Iniciar sessão ou registar-se
    • altar
    • 6 abril 2011 editado

# 1

O ministro das Finanças entende que Portugal tem de pedir ajuda já. Em resposta por escrito a perguntas colocadas pelo Negócios Fernando Teixeira dos Santos afirma que "é necessário recorrer aos mecanismos de financiamento disponíveis no quadro europeu".

Jornal de Negócios

Prontos, dêem todos as boas vindas ao FMI

Só espero que não me cortem nos salários
  1.  # 2

Colocado por: altar
    Só espero que não me cortem nos salários

Aumento da carga fiscal;
    Cortes nos salários;
    Cortes no 13º mês e Sub. de Férias;
    ...

mas:

Manutenção dos Boys
    Manutenção de centenas de empresas publicas, fundações, institutos...

Portugal no seu melhor...
  2.  # 3

Custa dizer isto mas o nosso país é uma vergonha.
    •  
      MRui
    • 6 abril 2011

# 4

Colocado por: altarSó espero que não me cortem nos salários

Claro que não. Não seja pessimista nem tenha medo do papão do FMI. O FMI vem para nos salvar e fazer uma demonstração da verdadeira independência nacional que temos. Depois, o FMI vai aumentar-nos os salários e duplicar os subsídios de Férias e de Natal. Nós também podemos, e devemos, colaborar com o FMI, votando no Passos Coelho ou no Sócrates, pessoas com provas dadas da sua grande capacidade para governar os portugueses. Por fim e depois de tudo isto, assistiremos ao pleno emprego como nunca vimos, as pessoas começarão a pagar antecipadamente todas as suas dívidas e seremos todos muito felizes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva, aquapego, Jorge Rocha
  3.  # 5

acho vergonhoso.
    acho que somos um povo que merece uma classe política muito acima da que temos.
    não creio que sejamos pouco produtivos. temos é muitos à viver às custas da produção de poucos.
    e pensar nos milhares de milhões que vieram da europa e que serviram para comprar jipes e montes alentejanos...
    palhaçada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego, Jorge Rocha
  4.  # 6

Colocado por: jacintocosta...e pensar nos milhares de milhões que vieram da europa e que serviram para comprar jipes e montes alentejanos...

Aposto que o JacintoCosta tem telemóvel, televisão, dvd, máquinas de lavar, automóvel, etc. tudo coisas importadas, em casa.

Agora multiplique isso por 3 ou 4 milhões de famílias e diga lá outra vez que a culpa é dos que nos governam.
  5.  # 7

Colocado por: Luis K. W.
    Aposto que o JacintoCosta tem telemóvel, televisão, dvd, máquinas de lavar, automóvel, etc. tudo coisas importadas, em casa.
    Agora multiplique isso por 3 ou 4 milhões de famílias e diga lá outra vez que a culpa é dos que nos governam.

mas as coisas importadas não pagam iva? quem as vende não paga segurança social, irc, não cria empregos? e as coisas importadas não pagam alfândega? e quando são transportadas não geram emprego, consumo e riqueza? ou pensa que o que tenho, veio debaixo da camisola, enquanto atravessava a fronteira pela calada? e com o leitor de dvd dentro do tambor da máquina de lavar?
    por acaso você conduz um umm? qual é a marca da sua televisão? e do seu computador? e do seu leitor de dvd? ora diga lá, só para ter um bom exemplo para seguir. sabe, é que estou sempre disposto a aprender com gente mais iluminada!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: WR
  6.  # 8

Colocado por: Luis K. W.

Bem dito, essa é a verdade

As pessoas nem têm noção que grande parte do dinheiro que circula por todos os sectores da economia nestes últimos anos - NÃO É NOSSO

Todos os cortes que aí vêm vai ser transversal, mas também agora não vamos mais sofrer mentiras

Foi criminoso, ou talvez não, o aumento brutal na despesa pública com as medidas eleitoralistas nas ultimas eleições de 2009 tomadas pelo PS. Digo que talvez não seja criminoso porque o grande culpado é o povo que gostou dos discursos cor de rosa ao invés da Ferreira Leite tão pessimista

Deus queira que consigamos pagar as nossas casas e demais empréstimos para quem os tenha

amigos, poupem, vem aí tempos difíceis e penosos
  7.  # 9

ferreira leite??
    basta googlar por ferreira leite e citigroup. ou pela portaria 1375-A, de 18 de Dezembro de 2003, se preferir.
    não que os outros sejam melhores, que não são... mas uma relação freudiana com a classe política, entre quem nos ralha e quem nos faz festas, é tudo o q temos tudo desde 1974. não que antes de 74 estivéssemos melhor, que não estávamos.
  8.  # 10

Colocado por: altarAs pessoas nem têm noção que grande parte do dinheiro que circula por todos os sectores da economia nestes últimos anos - NÃO É NOSSO

Pois não...os dinheiros que marchavam para bancos fictíssios,e desapareciam não era nosso pois não?O dinheiro que continua a circular em paraísos fiscais também não é nosso pois não?O dinheiro que foi colocado para safar um banco privado(BPP)e outro BPN,também não é nosso pois não?O dinheiro dos depositantes que era colocado no Madof,para gananciosos lucros com prejuiso da nossa economia com o agravamento das taxas de juros em 2008 por esse motivo,também não era nosso pois não?
  9.  # 11

Colocado por: noves fora mas as coisas importadas não pagam iva? quem as vende não paga segurança social, irc, não cria empregos? e as coisas importadas não pagam alfândega? e quando são transportadas não geram emprego, consumo e riqueza? ou pensa que o que tenho, veio debaixo da camisola, enquanto atravessava a fronteira pela calada? e com o leitor de dvd dentro do tambor da máquina de lavar?
    por acaso você conduz um umm? qual é a marca da sua televisão? e do seu computador? e do seu leitor de dvd? ora diga lá, só para ter um bom exemplo para seguir. sabe, é que estou sempre disposto a aprender com gente mais iluminada!

Já lhe foi explicado.
    Estamos TODOS, individual e colectivamente, a gastar dinheiro que não é nosso.

MESMO quando se pede um empréstimo a um banco português para comprar uma casa em Portugal a um construtor português, uma parte desse dinheiro veio do estrangeiro.

As importações também tramam Portugal (e de várias maneiras).
    Se importamos mais do que exportamos, de onde vem o dinheiro para cobrir a diferença?
    Pedimo-lo emprestado.
    E como cá já não há dinheiro que chegue, pedimo-lo emprestado (e pagamos os respectivos juros) no estrangeiro.

E se houver portugueses que preferem pagar mais caro para comer Kiwis da Nova-Zelândia, vai haver produtores de Kiwi portugueses com menos dinheiro para pagar os salários no fim-do-mês.

Algumas das vertentes da estratégia que Portugal vai ter de seguir são:
    esgaravatar para aumentar as exportações (está a ser a ferros, mas estamos no bom caminho);
    diminuir a dependência energética (petróleo e gás) externa;
    DIMINUIR as importações em geral.

Você deve ser daqueles que, quando vai ao supermercado, nem repara se está a comprar leite português ou espanhol, e que não se importa de levar Kiwi da Nova-Zelandia mesmo que o de Portugal seja mais barato, não é? :-)
    Garanto-lhe que em Espanha, o comum dos cidadãos se preocupa em comprar em primeirissimo lugar o que é nacional.
  10.  # 12

luis

só um pequeno pormenor, os empréstimos são pagos e enquanto as pessoas o pagarem não é isso que levou ao buraco. Ou está a sugerir que as pessoas os pagavam sem o esforço do seu trabalho? que nem o ordenado mereciam porque o dinheiro não era "nacional"?
    Podemos ter todos culpa mas há que reconhecer essencialmente é que fomos muito mal geridos.
  11.  # 13

Eu, pelo menos, dou as vindas aos nossos mestres do FMI.
  12.  # 14

Colocado por: Luis K. W.Estamos TODOS, individual e colectivamente, a gastar dinheiro que não é nosso.

Não sei não....

Colocado por: Luis K. W.MESMO quando se pede um empréstimo a um banco português para comprar uma casa em Portugal a um construtor português, uma parte desse dinheiro veio do estrangeiro.

Quiçá...poderá ter dado a volta do banco fictíssio fundado pelo nosso amigo do BPN...através de paraísos fiscais e ter voltado na penumbra das mandíbulas do sistema bancário...

Colocado por: Luis K. W.Se importamos mais do que exportamos, de onde vem o dinheiro para cobrir a diferença?

É a tal coisa...quando o dinheiro desaparece por obra do divino(BPN;BPP)paraísos fiscais...essa possibilidade do tentar saber torna-se um pouco remota.

Colocado por: Luis K. W.Pedimo-lo emprestado.

Muitas vezes tornamos a pedir emprestado o que é realmente nosso.

Colocado por: Luis K. W.E como cá já não há dinheiro que chegue, pedimo-lo emprestado (e pagamos os respectivos juros) no estrangeiro.

Pois...pagamos os respectivos juros(altíssimos)no estrangeiro,talvez o cais do desembarque do nosso dinheiro desaparecido.

Colocado por: Luis K. W.esgaravatar para aumentar as exportações (está a ser a ferros, mas estamos no bom caminho);

Belo caminho...pagar IVA a fornecedores e não receber iva do cliente estrangeiro...tudo massa nas mãos do estado...e dos estrangeiros.
  13.  # 15

Não entendo muito bem quando dizem: ah coiso e tal isto é uma maravilha, é só gastar o que não é nosso, andamos a ter um nivel de vida acima das nossas possibilidades.
    CHEGA PORR@£§&#, mas eu não abdico de ter o meu bife ou o meu marisco no prato nem o meu carro na garagem quando o que paguei ou que pago sai do meu esforço, leia-se cabedal, coiro, trabalho, sacrifício,... faltam-me mais palavras à letra.
    O que eu produzo com o meu trabalho dia e noite, depois de pagos os devidos impostos é meu e muito meu. E custa-me a ouvir dessas. Compro os meus bifinhos, vou de férias e faço o que me apetecer. Se pedimos dinheiro ao banco, quando pagamos já estão incluídos os respectivos juros contratados, se não chega peçam mais. Podem é deixar de ter fregueses.
    • altar
    • 7 abril 2011 editado

# 16

Colocado por: 1255Não entendo muito bem quando dizem: ah coiso e tal isto é uma maravilha, é só gastar o que não é nosso, andamos a ter um nivel de vida acima das nossas possibilidades.
    CHEGA PORR@£§&#, mas eu não abdico de ter o meu bife ou o meu marisco no prato nem o meu carro na garagem quando o que paguei ou que pago sai do meu esforço, leia-se cabedal, coiro, trabalho, sacrifício,... faltam-me mais palavras à letra.
    O que eu produzo com o meu trabalho dia e noite, depois de pagos os devidos impostos é meu e muito meu. E custa-me a ouvir dessas. Compro os meus bifinhos, vou de férias e faço o que me apetecer. Se pedimos dinheiro ao banco, quando pagamos já estão incluídos os respectivos juros contratados, se não chega peçam mais. Podem é deixar de ter fregueses.

concordo

o problema é como aconteceu na Grécia :

- enquanto os Alemães apertavam o cinto para conseguirem suportar a integração da RDA ( antiga Alemanha de Leste ), com muitos sacrifícios e venceram, porque produziram e produzem muito...

eles, os Gregos, reformavam-se aos 50/55 anos, fugiam aos impostos, e têm ordenados fabulosos

Portugal não chegou a esses extremos, mas serve para dizer que : SIM, É PROBLEMA TEU E NOSSO, quando esse teu ordenado tiver grande parte de origem externa directa ou indirectamente

Olha, na Grécia cortaram 20% nos salários, públicos e privados....transversal

Se os Men in Black exigirem isso por cá....tu nem bufas !!! nem tu nem ninguém

é vender casas e carros como aconteceu na Grécia e Irlanda...e não só
  14.  # 17

...
      FMI.jpeg
  15.  # 18

- enquanto os Alemães apertavam o cinto para conseguirem suportar a integração da RDA ( antiga Alemanha de Leste ), com muitos sacrifícios e venceram, porque produziram e produzem muito...

Pois, apertar o cinto. O meu aperto à medida da necessidade.
    Ainda um dia destes um mero secretário de estado "a prazo" veio à minha parvónia, cum carago, F "#$%@£§ - se, ainda não percebi o que é que o gajo (com o devido respeito) veio cá fazer, Pu#$%@£§T@£§A que pariu, era só bófia, cada carrão, motas e um aparato do caneco, estive que estar à espera não sei quanto tempo que a personagem passasse na estrada mais a sua comitiva. Até havia carros só com uma pessoa. Então pensei: o que é isto? mas o que é que agora anda isto aqui a fazer, só gastar dinheiro...
    •  
      MRui
    • 7 abril 2011

# 19

...
      400_10_29Luis_afonso_jornal_de_neg_cios.gif
  16.  # 20

Colocado por: Luis K. W.esgaravatar para aumentar as exportações (está a ser a ferros, mas estamos no bom caminho);
    Colocado por: Jorge RochaBelo caminho...pagar IVA a fornecedores e não receber iva do cliente estrangeiro...tudo massa nas mãos do estado...e dos estrangeiros.

O IVA não é um custo para as empresas.

Colocado por: 1255Não entendo... Se pedimos dinheiro ao banco, quando pagamos já estão incluídos os respectivos juros contratados, se não chega peçam mais. Podem é deixar de ter fregueses.
    Faça de conta que todos os bancos são estrangeiros, e que todo o dinheiro que já lhes pedimos emprestado é superior ao que nós conseguimos produzir durante toda uma vida. Acha que algum banco consciente nos irá emprestar MAIS algum tostão ?
    Entende agora que já esticámos a corda até ao limite?

Colocado por: 1255isto aqui a fazer, só gastar dinheiro...
    Estudei num país no centro da Europa.
    Lá para 1980 fui a uma visita de estudo na Alemanha, a umas centrais nucleares. Foi-nos oferecido um «almoço»: umas sandes comidas em pé, e um sumo gaseificado.
    Na mesma altura , fizemos uma visita de estudo a Portugal. Éramos recebidos como se fossemos altas autoridades, ou potenciais investidores. Numa visita a umas barragens da EDP no Norte fomos obsequiados com um banquete em que comemos até rebentar e 2 dos professores que nos acompanharam saíram com «pifos» memoráveis.
    É verdade. Temos a mania de gastar demais...

Colocado por: Anonimo16062021 Luís,no ano de 1983-84 não existia dvd,telemóveis,ou coisa do género,e veja só o que se passou com a economia portuguesa,o Luís lembra-se?
    As razões da intervenção do FMI não foram as mesmas. Mas os efeitos foram inesquecíveis.
    Andava tudo em pânico. Ninguém pagava a ninguém. Os juros estavam altíssimos (quase 30% e eram cobrados à cabeça!). Paguei um «imposto extraordinário» que equivalia ao subsídio de Natal.
    Foi «lindo»...!

Mas, das outras vezes sobrevivemos. E démos rapidamente «a volta».
    Vamos lá rapaziada. NADA DE DEPRESSÕES. Toca a trabalhar !

0.0257 seg. NEW