Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.
    Este é o meu 1º tópico neste fórum, embora já tenha cá vindo algumas vezes, pelo Google.
    A razão que leva-em a criar este tópico, deve-se ao facto de, a minha casa (apartamento) ter muitas rachas nas paredes e tetos (este em pladur).
    Algumas zonas do estuque, terão que ser mesmo retiradas visto estarem a literalmente cair.
    Este fim de semana comecei o trabalho, que não tenho nenhuma experiência. Comecei pelo hall de entrada, que tem "apenas" rachas.
    Abrir as rachas com a espátula, de forma a que a massa agarre melhor. Depois deixei secar mais de 48 horas (na lata diz 12), e comecei a lixar. Aqui é que começam os problemas. Depois de 2 horas, apenas tinha lixado uma área de no máximo 1 metro quadrado...lol...é verdade. Deu muito trabalho, e muito pó.
    Comecei com lixa de grão grosso (80), saltei depois para de 120 e finalizei com uma de 320, penso eu. O resultado parece-me satisfatório, mas só depois de pintar é que se vê certo?
    Ora, se eu for lixar todas as rachas que tenho em casa manualmente, acho que nunca mais irei terminar o trabalho.
    Existem algumas máquinas lixadoras no mercado. Vi no site do AKi algumas por menos de 50 euros.
    A minha pergunta, finalmente: devo continuar a lixar manualmente, ou posso e devo comprar uma dessas máquinas? Aconselham alguma em particular?
    Obrigado pela vossa ajuda.
    Cumps.

    Cláudio
  2.  # 2

    bom dia .essas lixadoras a menos de 50 eur servem .agora possivelmente quando acabar d lixar tudo vai para o lixo
    •  
      FD
    • 27 abril 2011

     # 3

    Colocado por: FeiticeiroO resultado parece-me satisfatório, mas só depois de pintar é que se vê certo?

    Não tem muito a ver com o que pede/pergunta mas, não posso deixar de avisar: limpe tudo muito bem antes de pintar.
    Se ficar pó (mesmo que pouco) e pintar, pode criar grânulos que podem tornar a parede áspera e irregular, veja aqui: https://forumdacasa.com/discussion/988/tintas/?Focus=6240#Comment_6240
  3.  # 4

    Colocado por: paulo raminhosbom dia .essas lixadoras a menos de 50 eur servem .agora possivelmente quando acabar d lixar tudo vai para o lixo


    Obrigado. Mas recomenda alguma em especial? Há lixadoras orbitais, etc. Algum tipo em especial?

    Colocado por: FD
    Não tem muito a ver com o que pede/pergunta mas, não posso deixar de avisar: limpe tudo muito bem antes de pintar.
    Se ficar pó (mesmo que pouco) e pintar, pode criar grânulos que podem tornar a parede áspera e irregular, veja aqui:https://forumdacasa.com/discussion/988/tintas/?Focus=6240#Comment_6240


    Sim eu sei, obrigado. Terei que limpar toda a zona a pintar com muito cuidado.
  4.  # 5

    devo continuar a lixar manualmente,
    depende se usar só as mãos, o que vai acontecer é pequenas lombas pois lixar com os dedos e complicado
    ter muitas rachas nas paredes e tetos (este em pladur).
    tectos em pladur rachas? reparar não vai fazer nada, terá de constatar se no sitio das rachas é o da junta da placa, pois pode ser que não tenham posto fita nas juntas e elas racham
    Comecei com lixa de grão grosso (80),
    quem o informou que lixa de 80 usa-se nas paredes de estuque/ ou pladur? das 2 uma ou é para reparar novamente ou colocou massa que dava para estucar uma parede
    mas só depois de pintar é que se vê certo?
    depois de pintar até se assusta, resultado dessas lixas todas
  5.  # 6

    Aconselham alguma em particular?
    então mas um feiticeiro não tem a varinha magica? (lol)
  6.  # 7

    Pode usar lixadoras elétricas a vontade, mas se não tivesse deixado tanta massa não precisava delas
    Lixa de 320 costumo usar para polir uns riscos na pintura do carro nunca numa parede 100 e acabar com 150 chega perfeitamente
    No Gesso laminado se abriu fissuração deve ser nas juntas das placas e ai tem que desbastar a massa de modo a colocar fita e voltar a cobrir
    Relativamente as lixadoras eu prefiro as orbitais mas se se descuidar fica com a parede aos altos-

    Minha sugestão:
    Compre a lixadora e um taco de borracha para lixar, começa com a maquina e acabe a mão
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Feiticeiro
  7.  # 8

    Colocado por: pdavidmarquestectos em pladur rachas? reparar não vai fazer nada, terá de constatar se no sitio das rachas é o da junta da placa, pois pode ser que não tenham posto fita nas juntas e elas racham


    As rachas no pladur são nas juntas. Ainda não lixei nada no pladur.

    Colocado por: C3R3J0Pode usar lixadoras elétricas a vontade, mas se não tivesse deixado tanta massa não precisava delas
    Lixa de 320 costumo usar para polir uns riscos na pintura do carro nunca numa parede 100 e acabar com 150 chega perfeitamente
    No Gesso laminado se abriu fissuração deve ser nas juntas das placas e ai tem que desbastar a massa de modo a colocar fita e voltar a cobrir
    Relativamente as lixadoras eu prefiro as orbitais mas se se descuidar fica com a parede aos altos-

    Minha sugestão:
    Compre a lixadora e um taco de borracha para lixar, começa com a maquina e acabe a mão


    Vai na volta as juntas do pladur não têm fita. Dizes que antes de colocar a fita devo desbastar a massa?
    Deixa eu ver se percebi:

    - Tenho as rachas nas juntas do pladur
    - Devo colocar massa
    - Lixar (desbastar certo?)
    - Colocar a fita nas juntas (onde posso comprar essa fita?)
    - Voltar a colocar massa
    - Lixar novamente
    - Finalmente pintar

    É assim?
    Depois de colocar a fita não se vai notar um alto nas juntas do pladur onde foi aplicada a fita?
  8.  # 9

    Ainda não sei que lixadora comprar... alguém pode opinar sff?
    Já estive a ver em alguns sites de lojas, e ou não têm informação, ou dizem que não é aconselhável utilizar em paredes.
  9.  # 10

    pelo que vejo ,é melhor não se meter a inventar.principalmente nas juntas de pladur.
    quando chegar ao fim vai ter de mandar o teto abaixo e fazer de novo.esse trabalho não é para curiosos
    perca o amor a alguns euros e chame um profissional.acredite que vai poupar.
 
0.0137 seg. NEW