Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 3 novembro 2011

# 121

Que diferença brutal!
  1.  # 122

Vou aproveitar para perguntar, onde se compra a bom preço, os "suportes" (qual é o nome técnico?) para o tecto, em alumínio por exemplo, para estas lâmpadas GU10 LED (ou não)?
  2.  # 123

em qq casa de distribuição de material eléctrico tem os aros á venda.
    Nos IZI AKI e afins, encontram-se á venda conjuntos de 3 focos por 10 euros, é só escolher.
    Veja é se é vendido o casquilho de suporte GU10 mas já com terra, que é o que me falta... só tinha os casquilhos (2 fios e casquilho cerâmico) e agora tenho de os trocar por suporte GU10 com terra, se não não passa na inspecção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  3.  # 124

Pois... esses preços tb já vi.... queria era mais barato e sem lâmpada (só os vejo já com uma lâmpada).....
    Obrigado pela dica do fio de terra!
  4.  # 125

Treladocao, julgo que era mais do que previsível esse resultado que a foto comprova.

Um led smd com 4,5W dificilmente substitui uma lâmpada de halogénio de 50W. Talvez os high-power leds mais avançados consigam-no fazer, mas são ainda muito caros para compensar o investimento. Depois há outra coisa: por muito que se tecle no critério dos lumens/W há sempre uma relação directa entre potência e luminosidade. O resto, é a eficiência dos leds a falar por si e, de facto, encontram-se diferenças assinaláveis entre leds com os mesmos W que dão luminosidades diferentes.

Pelas fotos que expôs, eu diria que esses smd leds têm uma eficiência real fraquinha.

No meu caso, e para substituir as lâmpadas de halogénio de 50W, só me senti satisfeito com high-power leds de 9W. Na cozinha e sancas, apostei em fitas smd 5050 de 7W/metro linear e estou muito satisfeito até porque dão um feixe de luz contínuo, sem quebras e sem sombras.

Cumps.
    Concordam com este comentário: eu
  5.  # 126

GOLIVER

concordo com o que diz.
    A minha experiência acabava por ser mais curiosidade que outra coisa, porque duvidava mesmo que estes LED dessem para o efeito pretendido... talvez um dia mais tarde experimente esses power-leds ;)
    Para já, estes que comprei vão ter outra utilização, a ver se no fim de semana os consigo instalar para ver o resultado.
    • eu
    • 4 novembro 2011

# 127

treladocao, viu as minhas fotos neste tópico?
  6.  # 128

julgo que sim, claro!
    mas não me recordo delas, pelo que se calhar vou voltar á página 1...

EDIT: já vi, e de facto dá para ter noção da comparação de outros tipos de LED com os Halogéneo...
    Mas é como digo, para já estes SMD que comprei vão servir para por num hall, espero eu.
    Não é necessária muita luz, pelo que devem resultar.
  7.  # 129

Tal como disse em tempos um reputado membro do fórum, a potência pode interessar mas não é o que define a quantidade de luz num led. Na compra de lâmpadas LED convém verificar não só a potência mas também a eficiência (lm/w). A quantidade de luz (fluxo) por watt debitada por um led pode depender entre 40 lumens por watt (40lm/w) os mais fracos e 120 lumens por watt para os melhores.

Na compra de uma lâmpada led devem fazer sempre o seguinte cálculo:
    Fluxo luminoso(lm) / potência(w).

No caso do amigo treladocao, os leds smd adquiridos têm uma eficiência de 66 (lm/w), o que é manifestamente pouco.

Agora falando um pouco da minha recente e primeira experiência a nível de leds, na semana passada adquiri os seguintes 10 leds da Alemanha. O meu objectivo era substituir as minhas actuais lâmpadas de halogéneo 50W Osram que tenho na cozinha, WC’s e Hall de entrada. Estas que adquiri são de 4W e têm uma eficiência de 90 (lm/w) e posso-vos dizer que estou satisfeito com elas, apesar de serem equivalentes a umas de 35W de halogéneo e de terem uma luz mais amarelada.

Comparando as minhas de 4W com as de 4,5W do amigo treladocao, podem verificar que apesar de terem sensivelmente a mesma potência, as de 4,5W debitam 66 lumens e as minhas 90 lumens o que é uma diferença tremenda.

Já agora pergunto se todas as lâmpadas led são ou amareladas ou azuladas. Se não há outro tipo de cor equivalente às de halogéneo.
  8.  # 130

Em termos de restituição de côr, o halogénio apresenta melhor índice face a outros tipos de lâmpadas.

Os leds branco-frio são os que, dentro dos leds, apresentam melhor índice de restituição de côr.
  9.  # 131

Estou a pensar comprar este LED GU10 de 9W de Espanha O vendedor vende os LED's com ângulos de 60º, 90º e 120º. Acham que quanto maior for o ângulo, melhor? Podem ver o video que ele colocou no link com os 3 ângulos.

Obrigado.
  10.  # 132

quanto maior o angulo, menos "luz" concentrada estará no centro do foco.
    depende do efeito pretendido, potências e afastamento entre armaduras e da altura da instalação.
  11.  # 133

Colocado por: Pedro Barradasquanto maior o angulo, menos "luz" concentrada estará no centro do foco.
    depende do efeito pretendido, potências e afastamento entre armaduras e da altura da instalação.

No fundo o meu objectivo é por exemplo imagine numa cozinha iluminar mais a zona da bancada ou da mesa, ou num WC iluminar o lavatóio. O de ângulo 60º ilumina mais perto do tecto do que os outros é isso?
  12.  # 134

Quanto maior o ângulo de abertura, maior será a dispersão do fluxo luminoso e, potencialmente, mais adequado será para iluminação geral.

Se é para iluminar especificamente a zona de bancada, eu aconselharia fitas de leds.

Se é para iluminar a zona do lavatório da wc, um grau de abertura de 60º é suficiente.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 135

Colocado por: goliverQuanto maior o ângulo de abertura, maior será a dispersão do fluxo luminoso e, potencialmente, mais adequado será para iluminação geral.

Se é para iluminar especificamente a zona de bancada, eu aconselharia fitas de leds.

Se é para iluminar a zona do lavatório da wc, um grau de abertura de 60º é suficiente.

As lâmpadas são para colocar em focos individuais já existentes no tecto falso.

Repararan no link que enviei de Espanha? Os que vos parece a nível dos Leds apresentados?
  14.  # 136

Estive a ver o vídeo, mas não há nada como mandar vir um exemplar de cada led e experimentar em sua casa para depois decidir com conhecimento de causa.
    Concordam com este comentário: eu
  15.  # 137

Colocado por: goliverEstive a ver o vídeo, mas não há nada como mandar vir um exemplar de cada led e experimentar em sua casa para depois decidir com conhecimento de causa.
    Concordam com este comentário:eu

Concordo e é isso que vou fazer.

Entretanto queria expor uma outra dúvida que me surgiu entretanto.

Eu tenho em minha casa instalados focos em tectos falsos com lâmpadas de casquilho MR16 e respectivos transformadores (cada um para 2 lâmpadas). A minha ideia, e depois de ler muitas opiniões na internet, é substuituir estas lãmpadas MR16 pelas de casquilho GU10, eliminando assim os transformadores.

Acontece que ao retirar do tecto falso um dos transformadores, vejo que vem ligado a ele uma caixa quardrada. Pensava que os casquilhos ligavam directamente ao transformador, o que não acontece, pois no meio está a tal caixa. Portanto parece-me que não basta substituir os caquilhos, pois ao retirar os transformadores fico com os fios deste soltos. Como poderei então usar no futuro os GU10 sem transformador?

Envio em seguida umas fotos:
      DSC_0219.jpg
  16.  # 138

Mais uma...
      DSC_0222.jpg
  17.  # 139

E por fim esta...
      DSC_0224.jpg
  18.  # 140

Olá bruno_bfb!

Uma das "caixas" é o transformador e a outra é uma caixa de derivação. Para poder fazer a alteração para casquilhos GU10 basta eliminar os transformadores e repicar dentro das caixas de derivação de um projector para o outro.

Espero ter ajudado.

Cumps,
    José Ribeiro
    (www.ajr.com.pt)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bruno_bfb

0.0342 seg. NEW