Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa dia,
    Venho a este fórum pedir ajuda no sentido de "tentar" erradicar os pontos de bolor que tenho no meu quarto (ver fotos em anexo), e gostaria de saber o que me recomendam para que possa deixar de suceder.
    Sei que a falta de ventilação é uma das causas, embora tenha o cuidado de abrir sempre as janelas durante o dia para assim ventilar o quarto, o bolor continua a surgir e apesar de o limpar com uma solução de agua e lixivia, isto não tem fim.
    Que me podem recomendar?
    Agradeço desde já, toda a vossa ajuda,
    Joaquim
      SDC12184.JPG
  2.  # 2

a outra ponta da parede
      SDC12186.JPG
  3.  # 3

no meio da parede
      SDC12188.JPG
  4.  # 4

nas janelas
      SDC12190.JPG
  5.  # 5

janelas
      SDC12191.JPG
  6.  # 6

canto inferior do quarto
      SDC12192.JPG
  7.  # 7

Parecem-me problemas de condensação provocadas por isolamento térmico deficiente, juntamente com infiltrações junto da janela.

José Cardoso
    •  
      FD
    • 20 abril 2011

# 8

8.  # 9

e que solucoes me podem indicar?
    o que posso fazer agora?
  9.  # 10

Quando cozinhar, tomar banho ou qualquer outra actividade que envolva produção de vapor de água mantenha as portas fechadas para que o vapor de água não se espalhe pela casa, e para o quarto.

Mais, abra um pouco as janelas até que o vapor de água sai completamente dos compartimentos. Não deixe que o vapor de água permaneça dentro dos compartimentos. Estas atitudes podem fazer toda a diferença.

Continue a abrir as janelas.

A casa parece-me já ter uns anos, provavelmente não é isolada suficientemente para a zona geográfica onde se situa. Possivelmente será essa a causa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DEEPblue
  10.  # 11

boas,
    Agradeço o comentario, mas nao resolve a minha questao, O QUE FAZER PARA EVITAR?
    a casa, tem 7 anos, ja sei que foi mal isolada pelo construtor, mas ele faliu e desapareceu do mapa
  11.  # 12

Boas..
    esta sem duvida com um grave problema de infiltração.
    Em 1º lugar é tentar isolar a parte exterior das paredes, em relação às janelas pode passar por ver se a a massa entre pedras, e nao estou a falar do silicone, mas sim da massa utilizada para betumar as pedras se ainda se encontra la ou se ja existem fendas entre pedras. geralmente entre essas fendas passa muita agua. Em alguns casos ajuda muito pintar as paredes e tectos com uma tinta anfi-fungos, como por exemplo a Robbiotel da Robbialac.
    •  
      alv
    • 25 abril 2011

# 13

Vivam!
    Não quero intervir em posts quando já há gente a dar soluções correctas, mas assusta-me que apareçam foristas com soluções "desadequadas".
    O que se vê nas fotos é um típico problema de condensados. Estes aparecem devido ao facto do ar quente existente no interior da habitação, com determinadas condições de humidade, ao tocarem nas superfícies frias, condensar e criar os bolores, fruto dos esporos existentes nos ambientes habitados.
    Assim, e sem muito mais que se diga, as soluções são como diz o Anonimo16062021, isolar, isolar, isolar. Mas também é importante ventilar e desumidificar. As soluções são sempre as mesmas, ou isola de vez pelo exterior ou pelo interior (outra discussão) e resolve, mas pode atenuar, ventilando, instalando Ar condicionado, desumidificadores, e pode retardar o aparecimento dos bolores com pinturas com aditivos anti fúngicos.
    "Fassam" parte
    • ram
    • 25 abril 2011

# 14

Colocado por: jjcampeloAgradeço o comentario, mas nao resolve a minha questao, O QUE FAZER PARA EVITAR?
    a casa, tem 7 anos, ja sei que foi mal isolada pelo construtor, mas ele faliu e desapareceu do mapa

Para resolver um problema, primeiro é necessário saber qual é afinal o problema. Neste caso, conforme já foi dito, é preciso ter em mente que ele se trata do teor excessivo de vapor de água no ambiente dessas divisões. Esse teor excessivo de água, conjugado com um isolamento térmico deficiente, leva a que se condense um volume excessivo de água em alguns pontos da casa. Essa presença recorrente de água nas paredes implica que se formem as condições necessárias para que esses fungos se fixem, cresçam e propaguem-se.

Ou seja, o problema é o excesso de vapor de água. Os possíveis problemas de isolamento térmico influenciam a gravidade do problema mas não são a sua causa. Neste caso, pelas fotos que o jjcampelo forneceu, dá para constatar que o crescimento do bolor concentra-se nos cantos das divisões junto ao tecto. Nesse caso não estamos a falar de pontes térmicas mas sim apenas as zonas onde o vapor de água concentra-se naturalmente. Para poder visualizar este fenómeno basta tomar banho com água quente com a porta da casa de banho fechada e depois, ao abri-la, ver para onde o vapor de água se espalha pela casa: junto ao tecto e em maior quantidade nos cantos. Desde que haja concentração de vapor de água, esses pontos vão exibir sempre a condensação de vapor de água independente da quantidade de isolamento térmico que se gaste.

Sabendo isto, torna-se necessário saber qual é a fonte desse teor excessivo de favor de água. Se esse quarto com bolor estiver perto de uma casa de banho então, mesmo sem olhar para mais nada, aposto que ela é mal ventilada. Se for esse o caso então a instalação de um extractor de ar nessa casa de banho poderá ser o suficiente para resolver o problema. O mesmo se aplica a cozinhas, se bem que a omnipresença de exaustores (que não são mais do que extractores de ar que beneficiam de uma campanha de marketing eficaz) costumam dar conta do problema. Abrir as janelas do quarto para permitir ventilá-lo também tem um efeito semelhante. O uso de um aparelho desumificador também tem o mesmo efeito.

Contudo, é preciso dizer que há outros factores que contribuem para um teor excessivo de vapor de água. Nós somos uma fonte de vapor de água, tanto pela transpiração como pela respiração. As plantas também são fontes de vapor de água. Qualquer infiltração de água (canos rotos, telhados danificados, etc...) também aumenta o teor de vapor de água no ambiente. Mesmo assim, independente da fonte do vapor de água, o problema do surgimento de mofo não é a existência de pessoas ou plantas na casa mas sim a ventilação deficiente do ar que permite a concentração do vapor de água. Se a abordagem ao problema do mofo não passar pelo problema da ventilação então não estamos a tratar do problema mas sim dos seus sintomas, e não conseguimos acabar com o problema atacando apenas os sintomas.
    • ram
    • 25 abril 2011

# 15

Colocado por: alv
    Assim, e sem muito mais que se diga, as soluções são como diz o Anonimo16062021, isolar, isolar, isolar. Mas também é importante ventilar e desumidificar. As soluções são sempre as mesmas, ou isola de vez pelo exterior ou pelo interior (outra discussão) e resolve, mas pode atenuar, ventilando, instalando Ar condicionado, desumidificadores, e pode retardar o aparecimento dos bolores com pinturas com aditivos anti fúngicos.

Não concordo com essa abordagem. Estamos a prescrever obras que facilmente ultrapassam 2 mil euros para um problema que pode muito facilmente ser resolvido com um extractor de ar de 10 euros, com a agravante das obras na verdade não resolverem o problema. Como até o alv disse, é importante ventilar e desumidificar. Se é possível forçar a ventilação de uma divisão com um extractor de ar de 10 euros e se for possível retirar a humidade do ar com um desumificador de 100 euros, porque é que vamos gastar milhares de euros a atacar somente um sintoma? É uma abordagem que não faz sentido quer tecnica como economicamente, mesmo contabilizando os custos de operação dos aparelhos.
  12.  # 16

Colocado por: ram
    Não concordo com essa abordagem. Estamos a prescrever obras que facilmente ultrapassam 2 mil euros para um problema que pode muito facilmente ser resolvido com um extractor de ar de 10 euros, com a agravante das obras na verdade não resolverem o problema. Como até o alv disse, é importante ventilar e desumidificar. Se é possível forçar a ventilação de uma divisão com um extractor de ar de 10 euros e se for possível retirar a humidade do ar com um desumificador de 100 euros, porque é que vamos gastar milhares de euros a atacar somente um sintoma? É uma abordagem que não faz sentido quer tecnica como economicamente, mesmo contabilizando os custos de operação dos aparelhos.
    oh meu deus onde andou você este tempo todo? "porra" andamos nos a isolar pelo exterior e pelo interior quando o carissimo traz a solução para o problema por apenas 10€...
  13.  # 17

caro ram então anda aqui desde 2009 e so agora traz o milagre dos 10€ ou dos 100€ ou por ai fora, ja viu os milhares que tinha poupado a esta gente?
    • ram
    • 25 abril 2011

# 18

Colocado por: Anonimo16062021Pontes Térmicas.tem muito a ver com o caso.

A existência de pontes térmicas na envolvente dos edifícios está na origem de diversas anomalias frequentemente detectadas. A sua presença provoca, por exemplo, em condições de inverno, um acréscimo de perda térmica para o exterior. O risco de ocorrência de condensações superficiais é maior. Verifica-se, muito frequentemente, o desenvolvimento de bolores nas zonas de ponte térmica.

A distribuição de temperaturas superficiais interiores é heterogénea o que pode também dar origem a problemas.

Sim, as pontes térmicas levam a que o vapor de água, ao entrar em contacto com um meio com uma temperatura inferior, condense e constituam assim zonas propícias à formação de bolores. Contudo, só é possível condensar o vapor de água que está presente no ambiente. A redução do teor de humidade através de uma ventilação adequada leva à redução e eliminação das condições necessárias à formação de bolor, independente dos problemas de isolamento térmico que poderão existir.
    • ram
    • 25 abril 2011

# 19

Colocado por: pdavidmarquesoh meu deus onde andou você este tempo todo? "porra" andamos nos a isolar pelo exterior e pelo interior quando o carissimo traz a solução para o problema por apenas 10€...

Isso é uma pergunta que o pdavidmarques tem de perguntar a si próprio. Isto é, a não ser que ganhe a vida a prescrever obras dispendiosas de isolamento térmico para tentar mitigar problemas de mofo em ambientes mal arejados.
    •  
      alv
    • 25 abril 2011 editado

# 20

Vivam!

Caro ram, também não concordo com a sua abordagem, mais, considerar que "Os possíveis problemas de isolamento térmico influenciam a gravidade do problema mas não são a sua causa. " é absolutamente redutor e no meu ponto de vista, errado.
    A produção de vapor de água no interior de uma habitação para uma família normal, é, em situações normais perfeitamente controlada e normal. Tratam-se dos banhos, do cozinhar e da vivência comum dos habitantes, pelo que, em principio, para uma família é sempre muito semelhante. Logo havendo casas com patologias e outras sem patologias, não é suposto considerarmos que umas famílias hão-de produzir assim tanto vapor de água a mais que influenciem de tal forma o teor de humidade no seu interior de forma a que provoque o aparecimento de condensados. Por tudo isto concluo, e sou eu a fazê-lo por conta e risco, que realmente o problema é o isolamento, ou a falta dele.
    Bom, depois vem a prática de vinte e cinco anos a ver coisas destas todos os dias e a resolvê-las. Salvo a economia de combustível que conseguimos obter com o aquecimento das casas, se a sua solução fosse a correcta, pesar-me-ia a consciência com os milhares ou milhões de euros que eu fiz gastas escusadamente a milhares de famílias Portuguesas. Se elas descobrirem que as ludibriei com o simples propósito de aplicar os meus produtos, sistemas e soluções, vou ter de emigrar!
    Claro que também não podemos ser fundamentalistas e as soluções que propõe, são sempre complementares à solução do isolamento e podem minorar significativamente muitos dos problemas de humidade, pelo que é sempre razoável começar por aí com pequenas obras e poucos custos e avaliar da necessidade ou não de uma intervenção mais profunda.
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pdavidmarques

0.0235 seg. NEW