Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.

Antes de mais quero agradecer a todos os participantes que alimentam e enriquecem este fórum de extrema utilidade.

Expondo a minha situação:
    Sou mais um dos arrependidos que tem na sua casa os estores interiores, não encontro vantagens para o mesmo (se encontrarem avisem) mas por outro lado tem uma grande desvantagem. No verão o sol atravessa as vidraças e bate directamente nos estores (cinza rato) e estes aquecem tanto que evitamos de lhes tocar. Como devem compreender esta situação leva a um aumento de temperatura no interior da casa que poderia ser evitado se estes estivessem do lado de fora.

Contudo e de forma a minimizar este comportamento térmico estou a pensar em investir numas cortinas de rolo, não totalmente opacas mas que deixem passar luz, no entanto estas serão a primeira barreira para os raios de sol, acredito q com isto crie uma segunda "caixa de ar" e baixar assim a temperatura dos estores.

Tenho receio que o investimento versus resultado não seja do meu agrado.

Podem ajudar?
      estores-rolo.jpg
  2.  # 2

Não me parece que vá fazer diferença... Eu tb pertenço ao clube dos arrependidos, sendo que tenho apenas black-outs e não estores.
    O que ando a ponderar é a colocação de telas exteriores, mas ainda não tenho opiniões sobre o assunto.
  3.  # 3

Malta dêm as vossas opiniões por favor...

becas, realmente a situação é semelhante pk aqueles estores de aluminio pouca ou nenhuma diferença têm de um backout, já agora que tipo de tela exterior está a pensar colocar?
  4.  # 4

Tem de colocar.. mas é do lado de fora (exterior). Sem a protecção exterior, não lhe vai adiantar de nada.
  5.  # 5

telas exteriores só estou mesmo a ver colocação de toldos. quando falas em estores interiores falas e screen???
  6.  # 6

os estores interiores são exactamente iguais aos que se colocam no exterior, aluminio e com buracos no meu caso são eléctricos.

uma coisa estranha q senti no primeiro dia foi a sensação de estar fora de casa mas dentro de casa, isto é olho p um lado vejo estores fechados olho p o outro vejo estores, n via uma unica janela... foi estranho mas habituei-me.

a minha ideia de colocar cortinas de rolo no interior seria não só para ganhar privacidade uma vez q só tenho os estores e outra seria cortar com o impacto directo do sol nos estores de aluminio.
  7.  # 7

Colocado por: Pedro BarradasTem de colocar.. mas é do lado de fora (exterior). Sem a protecção exterior, não lhe vai adiantar de nada.

Ora nem mais. A gastar dinheiro, que seja para resolver as coisas.
    Para casas já construídas costuma ser mais fácil a instalação de estores tipo "brisa solar".
  8.  # 8

9.  # 9

Obrigada pelas referências, uma delas já tinha visto mas as outras não.

Quando pensei em telas exteriores, seriam mesmo telas de sombreamento e não toldos, como se vê aqui:
    http://www.estoresvitoria.com/index.php?link=produtos&id_prod=42
    http://www.represtor.com/telas_ext_sombreamento.asp

A solução de colocar estores brise soleil está a ser equacionada, mas não me parece de muito fácil aplicação devido à arquitectura da fachada (existência de guardas e ausência de espaço para as caixas) ...
    Já as telas parecem-me muito mais simples de aplicar (exigem muito menos espaço) e por isso gostaria de saber se são eficazes no controlo térmico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: novais77
  10.  # 10

Essas telas, são bonitas..... são, a meu ver carissimas... cerca de 1000€/ janela... com fornecimento, montagem e motorização eléctrica.
  11.  # 11

Na verdade qualquer que seja a solução adoptada, se for no interior nunca terá o mesmo resultado do que a aplicação no exterior, contudo não altera a arquitectura da moradia, e neste momento não sei qual é o impacto visual de uma alteração deste tipo.

No entanto agradeço os links uma vez que não está completamente fora de questão colocar as "brisas solares".
  12.  # 12

Colocado por: Pedro BarradasEssas telas, são bonitas..... são, a meu ver carissimas... cerca de 1000€/ janela... com fornecimento, montagem e motorização eléctrica.

Irra! Bem, preparemo-nos para mais um Verão tórrido...não há orçamento nem este ano nem nos que hão-de vir...
  13.  # 13

Vivam,

Apesar do resultado final não ser o por mim desejado, melhorar o comportamento termico da casa uma vez que tenho estores interiores de aluminio, vou proceder à instalação das cortinas de rolo, isto porque estas vão substituir os tradicionais "cortinados" contribuíndo assim para a nossa privacidade mas deixando passar a luz de um cortinado normal.

De qualquer forma gostava de saber se existe alguém com os mesmos problemas e como os resolveu, não optando pelas soluções exteriores.
  14.  # 14

Pode sempre colocar uma película reflectora nos vidros, reduz pelo menos 30% a 40% da temperatura
  15.  # 15

Viva pessoal.

Desenterrando este assunto, ontem fui a um representante da BANDALUX, e este apresentou-me umas cortinas técnicas Polyscreen, as quais tem dos melhores resultados em comportamentos termicos, contudo aguardo o orçamento das mesmas.

em termos termicos posso esperar alguma melhoria? é que pelo exterior já me informei e sei que não posso fazer grandes alterações uma vez que é uma moradia em banda e devo manter a coerência com as restantes casas.

Películas para vidros aconselham???
  16.  # 16

Caro ZOOlander,

A película de vidro é uma óptima solução.

Falo de experiência própria.
  17.  # 17

Onde anquiriu as suas? aplicou-as sozinho ou contratou uma empresa para esse efeito?
    aplicou no vidro interior ou exterior?
    tem medições do antes e depois das películas?

Peço desculpa por tantas perguntas mas tenho alguma curiosidade no assunto.

Já coloquei as cortinas, e tal como o colega becas afirmou de pouco valeu, melhorou alguma coisa mas não o suficiente, felizmente as cortinas não tinham este como o principal objectivo mas sim conferir privacidade, uma vez que durante o dia nada se vê para o interior e durante a noite a unica coisa que vemos é mm o pontos luminosos dos candeeiros porque o resto é apenas vultos.
    • becas
    • 17 agosto 2011 editado

# 18

Sou abecas, eh eh!
    Quanto às películas de vidro, devo deduzir que de Inverno também vai diminuir a transmissão de calor para o interior, certo?
    É que por cá temos dois meses de Verão e dez de Sibéria...não quero comprometer o aquecimento natural que os grandes vãos de vidro (planitherm) permite nos meses mais frios, quando há sol.
  18.  # 19

Peço desculpa abercas :)

É verdade estamos bastante preocupados com o calor do Verão quando passamos a maior parte do tempo em meses de frio (Viseu).

O ideal era ter uma arvore de folha caduca q proteja no verão e deixe passar a luz no inverno, essa era a solução ideal.
  19.  # 20

Somos quase vizinhos! Mas a minha cidade ainda bate Viseu aos pontos no Inverno... com menos chuva, é certo!
    A árvore, no meu caso, tinha de ser mesmo muito alta - também não serve...
    O que fazemos, e resulta na esmagadora maioria dos dias (noites), é abrir completamente as portadas mal o sol se põe.

0.0202 seg. NEW