Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,
    Esta é a minha primeira mensagem neste fórum ao qual deixo desde já o meu agradecimento.

    Estou ainda a explorar a ideia de construir uma casa e ver até que ponto é viável para mim avançar e a informação que tenho recolhido tem sido muito útil nesse sentido.
    Já vi muitos tópicos no fórum em que deu para começar a entender alguns pontos para me ajudar a decisão. Contudo necessitava de uma ajuda para alguns detalhes que não consegui encontrar de forma a me a ajudar a tomar uma decisão relativamente a compra de um terreno.

    Estou a pensar comprar um terreno com 25 metros de comprimento com um declive de cerca de 10/11 metros (comparando com os edifícios ao lado).
    A ideia seria aproveitar as vistas que o terreno permite, aproveitar o declive para construir cave (e provavelmente sub-cave) aumentando a área de implantação da casa.
    Na construção de uma casa normal, já vi vários tópicos sobre os custos que posso esperar. Obviamente existem diferentes opiniões mas posso sempre “assumir” uma valor “seguro” e esperar que no final tenha uma surpresa agradável. :)
    Contudo não conseguir descobrir no fórum detalhes sobre como calcular os custos acrescidos pelo facto do terreno ser em declive. E é aqui que necessito da minha primeira ajuda para me ajudar nesta decisão.

    Nomeadamente:
    - Custos relativos a muro de arrimo.
    - Custos de Movimentação de terras (excluindo o transporte de excedentes em que já existe um tópico). Aplanar e compactar secções do terreno, remoção de rochas, etc.
    - Eventual acréscimo no preço por m2 se estivermos a falar numa casa com o total de 4 andares na vertical (subcave, cave, R/C, 1º) em terreno em declive vs a mesma área mas distribuída em apenas 1 ou 2 pisos? Alguma referência que possa usar?
    - É aceitável que apenas metade da casa tenha subcave? A subcave ficaria apenas na zona em que não existe terreno dado ter de sustentar a casa nessa parte. Ou esta solução complica a estrutura do edifício e seria preferível manter a subcave inteira mas com a parte mais interior “em bruto” por dentro (como na imagem em anexo).
    - É viável, em termos de custos, a construção de uma piscina junto a um murro de arrimo? A construir deverá ser algo logo de raiz dado a dificuldade posterior de acesso ao terreno assim com da movimentação da terra, certo?
    - Outros detalhes relativos a terrenos em declive que possam ter em mente.

    E por agora é tudo que o post já vai grande.

    Mais uma vez muito obrigado a todos pelo excelente fórum do qual comecei a ser frequentador assíduo :)
    Paulo Santos
      Implantacao.png
  2.  # 2

    Boa tarde,

    Para uma habitação não sao pisos a mais?
    Contudo e não fugindo à questão, dois pisos semi-enterrados deve encarecer um pouco mais os trabalhos.
    Sem saber a localização, orientação solar, e quais as suas pretensões a nivel habitacional torna-se um pouco dificil arranjar soluções.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Piafinho
  3.  # 3

    Olá,
    Obrigado pela pronta resposta.

    A localização é na área de Lisboa sendo poente para o lado esquerdo da imagem (parte mais baixa do terreno), nascente para a direita (parte mais alta) e a face da casa visivel na imagem virada para sul.

    A área bruta a cima de solo deverá ser cerca de 170m2. O terreno é relativamente estreito. cerca de 13m. Ainda não verifiquei se na zona necessito de 5m ou de 3 metros nas áreas laterais. Se for 5 então só poderei ter janelas laterais em áreas de circulação e sanitários.

    Relativamente as áreas concordo. A subcave é algo que não necessito. Apenas gostava de ter a parte saliente de forma a servir de varanda. A subcave está presente devido a necessidade de suporte dos pisos superiores. Se não for necessário para suporte e conseguir poupar significativamente nos custos então essa será a melhor hipótese.

    Cumprimentos,
    Paulo Santos
  4.  # 4

    Sugeria solicitar um arquitecto e expor as suas ideias e pretensões sobre o que pretende efectuar no terreno em questão.



    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  5.  # 5

    Piafinho, concordo com o adarq,

    Antes demais recorrer a um arqº e fazer um pedido de informação prévia, verificando se é possível fazer o que pretende.

    Dando-lhe o ponto de vista da estabilidade posso lhe dizer que a Câmara de Lisboa é bastante existente no que toca a solos. A complexidade desse alçado já é alguma, e no que toca à estrutura, esta será fortemente penalizada pelo facto de o impulso do terreno não ser auto-equilibrado, pois os pisos -1 e -2 não estarão enterrados a toda a volta. Mesmo num projecto de licenciamento não tenho dúvidas que, para uma arquitectura que reflicta a sua intenção, lhe vão exigir um relatório geotécnico em condições, bem-como o estudo dos taludes envolventes à habitação. Provavelmente gastará aqui algum dinheiro que não contava na fase de projecto.

    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Piafinho
  6.  # 6

    Uma casa de 1 só piso ficava tão bem nesse terreno.. ;)

    Com 4 andares só de elevador.. :(
  7.  # 7

    Rui a. B.

    Qual terreno?
    =)
  8.  # 8

    A casa que eu tenho é o equivalente ao seu 2º, 3º e 4º pisos. Tenho garagem, lavandaria e um quarto multiusos na subcava (todas as divisões com janela) e depois o habitual (cozinha, sala, escritório e wc no 1º andar; 4 quartos e 3 casas de banho no 2º andar). Em termos de custos, não penso que tenha ficado mais cara que o habitual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Piafinho
  9.  # 9

    Colocado por: adarqRui a. B.

    Qual terreno?
    =)


    No tal terreno terreno com declive..
  10.  # 10

    Obviamente terei de consultar um arquitecto para avançar adequadamente com o tópico.
    Mas o que gostava de fazer antes disso é entender até que ponto uma solução num terreno com um declive tão acentuado como este não fica demasiado cara. Isto comparativamente com uma casa num terreno plano.

    Vamos assumir o caso em que a subcave não existe para simplificar o projecto :)

    Ate que ponto uma construção desta forma, com 2 muros de arrimo + necessidade de enchimento com terras, fica mais caro que os mesmos 3 pisos num terreno plano? Têm uma ideia do acréscimo de custo?

    Obrigado,
    Paulo Santos
      Implantacao2.png
  11.  # 11

    Piafinho,

    Rui A.B. não leve a mal, mas temos tudo menos terreno.(Eu sei que me entendeu=)

    Através do inicio do processo com o arquitecto, certamente começará a ter certezas. O arquitecto, terá de trabalhar consoante as suas realidades económicas para este projecto.
    Ou seja, é informação mutua entre o arquitecto e o Piafinho.

    Algum esclarecimento adicional disponha.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  12.  # 12

    Colocado por: Rui A. B.Uma casa de 1 só piso ficava tão bem nesse terreno.. ;)


    Qual dos modelos fica melhor? O da esquerda ou o da direita? ;)
      1 piso.png
  13.  # 13

    E se lhe disser nehuma delas??=)

    Tem uma imagem do local?

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  14.  # 14

    Piafinho muito sinceramente acho que está a querer uma resposta que não é verosímil em relação ao que é apresentado.

    É um facto que vai ter uma despesa de aterro e escavação mas não sairá necessariamente dos €/m2 habituais, pois o projecto é um conjunto e não apenas este parâmetro. Além do mais a equipa de projecto que escolher tem a obrigação de lhe apresentar mais do que uma solução em estudo prévio e por ventura fazer um pequeno estudo técnico-económico que lhe permita comparar as soluções, com as devidas reservas.

    Em relação aos desenhos apresentados não podem ter qualquer validade senão conhecer o terreno e as suas características. Basta ter um terreno em condições para fundar a 2 m (ou nem tanto) abaixo do esperado e provavelmente tem que alterar a solução.

    Mas começando pelo inicio...o Piafinho já tem levantamento topográfico do terreno?

    P.S.: para ficar melhor esclarecido nos seus desenhos, fica a "dica" de que as fundações não deverão "poisar" em zona de aterro.
  15.  # 15

    Tenho foto mas preferia não colocar no forum porque os proprietários das casas a volta podem não gostar.
    Posso enviar-lhe por e-mail?

    Obrigado,
    Paulo Santos
  16.  # 16

    POde sim,

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  17.  # 17

    Colocado por: PiafinhoTenho foto mas preferia não colocar no forum porque os proprietários das casas a volta podem não gostar.

    Pois, não comece já a fazer má vizinhança! Não vão os seu vizinhos darem-lhe cabo do declive. :)))
  18.  # 18

    Colocado por: PiafinhoTenho mas preferia não colocar no forum porque os proprietários das casas a volta podem não gostar.
    Posso enviar-lhe por e-mail?

    Obrigado,
    Paulo Santos


    Tendo em conta que se consegue ver qualquer casa no google maps penso que este tópico sairia enriquecido com essas fotos.
  19.  # 19

    Colocado por: bcool
    Pois, não comece já a fazer má vizinhança! Não vão os seu vizinhos darem-lhe cabo do declive. :)))


    Ainda não são meus vizinhos porque para já estou apenas em prospeção de mercado a ver se consigo arranjar $tempo$ para construir uma casa.
    Mas aqui ficam umas fotos.
      P1000171.jpg
  20.  # 20

    São diferentes terrenos que existem na mesma área.
    Vamos ver quem reconhece a zona ou diz que a casa da foto X é dele... :)
      P1000172.jpg
 
0.0235 seg. NEW