Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 401

Querem melhor?

Vou construir em Roriz... Uma recente vila, pacifica, tranquila,... :-)
    Sem saneamento ou agua canalizada em todas as localidades.

Mas com uma taxa se urbanizaçao igual ao centro do Porto.
  2.  # 402

Haja dinheiro no banco ou na carteira!!!
  3.  # 403

Colocado por: Sílvia PeixotoSim mas nao esta discriminado :-)
    Telefonei para la e informaram-me que o devo fazer.
    No meu caso, o arquitecto é que indicou uma valor previsto para a pavimentação tendo em conta os m^2.
    E o valor tem de ser realista... :-) não vá dizer que o valor da pavimentação custa tuta e meia.... ;-)
    Como referência, por cerca de 60 e poucos m^2 fiz um depósito na ordem dos 1300€....
    Quando acabar a casa e, caso tenha realizado a pavimentação, poderá aí pedir de volta a caução.
    Se não fizer as obras, a junta/câmara irá realiza-las um dias estes :-) com o dinheiro que lá deixou :-)

Não sei exactamente onde fica a sua casa mas..... em certas casos concordo e até iria mais longe.
    Por exemplo neste: há casos em que se compra um terreno agrícola no "fim do mundo" (ou seja, fora do agregado populacional) por trocos já que não tem acessos decentes e afins.... e pensam que ao fazer a casa é obrigação do estado (junta/câmara), ou seja, de todos os que contribuem, criar melhores condições de acesso à casa (mansão...) - como se a compra do terreno já não dê para compensar... enfim.
    O problema é que pavimentam com saibro ou tout-venant, ou seja o mais barato, e logo nas primeiras chuvadas lá vão fazer o chourinho à junta que não conseguem passar com o seu carro todo xpto para a sua casa.
  4.  # 404

Colocado por: Sílvia PeixotoHaja dinheiro no banco ou na carteira!!!

Ja esta a começar mal....com gastos que não esperava e que vão somar no orçamento final :(
  5.  # 405

Ajudem-me com esta dúvida...

Baixada da EDP, tenho que solicitar com quanto tempo de antecedência?

Custos deste processo?
  6.  # 406

Colocado por: Sílvia PeixotoBaixada da EDP, tenho que solicitar com quanto tempo de antecedência?

Tem que ter o "Quadro de Obra" montado dentro de uma "casota", depois vai à EDP requerer um ramal, passado umas semanas a EDP envia-lhe o orçamento, depois de pagar a conta espera mais umas semanas para que executem o ramal. Pode demorar meses.
    Preços? depende do comprimento do ramal.
  7.  # 407

Não precisa da "casota", pode ter o quadro dentro de uma caixa plástica, montada num poste ;)
  8.  # 408

Cara Silvia,

Vou-lhe contar a minha experiência:

O electricista colocou o quadro de obra e respectivos pre-requesitos.
    Depois pedi instalação do ramal à EDP numa 3ª feira. Disseram que receberia um orçamento por correio.
    Na 6ª feira seguinte liguei e já havia valores para o orçamento (na 3ª feira da semana seguinte recebi-o pelo correio).

Fui à EDP e deram-me 3 escolhas de pagamento:
    Opção 1: pagar só o estudo da EDP e tudo o resto ficará a cargo de um sub-empreiteiro (acesso exclusivo e partilhado) ~45€
    Opção 2: pagar o estudo e o ramal partilhado ~650€
    Opção 3: pagar o estudo e ambos os ramais ~1450€

Por indicação do electricista, optei pela opção 1 e subcontratei os ramais. Além de ser muitooooooo mais rápido, fica sempre mais barato.

Depois do ramal feito (no meu caso demorou 2 dias) já é possível fazer contrato e pedir contador.

Tempo total de espera: semana e meia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  9.  # 409

Eu paguei 1300 e tenho um lote...
    Já paguei à 15 dias e ainda não apareceram lá...
  10.  # 410

Colocado por: Pedro Barradasdentro de uma caixa plástica

Caixa de plástico é uma "casota"...de plástico :-))
  11.  # 411

.. é que isso induz as pessoas a terem de construir um "casota", na verdadeira acepção do termo... quando de facto, é apenas necessário uma caixa estanque para instalar o quadro eléctrico da obra.... ;)
  12.  # 412

A fim de se poupar uns euros, convém é que o local do contador seja o definitivo, se não, lá terá de pagar uma nova vistoria aquando da mudança de contador. Certo?
  13.  # 413

as baixadas provisórias para obras convém serem feitas já no local definitivo, MESMO!

por isso se chamam de "baixadas provisórias com carácter definitivo" por parte da EDP.

o melhor é fazer o pedaço de muro, ou fachada, onde o contador definitivo da casa irá ficar, chumbar lá a portinhola e a caixa de contador, e da parte de trás ter o quadro de obras, em quadro "plástico" apropriado.
  14.  # 414

Pois, mas:

estávamos a falar do Quadro, e não das caixas de contador e da portinhola EDP.

essa situação de qq maneira nem sempre é possivel ( ter o contador + caixa de ramal)
    . depende das condições de fornecimento e do tipo de condicionantes da empreitada.
  15.  # 415

pensei que estivéssemos a falar da construçaõ de uma moradia, e não de uma empreitada ;)

é que nas moradias, a maior parte leva muros nos exteriores ;) e é aí que, como aconselhado, convêm fazer logo as coisas com carácter definitivo
  16.  # 416

E só pode fazer o pedido depois de ter o álvara.
    Pelo menos foi o que me disseram na altura.

O meu orçamento é de 1200euros.

A carta que recebi da EDP diz:
    "...o prazo de execução... após aceitação do orçamento, é de 45 dias...."
  17.  # 417

...passado umas semanas a EDP envia-lhe o orçamento, depois de pagar a conta espera mais umas semanas para que executem o ramal. Pode demorar meses. ...

São "apenas" duas semanas até que a EDP envie o orçamento (15 dias - creio que é um prazo definido pela própria empresa).
    Na comunicação (por carta) desse orçamento estão envolvidos os CTT. Não sei qual é a fiabilidade desse serviço na sua zona (na minha é péssima) pelo que ao fim de 15 dias, se não lhe chegar o orçamento deve interpelar directamente a EDP (contactos no site da empresa).
    Depois de ter pago o valor orçamentado, deve dirigir-se à EDP e fazer entrega de uma cópia da licença de construção e do(s) termo(s) de responsabilidade a serem passados pelo seu técnico electricista. Tanto quanto sei, depois destas formalidades a ligação à rede é feita num prazo que geralmente não excede os 8 dias (talvez nalgumas zonas ou em casos atípicos demore meses).
  18.  # 418

Colocado por: dutilleulSão "apenas" duas semanas até que a EDP envie o orçamento (15 dias - creio que é um prazo definido pela própria empresa).

O orçamento é enviado depois de estar feito. Já tive várias situações em que demorou mais do que um mês, mesmo ligando para lá a chatear. Se houvesse concorrência podia escolher outro fornecedor, mas como não há temos que nos sujeitar aos prazos da EDP.

Colocado por: dutilleulpelo que ao fim de 15 dias, se não lhe chegar o orçamento deve interpelar directamente a EDP (contactos no site da empresa).

Ao contactar a EDP por telefone, nunca consegue contactar com a pessoa responsável pela execução do orçamento, quem atende o telefone limita-se a consultar o PC, e diz que o processo à espera do orçamento.

Colocado por: dutilleula ligação à rede é feita num prazo que geralmente não excede os 8 dias (talvez nalgumas zonas ou em casos atípicos demore meses).

Talvez tenha a ver com as zonas, na minha é uma desgraça...
  19.  # 419

Em Roriz as coisas são diferentes...

É uma cooperativa eléctrica e os valores são residuais :-)

Vá lá... uma coisa boa no mei de tantos gastos!
  20.  # 420

E da piscina nimguém fala. Trata-se de uma importante infrastutura da habitação, pois para além de ter um custo de manutenção que poderá ser mais ou menos elevado dependendo das opções escolhidas, será um dos locais de lazer da familia pelo que deve ser pensado com cuidado e não levianamente como é usual. Uma piscina não é um tanque de água, é um elemento de lazer que tem custos agregados e especificações técnicas muito proprias.

0.0850 seg. NEW