Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: SobreiroMas...quando fala em fornecedor está a falar doutra empresa de caixilharia?
    Épa para o fim da obra ...........ffffffuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
    Não sei para quando precisa das caixilharias mas... em 3, 4 semanas pode facilmente obter uma novas em outro fornecedor... e alguns até o ajudaram neste assunto :-)
  2.  # 62

essa pessoa está tão habituada a fazer isso que nem tem conhecimento sobre que espessuras existem para laminado de baixa emissividade.

Pois não deve estar muito habituado ainda quero acreditar que foi enganado pelo tal maçarico tal como eu (também na extrusal disseram que a serie A062 não deve ser utilizada com vidros inferiores a 30mm(?)) Vamos ver.
  3.  # 63

Duvido, nós instaladores costumamos contactar com os comerciais que andam na rua, e não com as secretárias/telefonistas que pouco ou nada percebem de pormenores técnicos.

Um vidro, por exemplo Float 6 + cx16 + 44.1 laminado neutralux é de 30mm, se bem que esses 30mm são um pouco relativos, interessa mais qual a espessura da caixa e de cada vidro, a espessura global não importa tanto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
  4.  # 64

Colocado por: SobreiroPois não deve estar muito habituado ainda quero acreditar que foi enganado pelo tal maçarico tal como eu (também na extrusal disseram que a serie A062 não deve ser utilizada com vidros inferiores a 30mm(?)) Vamos ver.

Se estava na A.045 e quer preço...para quê mudar para a A.062?
    Sabendo que a A.045 pode colocar um vidro até...
    Concordam com este comentário: two-rok
      ESPESSURA PERMISSÍVEL PARA O SISTEMA A.045.jpg
  5.  # 65

Colocado por: Sobreirodisseram que a serie A062 não deve ser utilizada com vidros inferiores a 30mm(?)) Vamos ver.

Está certo.
  6.  # 66

.
      Dimencionamento de espessura de vidro possível para o sistema A.062.jpg
  7.  # 67

Quero dizer que se usar um bite de 22,5mm.de referência A.40.25,pode utilizar um vidro de 26mm.
  8.  # 68

Colocado por: Jorge RochaSabendo que a A.045 pode colocar um vidro até...

Não consigo perceber pelas fotos... as minhas janelas têm 44.1+14+5= 28mm podia ter posto mais um milímetro???? Se a serie A62 não pode levar abaixo de 30mm supostamente a serie A45 devia ir aos 29 certo?

Um engenheiro de térmica disse-me que a sul no caso de vãos de pequena dimensão (com área inferior a 5% do espaço que servem) não necessita de colocar vidros de baixa emissividade, naquelas simulações que o two-rok colocou no outro post não mostram esse valor certo? (NDP: Performance não declarada). Também me disse que a norte não é necessário colocar vidros de baixa emissividade, basta um vidro e caixilharia com baixo valor de U.
  9.  # 69

Imaginando uma janela a sul com 0,40A x 0,90L com um vão de 0,60m (faz sombra) mas que só é 2% do espaço que serve(18m2) (mas há outra janela a norte 0,95x0,80)

O que seria melhor numa caixilharia A45?
    Em principio vai ser colocada do lado de dentro da parede porque se colocasse no interior do vão, fica muito pouca luz dentro da divisão.
    float 5mm +CX ARGON 16mm + Float Laminado 33.1 = 28mm (Prefiro colocar laminado do lado de dentro pq a janela está alta e tenho receio)
    ->Posso colocar mais 1mm no 5mm? A questão das espessuras diferentes quando um vidro é laminado faz sentido?
    ->Retiro o Argon pq a sul é desnecessário? (passados 10 anos ele desaparece também não é? Se o colocar... 10 anos c/ mais calor no verão os restantes com mais frio no inverno lol)

Entre estes dois qual é melhor para esta situação? Mais caixa de ar ou mais vidro
    float 5mm +CX ARGON 16mm + Float Laminado 33.1 = 28mm
    float 5mm +CX ARGON 14mm + Float Laminado 44.1 = 28mm

O que colocariam atendendo ao facto de a vitro Chaves não vender neutralux p/ o Alentejo (estranho não é?) só o neutralux.S ... mas eu estou tentado em não colocar o neutralux.S como o vão é menos de 2% e já de si faz sombra e como prefiro mais luz (se bem que tenho a sensação que o valor Transmissão luminosa (tv) não seja muito diferente) e tenho mais preocupação em aquecer a divisão no inverno do que arrefece-la no verão.
  10.  # 70

Se é essa a sua preocupação use uma caixa de 16mm.
  11.  # 71

Esse eng.Que refere deve ter sacado algum curso sobre vidro na farinha amparo.
  12.  # 72

Colocado por: Jorge RochaEsse eng.Que refere deve ter sacado algum curso sobre vidro na farinha amparo.

hehe... tenho a sensação que muitas discussões aqui no forum têm a ver com nomenclatura, se eu chamar vidros de controlo solar e vidros que retêm calor ou que fazem as duas coisas é mais esclarecedor para os leigos ...mas posso estar enganado. Ou não concorda com a regra dos 5%?. Tenho impressão que a ADENE vai começar a classificar os vidros, como fazem com os electrodomésticos classe A, A+, A++, acho que vai ser complicado porque depende da orientação não é?
  13.  # 73

Já agora obrigado a si e ao two-rok, pelas explicações e paciência. O serralheiro como eu suspeitava estava a ser sério e foi mal informado, foi a vidraceira que mudou o vidro sem o informarem, até agora durante o processo foi bastante correcto e teve paciência para mim ao contrário do empreiteiro que jurava a pés juntos que bastava 3cm de roofmate numa casa sem laje (esta está-me atravessada na garganta... ainda bem que eu não fui totalmente na conversa dele... porra)

Então posso colocar este vidro com a serie A45 da extrusal?
    float 6mm +CX ARGON 16mm + Float Laminado 33.1 = 29mm (valor u W/(m²·K) 2,6)
  14.  # 74

Realmente há uma diferença grande no coeficiente U quando se coloca neutralux
    Multipac® 44.1 NEUTRALUX® "" S """ / câmara 14 mm ARGO / Float 5 mm --->W/(m²·K)= 1,2
  15.  # 75

Colocado por: SobreiroJá agora obrigado a si e ao two-rok, pelas explicações e paciência.

No problem :)

Colocado por: SobreiroEntão posso colocar este vidro com a serie A45 da extrusal?
    float 6mm +CX ARGON 16mm + Float Laminado 33.1 = 29mm (valor u W/(m²·K) 2,6)

Pode aplicar vidro até 30mm nessa série, confirmei agora no catálogo da A.045, pode portanto aplicar este:
    Multipac® 44.1 NEUTRALUX® "" S """ / câmara 16 mm ARGO / Float 6 mm
  16.  # 76

Ou explicando melhor:
    Aros fixos: até 30mm
    Aros móveis linha curva: 34mm
    Aros móveis linha recta: 40mm
  17.  # 77

Colocado por: two-rok
    Pode aplicar vidro até 30mm nessa série, confirmei agora no catálogo da A.045, pode portanto aplicar este:
    Multipac® 44.1 NEUTRALUX® "" S """ / câmara 16 mm ARGO / Float 6 mm

Mas a película que liga o laminado também conta não? 4+1+4+16+6= 31mm

Não percebo bem quando fala em aros fixos e móveis, mas reparei agora neste pdf da extrusal serie A45:
    "Capacidade de envidraçamento- Mínimo: 20mm /Máximo 28mm"
  18.  # 78

Colocado por: SobreiroMas a película que liga o laminado também conta não? 4+1+4+16+6= 31mm

Eu não faço conta com ele, porque a espessura é cerca de 0,32mm

Colocado por: SobreiroNão percebo bem quando fala em aros fixos e móveis, mas reparei agora neste pdf da extrusal serie A45:
    "Capacidade de envidraçamento- Mínimo: 20mm /Máximo 28mm"

Aro fixo, é o caixilho que fica fixado ao vão, aro móvel é aquele que abre.

Quanto à informação que lhe dei, foi tirada do catálogo da série A45, página 18, que lhe posso enviar caso me contacte para [email protected]
  19.  # 79

Colocado por: two-rokAro fixo, é o caixilho que fica fixado ao vão, aro móvel é aquele que abre.
    Quanto à informação que lhe dei, foi tirada do catálogo da série A45, página 18, que lhe posso enviar caso me contacte para [email protected]

Obrigado, é estranho... por momentos pensei que o aro fixo fosse então os 28mm e o móvel é que era mais, mas reparei que escreveu que o aro fixo pode levar até 30mm
    Talvez coloque um destes então (Prefiro colocar laminado do lado de dentro pq a janela está alta e tenho receio)
    Float 6 mm NEUTRALUX® "" S """ (ext)/ câmara 16 mm ARGO / Multipac® 44.1 (int)
    Float 6 mm NEUTRALUX® "" S """ (ext)/ câmara 15 mm ARGO / Multipac® 44.1 (int)
    Float 4 mm NEUTRALUX® "" S """ (ext)/ câmara 16 mm ARGO / Multipac® 44.1 (int)

O caixilho é que fica estranho por dentro, mas o vão é muito pequeno: 95cm(Lg) x 37/40 cm (Al)

Parede|<-------74cm----->| janela 95cm |<------74cm----> |Parede

A janela quando aberta provavelmente vai bater na parede que dista a 74cm (a 90º), não me importo, o pior é se o veda-luz também vai lá bater.
    É que raio... não vejo outra solução... se for basculante apenas (abrir por cima), ficava o veda-luz permanentemente pendurado.
    O caixilho dentro do vão entra pouca luz, metendo-o fora tenho que adicionar uma pedra ao vão (a que lá está só vai até meio do vão)
  20.  # 80

Colocado por: SobreiroFloat 6 mm NEUTRALUX® "" S """ (ext)/ câmara 16 mm ARGO / Multipac® 44.1 (int)

Esta é a melhor solução, e faz bem em colocar o laminado por dentro.

Colocado por: SobreiroO caixilho é que fica estranho por dentro, mas o vão é muito pequeno: 95cm(Lg) x 37/40 cm (Al)

Parede|<-------74cm----->| janela 95cm |<------74cm----> |Parede

A janela quando aberta provavelmente vai bater na parede que dista a 74cm (a 90º), não me importo, o pior é se o veda-luz também vai lá bater.
    É que raio... não vejo outra solução... se for basculante apenas (abrir por cima), ficava o veda-luz permanentemente pendurado.
    O caixilho dentro do vão entra pouca luz, metendo-o fora tenho que adicionar uma pedra ao vão (a que lá está só vai até meio do vão)

Pois esse vão só fica bem tipo basculante, até mesmo esteticamente e tudo, eu colocava dentro do vão, e esquecia o tapa-luz, se necessário punha um black-out.
    Quanto a ser dentro do vão ou fora, eu punha dentro, não ganha muito em colocar fora e irá ficar diferente dos outros vãos, de qualquer forma nunca terá muita luz.

0.0305 seg. NEW