Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: ItalianoLamento acima de tudo que não aceite que quando diz "ah os pretos e os ciganos são todos (ou a maioria) uns ladrões", está a insultar todos os ciganos e negros que não o são.

Só na sua cabecita é que eu disse que os ciganos e os pretos são todos uns ladrões.

Colocado por: ItalianoAté poderia ser só um, mas seria injustamente ofendido.

Que converça da treta...mas que tem uma maioria a ver com todos?
    Eu nunca disse que os pretos são na maioria ladrões...isto que fique bem claro!

Colocado por: Italianoe que eram os Rochas a serem considerados uns "filhos da mãe", e você até é boa pessoa. Acha correcto generalizar? Fazer pagar o justo pelo pecador?

Mais outra converça da treta...a não haver generalizações,não há sondagens e não há estudos,e para si é melhor estar tudo como está...

Colocado por: ItalianoDito isto, peço para voltarmos à discussão de partida, que tem a ver com património imobiliário, população carenciada, leis de arrendamentos e habitação social. O racismo não é discutível. O racismo é inaceitável para mim. Eu terminei uma relação porque a pessoa com quem estava se demonstrou racista, imagine se tenho vontade de discutir longamente sobre racismo com ilustres desconhecidos.

'Tá bem...para si e para muitos o racismo não é discutível...mas para outros tantos é absolutamente discutível.
    Eu também abomino o racismo...mas também abomino a impostorice(o que há é mais impostores sobre este assunto)cada um de nós tem um pouco de racismo dentro de nós...o italiano já o demostrou dando a entender aqui que só os ciganos é que são perseguidos,e os outros são sempre quem persegue...isto não cabe na cabeça de ninguém!
    Já percebi que para si se alguém o confronta com a sua ideia que só os ciganos é que são perseguidos dá-lhe logo rótulo de racista...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Italiano
  2.  # 82

Colocado por: j cardosoSugiro uma viagem pelas várias discussões do fórum onde se afirma peremptoriamente a intenção de fugir aos impostos, de furar todos os procedimentos legais que se aplicam na construção, de fazer tábua rasa da lei assim quando convém, etc.. Feita por pessoas que, como diz,não têm muitas intenções de viver em sociedade e segundo as regras da mesma.Serão ciganos? Não devem ser, caso contrário já se teria levantado aqui um coro de protestos, da mesma forma que todos caem em cima do rudolfo - ainda por cima um emigrante que nem sequer escreve bem em português - mas se calam nos outros casos. O costume.

José Cardoso

Hó J.Cardoso...

Sugiro-lhe que visite um pouco o mundo do negócio cigano por cá...tem visto muitos ciganos a passar factura?
  3.  # 83

Eu também desejo muitas felicidades, paz e saúde a todos os ciganos e não ciganos, só lhes peço que não façam acampamento aqui nos terrenos perto da minha casa.
  4.  # 84

Colocado por: J.FernandesEu também desejo muitas felicidades, paz e saúde a todos os ciganos e não ciganos, só lhes peço que não façam acampamento aqui nos terrenos perto da minha casa.

Heheh
  5.  # 85

Colocado por: Jorge Rocha.o italiano já o demostrou dando a entender aqui que só os ciganos é que são perseguidos,e os outros são sempre quem persegue...isto não cabe na cabeça de ninguém!
    Já percebi que para si se alguém o confronta com a sua ideia que só os ciganos é que são perseguidos dá-lhe logo rótulo de racista...

Só posso chegar à conclusão de que você não percebe português. Infelizmente não são só os ciganos que são alvo de preconceito... Mas quem é que disse isso? Que disparate!!! Quer que lhe faça uma lista?

Se acha que o racismo é discutível, vá discuti-lo com quem o quiser ouvir soltar enormidades.

Quanto ao tema deste tópico, tem alguma coisa a dizer? Que propõe para uma fase de transição entre mercado de arrendamento bloqueado e mercado de arrendamento liberal?
  6.  # 86

Colocado por: ItalianoSó posso chegar à conclusão de que você não percebe português.

Boa conclusão....eu até sou chinamarquês.

Colocado por: ItalianoInfelizmente não são só os ciganos que são alvo de preconceito... Mas quem é que disse isso? Que disparate!!!

Esta terá que reportar ao J.Cardoso,não a mim...mas afinal está a falar para mim ou para a plateia?

Colocado por: ItalianoQuer que lhe faça uma lista?

Terá mas é que pensar muito bem nessa lista.

Colocado por: ItalianoSe acha que o racismo é discutível, vá discuti-lo com quem o quiser ouvir soltar enormidades.

Pois...a adjectivar todo o pseudo-psicólogo deve ter tido a vida fácil argumentando dessa forma.

Colocado por: ItalianoQuanto ao tema deste tópico, tem alguma coisa a dizer? Que propõe para uma fase de transição entre mercado de arrendamento bloqueado e mercado de arrendamento liberal?

Éssa pergunta é só dirigida à minha pessoa?Ou também para a plateia?
  7.  # 87

Colocado por: ItalianoSó posso chegar à conclusão de que você não percebe português. Infelizmente não são só os ciganos que são alvo de preconceito... Mas quem é que disse isso? Que disparate!!! Quer que lhe faça uma lista?

Colocado por: Italianose tenho nojo de quem perpetua o preconceito,

Colocado por: Italianopessoas como nós, insultando-as só porque provêm de determinada família? Sim, tenho nojo. Muito nojo.

Isto não é chinamarquês pois não?
  8.  # 88

Colocado por: Jorge RochaIsto não é chinamarquês pois não?

É português. No qual NÃO se diz que são só os ciganos a ser alvo de discriminação.

Colocado por: Jorge Rocha Éssa pergunta é só dirigida à minha pessoa?Ou também para a plateia?

Se estou a falar consigo, a pergunta é dirigida a si. Mas, obviamente, quanto mais pessoas participarem (plateia é de mau tom...), melhor.
  9.  # 89

Colocado por: ItalianoÉ português. No qual NÃO se diz que são só os ciganos a ser alvo de discriminação.

Pois...então concorda que todos são alvos de descriminação...então de quem ou do que se queixa?

Colocado por: ItalianoSe estou a falar consigo, a pergunta é dirigida a si. Mas, obviamente, quanto mais pessoas participarem (plateia é de mau tom...), melhor.

Então a sua pergunta deveria ser dirigida a quem começou a falar deste tema,e a si próprio,porque fartou-se de escrever em resposta a quem o contrariou.
    Se plateia é mau tom para si...

Colocado por: Jorge RochaColocado por: Italianopessoas como nós, insultando-as só porque provêm de determinada família? Sim, tenho nojo. Muito nojo.

Isto é de bom tom?Mas afinal a quem se dirige neste bom tom?Se diz que não são só os ciganos a ser alvo de descriminação,afinal de quem se refere?
    Será compreensível que subeentenda que há raças ou gentes diferentes que descriminam e outros não?
  10.  # 90

Colocado por: Jorge RochaPois...então concorda que todos são alvos de descriminação...então de quem ou do que se queixa?

É discriminação. Com I. Se não sabe escrever a palavra, imagino que não saiba o que significa, e por isso é que escreveu a frase que citei em cima.

A discriminação é um comportamento ou série de comportamentos que prejudicam uma pessoa ou pessoas APENAS por causa da sua pertença a um grupo, pertença essa que não depende de uma escolha por parte de tais indivíduos. Queria uma lista? Que tal: negros, ciganos, indianos, chineses, gays, velhos, obesos mórbidos, portadores de deficiência?

A "faca e o queijo" necessários para discriminar não estão na mão de todos, mas principalmente na mão de quem está na mó de cima - de quem tem os recursos necessários para fazê-lo sem sofrer grandes represálias.

Já o preconceito (ideias negativas sobre pessoas APENAS por causa da sua pertença a um grupo) é mais transversal. O que não o torna justificável.

O meu nojo estende-se a ciganos e negros que discriminem pessoas de pele branca ou de outras proveniências. O preconceito e o acto discriminatório são nojentos.

Colocado por: Jorge RochaEntão a sua pergunta deveria ser dirigida a quem começou a falar deste tema,e a si próprio,porque fartou-se de escrever em resposta a quem o contrariou.

Que disparate. Devo ignorar quem participa numa discussão que abri? Não me parece. Além disso - obviamente - quando quero fazer perguntas a mim próprio, não preciso de um fórum para fazê-lo...
  11.  # 91

Longe de mim ser preconceituoso ou praticar discriminação racial, de qualquer forma, dava 50€ para importar o Sarkozy por 1 mês para Portugal.. lolll
  12.  # 92

Com a sua excelentíssima esposa (a dele), presumo :-)
  13.  # 93

lolll

Relativamente ao que se discute aqui era mesmo útil a vinda dele, o pequenito que bate o pé.

Quanto ao tema em si, não concordo consigo Italiano, especialmente na sua intransigência sobre algumas matérias. Quando tiver disponibilidade tentarei colocar aqui a minha opinião sobre este conteúdo tão controverso. Agora estou de saída ;)

Cumps
  14.  # 94

Cá ficaremos à espera da sua opinião. Boa Páscoa.
  15.  # 95

Não sejamos preconceituosos e intolerantes com os racistas, eles também têm direito a exprimir a sua opinião.
  16.  # 96

Boa noite,

Quando uma pessoa dá opinião sobre determinado assunto tem em conta o que vê, o que lê e o que ouve. Eu, com esses meios de adquirir conhecimento, tenho alguma dificuldade em não condenar as práticas de algumas pessoas que, por inerência organizacional, formam grupos. Há na sociedade deveres que devemos cumprir e direitos que nos são contemplados. Essa balança tem que estar equilibrada sob pena de todos exigirem direitos e não cumprirem com os seus deveres. É precisamente aqui que se encontram esses grupos de pessoas que acham que não têm deveres a cumprir mas sim direitos sobre tudo e mais alguma coisa.

Pelo que vejo, no meio meio pequeno, é que esses grupos são precisamente grupos que juntam indivíduos da mesma etnia ou raça. Todo o tipo de pessoas que não cumprem com os seus deveres e não sabem viver em sociedade merecem o meu repúdio, sejam brancos, negros, ciganos, chineses ou paquistaneses, mas o que os meus olhos me dizem é que alguns desses grupos, nesta zona em particular, se restringe sobretudo à comunidade cigana, não sabe viver em sociedade. Não sabem viver em sociedade porque usam e abusam dos rendimentos sociais, não têm educação, não trabalham e os que trabalham não declaram o que ganham, para além dos crimes que, com frequência, cometem. Há cidadãos comuns que fazem isso tudo?? Sim, há, mas nessa escala não.

Eu defendo a igualdade e o bem estar na sociedade mas todos têm que cumprir as regras, porque motivo alguém se lembra de montar um acampamento num terreno meu e para sair de lá exige uma casa ao estado?? Quantos de nós, que aqui estamos a conversar, vamos à Câmara Municipal pedir uma casa?? Eu, se quero construir uma casa tenho que trabalhar para a pagar, se quero ter um rendimento tenho que ir trabalhar para o merecer. Porque razão alguns acham que têm direito a tudo isso sem sequer cumprirem com os elementares deveres da vida em sociedade? Será justo para os contribuintes portugueses trabalharem para manter gente que não tem interesse em mais nada que não seja não fazer nada?

Reforço que o meu comentário baseia-se sobretudo no que conheço e pelo que vejo, admitindo, como é óbvio, que em todo lado há gente séria e gente má. Esta minha minha visão pode ser considerada racista? Não me parece, acho que a minha visão relata a realidade, pelo menos a realidade que os meus limites me deixam atingir.

Cumprimentos e Boa Páscoa a todos!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Rocha, Anarim
  17.  # 97

o mundo tem regras, e cada canto as tem, o bom é que ainda temos direito de escolha de esse canto.
    o problema é quando alguem não as segue apenas porque a sua cultura/e ou educação é diferente, e não quer mudar aspectos que prejudicam os outros.
    na minha casa tenho as minhas regras, na rua tenho outras, na casa do amigo outras, mas tento sempre segui-las e quando não consigo, percebo o meu erro e aceito as consequências. para viver em sociedade é preciso respeitar regras para respeitar os outros, e quem não as respeitar tem escolha, escolher outra sociedade e não tentar impor a sua aos outros.
    se não estiver de acordo com as mesmas, queixo-me, reivindico, mudo de cidade, de país, de amigos.
    generalizando, não gosto do cigano porque gosta do alheio, não gosto do portugues porque cospe e deita a beata para o chão, não gosto do Espanhol porque tem a mania de ser superior, não gosto do alemão porque é xenófobo, não gosto do americano porque é preguiçoso, não gosto dos russos por serem agressivos, não gosto dos italianos por serem pouco sérios, não gosto dos ingleses por terem o rei na barriga...
    resumindo não gosto de ninguem - generalizando.
    cada pessoa é diferente, tem este ou aquele aspecto menos correcto para com a sociedade.
    para fazer parte de uma sociedade há que respeitar as regras, se não ela não funciona...e ai seria um caos e pior na minha opinião.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Rocha
  18.  # 98

Colocado por: J.FernandesNão sejamos preconceituosos e intolerantes com os racistas, eles também têm direito a exprimir a sua opinião.

Parcialmente de acordo. O preconceito é um direito (parvo, mas é. Entra no conceito da liberdade de pensamento e liberdade de expressão). A discriminação é crime punível por lei em variadíssimos Estados.
  19.  # 99

Caros Rui A. B. e Fernando Gabriel,

Obrigado pelos vossos comentários.

Obviamente, ser anti-racista não significa apaparicar, desculpar ou acarinhar membros de grupos "diferentes" que cometem acções destinadas a prejudicar o bem-estar da sociedade. Ser anti-racista não significa dizer "ah os negros e os ciganos são bons, e os outros é que são maus". Ser anti-racista significa três coisas: 1) perceber que os comportamentos anti-sociais de certos grupos sociais têm raízes históricas e económicas que os próprios ultrapassam com muita dificuldade, e que um negro ou um cigano não nasce "com o bichinho da criminalidade" no sangue; 2) perceber que generalizar é errado (como disse, se 99% dos ciganos fossem criminosos e apenas 1% fossem cidadãos cumpridores, dizer "a maioria dos ciganos são todos uns encostados à Segurança Social, ladrões e passadores de droga" seria altamente injusto), e 3) perceber que há uma humanidade comum e um potencial para a excelência dentro de todos nós.

Não considero as vossas posturas particularmente racistas (se leio com ironia os comentários do Fernando sobre os italianos, posso mudar de ideia...lol). São posturas preventivas, que espero que não se traduzam em generalizações que penalizam justos por causa dos pecadores.

Rui A. B., eu fui à Câmara Municipal pedir casa. Há uns 18 anos, com a minha mãe, quando o meu pai faleceu. Não sentimos que estávamos a usurpar nada ou a passar a perna a ninguém. A minha mãe foi reformada por invalidez, depois de ter trabalhado durante 35 anos (dos 10 - dez! - aos 45), e eu era um ranhoso de 10 anos que sonhava com um Action Man que nunca tive. Tínhamos 25 contos por mês de rendimento. Não havia alternativa.

Ah, e eu não sou cigano nem negro - italiano só por casamento, Fernando... espero que não me ache pouco sério :-)

Continuação de boa Páscoa, e toca a dar-lhe nesses folares!
  20.  # 100

Colocado por: ItalianoNão considero as vossas posturas particularmente racistas (se leio com ironia os comentários do Fernando sobre os italianos, posso mudar de ideia...lol)

e nem deve :) "sou tudo" menos racista/xenófobo
    só por si seguir regras e querer que os outros as sigam não significa racismo.
    sou a favor das minorias e da diversidade, votei a favor do casamento gay e votei a favor da legalização do aborto(mesmo com reservas de interpretação e legislação) e votaria mais leis/partidos que fomentassem leis que abrissem a mentalidade e dessem voz às minorias, sou do tipo de pessoas que brinda com a humilde pessoa, como com ministros ou sua família(desde que sejam porreiros :)), condeno é quem não aceita isso-sou exigente, pela exigência e recorrendo às famas"" muitas vezes vejo-me como um alemão em Portugal, devo ter descendências bárbaras :) , como sou exigente para mim sou para os outros, logo se cumpro regras os outros para mim devem cumprir, a sociedade só funciona assim, sendo sociedade de ciganos ou skinheads que mudaram de sexo.
    a minha postura é mesmo individual, cada pessoa é uma pessoa, por isso a minha analogia que leva a seguinte afirmação:
    Se fossemos a enumerar particularidades más de uma etnia/grupo/população, não gostaríamos nem nos dávamos com ninguém.
    acredite que italiano não teve a ver consigo :) foi coincidência/mera descrição de povos sulistas próximos, mas os italianos têm,(lá está) fama(a dita fama) de serem ainda mais despreocupados que os portugueses, o que é quase impossível hehe....já para não falar nos gregos que esses devem bater os Italianos :)
    além que ser despreocupado é bom, muito bom mesmo, agora não sempre :).
    cada povo tem as suas características, o problema é o contrario é a globalização. cada vez mais apertados por uma globalização que afasta tradições e culturas.
    ficamos mais pobres.
    por estas situações de grupos e suas consequências, eu deixei de ver futebol, desliguei da politica e religião pratico a minha, nunca a tentei passar para os outros.
    acima de tudo há que respeitar os outros e não invadir a privacidade e opinião de outros.
    o individuo é um individuo, pode fazer parte de um grupo, mas não é esse grupo, não tem de ser, nem tem de ser visto assim.
    para mim racismo"" é isso, esquecer a individualidade do outro generalizando de forma categórica e única.
    já preguei a minha missa ideológica, mas não a vendo :) é apenas a minha postura sociológica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Rocha

0.0311 seg. NEW