Iniciar sessão ou registar-se
    • Kaux
    • 30 abril 2011 editado

# 1

Caros,

Preciso de uma pequena ajuda vossa. No projecto da minha casa tenho previsto Roofmate de 60mm para colocação na cobertura plana, no entanto o construtor que me irá terminar a obra propôs colocar Pirmate de 30mm em vez do Roofmate. A minha pergunta é se tendo em conta a diferença de espessuras as características se equivalem.

Abraços e obrigado.
  1.  # 2

Não vá em conversas, as caracteristicas dos dois são semelhantes, por isso exija os 60 mm, isto é:
    Pirmate - 60 mm
    ou
    Roofmate - 60 mm

Não poupe na espessura dos isolamentos, e não vá em cantigas de materiais xptos que reduzem as espessuras para metade...
    Cumprimentos
  2.  # 3

Estamos a falar em que diferenças de preços?
  3.  # 4

Ficha técnica do PIRMATE:
    http://www.imperalum.com/cmgestao/include/imagedisp.asp?id=2648

Tem de colocar os 60mm. E tem de verificar se realmente o sistema de impermeabilização que vai colocar na cobertura é compatível com o PIRMATE.
  4.  # 5

Olá a todos,

Pois, estou com bastante dificuldade com este ponto. Segundo um amigo meu que é engenheiro civil o Pirmate de 50mm poderia-se equiparar ao Roofmate de 60mm. Provavelmente irei pedir a solução normal com o roofmate neste caso. :(

No caso do preço do Pirmate de 30mm penso que para 120m2 (área de cobertura de 100m2) são 700€.

Abraços.
  5.  # 6

Se tem no projecto de térmica 60mm, ponha sempre no mínimo 60mm quer de Pirmate quer de Roofmate.
    Existe a marca Topox que é mais barata que a Dow (Roofmate) e vai dar ao mesmo. Peça preços desta marca, ou de outra que se seja similar.
    Cumprimentos
    • Kaux
    • 4 maio 2011 editado

# 7

Ou seja,

O melhor será mesmo optar pelo XPS visto que a altura não é uma condicionante e vai ficar sempre mais barato e com melhor isolamento correcto?

Até porque tendo em conta que a casa conta com parede dupla com xps e caixa de ar com revestimento exterior a capoto de 6cm seria fazer asneira....
  6.  # 8

Colocado por: Anonimo16062021

Só quem não conhece tais materiais a que pode falar assim..
    Pois não conheço, apenas estou aqui para ajudar, como a mim já me ajudaram.. não estou aqui para vender nada.
    O que me pareceu a mim com a abertura deste tópico, e para uma pessoa que está a construir, normalmente tende-se a querer a melhor relação qualidade preço... pelo menos eu quero. Agora que me diga que existe tais materiais, acredito, mas será que compensa para uma situação normal??? ou seja, será que é mais rentável do que colocar XPS ou lã de vidro/rocha? não sei... mas não me parece.
    Caro Anonimo16062021 agradecia ser elucidado acerca desse material, para ficar a conhecer :) , não é que o vá utilizar pois os meus isolamentos já comprei (XPS topox e lã de vidro).

Cumprimentos
  7.  # 9

Colocado por: Anonimo18072022ABoa noite,

Na minha modesta opinião não sou defensor da cx de ar, muito menos quando irá ter sistema etics. É uma mistura de conceitos: parede dupla de alvenaria com isolamento preenchendo total ou parcialmente a cx de ar + etics.
    Tenha muita atenção à forma como irá lidar com as condensações prováveis que ocorreram na cx de ar.

Cumprimentos.

Neste caso já não tenho muito a fazer visto ser uma moradia em banda com a estrutura já construída. Já agora, como é possível lidar com condensações e no caso de não existir nada previsto quais as consequências prováveis?

Abraços.
  8.  # 10

Olá a todos,

Liguei com a Imperalum (distribuidores do Pirmate penso) e confirmaram-me que para ter uma equivalência térmica entre o Roofmate 6cm e o Pirmate teria que ter os tais 5cm que falaram em cima. Agora resta-me tentar falar com o construtor para ver como será possível resolver esta situação.

Obrigado a todos.

Abraços.
  9.  # 11

Mas quais são os motivos que levam o empreiteiro a querer aplicar outro produto que não aquele que está especificado no projecto? Apenas a espessura?
  10.  # 12

Pelo que o construtor me disse seria pela facilidade de aplicação, visto esta já ter uma superfície com acabamento betuminoso (posso estar a dizer uma grande asneira...).

Abraços.
  11.  # 13

Boas,

Mas afinal a cobertura é plana tradicional ou invertida??

Cumprimentos
  12.  # 14

Invertida no projecto e a alternativa proposta pelo construtor é tradicional.

Penso eu que é assim.
  13.  # 15

Colocado por: KauxInvertida no projecto e a alternativa proposta pelo construtor é tradicional.

Penso eu que é assim.

E isso não vai contra todo o projecto de arquitectura?
  14.  # 16

Na prática eu diria que sim... que pela documentação que recebi também é uma bela *$%$#$$"#.....

Bem, parece-me que o melhor a fazer é arranjar um arquitecto para me dar uma ajuda. Assim não é fácil.

Abraços.
  15.  # 17

Kaux

Alguns comentários colocados aqui não me aprecem sérios.
    Você quer resolver o seu problema (provavelmente já o resolveu), mas não vá pela opinião do empreiteiro sem documentação, muito menos de um arquitecto.
    Vá pelo que está no projecto. Se não obtiver o conforto esperado, tem a quem reclamar. Não vá pelo "sentimento", vá pelas provas dadas em cálculos, documentos e quem assina. Os outros não assinam, só comentam.
    Se tecnicamente os produtos são equivalentes, faça a escolha que melhor lhe convier.

Em primeiro, o Pirmate da Imperalum de 50mm equivale a Roofmate de 60mm e as contas que o Anonimo18072022A fez comprovam.

Em segundo, a proposta do Anonimo16062021: a Weber.therm Plus Ultra é sistema de isolamento térmico exterior para paredes e não para coberturas. É um sistema composto por vários produtos em várias camadas e não apenas uma placa de XPS, PIR/PUR ou outra.
    A placa de isolamento é a "Weber.therm RS 022 Fassade plus ultra" que integra o sistema e tem uma condutibilidade térmica de 0.22 W/mºk, mas, ainda não está disponível em Portugal, o produto é alemão.

Em resumo, as espessuras equivalentes são:
    XPS 60mm: k=0.035 W/mºK -> U=0,58 W/m2ºC
    Pirmate 50mm: k= 0.029 W/mºK -> U=0,58 W/m2ºC
    "Weber.therm Plus Ultra" 40mm: k= 0,022 W/mºK -> U= 0,55 W/m2ºC - afinal, mesmo neste superproduto, a espessura equivalente ronda os 40mm e não os 30mm

Espero ter-me feito entender.
  16.  # 18

17.  # 19

Polyurethane
    Thermal conductivity (W/m K) - 0.02
  18.  # 20

0.0213 seg. NEW