Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Tenho neste momento uma dúvida e não consigo encontrar resposta na net...
    O caso é o seguinte, neste momento após uma herança fiquei com 3 apartamentos estando 1 deles alugado com uma renda antiga. Os dois apartamentos que não estão alugados precisam de algumas obras para ficarem totalmente habitáveis.
    Assim, a minha dúvida é, se de alguma forma é possivel permutar esses apartamentos com um construtor/investidor por um apartamento equiparado em valor ou então eu pagar a diferença para um de valor superior? Será que esta é a melhor opção de forma a rentabilizar melhor o meu negócio?
    Pelo que me apercebo este tipo de apartamentos (com mais de 30 anos na zona da margem sul) está a ter uma procura interessante...
    Alguém sabe como resolver esta situação?

    Obrigado!
  2.  # 2

    boas.
    só falta é encontrar o investidor.
    procuro talvez nos comerciais da luso Roux leiloes (Lisboa), eles trabalham com diversos investidores.
    infelizmente sou do porto senão era uma opção.
    um abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromrsantos
  3.  # 3

    Olá Pedro,
    Espere um pouco pelos novos governos que se aproximam. Em princípio serão lançados apoios financeiros e vantagens fiscais para a reabilitação. Pode ser que seja um bom investimento económico reabilitar esses imóveis de que é proprietário.
    Cumprimentos.

    http://pedroresendearq.blogspot.com/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromrsantos
  4.  # 4

    Mesmo para a permuta, quando os apoios estiverem disponíveis, vai ver que será mais fácil arranjar investidores.

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromrsantos
  5.  # 5

    serão lançados apoios financeiros e vantagens fiscais para a reabilitação

    Duvido
  6.  # 6

    Serão é retirados todos os apoios financeiros que existem actualmente..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromrsantos
  7.  # 7

    Boas,

    Obrigado pelos comentários pois todos eles são pontos de vista bem válidos!
    Neste momento posso dizer que não tenho nenhuma pressão em vender as casas pelo que a permuta parece-me a melhor opção...Penso que isto pode ser vantajoso na medida em que poderei ponderar melhor no negócio.
    Assim as hipóteses que tenho em cima da "mesa" são:
    1.Vender
    2.Permuta por uma casa pronta a habitar
    3.Reabilitar e Alugar

    Gostaria de saber face à nova conjuntura qual a melhor opção para os apartamentos?

    Um abraço,
  8.  # 8

    1.Vender é o melhor, pois fica com dinheiro na conta, que é o que faz falta a muita boa gente, depois mais tarde quando encontrar aquilo que realmente quer, investe, até lá ainda ganha juros.
    2.Permuta é sempre um bom negócio, despacha os 3 imóveis, e fica com 1 à sua medida.
    3.Alugar pode como não pode ter dores de cabeça (mas há sempre essa possibilidade).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromrsantos
  9.  # 9

    Colocado por: AlexMontenegroserão lançados apoios financeiros e vantagens fiscais para a reabilitação

    Duvido


    Estou por dentro do assunto e posso dizer que não duvide: está para breve os apoios em sede de IMI e juros bonificados à reabilitação em algumas zonas do país.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromrsantos
    •  
      FD
    • 20 abril 2011

     # 10

    A permuta só é boa em termos fiscais.
    Não se esqueça que ao fazer a permuta está a descontar no preço vendido o valor da margem do "investidor".
    É como vender o seu carro a um profissional (stand) ou a um particular - o profissional dar-lhe-á sempre menos dinheiro porque tem que comprar abaixo do valor de mercado para poder ganhar dinheiro.

    Se não tem pressa, eu esperaria mais notícias sobre as alterações previstas a nível do arrendamento e, em princípio, se tudo vier a ser como está previsto (despejo mais rápido), arrendaria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromrsantos
  10.  # 11

    Colocado por: pedromrsantosAssim as hipóteses que tenho em cima da "mesa" são:
    1.Vender
    2.Permuta por uma casa pronta a habitar
    3.Reabilitar e Alugar

    Gostaria de saber face à nova conjuntura qual a melhor opção para os apartamentos?


    Para responder à sua pergunta, tem que nos dar as seguintes informações:

    1 - Qual o saldo da sua conta bancária?
    2 - Qual o rendimento liquido mensal do agregado familiar?
    3 - Como é que é constituído o seu agregado familiar?
    4 - Tem casa própria? Tem hipoteca? de quanto?
    5 - Tem alguma estimativa do custo das obras necessárias para remodelar os apartamentos, de modo a serem alugados?
    6 - Qual o valor espectável para a renda, dos apartamentos remodelados?
    7 - Qual o estado de conservação dos espaços comuns e fachadas dos edifícios? (fotos ajudavam)
    ...

    como vê, não vai ser fácil...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromrsantos
  11.  # 12

    Boas,

    Antes de tudo gostaria de agradecer às respostas colocadas nesta discussão...
    Quanto às "variáveis" necessárias para poder decidir levantadas pelo ultimo Post posso apenas adiantar algumas:

    Custo estimado para as obras necessárias a remodelar os apartamentos = aprox. 20.000€ (cada apartamento)
    Valor espectável para renda=350€
    O estado de conservação é razoável pelo que penso que não carece de obras no exterior...

    Posso também afirmar que neste momento não tenho pressa nenhuma para a venda pelo que estou na disponibilidade de esperar por melhor oportunidade...
  12.  # 13

    Colocado por: pedromrsantosCusto estimado para as obras necessárias a remodelar os apartamentos = aprox. 20.000€ (cada apartamento)


    Portanto são 25000€ (5000€ para a derrapagem, diga-se imprevistos...é normal)

    Colocado por: pedromrsantosValor espectável para renda=350€


    Retire 50€/mês para IMI e condomínio...sobram 300€/mês, ou seja anda 7 anos para pagar a remodelação do apartamento, a valores actuais, se considerarmos os juros devem ser 8 ou 9 anos.

    Remodelar para alugar está fora de questão.

    Vender?...quem é que quer comprar apartamentos velhos? só se forem quase dados

    Permuta?...isto sim é negócio, ainda poupa no IMT, tem é que encontrar um otário de um empreiteiro, que lhe fique com os 3 apartamentos, só tem é que procurar apartamentos novos à venda na sua zona, vê os apartamentos, mostra interesse na compra, diz que gosta muito, são espectaculares,... e no final da visita....à e tal, mas eu tenho três apartamentos para dar à troca. (para resultar tem sempre que dar algum dinheiro de sinal, e atenção que alguns empreiteiros, ficam furiosos quando perdem duas horas a mostrar um apartamento e depois no final dizem-lhe que querem fazer uma permuta)
  13.  # 14

    Os empreiteiros andam a mostrar apartamentos? Pensava que eram os agentes imobiliários que o faziam ;)
    E se ficam furiosos, há sempre um Xanax numa farmácia por perto :D
  14.  # 15

    Colocado por: MonkSP

    Estou por dentro do assunto e posso dizer que não duvide: está para breve os apoios em sede de IMI e juros bonificados à reabilitação em algumas zonas do país.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:pedromrsantos



    Se está por dentro, não o vou contraiar, mas apoios no IMI? É uma gota de água, ninguem reabilita nada por causa dum apoio no IMI, é meramente psicológico.
    É como dizer, "gaste aqui 40.000€ porque agora pode poupar 500€ no IMI".

    Juros bonificados? O estado nem tem para si próprio, esse tempo acabou e se continuarmos nessa ilusão, vai doer mais.
    Além disso, numa perspectiva pessoal, acho que não deviam existir juros bonificados para isso. Os impostos de uns, não têm de pagar as casas dos outros.
  15.  # 16

    Cumprimentos a todos, eu tenho uma dúvida que gostaria que sinceramente me informassem.
    Eu tenho uma "promessa" de um familiar que me vai passar para meu nome um apartamento, mas visto esse familiar ser constructor e ter esse
    apartamento em nome da empresa, se é possivel ele fazer essa passagem, ou tem de haver algum contrato compra e venda, visto não existir nenhum valor acordado.
    A minha dúvida é se essa promessa pode ser realizada e de que forma?
    muito obrigado
  16.  # 17

    Colocado por: pedromrsantosCusto estimado para as obras necessárias a remodelar os apartamentos = aprox. 20.000€ (cada apartamento)
    Valor espectável para renda=350€

    É muita obra para tão pouca renda.
    Se, como diz o «Picareta», gastar 600€/ano em IMI, condomínio, etc., sobram 3.600€/ano para amortizar o investimento (obras), pelo que levará quase 6 anos a amortizá-las-

    Mas a minha opinião difere da dele.
    Colocado por: PicaretaRemodelar para alugar está fora de questão.

    Como um investimento no imobiliário tem de ser visto a 20 anos, o arrendamento é um BOM negócio, com a vantagem de manter a propriedade do imóvel.

    Tenho para mim que, PARA RENTABILIZAR, é melhor possuir 3 apartamentos baratos e antigos do que UM apartamento moderno e caro.

    De qualquer maneira, vai ser preciso tomar algumas cautelas fiscais e jurídicas.

    . O custo das obras poderá ser abatido ao seu rendimento predial - em IRS - durante 3 ou 4 anos (não me lembro), o que quer dizer que com esse valor de renda não abaterá a totalidade do custo da obra e começará a pagar imposto sobre o rendimento predial no 4º ou 5º ano.

    . Recomendo que se aconselhe junto de um advogado ANTES de assinar qualquer contrato de arrendamento.


    Colocado por: krpan...um familiar que me vai passar para meu nome um apartamento, mas visto esse familiar ser constructor e ter esse
    apartamento em nome da empresa, se é possivel ele fazer essa passagem
    É possível, claro.
    Por escritura notarial, que você terá de registar na Conservatória do Registo Predial, e nas Finanças.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: krpan
  17.  # 18

    mas a minha dúvida é como o apartamento pertence a uma empresa de construção, se não tem de ser efectuada algum tipo de venda ou
    simplesmente é como me indicou em cima?
    obrigado
  18.  # 19

    Colocado por: krpanmas a minha dúvida é como o apartamento pertence a uma empresa de construção, se não tem de ser efectuada algum tipo de venda ou simplesmente é como me indicou em cima?
    Esclarecendo:
    Se o apartamento é propriedade de uma empresa cuja actividade é a construção de prédios para venda, o mais lógico é o apartamento lhe ser VENDIDO por escritura pública no notário.
    A essa compra-e-venda terá de ser atribuído um VALOR. O valor pode ser "simbólico", "de custo", conforme a avaliação feita pelas Finanças (para não correrem o risco de o Estado exercer direito de preferência), ou o que lhes apetecer.
    E é sobre esse valor que você irá pagar as despesas da transacção (IMT, imposto de selo, registos, etc.).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: krpan
  19.  # 20

    Colocado por: Luis K. W.A essa compra-e-venda terá de ser atribuído um VALOR. O valor pode ser "simbólico", "de custo", conforme a avaliação feita pelas Finanças (para não correrem o risco de o Estado exercer direito de preferência), ou o que lhes apetecer.


    Pode não é bem assim, porque o empreiteiro é seu familiar. Neste caso, se se tratar de um apartamento num prédio construído pelo empreiteiro, o valor da venda terá que ser um valor idêntico ao valor dos apartamentos da mesma tipologia vendidos nesse prédio. Na próxima terça feira posso dizer onde é que isso está escrito, acho que é na Lei Geral Tributária.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: krpan
 
0.0182 seg. NEW