Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho um WC com loiças suspensas em que ficam a 12 metros da caixa do esgoto.

    É necessário alguma bomba ou caixa de esgoto extra a meio caminho para permitir um bom escoamento?

    O esgoto parece estar a 60 cm de profundidade do solo
  2.  # 2

    Não, tem é de ter um sistema gravítico devidamente dimensionado (diâmetro e inclinação). A distancia máxima ente caixas é de 15m.
  3.  # 3

    Agradeço imenso a pronta resposta,

    Como calculo o diametro e a inclinação necessárias?
  4.  # 4

    utiliza os critérios de dimensionamento do RGSPPDADAR (Dec. Reg. 23/1995)... ou contrata um eng.º civil. ;)
  5.  # 5

    Como calculo o diametro e a inclinação necessárias?


    Fórmula de Manning- Strickler:

    Q=K x A x R(2/3) x i (1/2)

    R(2/3) = R elevado à potência 2/3
    i(1/29 = i elevado à potência 1/2

    Q = caudal de cálculo (m3/s)
    K = rugosidade do material (m(173)/s
    A = área da secção ocupada pelo fuido (m2)
    i = inclinação (m/m)

    Diâmetro mínimo admissível: 110 mm
    Inclinação: minimo 1%, máximo= 4%
    José Cardoso
  6.  # 6

    ?.. quem pode subscrever, elaborar projectos de ARD são os Eng.º civis... ;)

    O jcardoso já colocou a a Formula... os caudais dos equipamentos, retira do RGSPPDADAR.

    Peter... não se esqueça da ventilação da rede...
  7.  # 7

    ... os caudais dos equipamentos, retira do RGSPPDADAR.

    É só somar os caudais dos aparelhos a drenar e aplicar o coeficiente de simultaneidade.

    José cardoso
  8.  # 8

    À falta de elementos específicos deve considerar estes:

    Tipo de aparelho Caudais de descarga

    Lavatório (Lv) 30 l/min.
    Bidé (Bd) 30 l/min.
    Banheira (Ba) 60 l/min.
    Bacia de retrete (Br) 90 l/min.
    Pia lava-louça (Ll) 30 l/min.
    Máq. Lavar louça (Ml) 60 l/min.
    Máq. Lavar roupa (Mr) 60 l/min.
    Tanque (Tq) 60 l/min.

    José Cardoso
  9.  # 9

    Quantas redes quer ver com inclinações entre 1% e 4% a funcionar na perfeição? Ofereço bom acolhimento, visita guiada e almoço.

    José Cardoso
  10.  # 10

    finos....sobredimensionam não é

    Não, não é. Sejam tubos de drenagem, caleira ou dimensões de peças de betão armado, o dimensionamento é sempre feito para a situação mais desfavorável passível de se verificar. Se funcionar bem nessas condições ... funciona sempre bem.

    José Cardoso
  11.  # 11

    e quantas quer ver a funcionarem mal com essas pendentes.....com visita guiada e almoço!!

    Se funcionam mal é porque foram mal projectadas ou executadas. Visita guiada e almoço? Já conheço e não é de desperdiçar.

    ou então coitados dos que vivem nas linhas de água,como eu já vivi que tinha dias e dias as caixas a dentarem fora nas valetas

    idem

    ou então coitados dos que vivem nas linhas de água,como eu já vivi que tinha dias e dias as caixas a dentarem fora nas valetas

    idem

    José Cardoso
  12.  # 12

    O dimensionamento estabelece uma relação entre o caudal a drenar, ao diâmetro da tubagem e a velocidade do escoamento. Se tudo for feito como deve ser esses problemas não existem - a não ser que usem os esgotos como balde do lixo, contra isso não há nada a fazer.

    José Cardoso
  13.  # 13

    ?.. mas estamos a falar de utilizações domésticas.. ou de utilizações industriais e/ ou actividades ligadas à restauração?!?!
  14.  # 14

    muitos tem sorte por causa da baixa rugosidade dos tubos que sempre ajuda....é a sorte deles.

    Conheço vários casos de canalizações em grés - alta rugosidade - que ainda funcionam muito bem.

    é a água das "batatas"...o amido

    Se eu lhe disser que conheço vários casos de instalações fabris instaladas em unidades habitacionais (moradias) que, entre outras coisas, descarregam cianeto (ácido cianídrico), ácido clorídrico, ácido nítrico e ácido sulfúrico, entre outras coisas, acredita? Ou que já vi, em operações de limpeza, obstruções causadas por fraldas, pensos higiénicos e ossos, acredita?

    José Cardoso
  15.  # 15

    Caro Peter,

    É como lhe disseram, 2% serve perfeitamente.
    Essa WC é interior e é uma das que está a montante da rede, certo ? Nesse caso, e e tal como disse o Pedro Barradas, ter atenção à ventilação.

    www.gabineteop.com
  16.  # 16

    Colocado por: ?
    disseram??...Eu não vi ninguem falar em 2%

    O regulamento tá errado, a culpa é do Sócrates. (neste caso acho que foi no tempo do Cavaco)
    Os entupimentos nos urinois também são culpa do Sócrates.

    O jcardoso contribuiu com algo de útil, voce também pretende contribuir?
    • Neon
    • 21 abril 2011

     # 17

    Bom dia

    O que é pena

    Com uma fundamentaçãozinha maior talvez consigamos fazer cair os pressupostos do dimensionamento hidraulico...quem sabe não podemos apresentar uma tese no LNEC.
  17.  # 18

    Colocado por: ?precisam é de acabar com o PVC....estão atrasados no tempo.

    ... mas o regulamento não obriga a utilização do PVC...
  18.  # 19

    Sou um utilizador recente do forum, vou seguindo os tópicos de maior interesse e já deu para perceber que "?" entende do que fala. Mas ao mesmo tempo vejo que se sente algo revoltado com o pessoal do "CANUDO", mais se reflete quando se identifica por "TROLHA" (dar a entender que não percebe porque não tem "CANUDO"), é um facto que o "CANUDO" é necessário em qualquer projeto para aprovação, mesmo o "TROLHA" sabendo muito mais que os "CANUDOS". É para mim o utilizador mais ativo\util do forum e agradeço por isso. Não vejo é a necessidade de "atacar" constantemente os "CANUDOS".

    PS: Não tenho "CANUDO"
    • Neon
    • 21 abril 2011

     # 20

    Colocado por: Jota21Sou um utilizador recente do forum, vou seguindo os tópicos de maior interesse e já deu para perceber que "?" entende do que fala. Mas ao mesmo tempo vejo que se sente algo revoltado com o pessoal do "CANUDO", mais se reflete quando se identifica por "TROLHA" (dar a entender que não percebe porque não tem "CANUDO"), é um facto que o "CANUDO" é necessário em qualquer projeto para aprovação, mesmo o "TROLHA" sabendo muito mais que os "CANUDOS". É para mim o utilizador mais ativo\util do forum e agradeço por isso. Não vejo é a necessidade de "atacar" constantemente os "CANUDOS".



    Pessoalmente concordo com o ? relativamente aos 2%

    Mas também coloco reticências a modificações em obra, a menos que....
    - se saiba muito bem o que se esta a fazer,
    - se saiba os pressupostos que levaram o autor do projecto a optar por uma solução,
    - se saiba as implicações que as modificações poderão promover.

    Tenho que reconhecer que há muito "canudo" que faz por fazer (entra porco sai chouriço) mas também me assusta a displicência dos "não canudos" de dizer que os papeis de nada valem.

    "Canudos" à parte temos de aprender uns com os outros


    Abraços
 
0.0222 seg. NEW