Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: leticia abreuDesculpe Sr. Luis, não fiz entender:
    é de facto a minha arquitecta que vai fazer as medições e descrever qual o material a aplicar, exactamente como o sr. exemplificou acima. O que não colocará são as quantidades, i.e., dirá qtos m2 de determinado azulejo a aplicar e com essa discriminação irei às construtoras e cada uma dará o seu preço para a mesma área e mesmo material.

Agora sou eu que não percebo!
    A sua Arquitecta «VAI FAZER as medições».... mas «NÃO colocará» as quantidades... isto é, «DIRÁ qtos m2»....
    Vai fazer, não colocará, dirá... estou confuso! :-)

Se VAI fazer as medições deve pô-las à disposição dos candidatos a fazer a obra.
    Se não vai pôr as medições (i.e. quantidades previstas) à disposição das empresas construtoras, o que vai então pedir às empresas? Para lhe darem preços UNITÁRIOS? Dessa forma irá ter preços distorcidos. É que uma coisa é pintar 3m2, outra coisa é pintar 300m2. E por aí adiante...
  2.  # 22

Se me contratarem um Projecto de Execução... nós vamos a esse pormenor... mas não é barato.

Pois, esse é o problema. Quando chega à altura de pagar um trabalho em condições, acabam-se logo os grandes princípios a adjudica-se ao mais barato

Têm ambos razão. Desde que ando nisto, que já identifiquei esse ponto para as coisas correrem bem. Ainda ontem em jantar com um grupo de amigos, disse-lhes isso. Investir num bom projecto de arquitectura, especialidade e execução, é algo a fazer. É preferível poupar dinheiro noutro lado!

Estando já a construir, acho que não estou a ter nenhuns problemas consideráveis. Tudo pequenas coisas resolvidas em obra. Talvez facilidade pela experiência da equipa envolvida do construtor, sem duvida!
    Mas já encontrei vários problemas de projecto. Mal pensado, mal documentado ou nem é feito referência...

Outra coisa, é que muitas vezes quem está a construir, tem algum receio em admitir o que fez mal. No final pergunta-se e dizem que correu tudo bem...

Considero que o Projecto de Execução, sendo o documento que descreve como é que se fazem determinados pormenores, extremamente importante. Embora o mapa de quantidades seja importante para efectuar todo o processo de selecção e controlar eventuais "trabalhos a mais", acho que é mais importante o Projecto de Execução.

Coisas da Casa
  3.  # 23

Quanto demorará um arquitecto a elaborar um projecto de execução(com mapa de quantidades) e o engenheiro a fazer o projecto de especialidades?? Isto para eu dar prazos para a sua elaboração.

Mt obrigados pela atenção disponibilizada.

Cumps
    JPaulo
  4.  # 24

Depende do projecto.

Uma moradia unifamiliar com 300 m², suponhamos, poderá demorar a elaborar um projecto de execução mês a mês e meio. (com todos pormenores de carpintarias, serralharias, acabamentos, alvenarias...) - isto no trabalho do arquitecto.
    Entretanto as mesmas medições poderão demorar 2 semanas assim como respectivo caderno de encargos.

O arquitecto só consegue fazer o projecto de execução após a recepção das especialidades... agora o tempo que demora o eng a fazer, de certeza que alguem aqui (engenheiros) lhe poderá responder melhor que eu.
  5.  # 25

É para um bloco de apartamentos com cave num total de 600m2.
  6.  # 26

Colocado por: JpauloVÉ para um bloco de apartamentos com cave num total de 600m2.

e porque não pergunta ao arquitecto que faz o projecto? melhor que ele ninguém sabe, ou ele só assina porque é um bloco de habitação e faz projecto de execução?
  7.  # 27

O problema é que queria dar-lhe eu prazos para a elaboração dos projectos referidos anteriormente. Para não estar 6 meses à espera de ter td pronto.
  8.  # 28

Colocado por: JpauloVO problema é que queria dar-lhe eu prazos para a elaboração dos projectos referidos anteriormente. Para não estar 6 meses à espera de ter td pronto.

isso é muito subjectivo, mas 2 meses por ai
  9.  # 29

Agradeço as opiniões, é uma questão meramente orientativa..para poder definir prazos com o arquitecto.
    E em relação as especialidades?? ha alguma ideia de prazos para o engenheiro?
  10.  # 30

Colocado por: JpauloVAgradeço as opiniões, é uma questão meramente orientativa..para poder definir prazos com o arquitecto.
    E em relação as especialidades?? ha alguma ideia de prazos para o engenheiro?

falava das duas
  11.  # 31

ahh..obrigado novamente, mas não percebi assim, diz então +/- um mês para as especialidades e um mês para a execução com mapa de quantidades e acabamentos.
  12.  # 32

Boas.

Tenho umas dúvidas, confesso que na verdade são mais confusões, entre caderno de encargos|mapas de quantidades, não se trata sobre o que é cada umas delas, mas em relação aos seus timings na fase de projecto de execução:

1- os artigos do mapa de quantidades têm de ser iguais aos do caderno de encargos?
    2- posso fazer primeiro as medições\mapa de quantidades e fazer depois o caderno de encargos, ou seja, dou o projecto de execução ao medidor, que me faz o mapa de quantidades e depois agarro nesse articulado e passo para o caderno de encargos?

Obrigado a todos pela ajuda.
  13.  # 33

Colocado por: Miguel_M1- os artigos do mapa de quantidades têm de ser iguais aos do caderno de encargos?

Sim

Colocado por: Miguel_M2- posso fazer primeiro as medições\mapa de quantidades e fazer depois o caderno de encargos, ou seja, dou o projecto de execução ao medidor, que me faz o mapa de quantidades e depois agarro nesse articulado e passo para o caderno de encargos?

Nessa altura não precisa do caderno de encargos, porque um articulado bem feito substitui o caderno de encargos, pelo menos ao nível das obras pequenas.
  14.  # 34

já estou mais esclarecido.

Obrigado pela ajuda.

0.0184 seg. NEW