Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      MRui
    • 21 abril 2011

# 21

Colocado por: marco1Assim se puder explique-me qual as caracteristicas e objectivo desta técnica.

No post #4 já tinha dito qual o objectivo, mas não me custa nada fazer um copy-paste... "O objectivo do tilt-shift é mesmo esse, fazer parecer o objecto fotografado uma miniatura ou maquete".
    Também sou amador e não percebo muito da poda. Deixo-lhe aqui uma informação da Wikipédia que resume bem o que é o tilt-shift:

Tilt-shift
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Estilo de fotografia conhecida como “tilt and shift” refere-se ao uso de movimentos de câmara em câmaras de formato pequeno ou médio e por vezes refere-se ao uso de picagem/inclinação (tilt) para limitação da profundidade de campo, produzindo fotografias de objetos e cenários reais mas que ficam parecidos com miniaturas e maquetes. A expressão também é usada quando a profundidade de campo é simulada por pós-produção digital. O nome deriva do uso de lentes tilt-shift que normalmente são empregues na produção óptica do mesmo efeito.
    “Tilt-shift” de facto engloba dois tipos de movimento: rotação do plano óptico da objectiva em relação ao plano de filmagem, designado por tilt, e o movimento em paralelo da lente relativamente ao plano de imagem designado por shift.
    O Tilt é usado para controlar a orientação do plano de focagem e assim a parte de imagem que aparece bem definida; é uma aplicação do princípio de Scheimpflug. Shift é usado para ajustar a posição do objecto na área de imagem sem mover a câmara para trás; é utilizado para evitar a convergência de linhas paralelas como por exemplo a fotografia de arranha-céus
    A primeira lente desenvolvida especialmente para produzir este efeito foi a Canon TS35mm f/2.8 S.S.C em 1973.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
    •  
      MRui
    • 21 abril 2011

# 22

Colocado por: lobitoAceitam-se apostas sobre o tempo que vai levar até tudo se transformar em fotografias de **** e rabos...

Esse departamento foi encerrado por ordem do FMI. Como normalmente quem fala em barco quer embarcar, se estiver interessada posso enviar uns links por sussurro. :-))
  1.  # 23

Colocado por: lobitoAceitam-se apostas sobre o tempo que vai levar até tudo se transformar em fotografias de **** e rabos...

Nem foi necessário esperar por elas (as fotos), pois a Lobito já abriu as hostes...
    •  
      MRui
    • 21 abril 2011

# 24

Colocado por: ExCiSeDesconhecia esta dotilt-shift, quando chegar a casa vou já brincar com algumas fotos.. com aquele site free!!

Depois coloque aqui o resultado. Não se esqueça que o tilt-shift resulta melhor com fotos panorâmicas ou de planos picados (visão de cima para baixo).
  2.  # 25

Colocado por: MRui
    Esse departamento foi encerrado por ordem do FMI. Como normalmente quem fala em barco quer embarcar, se estiver interessada posso enviar uns links por sussurro. :-))

À vezes quem fala em barcos é para dizer que enjoa... ;-)
    •  
      MRui
    • 21 abril 2011

# 26

Colocado por: lobitoÀ vezes quem fala em barcos é para dizer que enjoa... ;-)

Ahahahahah... gostei dessa. Mas... se a canoa é de qualidade, nunca enjoa. :-))
  3.  # 27

Dá-lhe prazer estragar um tópico que até estava a ser interessante ou foi sem querer?
  4.  # 28

Casa típica da Guiné Bissau:

Olympus E-510 + ZD 14-54
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tavares Miguel
    •  
      MRui
    • 21 abril 2011

# 29

Se quisermos, também podemos/devemos comentar as nossas próprias fotos. Lembrei-me disto a propósito das últimas colocadas pelo "?" que diz...
    Colocado por: ?claro que não tem nada ver com as vossas fotos

É verdade, não têm nada a ver com as outras fotos, assim como todas as outras fotos não têm nada a ver umas com as outras. É essa a beleza da fotografia, cada foto capta um momento único que nada tem a ver com os momentos de outras fotos.

Colocado por: rjmsilvaCasa típica da Guiné Bissau:

Vê-se mesmo que o zedasilva não trabalhou nessa obra. Gostei da nitidez e do pormenor das folhas das árvores ao fundo... boa focagem.

Por falar em focagem... comecei a aperceber-me que quando utilizo o temporizador automático para fotografar, a focagem fica soberba. Provavelmente, com o comando acontecerá o mesmo. Tenho de fazer uns testes para tirar isso a limpo.
  5.  # 30

epá já vai com tantas mensagens :)
    aqui fica o vídeo vindo do outro tópico, vídeo sobre o porto, excelente qualidade de video!

PORTO with a SONY PMW-F3 from FilmesDaMente on Vimeo.

•  
      MRui
    • 21 abril 2011 editado

# 31

Esta é uma das que mais gosto dos meus álbuns, talvez porque não acreditei muito quando a fiz: ambiente muito escuro, contra um chapão de luz... pensei que ficasse uma burrada-em-três-actos. Mas não, ficou porreira.

Museu d'Orsay (adoro este museu), Paris, Fevereiro 2007
    Panasonic Lumix DMC-FZ7, 1/60; f2.8; ISO 80; sem edição nem crop
      1113.jpg
  6.  # 32

Colocado por: MRuiEsta é uma das que mais gosto dos meus álbuns, talvez porque não acreditei muito quando a fiz: ambiente muito escuro, contra um chapão de luz... pensei que ficasse uma burrada-em-três-actos. Mas não, saiu bonitinha.

Museu d'Orsay (adoro este museu), Paris, Fevereiro 2007
    Panasonic Lumix DMC-FZ7, 1/60; f2.8; ISO 80
      1113.jpg

muito gira!!! parabéns!!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MRui
  7.  # 33

quem quiser ver as minhas fotos de registo/google earth, aqui fica o link http://www.panoramio.com/user/903393
    •  
      MRui
    • 21 abril 2011

# 34

lobito,

Espero que não se choque nem enjoe com esta foto: não são ****, não são rabos, são genitais femininos, são arte. Daquela que me deixa contemplativo sem sentir o passar do tempo. Esta foto não tem nada de extraordinário técnicamente, foi apenas a beleza do momento certo e do enquadramento certo do pormenor da mão da pintora.

Museu d'Orsay, Paris, Fevereiro 2007
    Panasonic Lumix DMC-FZ7, 1/10; f2.8; ISO 200; sem edição nem crop
  8.  # 35

Para ficar um pouco no tema do fórum e seguindo a ideia da casa típica da Guiné Bissau, aqui fica uma foto das casinhas em Nova York ;)
    Máquina: Panasonic Lumix DMC-FZ18
      P1120189.jpg
  9.  # 36

Colocado por: ?claro que não tem nada ver com as vossas fotos

Aqui fica uma pequena contribuição para a secção de animais. :)
    Também tirada em NY (são as únicas que tenho aqui neste momento)
    Acho interessante o antagonismo entre a vida selvagem a pequenas distâncias de um prédio de 80 andares :)

Igualmente com a FZ18
      P1110610.jpg
    •  
      MRui
    • 21 abril 2011

# 37

Colocado por: fernando gabrielaqui fica o vídeo vindo do outro tópico, vídeo sobre o porto, excelente qualidade de video!

Excelente imagem, não há dúvida. Só não percebi uma coisa... pensei que o fernando gabriel tivesse colocado este video para ilustrar a imagem da sua câmera (g12) por causa da história dos 720p, mas este video foi feito por uma Sony PMW-F3. São coisas completamente diferentes. Quando diz g12 refere-se à Canon PowerShot G12?
    A Sony PMW-F3 já é uma câmera de cinema, é uma Super 35mm. O preço anda na ordem dos 14.000 euros mais IVA para o corpo de câmara e de 22.000 euros mais IVA para o kit da câmara com as três objectivas.
  10.  # 38

Colocado por: MRui

Por falar em focagem... comecei a aperceber-me que quando utilizo o temporizador automático para fotografar, a focagem fica soberba. Provavelmente, com o comando acontecerá o mesmo. Tenho de fazer uns testes para tirar isso a limpo.

MRui, é natural que quando use o disparo automático ou o comando a focagem saia melhor, porque não tem as oscilações introduzidas pelo movimento de carregar no botão disparador, é um dos truques usados para obter fotos mais nítidas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MRui
  11.  # 39

Mais um bichinho para os apreciadores de macro:

Olympus E-510 + ZD 35 Macro

Outro bicho, um lagarto da Guiné:

Olympus E-510 + ZD 70-300

Penúltimo bicho por hoje:

Este é mesmo o ultimo, Guarda-rios (Alcedo atthis):

12.  # 40

Praia fluvial da Várzea, ali para os lados de Vouzela: