Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: marco1LiMatos

o que eu acho é que por mais voltas que a gente dê, que o povo é assim ou assado, para mim os verdadeiros responsáveis serão sempre as elites que nos tem (des)governado.

Estas pessoas agradeceram este comentário:LiMatos,?

Discordo perfeitamente!
    As elites são o espelho do povo.

Nos EUA se um tipo fugir ao fisco é imediatamente denúnciado por alguem. Aqui não, vão é lá perguntar como ele fez, para fugir também.

Cada um rouba o que pode, o povo rouba pouco porque tem acesso a pouco (subsidiositos, fuga ao fisco, não paga o IVA, não passa factura, etc...).
    As elites roubam muito porque têm acesso a muito.
    Tanto é ladrão se roubar um tostão, como se roubar um milhão. É uma questão de oportunidade.
    E TODAS as pessoas que eu conheço já deram (ou tentaram dar) uma facadinha no fisco (IVA, IMT, IMI, IRS, etc...). Mas TODOS acham que os outros é que são ladrões.
    Mais... têm sempre desculpas: "o imposto é injusto", "não concordam", "todos fazem", "a vida é assim", "se eu pagar, eles ainda gastam mais", "foi tão pouco, que não faz diferença", "ele também não estava interessado em passar factura".
  2.  # 62

Colocado por: Jorge Rocha

Treta p/inglês ver.

É claro - a psicologia explica o comportamento das pessoas. Quando se trata de pseudo-pessoas, não chega lá.

Jorge, você é uma pessoa cheia de recalcamentos, como uma análise dos seus posts aqui poderá demonstrar. Aborrece-me saber que existem pessoas como você. Por isso farei o possível por ignorar futuros posts cheios de mentalidade retrógrada que por aqui fizer. Limitar-me-ei à interacção que disser respeito a questões técnicas associadas à construção.

Tenha um óptimo dia.
  3.  # 63

PBarata

sim, pode ver a coisa por ai, mas experimente dar um volta maior e vai ver quem é que tem a faca e o queijo, ou ainda de onde vem os exemplos, ou ainda o que se espera de alguem a quem se delega a responsabilidade, ou ainda o que se espera de alguem a quem por não termos habilitações ou capacidade, delegamos a orientação e chefia, ou ainda... quem tem meios para influenciar ou manipular comportamentos e mentalidades, ou ainda quem tem poderes para educar, ou ainda ....etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ?
  4.  # 64

Aborrece-me saber que existem pessoas como você.

Mais que aborrecer-me a ignorância preocupa-me.

José Cardoso
  5.  # 65

Colocado por: j cardosoPara não ir mais longe, diga-me onde foi buscar essa percentagem de 2%? (Deixe-me adivinhar: inventou). Pois eu não preciso de inventar para tirar uma conclusão parva de um facto verdadeiro:

Foi uma conclusão minha segundo a informação nacional sobre estas questões...já agora diga lá a percentagem verdadeira(não parva)segundo sua opinião.

Colocado por: j cardoso- Ao longo dos anos tive vários clientes que não me pagaram os serviços prestados
    -Nunca um cigano me ficou a dever, eram todos portugueses de “origem europeia”
    - Conclusão: os ciganos são mais sérios que os portugueses de origem europeia.
    Acha correcta a minha afirmação?

É uma afirmação parva concerteza...

Mas porque não coloca uma questão assim?

1.Existem várias vezes mais em percentagem ciganos portugueses em prisões que fora das prisões.
    2.Existem várias vezes menos em percentagem portugueses não ciganos em prisões que fora das prisões
    -Conclusão:Os ciganos portugueses são tão criminosos como os portugueses não ciganos.
  6.  # 66

já agora diga lá a percentagem verdadeira(não parva)segundo sua opinião.

Não sei qual a percentagem, ainda que existisse apenas um cigano sério seria o suficiente para não generalizar como o Jorge Rocha faz, ainda por cima baseado em questões étnicas.

1.Existem várias vezes mais em percentagem ciganos portugueses em prisões que fora das prisões.
    2.Existem várias vezes menos em percentagem portugueses não ciganos em prisões que fora das prisões
    -Conclusão:Os ciganos portugueses são tão criminosos como os portugueses não ciganos.

Não, não acho e por vários motivos:

Então há mais ciganos presos que em liberdade? Ridículo

Não sei se é verdade ou não mas uma coisa garanto: do que afirma antes não se pode tirar essa conclusão(não tenho a certeza que vá perceber).

Para não estar aqui com floreados e a rondar o assunto, vou directo ao fulcro da questão, pelo menos como eu a vejo:
    O Jorge Rocha acha que se pode classificar um indivíduo e o seu grau de respeito pela lei de a partir das suas características étnicas, eu acho que isso é revelador de uma ignorância profunda a par de outras coisas que o Italiano poderá explicar melhor. São opiniões.

José Cardoso
  7.  # 67

Colocado por: Jorge Rochamas convenhamos que os ciganos têm uma raça distinta,pelos seus cabelos pretos e feições que se notam à distância como ciganos...

Colocado por: j cardosoNão diga asneiras. Quer conhecer ciganos de olhos azuis?

Mas que têm os olhos azuis a ver com o que eu disse?Eu é que digo asneiras?

Colocado por: j cardosoSe observa as notícias da mesma forma que as características físicas de cada um então é melhor arranjar alguém que lhe explique as notícias.

Pois...só se fôr o J.Cardoso a explicar-me que nas notícias dizem que foi um preto ou um cigano ou até um branco que assaltaram uma joalheria...(que não se observa concerteza)

Colocado por: j cardosoNão nego que os ciganos têm uma cultura e uma maneira de viver diferente - mas o mesmo posso dizer de um alentejano relativamente a um minhoto.

Hahahahahahahaha

Colocado por: j cardosoNão tenho dúvidas que a percentagem de infracções à lei é maior entre os ciganos que entre os “portugueses de origem europeia”.

Maior é pouco...muito maior está mais de acordo.

Colocado por: j cardosoDa mesma forma que também não tenho duvidas que há maior índice de infractores na Ribeira que na Marechal Gomes da Costa – e não me consta que haja ciganos quer num quer noutro lado.

Se os houvesse...

Colocado por: j cardosoO que lhe posso garantir é que o preconceito, esse sim, está em todo o lado e alguns dos que aqui comentam estão dele bem servidos.

Hummmmm........então o J.Cardoso está isento de preconceitos.

Colocado por: j cardosoÉ tão justo dizer que ciganos ou pretos constituem a maioria dos infractores como dizer que os brancos são racistas – ambas as posições estão contaminadas de preconceito e ignorância.

Estão contaminadas porque os pretos não estão nessa percentagem...só estão os ciganos.
    Também estão contaminadas porque tanto os brancos como os pretos são racistas.

Cumps
    J.Rocha
  8.  # 68

Colocado por: ItalianoÉ claro - a psicologia explica o comportamento das pessoas. Quando se trata de pseudo-pessoas, não chega lá.

As pessoas explicam o comportamento de alguns pseudo-psicólogos...que como psicólogos não chegam lá.

Colocado por: ItalianoJorge, você é uma pessoa cheia de recalcamentos, como uma análise dos seus posts aqui poderá demonstrar.

sou,sou...e demostro com convicção embora possa estar enganado nalgumas partes(penso que poucas)

Colocado por: ItalianoAborrece-me saber que existem pessoas como você.

É daquelas coisas né?Porque o contrariam(concerteza)

Colocado por: ItalianoPor isso farei o possível por ignorar futuros posts cheios de mentalidade retrógrada que por aqui fizer.

Ora bolas...a pensar eu que um psicólogo deveria ser pedagógico em mentes retrógadas como a minha...afinal estou de peito aberto para troca de opiniões,e por azar temos aqui um psicólogo que se fecha e apenas adjectiva a minha mente como retrógada sem qualquer argumento para que um retrógado como eu não consiga sequer compreender o porquê de ter uma mente retrógada...mas que psicologia esta que existe por cá.

Cumps
    J.Rocha
  9.  # 69

Colocado por: j cardosoMais que aborrecer-me a ignorância preocupa-me.

José Cardoso

Se realmente a ignorância o preocupa;vá ao google e leia mais sobre a adaptabilidade da etnia cigana na nossa sociedade.

J.Rocha
  10.  # 70

Colocado por: j cardosoNão sei qual a percentagem, ainda que existisse apenas um cigano sério seria o suficiente para não generalizar como o Jorge Rocha faz, ainda por cima baseado em questões étnicas.

Se não sabe qual a percentagem;como pode afirmar que é uma parvoice essa percentagem?Não acha parva também a sua observação?
    Quanto à sua opinião sobre a minha generalização também acho que a sociedade se vai transformando baseada em dados estatísticos...e é atravez deles generalizados que se tiram conclusões para tentar alterar o que está presente,e se não fôr assim tapando com rosas e peneiras continuamos sempre na mesma.

Colocado por: j cardosoEntão há mais ciganos presos que em liberdade? Ridículo

Li na net...quer que esponha o post?

Colocado por: j cardosoO Jorge Rocha acha que se pode classificar um indivíduo e o seu grau de respeito pela lei de a partir das suas características étnicas, eu acho que isso é revelador de uma ignorância profunda a par de outras coisas que o Italiano poderá explicar melhor. São opiniões.

Lá está o J.Cardoso com a ignorância...o que eu acho é que se deve classificar um indivíduo e seu grau de respeito pela lei a partir de suas acções...e a comunidade cigana em termos gerais não respeita a lei em maior grau,e isso é um facto que está bem à vista,porque é uma comunidade fechada sobre si com costumes ancestrais.
    O italiano como psicólogo não me vai explicar melhor;(eu até gostaria)mas parece que me fechou a loja...
  11.  # 71

Colocado por: Jorge RochaOra bolas...a pensar eu que um psicólogo deveria ser pedagógico em mentes retrógadas como a minha..

Nem que me pagasse :-)

A argumentação só é possível quando ambas as partes usam os mesmos trunfos. Eu uso linguagem científica, resultados de estudos aprofundados de temas sociais complexos, você repete o que ouviu dizer a bêbedos na taberna. Não vale a pena. Fique lá com a sua mentalidadezinha, e passe bem com ela.
  12.  # 72

Colocado por: ItalianoNem que me pagasse :-)

A argumentação só é possível quando ambas as partes usam os mesmos trunfos. Eu uso linguagem científica, resultados de estudos aprofundados de temas sociais complexos, você repete o que ouviu dizer a bêbedos na taberna. Não vale a pena. Fique lá com a sua mentalidadezinha, e passe bem com ela.

Hahahahahahaha
  13.  # 73

Colocado por: Jorge Rochatemos aqui um psicólogo que se fecha e apenas adjectiva a minha mente como retrógada sem qualquer argumento para que um retrógado como eu não consiga sequer compreender o porquê de ter uma mente retrógada.

Tinha-me escapado este seu ataque cheio de falsidade, a que não posso deixar de responder.

Os argumentos foram apresentados, mas você ou não os percebeu, ou não os percebeu. Não estou à espera que você mude de ideia depois deste post. Mas não gosto de ser acusado daquilo que não fiz.

Existem dois grandes factores que explicam uma maior probabilidade de criminalidade por parte de um indivíduo cigano: a condição económica de partida (grande parte das famílias ciganas vive em condições de pobreza, fruto de séculos de discriminação, em que tudo o que era diferente era mau) e as expectativas (um cigano nasce com as pessoas à espera que ele comece a roubar; já na escola primária começa a ouvir as primeiras insinuações... é uma profecia que se auto-concretiza). Culpa de quem? De séculos de preconceito. Depois existem factores pessoais, contextuais. Tudo somado, as continhas feitas como deve ser, e partindo da mesma situação, a probabilidade de criminalidade entre brancos, negros e ciganos seria idêntica.

Dito isto, pergunte-me se tenho nojo de quem perpetua o preconceito, e para arrotar três postas de pescada, continua a fazer a vida negra a... pessoas como nós, insultando-as só porque provêm de determinada família? Sim, tenho nojo. Muito nojo.
  14.  # 74

Colocado por: ItalianoOs argumentos foram apresentados, mas você ou não os percebeu, ou não os percebeu. Não estou à espera que você mude de ideia depois deste post. Mas não gosto de ser acusado daquilo que não fiz.

Claro...eu não devo ter percebido...mas olhe que eu estou sempre à espera de poder mudar de ideias,sou todo ouvidos a quem me acusa,para poder mudar e decidir,entende?

Colocado por: ItalianoTinha-me escapado este seu ataque cheio de falsidade, a que não posso deixar de responder.

É bom que me digam que as minhas opiniões sejam ataques...e se são falsos;que argumentem...porque se o são;não dei por isso,talvez pela minha usual estadia em tabernas.

Colocado por: ItalianoExistem dois grandes factores que explicam uma maior probabilidade de criminalidade por parte de um indivíduo cigano: a condição económica de partida

Concordo.

Colocado por: Italiano(grande parte das famílias ciganas vive em condições de pobreza, fruto de séculos de discriminação, em que tudo o que era diferente era mau)

Poderei concordar...embora me custe entender que o lado positivo estivesse apenas nas famílias ciganas desses tempos.

Colocado por: Italianoe as expectativas (um cigano nasce com as pessoas à espera que ele comece a roubar; já na escola primária começa a ouvir as primeiras insinuações...

Isto faz-me lembrar a malta nova actualmente vítima de não lhes criarem as condições devidas...mas que pouco lutam para criarem elas próprias as suas condições.(a culpa é sempre da sociedade e não delas)

Colocado por: Italianoé uma profecia que se auto-concretiza). Culpa de quem? De séculos de preconceito.

Pois...pois...as famílias ciganas até não têm preconceitos,nem nunca tiveram,só os malvados dos outros é que os têm...
    Mas isto não é racismo?Hó italiano...que contradição é essa?Não está a colocar-se no lugar dos tais racistas que dizem mal de várias raças?É que aqui ainda só o vi a dizer mal de toda a sociedade menos da sociedade cigana.

Colocado por: ItalianoDepois existem factores pessoais,

Aqui no meu estáminé...roubaram-me a sucata e foram ciganos,embora saiba que podiam ser outros que não ciganos,mas não tenho o direito de ter receio quando vejo um cigano por perto que me volte a roubar a sucata?É que por azar meu,aqui não há ciganos a viver,e logo por azar meu fui roubado por eles.

Colocado por: ItalianoTudo somado, as continhas feitas como deve ser, e partindo da mesma situação, a probabilidade de criminalidade entre brancos, negros e ciganos seria idêntica.

Essa suposição é apenas boa intenção relactiva ao seu querer que todos somos iguais,mas que ao longo de séculos as diferenças continuam,e aparecemos todos ao mesmo tempo na terra...

Colocado por: ItalianoDito isto, pergunte-me se tenho nojo de quem perpetua o preconceito,

Não lhe quero perguntar porque diz logo que tem nojo...mas que quem prepetua é quem pretende que tudo esteja na mesma como a lesma...os ciganos são sempre coitadinhos,e os outros é que são os maus...

Colocado por: Italianoe para arrotar três postas de pescada, continua a fazer a vida negra a... pessoas como nós, insultando-as só porque provêm de determinada família? Sim, tenho nojo. Muito nojo.

Mas eu fui roubado por ciganos e eu é que faço a vida negra?Hó homem de Deus(que nem sequer sou religioso)eu nunca insultei ninguém...muito menos por serem ciganos ou de qualquer outros credos...se faço a vida negra,só a quem rouba e a quem mata...nunca em caso algum os protegerei...ok?
  15.  # 75

Declaração de interesses:
    Essas histórias de preconceito étnico faz-me lembrar que a minha companheira é descendente de bisavós africana (preta) e indiana (que é de onde vieram os ciganos, não é?).
    Tem feições de mulata, a pele acobreada (como os indianos) e, para cúmulo, é loura de olhos verdes.
    Portanto, estou feito com os malandros dos negros e ciganos !

Exemplo de discriminação a brancos:
    Isso de andar na rua e ser apontado como sendo diferente dos outros (italiano) faz-me lembrar quando fui à RPChina no ano de Tienamen, em que entrei por ali dentro sozinho.
    Na altura eu usava barba, e vocês não fazem ideia a quantidade de vezes que fui interpelado em chinês por uns energúmenos que me insultavam (geralmente, diziam os palavrões nas minhas costas, pressupondo que eu não os entendia).
    Se bem me lembro, o palavrão favorito era «macaco barbudo» :-)
    Quando eu me apercebia que o chinês ia sózinho e tinha menos de 1,60m - i.e., de uma estatura que eu podesse facilmente esborrachar - eu virava-me de repente para ele para lhe deixar bem claro que tinha entendido. Em geral, escureciam (se fossem brancos, seria «coravam») de vergonha e houve até um que desatou a fugir. :-)
    A diferença é que eu, naquela altura, ganhava mais por dia que a média dos chineses ganhava em 2 ou 3 meses. E, portanto, eles bem me podiam insultar que isso que não me faria sentir menos superior a eles. :-))

Exemplo de discriminação positiva de pretos:
    O presidente do país mais poderoso do mundo (dizem que) é preto;
    O presidente do partido da oposição do país mais poderoso do mundo, é preto;
    A mulher mais influente do mundo (Oprah) é preta;
    O homem mais rápido na F1 (Hamilton), o melhor jogador de golf, a maior parte dos desportistas mais bem pagos, uma boa parte dos actores mais bem pagos, etc. são negros.
    Para que raio continua a haver quotas para negros em universidades americanas e brasileiras?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Rocha, ?
  16.  # 76

Colocado por: Luis K. W.Para que raio continua a haver quotas para negros em universidades americanas e brasileiras?

As universidades portuguesas também têm quotas destas. Não para negros, para cidadãos dos PALOP.

A ideia de base é combater a desvantagem a priori que pessoas provenientes desses grupos devido a anos de escravidão e aproveitamento dos recursos humanos e naturais dos seus países. Nos EUA a coisa começa a deixar de ter razão de ser, embora no Sul o peso da cor de pele ainda se faça sentir fortemente. No Brasil a coisa continua a fazer muito sentido. Quanto a Portugal, se os angolanos apostarem parte das fortunas que por ali se fazem actualmente no ensino e investigação, deixarão de ter necessidade de enviar estudantes para Portugal.
  17.  # 77

Colocado por: Jorge RochaHó homem de Deus(que nem sequer sou religioso)eu nunca insultei ninguém...muito menos por serem ciganos ou de qualquer outros credos...

Lamento que tenha sido roubado. E não sou apologista de colocar a coisa em termos de "coitadinhos" e de "maus da fita", é uma conversa que não leva a lado nenhum. A coisa é mais complexa do que isso.

Lamento acima de tudo que não aceite que quando diz "ah os pretos e os ciganos são todos (ou a maioria) uns ladrões", está a insultar todos os ciganos e negros que não o são. Até poderia ser só um, mas seria injustamente ofendido. Imagine que a história tinha tomado outro rumo, e que eram os Rochas a serem considerados uns "filhos da mãe", e você até é boa pessoa. Acha correcto generalizar? Fazer pagar o justo pelo pecador?

Dito isto, peço para voltarmos à discussão de partida, que tem a ver com património imobiliário, população carenciada, leis de arrendamentos e habitação social. O racismo não é discutível. O racismo é inaceitável para mim. Eu terminei uma relação porque a pessoa com quem estava se demonstrou racista, imagine se tenho vontade de discutir longamente sobre racismo com ilustres desconhecidos.

Boa Páscoa (quem puder coma uma fatia de folar por mim, estou no estrangeiro e aqui comem-se colombas...)
  18.  # 78

Boa tarde,

Relativamente à questão das raças/etnias é notório que existem esteriótipos (preconceitos) na comunicação social, se bem que há estudos que indicam que tende a diminuir. Há contudo factores que levam a esse tipo de comportamentos.

Não há necessidade de estarem aqui a dourar a pílula dizendo que os ciganos não têm diferenças negativas relativamente aos brancos. É por todos sabido que os ciganos são um povo que se dedica sobretudo ao comércio nas feiras, normalmente não estão inscritos na Seg. Social e usufruem de rendimentos sociais. Claro que isso também acontece com os brancos, mas nos brancos são excepção, nos ciganos é a regra.

Não costumo concordar com o colega Jorge Rocha mas neste caso parece-me que ele tem uma certa razão. Pelo que conheço dos ciganos, e conheço alguma coisa, grande parte deles não têm muitas intenções de viver em sociedade e segundo as regras da mesma.
  19.  # 79

Pelo que conheço dos ciganos, e conheço alguma coisa, grande parte deles não têm muitas intenções de viver em sociedade e segundo as regras da mesma.

Sugiro uma viagem pelas várias discussões do fórum onde se afirma peremptoriamente a intenção de fugir aos impostos, de furar todos os procedimentos legais que se aplicam na construção, de fazer tábua rasa da lei assim quando convém, etc.. Feita por pessoas que, como diz, não têm muitas intenções de viver em sociedade e segundo as regras da mesma. Serão ciganos? Não devem ser, caso contrário já se teria levantado aqui um coro de protestos, da mesma forma que todos caem em cima do rudolfo - ainda por cima um emigrante que nem sequer escreve bem em português - mas se calam nos outros casos. O costume.

José Cardoso
  20.  # 80

Colocado por: j cardoso
    Sugiro uma viagem pelas várias discussões do fórum onde se afirma peremptoriamente a intenção de fugir aos impostos, de furar todos os procedimentos legais que se aplicam na construção, de fazer tábua rasa da lei assim quando convém, etc.. Feita por pessoas que, como diz,não têm muitas intenções de viver em sociedade e segundo as regras da mesma.Serão ciganos? Não devem ser, caso contrário já se teria levantado aqui um coro de protestos, da mesma forma que todos caem em cima do rudolfo - ainda por cima um emigrante que nem sequer escreve bem em português - mas se calam nos outros casos. O costume.

José Cardoso

Caro José Cardoso, não é minha intenção entrar numa discussão sem fim em torno desta questão. A minha posição é muito clara no meu post anterior e sugiro que tentem analisar as tendências. Nunca disse que os problemas são originados por A, B ou C, nunca disse que todos os brancos são "santos" e nunca disse que todos os ciganos são criminosos, disse que, através da minha visão da sociedade, grande parte dos ciganos não querem viver em sociedade e sujeitos às suas regras. É a minha opinião, possivelmente alicerçada por situações que me levam a pensar deste modo.

Cumps

0.0316 seg. NEW