deviam ser esclarecidos só porque poderão pôr em causa alguma "vaca sagrada"; do outro lado - digamos que a esquerda - a tentar pateticamente justificar uma decisão injustificável do governo. Ou seja, entre uns e outros vejo hipocrisia, política rasca e partidarite aguda.

Enquanto não se reduzir o peso do Estado com privatizações a sério, e se acabar com muitos subsídios e linhas de crédito a empresas, não acredito que as coisas melhorem.

Aqui terá de ser mais explícito, pelo menos para mim. O que é que as privatizações têm a ver com este caso?
    Por outro lado se as coisas se passassem assim temo que alguns dos que se intitulam "liberais" seriam dos primeiros a protestar contra a falta de incentivos do estado que, apesar de tudo, acham até justificáveis quando se destinam a eles.

José Cardoso
    •  
      MRui
    • 5 abril 2011

# 52

Colocado por: altarSerá que vamos conseguir pagar as nossas casas, os nossos carros, etc... num cenário negro desses ?

Se calhar nem as torradeiras.
    O paraíso dos créditos estava a ser tão bom, não foi?
  12.  # 53

Sei que sou desatento mas desta vez não foi caso, não me escapou. Acontece que na minha opinião a prioridade devia ser castigaros criminosos. Não vejo clamor a exigir justiça no caso em questão nem vejo investigada a possibilidade de se terem verificado irregularidades em actos que beneficiaram claramente personalidades com ligações políticas a esses senhores.

De novo, creio que confunde os planos. O caso do BPN, nos seus contornos aparentemente criminais, preocupa-me tanto como me preocupariam outros crimes. Não vejo aliás especial motivo para mais "clamores" neste caso que noutros.
    Neste caso, o que motiva especiais clamores é terem ido ao nosso bolso - tornando o BPN um problema de todos. ( e nem vale a pena invocar aqui questões de princípio, que isso de ser liberal é mal visto por cá..)

O que vejo é um lado do espectro político - para facilitar vamos dizer a direita - a criticar a forma como o governo agiu mas sem fazer qualquer referência aos crimes em si ou aos autores dos crimes e sem questionar comportamentos que no mínimo deviam ser esclarecidos só porque poderão pôr em causa alguma "vaca sagrada"; do outro lado - digamos que a esquerda - a tentar pateticamente justificar uma decisão injustificável do governo. Ou seja, entre uns e outros vejo hipocrisia, política rasca e partidarite aguda.

Se se refere aos agentes políticos, não é exactamente assim. Em bom rigor, nenhum dos partidos se opôs à nacionalização - e as críticas decorrem mais da forma como o processo tem sido gerido (os atrasos, os encobrimentos, as mentiras).
    Se se refere ao forum, vejo que há uma espécie de Benfica-Porto na avaliação de toda a acção do Governo, pelo que este é apenas mais um caso.

Aqui terá de ser mais explícito, pelo menos para mim. O que é que as privatizações têm a ver com este caso?Por outro lado se as coisas se passassem assim temo quealgunsdos que se intitulam "liberais" seriam dos primeiros a protestar contra a falta de incentivos do estado que, apesar de tudo, acham até justificáveis quando se destinam a eles.

Essa frase não é minha - embora concorde com a ideia, claro. Quanto aos "liberais", o j cardoso insiste muito nisso, mas não vejo ninguém que se intitule liberal, até porque isso por estas bandas é insulto. Quanto à falta de incentivos (cuja exigência é aliás um desporto nacional).

Quanto à ideia propriamente dita, é simples: a presença ou incentivo do Estado serve geralmente para distorcer mercados - para tornar rentáveis negócios que não o seriam de outra forma (o que indicia falta de utilidade, ou desadequação dos serviços ou bens), desviando para esse efeito recursos que poderiam ser aplicados em bens ou serviços mais úteis e desejados. Tudo sob a ilusão de que "o Estado deve apoiar/promover/incentivar a actividade indispensável de..(introduza aqui a actividade à sua escolha)".
  13.  # 54

Colocado por: luisvvDe novo, creio que confunde os planos. O caso do BPN, nos seus contornos aparentemente criminais,

Aparentemente criminais?Ahahahaha

Colocado por: luisvvpreocupa-me tanto como me preocupariam outros crimes.

Quais?Os crimes de passar uma caixa de robalos ao outro?

Colocado por: luisvvNão vejo aliás especial motivo para mais "clamores" neste caso que noutros.

Realmente não é motivo para mais clamores sobre este problema...foram só uns milhões que influiram no pib de um país,e ainda por cima temos que pagar por isso e de que maneira.

Colocado por: luisvvNeste caso, o que motiva especiais clamores é terem ido ao nosso bolso - tornando o BPN um problema de todos.( e nem vale a pena invocar aqui questões de princípio, que isso de ser liberal é mal visto por cá..)

Mal visto por cá por quem costuma preocupar-se só com os seus botões.

Colocado por: luisvvEm bom rigor, nenhum dos partidos se opôs à nacionalização

Parece-me que o PCP se queixou de que só nacionalizavam os prejuisos.

Colocado por: luisvvSe se refere ao forum, vejo que há uma espécie de Benfica-Porto na avaliação de toda a acção do Governo, pelo que este é apenas mais um caso.

Também há do Sporting.

Colocado por: luisvvinsiste muito nisso, mas não vejo ninguém que se intitule liberal, até porque isso por estas bandas é insulto.

É capaz de ser verdade...um ladrão não gosta que o chamem ladrão em praça pública.

Colocado por: luisvvpara tornar rentáveis negócios que não o seriam de outra forma (o que indicia falta de utilidade, ou desadequação dos serviços ou bens), desviando para esse efeito recursos que poderiam ser aplicados em bens ou serviços mais úteis e desejados.

Não há dúvida que meter dinheiro nas escolas privadas para elas se aguentarem,idicam falta de utilidade não?

Colocado por: luisvvTudo sob a ilusão de que "o Estado deve apoiar/promover/incentivar a actividade indispensável de..(introduza aqui a actividade à sua escolha)".

Alguns até não queriam nacionalizar o BPN...queriam privatizá-lo,mas com apoio do estado...ahahahahaah
  14.  # 55

Jorge Rocha,

Você conseguiria fazer um comentário em que não chamasse labregos, ladrões e outros qualificativos às pessoas?

E consegue também arranjar outro argumento que não seja o BPN?
  15.  # 56

Colocado por: J.FernandesVocê conseguiria fazer um comentário em que não chamasse labregos, ladrões e outros qualificativos às pessoas?

Sabe?Habituei-me e estou viciado em estar sempre observando os nomes que o PSD chama a Sócrates...sempre dando apenas ideias a Portugal sobre o carácter de Sócrates,e observando esta pose do PSD;observo a meu entender que quem siga este partido(PSD)atrás dos nomes que o PSD profere...mentiroso,hipócrita,corrupto,etc...sem qualquer rigor concreto,penso que se tratam apenas de labregos que enxergam muito pouco sobre estes ataques e votam neles.

Colocado por: J.FernandesE consegue também arranjar outro argumento que não seja o BPN?

Consigo arranjar os argumentos que quiser onde os beneméritos de roubalheira sejam do PSD tais como BPP...mas estes são os que devem ser mais badalados para a culpa não ficar solteira com o esquecimento...aliás membros destacados desse partido(PSD)são os maiores responsáveis da roubalheira que tem atrasado Portugal e de que maneira,e as esferas do PSD pouco ou nada referem esse assunto,como partido que pretebde governar,apenas refere casos em que o Sócrates mente,o Freeport,corrupto etc...mas nada de concreto se vislumbra nas opiniões deste partido(PSD)que apenas olha para os outros e não olha para o seu umbigo,que é onde se fizeram as maiores tramoias monetárias do século 20/21.
  16.  # 57

Vamos conseguir pagar as casas?
    o tema da discussão nao deveria ser assim: vamos continuar sem conseguir pagar as casas?
    • Ed-l
    • 10 abril 2011

# 58

A função pública estava mimada, e agora vai doer, aceitar ordenados mais baixos não é fácil mas reparem, qualquer funcionário no privado trabalha 40 horas semanais não 35, não têm direito a reforma antes dos 65 anos, não têm a ADSE que comparticipa desde consultas a óculos, e até operações estéticas (ao ponto que isto chegou), emprego garantido para a vida, progressão na carreira automaticamente mesmo sendo um imcompetente, enfim muita coisa andou mal e têm de mudar no público e no privado. Teremos de ser mais produtivos, mais flexiveis, atentos e interessados na vida do nosso país e não deixar andar. Alguém se preocupa em pedir fatura sempre que paga um serviço onde o IVA se encontra incluído? Poucos o mais certo é o valor do iva do almoço, lanche ir parar ao bolso do empresário assim como os 25% do IRC. Mudem-se mentalidades muda-se o país.
    • ram
    • 10 abril 2011 editado

# 59

Colocado por: Jorge Rocha
    Ahahahaha os tipos do BPN eram de esquerda?Ahahahahaha então os n/impostos que pagam as constantes roubalheiras no BPN são dos bolsos da direita?Ahahahahaha

A nacionalização do BPN, neste contexto, só serve para desviar a atenção de um problema gravíssimo para uma trica irrelevante. Vejamos:

O dinheiro que foi enterrado no BPN é muito dinheiro. Já se fala em 4600 milhões de euros. Corresponde a cerca de duas ligações ferroviárias Lisboa-Madrid, a uns 12 submarinos ou a 2x o orçamento do ministério da defesa. É muito dinheiro.

Contudo, corresponde também a menos de 3% do orçamento de estado para 2011. Nos dias de hoje, corresponde também a cerca de 3% da dívida soberana. Se olharmos para o problema vamos reparar que na última operação de crédito já foi dito que Portugal precisa urgentemente de contrair uma dívida de 15000 milhões de euros. Ou seja, só as necessidades urgentes de crédito do nosso estado são mais do triplo do dinheiro enterrado no BPN.

Sabendo isso, não pode haver dúvidas. O caso do BPN é certamente um caso de polícia e certamente mexe muito dinheiro. Contudo, no domínio do problema das contas públicas este caso é perfeitamente irrelevante. É irrelevante o BPN, os submarinos, o TGV, o novo aeroporto... É tudo irrelevante. O problema não é esse, é outro. É um problema sistémico, da gestão das contas públicas. Quando se falava na obsessão pelo défice falava-se neste mesmo problema, e como nenhum partido se preocupou com o problema então agora temos de safar isto à força, por muito que nos custe.
  17.  # 60

Colocado por: Ed-lA função pública estava mimada, e agora vai doer, aceitar ordenados mais baixos não é fácil mas reparem, qualquer funcionário no privado trabalha 40 horas semanais não 35, não têm direito a reforma antes dos 65 anos, não têm a ADSE que comparticipa desde consultas a óculos, e até operações estéticas (ao ponto que isto chegou), emprego garantido para a vida, progressão na carreira automaticamente mesmo sendo um imcompetente, enfim muita coisa andou mal e têm de mudar no público e no privado. Teremos de ser mais produtivos, mais flexiveis, atentos e interessados na vida do nosso país e não deixar andar. Alguém se preocupa em pedir fatura sempre que paga um serviço onde o IVA se encontra incluído? Poucos o mais certo é o valor do iva do almoço, lanche ir parar ao bolso do empresário assim como os 25% do IRC. Mudem-se mentalidades muda-se o país.

Já parece um disco riscado este tipo de argumentação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sandrairs

0.0245 seg. NEW