Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      MRui
    • 21 abril 2011

# 21

Colocado por: marco1Assim se puder explique-me qual as caracteristicas e objectivo desta técnica.

No post #4 já tinha dito qual o objectivo, mas não me custa nada fazer um copy-paste... "O objectivo do tilt-shift é mesmo esse, fazer parecer o objecto fotografado uma miniatura ou maquete".
    Também sou amador e não percebo muito da poda. Deixo-lhe aqui uma informação da Wikipédia que resume bem o que é o tilt-shift:

Tilt-shift
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Estilo de fotografia conhecida como “tilt and shift” refere-se ao uso de movimentos de câmara em câmaras de formato pequeno ou médio e por vezes refere-se ao uso de picagem/inclinação (tilt) para limitação da profundidade de campo, produzindo fotografias de objetos e cenários reais mas que ficam parecidos com miniaturas e maquetes. A expressão também é usada quando a profundidade de campo é simulada por pós-produção digital. O nome deriva do uso de lentes tilt-shift que normalmente são empregues na produção óptica do mesmo efeito.
    “Tilt-shift” de facto engloba dois tipos de movimento: rotação do plano óptico da objectiva em relação ao plano de filmagem, designado por tilt, e o movimento em paralelo da lente relativamente ao plano de imagem designado por shift.
    O Tilt é usado para controlar a orientação do plano de focagem e assim a parte de imagem que aparece bem definida; é uma aplicação do princípio de Scheimpflug. Shift é usado para ajustar a posição do objecto na área de imagem sem mover a câmara para trás; é utilizado para evitar a convergência de linhas paralelas como por exemplo a fotografia de arranha-céus
    A primeira lente desenvolvida especialmente para produzir este efeito foi a Canon TS35mm f/2.8 S.S.C em 1973.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
    •  
      MRui
    • 21 abril 2011

# 22