Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Estou a pensar colocar uma (ou várias) fitas de leds (SMD 5050) no tecto suspenso da minha sala (https://forumdacasa.com/discussion/6067/aplicar-luz-indirecta-em-tecto-suspenso/) - é necessária uma fita de 15 metros..

Acham que isto resulta?
    http://cgi.ebay.co.uk/5M-5050-SMD-White-60-LED-m-Strip-Light-Dimmer-Pow-/170659121633?pt=UK_HomeGarden_Lighting_Lamps_Lighting_SM&hash=item27bc1389e1

Isto emite luminosidade além da simples luz decorativa?

Para colocar no tecto inteiro tenho de comprar 3 bobines destas. Depois como é com o transformador? Chega um? Ligam-se facilmente umas nas outras as fitas?

Se comprar só 10 metros tenho de cortar e fazer emendas, e por exemplo utilizar uma calha de alumínio. (as ligações são simples depois? pode ser com simples fio condutor?)

Obrigado
  2.  # 82

Tenho uma sanca de 9 metros que vai levar um cortinado a todo o comprimento e queria colocar luz indirecta na sanca.
    De uma ideia de um decorador de interiores, este sugeriu fazer uma sanca própria que levasse uma lampada (de halogéneo, acho eu) de forma a que a luz "descesse" pelo cortinado.
    Acontece que a sanca está feito e o tecto falso já levou acabamento final e não quero andar ali a remendar!

A minha dúvida é se com uma das fitas led que mostram neste tópico posso ter o mesmo resultado. Alguém tem uma coisa do género em casa?
    Qual o tipo de fita led aconselhável para esta solução?

Obrigado pelas dicas...
  3.  # 83

E então...?
  4.  # 84

Estas fitas de LEDS de 5 metros (5050 SMD), que se encontram no ebay serão mesmo fiáveis?
  5.  # 85

Colocado por: goliver

Não concordo com o que diz. Falando por experência própria, os Leds branco "quente" que experimentei eram bastante diferentes do halogénio. Aliás, a foto atrás apresentada é uma cópia quase fiel das diferenças que notei entre um e outro. Já o Led branco "frio" era muito idêntico ao halogénio. Em relação à comparação que faz com as lampâdas fluorescentes, concordo com o que diz desde que esteja a comparar Led branco "frio" com fluorescente branco "frio" tb, pois tb as há em branco "quente".

Eu instalei leds em toda a casa, desde hall, corredores, wc's, cozinha e sala e não reparo em tonalidades verdes ou amarelas e nem sequer que existam diferentes tonalidades entre dois leds, antes pelo contrário, existe uma uniformidade de fluxo e tom de luz.

Bom dia Gulliver...tenho estado a companhar os seus comentários sobre a iluminação e tenho aprendido muita coisa...gosto da forma como expõe as situações.Verifiquei que colocou leds em toda a casa e que prefere o tom de luz 'branco frio'...e que eu próprio concordo que se aproximam muito mais do tom de luz fornecido pelas lâmpadas de halogeneo.Sendo assim...e se não for pedir muito, será que me podia dizer as referencias e marcas das leds e respectivos suportes para tecto de embutir que usou/colocou?Especificando para cada área da casa quantos focos usou, qual os wts e lumens adoptados para cada led, e presumo que foram acima dos 3000K por só estes serem branco frio, certo?Espero que me tenha feito compreender...Estou a preparar o caderno de encargos e necessito de toda esta informação para poder descrever o que realmente pretendo.E de facto, gostava muito de uma iluminação que se aproximasse o mais possível das cores reais(concordo que talvez as led branco frio), podendo usar dimmers nas salas e quartos de dormir.
    Grande abraço do meio do Atlântico - dos Açores - ilhas que teimo em chamar de mágicas ;)))
    • eu
    • 21 julho 2011

# 86

Colocado por: jokersmileE de facto, gostava muito de uma iluminação que se aproximasse o mais possível das cores reais

Se pretende uma boa restituição de cor, os LEDs estão longe de ser a opção ideal...
  6.  # 87

Colocado por: DrachenBoa tarde,

Hoje aconteceu-me uma coisa bastante estranha que não sei muito bem como resolver.

Comprei apartamento recentemente e na fase de acabamentos pedi ao eletricista para instalar um dimmer para controlar os focos da sala. Entretanto comprei uns LEDs GU10 "dimmable" (Dimmable only with a standard (Triac Low wattage) Wall dimmer, para ser mais exactos) e quando chegaram fui experimenta-los. O eletricista deixou 1 lâmpada de halogéneo para experimentar o dimmer (num circuito de 3 focos) e eu liguei nos outros dois os LEDs. Eu sei que não se deveria ligar no mesmo circuito os LEDs com as lâmpadas de halogéneo mas o que é certo é que tudo funcionou direitinho.

Entretanto, andei ocupado com outras coisas e hoje resolvi meter o terceiro LED, substituindo a lâmpada de halogéneo e para minha surpresa, quando tento variar a intensidade de luz pouco consigo fazer, inclusive entre os 50 e os 75% a luz "pisca".

Será problema do dimmer que tenho instalado? (Efapel Regulador Comutador de Luz Electrónico de 320W)

E como é que funcionava bem quando tinha lá a lâmpada de halogéneo?

Obrigado,

Boa tarde,

Conseguiu resolver esse problema?

É que estou prestes a equipar uma sala com esse sistema.

Cumps
  7.  # 88

Boa noite,

encntro-me a construir casa e neste momento ando numa fase de orçamentos. Relativamente às luzes da sala de estar/jantar gostaria de umas dicas se possível. A sala de estar/jantar tem 41 m2 e gostaria que no tecto fossem aplicados projectores de 60 mm de LED de foco aberto, desta forma qual o melhor alinhamento dos mesmo e quantos seriam necessários? A distância entre os mesmos deve ser de aproximadamente quanto?

Obrigada e cumprimentos
    Aninhas
  8.  # 89

Colocado por: Ana CarinaBoa noite,

encntro-me a construir casa e neste momento ando numa fase de orçamentos. Relativamente às luzes da sala de estar/jantar gostaria de umas dicas se possível. A sala de estar/jantar tem 41 m2 e gostaria que no tecto fossem aplicados projectores de 60 mm de LED de foco aberto, desta forma qual o melhor alinhamento dos mesmo e quantos seriam necessários? A distância entre os mesmos deve ser de aproximadamente quanto?

Obrigada e cumprimentos
    Aninhas

Na zona de jantar (por cima da mesa) não colocaria leds.
    Pode ver no meu caso, todo a casa foi com iluminação a led (exterior tambem), mas na cozinha/copa foram focos com lampadas PL.

http://homeoftheslope.blogspot.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana Carina
  9.  # 90

Desde já obrigada pela resposta quiksilver26. Pois na cozinha não irei colocar LED, na sala de estar/jantar penso colocar LED, pois a divisão é apenas uma e não é para uso diario a zona de jantar... entre cada LED deixou mais ou menos que medida?
  10.  # 91

Colocado por: Ana CarinaDesde já obrigada pela resposta quiksilver26. Pois na cozinha não irei colocar LED, na sala de estar/jantar penso colocar LED, pois a divisão é apenas uma e não é para uso diario a zona de jantar... entre cada LED deixou mais ou menos que medida?

Medida não sei, nos quartos com +/-15m2 utilizei apenas 4 focos, um quarto tem 5. a sala com +/-28m2 tem 8 focos (na sala tenho o"boraco do escadario")
    Mas como foi falado aqui, depende muito do tipo de leds, tanto pode precisar de 5 como de 20.... dependendo do tipo de leds.

http://homeoftheslope.blogspot.com/
  11.  # 92

Pois tinha pensado com o meu namorado nuns 40 focos.... parece demais assim sendo... Nós pretendemos colocar LED de luz branca que espalha, se é que me faço entender, pois existem outros que focam apenas um ponto.
  12.  # 93

Colocado por: Ana CarinaPois tinha pensado com o meu namorado nuns 40 focos.... parece demais assim sendo... Nós pretendemos colocar LED de luz branca que espalha, se é que me faço entender, pois existem outros que focam apenas um ponto.

Os que focam um ponto não são para iluminar, são para decorar.

Pode ver aqui no meu blog a minha iluminação
    http://homeoftheslope.blogspot.com/2011/05/iluminacao-da-escadaria-cozinha.html

As fotos não ajudam, mas estou bastante satisfeito com a iluminação...
  13.  # 94

Colocado por: eu
    Se pretende uma boa restituição de cor, os LEDs estão longe de ser a opção ideal...

logo se vê...de qualquer forma vou ter suportes GU10...e que dá para os 3 sistemas de luz...Abraço...obrigado
  14.  # 95

Colocado por: quiksilver26Pode ver aqui no meu blog a minha iluminação

Parabéns pela construção e pela decoração da sua casa!

Pode-se saber porque valores conseguiu os leds?

Obrigado!
  15.  # 96

Colocado por: eu

Isso é normal.

Os dimmers de TRIAC, de uma forma que leigos possam entender, o que fazem é pulsar a energia eléctrica, desligando e ligando várias vezes por segundo e variando os períodos de on e off. Em lâmpadas de halogéneo este piscar não se nota porque a lâmpada não tem tempo de arrefecer no período off e continua a emitir luz. Já os LEDs são muito sensíveis e mal se corta a energia, eles deixam imediatamente de dar luz.

Por isso, os LEDs para serem dimmable, precisam de um condensador para armazenar alguma energia para evitar o piscar. Se calhar, esses LED têm é um condensador de capacidade insuficiente...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Drachen

Obrigado pela sua ajuda.

No entanto mantenho uma dúvida. Devo trocar o "dimmer" ou devo trocar os LED's? É que supostamente eles deveriam funcionar com um tipo de "dimmer" (se calhar não este)...

PS: Não pesco mesmo nadinha de eletricidade, por isso desculpem as perguntas mesmo básicas.
    PS2: Os LED's são estes: mas "warm white".
  16.  # 97

Colocado por: Fractal

Boa tarde,

Conseguiu resolver esse problema?

É que estou prestes a equipar uma sala com esse sistema.

Cumps

Boa tarde,

Não, ainda não resolvi este problema.

Por acaso estes 3 focos eram só para trabalhar em termos estéticos, mas devido a compromissos profissionais, quando tenho tempo para a casa, tenho me dedicado a outros assuntos por resolver no apartamento. Por acaso alguns também têm sido relativos a iluminição, instalei entretanto uma fita de led's por baixo do armário da cozinha (comprei no LIDL), comprei umas lâmpadas de baixo consumo para um candeeiro na sala (desisti dos LED's porque eram mais caros e são para ficar escondidos dentro do candeeiro) e agora ando na bricolage para instalar um candeeiro no teto (em pladur) sobre a mesa de jantar - também sou daqueles que acha que não ficam bem focos sobre a área de jantar.

Assim que conseguir resolver este assunto, deixo aqui a resolução (que deverá por passar substituir os LED ou o dimmer)...
    • eu
    • 6 agosto 2011

# 98

Colocado por: DrachenDevo trocar o "dimmer" ou devo trocar os LED's?

Deve trocar os LEDs.
  17.  # 99

Colocado por: Dracheninstalei entretanto uma fita de led's por baixo do armário da cozinha (comprei no LIDL),

Olá,
    já vi essa dita fita de LEDs, isso é mesmo bom? Pois não sei se deva colocar ou não, pareceu-me luzes de árvore de Natal... depois de aplicado a luz é mais uniforme ou fica em pontinhos? mas isto sou eu que pouco percebo do assunto... tem fotos? Obrigada
  18.  # 100

Colocado por: cargadetrabalhos

Parabéns pela construção e pela decoração da sua casa!

Pode-se saber porque valores conseguiu os leds?

Obrigado!

Paguei apenas a diferença do orçamento que já tinha, mas se for a comprar só a lâmpada deve andar dentro dos 15-20€

http://homeoftheslope.blogspot.com/

0.0329 seg. NEW