Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

caro luis kw
    o raciocínio de que o dinheiro não é nosso ultrapassa-me completamente.
    e o paternalismo bacoco do 'já lhe foi explicado' diz muito sobre o vazio dos argumentos.
    sabe por acaso o que é o pib? por acaso acha que o país não produz riqueza? acha que o país só produz produtos? que não produz serviços? que quando trabalho o meu trabalho (e o seu) vale tão pouco que quem paga vai pedir dinheiro empestado, pq não produzimos riqueza, bens e serviços transaccionáveis?
    compro preferencialmente português. mais do que imagina. mas preferencialmente, não fundamentalmente. da mesma forma que você não conduz um umm, pois não?
    mas concordo plenamente com uma coisa que disse: toca a trabalhar!
  2.  # 22

Colocado por: noves fora, não fundamentalmente. da mesma forma que você não conduz um umm, pois não?
    Azar. Tive DOIS UMM. E você ? :-))

Colocado por: noves forao raciocínio de que o dinheiro não é nosso ultrapassa-me completamente.
    Ainda bem que o admite.
    Um grande passo para a cura é admitir-se que estamos doentes. :-)

Colocado por: noves fora e o paternalismo bacoco do 'já lhe foi explicado' diz muito sobre o vazio dos argumentos.
    Paternalista? Eu?
    Ouça, filho,...
    :-)

Colocado por: noves forasabe por acaso o que é o pib?
    Sei, sei.
    Que remédio ! MBA oblige...
    E também sei que gastamos mais do que produzimos (deficit). E que os deficits acumulados vão a caminho de 100% do que produzimos anualmente.
    Você é que não há meio de perceber que NEM VOCÊ emprestaria mais dinheiro nenhum a quem já deve mais do que produz e já nem consegue pagar os juros dos empréstimos que contraiu.
    E que, portanto, só há um (ou dois) remédio (s): Produzir (E VENDER) mais , e consumir (/comprar , /gastar) menos.

Colocado por: marco1só um pequeno pormenor, os empréstimos são pagos e enquanto as pessoas o pagarem não é isso que levou ao buraco. .
    Sim. Os nossos bancos continuam a ter lucros de centenas de milhões. COMO? Compram, barato, o dinheiro lá fora, e vendem-no caro cá dentro.
    O problema é que todo o País está sobre-endividado. Se você ganha em média 12.000euros/ano, gasta em média 10.000euros e, além disso, tem 2.500 DE JUROS a pagar, tem um saldo negativo (optimisticamente falando) de 500.
    Quem é o maluco que lhe vai emprestar MAIS dinheiro para fazer face a este déficit quando a perspectiva é o seu rendimento baixar para os 9.000euros/ano?!?
  3.  # 23

caro luis kw,
    nós, estamos de acordo. agora o que nos leva a estar de acordo é que são coisas diferentes! :D
    não concordo com a sua retórica, como já se deve ter apercebido, nem com o ligeiro sublinhar de predicados que, supostamente, lhe darão mais competências do que os outros para debitar opiniões. ele é os mba, é as universidades do centro da europa,.. enfim.
    acho que a nossa situação tem analogias com os livros de fiado. sabes pq quem fia continua a fiar? pq é a forma de ir recebendo alguma coisa. e connosco e com o fmi vai ser a mesma coisa. vão-nos emprestar €€ pq é a única hipótese de receberem alguma coisa. e os rácios oferta procura nossa dívida (geralmente superiores a 1:2), que atingiram aqueles juros jeitosos, só provam a certeza de quem empresta de que vai receber.
    há má gestão, há demais. e o problema é que quem cumpre acaba por ficar no rolo dos que fazem de conta...
  4.  # 24

O problema é que todo o País está sobre-endividado. Se você ganha em média 12.000euros/ano, gasta em média 10.000euros e, além disso, tem 2.500 DE JUROS a pagar, tem um saldo negativo (optimisticamente falando) de 500.
    Quem é o maluco que lhe vai emprestar MAIS dinheiro para fazer face a este déficit quando a perspectiva é o seu rendimento baixar para os 9.000euros/ano?!?

Luís,

É verdade que todos gastamos mais do devíamos, mas o principal gastador é o estado. Este governo gastou o dinheiro que tinha, que não tinha e das próximas gerações. Foi nas PPP, no TGV, nos excessos do sector empresarial do estado, nos pequenos almoços com o Figo, no TagusPark, nos milhões da PT e dos administradores (Pedro Soares), nos governadores civis, nos carros todos de gama para toda essa gente, mais umas centenas de adjuntos e secretário de estado, alguns com direito a escolta policial ... etc, etc, etc ...

O debate que deveria acontecer em Portugal neste momento era a criminalização dos agentes políticos que nos levarem a este ponto e não a culpar o FMI, ou os credores que fazem apenas o seu trabalho. Alguém nos obrigou a gastar dinheiro que não tínhamos ??? então não responsabilizem quem apenas empresta dinheiro e quer assegurar que o mesmo seja devolvido.

Se as famílias exageraram nas suas despesas e gastaram de mais, vão ser responsabilizados, possivelmente muitos vão perder a casa e os seus BMW, Mercedes e Audi ... mas o que acontece aos políticos e gestores que provocaram um gestão danosa ????? A resposta é nada ... e ainda recebem as suas reformas politicas como recompensa.

É verdade que temos um criar uma nova mentalidade e um grau de exigência maior, mas primeiro devemos começar pelos nossos gestores e políticos ... responsabilizando e criminalizando incompetências e gestão danosa ... só depois podemos fazer o mesmo ao resto do povo.

No entanto, é verdade que nós enquanto um Povo falhamos mais uma vez (pela terceira vez) e isto é da responsabilidade de todos.

Quando ao governo e a Sócrates, o pior cego é aquele que não quer ver .... isto faz-me lembrar o Vale de Azevedo no Benfica que arrastou multidões que o defendiam e que quando acabou o poleiro, as pessoas caíram em si e viram quem era efectivamente esse senhor. O mesmo vai acontecer com Sócrates e todos aqueles que o defenderam não só devem um pedido de desculpa a todos os outros, como devem ter a consciência que contribuíram para empobrecer a sua geração, a dos seus filhos e possivelmente as dos seus netos.

Só por curiosidade, nem todos os Portugueses gastaram de mais ... a uns anos atrás e após ter sido consideravelmente aumentado devido a uma promoção ... juntei algum dinheiro para comprar um Mercedes na Alemanha ... quando tinha dinheiro para o carro e já estava a marcar a viagem de avião para ir buscar o carro, decidi uns dias antes simular quando ficava a pagar ao Banco se amortiza-se esse dinheiro no empréstimo da casa, fiquei de tal maneira admirado com a simulação que mudei de ideias e decidi manter o meu Volvo com 16 anos e amortizei o empréstimo.

Mas como reduzi o valor de empréstimo, reduziu a mensalidade ... logo fiquei com mais dinheiro mensal ... em vez de aproveitar esse dinheiro, decidi alterar o prazo do empréstimo de 30 anos para 4 anos, aumentado o valor mensal da prestação em mais do triplo. Quando cheguei a casa e contei a mulher que o meu ordenado ia a 100% para o empréstimo e que iríamos ficar apenas como o ordenado dela para fazer frente aos custos mensais (800€), quase resultou num divorcio. Por minha iniciativa minha decidi impor a mim e a minha família uma austeridade drástica (sem férias, carros bonitos, saídas aos restaurantes, etc ...) .... e isto depois de uma promoção.

Agora passado 5 anos, tenho a casa paga, tenho um bom carro pago a pronto (mas em 2ª mão) e zero dividas.

Perante isto, não aceito que agora me digam que pelo facto de terem havido gestores incompetentes e depois de todo este esforço ... tenha de pagar as dividas dos outros ...

Achei que devia partilhar com todos vocês a minha história, fiquem bem .... e por favor, antes de defenderem pessoas como o Sócrates parem e pensem se não estão a deixar mais dividas para as próximas gerações ... se não tem amor a vossa vida e ao vosso futuro ... tenham pelo menos dos vossos filhos e netos ... mas como disse um politico do norte, a culpa de tudo isto é do Rato Mickey ...

Abraço

nasei (Nunca este nick fez tanto sentido .... )
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W., elodia, Brydda, 1255
    •  
      FD
    • 7 abril 2011

# 25

Eu só espero é que a retracção no consumo privado, face a estas notícias, seja relativamente moderada de forma a que o impacto não seja muito forte...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021
  5.  # 26

nasei

não se pode ficar ainda mais de acordo consigo, já está a 200%.
    uma boa sintese, sim senhor.
    estou revoltado em como nestes 30 anos conseguiram fazer um castelo de betão com pouco ferro e assente em palitos.
    eu não tenho rendimentos extra e o pouco que tenho foi sempre á custa do meu trabalho, por isso sinto-me revoltado com as elites deste pais, uma das mais bem pagas do mundo mas péssimos gestores de paises e muito bons na gestão dos seus interesses apenas.
    •  
      MRui
    • 7 abril 2011

# 27

Colocado por: FDEu só espero é que a retracção no consumo privado, face a estas notícias, seja relativamente moderada de forma a que o impacto não seja muito forte...

O FD parece que não conhece o zé portuga. Não precisa de se preocupar com isso... enquanto houver 1 cêntimo no bolso, é sempre a gastar. Não leu as notícias desta semana sobre as férias da Páscoa? Algarve cheio, viagens para Cancun, Rep. Dominicana, Cabo Verde, etc. cheias. Restaurantes de gama média-alta cheios, não se ouve os vendedores de automóveis a queixarem-se, etc. etc. etc. Muitos portugueses só quando perderem o posto de trabalho é que vão perceber que existe crise, até lá ainda vivem no país das maravilhas.
  6.  # 28

é isso que me faz impressão, e não me venham dizer que é esse tipo de consumo que dá trabalho, movimenta a economia , bla bla bla...
  7.  # 29

Colocado por: nasei_27Quando cheguei a casa e contei a mulher que o meu ordenado ia a 100% para o empréstimo e que iríamos ficar apenas como o ordenado dela para fazer frente aos custos mensais (800€), quase resultou num divorcio.

Imagino. Se fosse comigo, as suas malinhas tinham sido colocadas à porta. Decisões financeiras que têm impacto na qualidade de vida do casal, devem ter tomadas... pelo casal. Vê-se logo que não se casou com uma mulher do norte, carago :-)

Dito isto, parabéns pelo pagamento da casa. E ainda bem que o fez a tempo... imagine que os cortes salariais e aumento dos impostos tinha chegado mais cedo?

Mais uma coisa, agora que tem a casa paga, mande a austeridade à fava - consuma, e consuma português, que é disso que o país precisa.
  8.  # 30

o fd acertou na muche.
    se o consumo privado se contrai é que vai tudo por água abaixo...
  9.  # 31

já se nota, não nota???
  10.  # 32

Eu continuo a consumir o mesmo, desde sempre que consumi o essencial. Mas pronto eu sou um afortunado....a empresa volta e meia paga-me "férias" (tabalho claro) no estrangeiro, ainda em Fevereiro estive um mês em Cabo Verde :) Embora seja trabalho dá para apreciar a praia ao fim de semana e passear. Mas uma coisa é certa, tenho viajado porque o meu trabalho o exige, mas do meu bolso nunca fui para fora de Portugal.
  11.  # 33

Imagino. Se fosse comigo, as suas malinhas tinham sido colocadas à porta. Decisões financeiras que têm impacto na qualidade de vida do casal, devem ter tomadas... pelo casal. Vê-se logo que não se casou com uma mulher do norte, carago :-)

Italiano:

Por acaso casei com uma mulher do norte e ficou brava ... mas sabia que por ela nunca iria tomar uma decisão destas, gosta demasiado de férias :)

Assim sendo, existem alturas em que temos que ser duros e impor o que é melhor para a família e não para um membro da família. Se houvesse um divorcio pior para ela ...

Hoje ela dá-me razão e fica agradecia pela minha decisão ... é isto que falta aos nossos políticos e gestores ... fazerem o que tiver que ser feito, mesmo que seja impopular e depois passado uns anos se forem sérios e competentes ... esse esforço irá ser reconhecido.

Abr

nasei
  12.  # 34

Colocado por: noves foraferreira leite??
    basta googlar por ferreira leite e citigroup. ou pela portaria 1375-A, de 18 de Dezembro de 2003, se preferir.

Está a falar de quê? Da venda antecipada de uma receita ? Sinceramente, preferia que tivesse cortado despesa no valor equivalente, mas bem vistas as coisas, para receber antecipadamente 1760 milhões de euros, Portugal pagou, ao longo de 7 anos 2030 milhões - um sobrecusto de 260 milhões, ou 15%, uma média de 2 e tal por cento anuais. Há negócios bem piores.
  13.  # 35

concordo, há negócios bem piores. o que não faz daquele um bom negócio. sobretudo quando só serviu para mascarar o deficit.
    aliás, como parece ser a nossa especialidade.
  14.  # 36

acho que a nossa situação tem analogias com os livros de fiado. sabes pq quem fia continua a fiar? pq é a forma de ir recebendo alguma coisa. e connosco e com o fmi vai ser a mesma coisa. vão-nos emprestar €€ pq é a única hipótese de receberem alguma coisa. e os rácios oferta procura nossa dívida (geralmente superiores a 1:2), que atingiram aqueles juros jeitosos, só provam a certeza de quem empresta de que vai receber.

Coisa extraordinária. Basta ir repetindo "oferta superou a procura"....
    Caro Noves fora: a oferta supera a procura, porque se trata de leilões. Simplificadamente, o vendedor anuncia que vai vender X de dívida, e os potenciais compradores fazem as suas ofertas: "X milhões de euros, à taxa Y".

Dizer que a oferta superou a procura não significa nada - a não ser que há potenciais investidores com maior apetência pelo risco, e que aproveitar o "excesso de procura" implicaria pagar juros ainda mais altos (as propostas excluídas são as mais desvantajosas, claro).
    A acrescer a isto, é bom não esquecer que a dívida pública tem estado a ser comprada pelos bancos portugueses, que servem de intermediários ao BCE - na verdade, já há muito que a compra de dívida por investidores estrangeiros éreduzidíssima.
    Portanto, esqueça lá as teorias das "garantias"..
  15.  # 37

Ó FD, vê lá como fico a escrever no...:
    Com o texto alinhado à esquerda?
    ................................................................................................Ou fica melhor alinhado deste lado?
  16.  # 38

é isso que me faz impressão, e não me venham dizer que é esse tipo de consumo que dá trabalho, movimenta a economia , bla bla bla.

Por acaso, é. O chato é que a quebra desse consumo vai levar a falências e desemprego - e daí a mais falências e desemprego. Nada de grave, se vivêssemos num país com ambiente favorável para a criação e funcionamento das empresas, a mão-de-obra fosse facilmente adaptável, e a habitação fosse maioritariamente arrendada (o que facilitaria a mobilidade geográfica, e até a redução de custos em caso de necessidade).

Como nada disto é verdade, a pancada vai ser grande.
  17.  # 39

Colocado por: luisvvpara receber antecipadamente 1760 milhões de euros, Portugal pagou, ao longo de 7 anos 2030 milhões - um sobrecusto de 260 milhões, ou 15%, uma média de 2 e tal por cento anuais.Há negócios bem piores.

O probleminha é que os créditos cedidos ao City não foram de apenas 2.030 milhões. Foram de 15.200 milhões...

Das notícias:
    «O Estado trocou o direito sobre 11,44 mil milhões de euros de dívidas por um encaixe imediato de 1,76 milhões de euros.»
    «mais 3,74 mil milhões foram substituídos por outros créditos cobráveis dos anos seguintes. Com esta substituição, o Estado cedeu ao Citigroup um montante total de créditos de cerca de 15,2 mil milhões de euros. …»
    •  
      MRui
    • 7 abril 2011

# 40

Colocado por: AugstHillÓ FD, vê lá como fico a escrever no...:

Parece que o AugstHill se está a candidatar a um fim-de-semana com a Angela. Depois de o nosso primeiro se ter sacrificado nos braços dela, alguém terá de o substituir. Aviso já o AugustHill que a alemoa é de muito alimento.

0.0259 seg. NEW