Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    12 - 03-04-2011













  2.  # 22

    13 - 08-04-2011








  3.  # 23

    14 - 17-04-2011









  4.  # 24

    Colocado por: RRufino
    Sim, faço projecto de estruturas e fundações (estabilidade)...pelo que vejo já tens a estrutura terminada (ou pelas datas apresentadas é expectável que esteja).


    Ah, ok!

    Em principio irão tirar a madeira para a semana, os próximos passos são:
    - limpar bem em redor da casa
    - dar fluido de couto nas paredes que irão ficar aterradas
    - colocar tela pictonada nas paredes que irão ficar aterradas
    - colocar brita à volta da casa
    - colocar tubo de drenagem perfurado a 360º à volta da casa
    - tapar o tubo de drenagem com brita
    - aterrar a casa com terra até ao nível do rés-do-chão

    O telhado apesar de ser em betão (casa e garagem) é permeável, com esta chuva o sotão está cheio de água. Mas antes de colocar a telha vou colocar isolamento, roofmate de 6 cm, aliás, vai levar roofmate, wallmate e floormate de 6 cm em toda a casa e garagem.

    Segundo o projecto térmico, uma pessoa dentro de casa não irá ver nenhum pilar/lentel, todos os pilares e lenteis serão isolados, depois revestidos com um tijolo de 4cm de espessura, segundo o engenheiro é para não haver pontes térmicas.

    Para o aquecimento da casa iremos colocar piso radiante eléctrico, fica muito mais barato que o piso radiante hidraúlico, cerca de 4 vezes menos o valor de aquisição.

    Nas torneiras da rua irei ter também outra fonte de água para além da água da rede pública, como tenho um poço que nunca seca (mesmo em verões muito quentes) irei usar a água do poço em todas as torneiras da rua, essa água servirá para regas e lavagens, caso, por alguma motivo não haja água do poço terei a possibilidade de comutar para a água da rede pública, ficando todas as torneiras exteriores com água da companhia.

    No interior da casa, irá acontecer o mesmo com os wc's (sanitas) e máquina de lavar roupa/loiça, sempre que a água do reservatório (em princípio ierei colocar um depósito com 9 mil litros enterrado no chão) faltar o sistema muda automáticamente para a água da rede pública.

    Também gostaria de produzir a minha própria electricidade (algo parecido com a microgeração que o meu pai tem) mas o invertimento é muito grande, essa ideia terá que ficar de parte, pelo menos a curto média prazo.
  5.  # 25

    a bela da árvore no topo!!! já poucas se vêm assim!!! :)
  6.  # 26

    Alguns dados do projecto:

    Área do terreno - 3.480 m2
    Área da casa piso 0 - 220 m2
    Área da pasa sotão - 80 m2
    Área da garagem - 100 m2
    Área de implantação - 436 m2
  7.  # 27

    Colocado por: sergyioa bela da árvore no topo!!! já poucas se vêm assim!!! :)


    A árvore é um tronco de oliveira, dizem que é para dar sorte!!
  8.  # 28

    Colocado por: sapina

    A árvore é um tronco de oliveira, dizem que é para dar sorte!!


    eu sei... o que achei engraçado é que praticamente já não se vê!!! ainda há tradições que vale a pena manter!!! :)
  9.  # 29

    Colocado por: sapinaA árvore é um tronco de oliveira, dizem que é para dar sorte!!


    Ainda bem porque com a organização da obra vai precisar mesmo de muita sorte para que ninguém se aleije :)))
    Vai fazer alguma impermeabilização das sapatas e linteis?
  10.  # 30

    Colocado por: sapinaMas antes de colocar a telha vou colocar isolamento roofmate de 6 cm

    É isolamento térmico, não serve para infiltrações.

    Mas essa telha se bem aplicada, não dará problemas
  11.  # 31

    Colocado por: sergyio
    eu sei... o que achei engraçado é que praticamente já não se vê!!! ainda há tradições que vale a pena manter!!! :)


    Ah, pensei que não soubesses.

    Por acaso, na minha aldeia estão mais vivendas a serem construídas, a minha foi a única que quando a estrutura da casa ficou concluída teve direito à oliveira.

    Neste momento as obras estão paradas, com o que chuveu a semana passada o terreno ficou muito mole, mas em princípio na 2ª feira as obras serão retomadas.

    Tem que ir ao terreno um giratoria para limpar o entulho em redor da casa para depois se colocar o tubo de drenagem, pintar as paredes que irão ficar subterradas com fluído de coutro, colocar a manta pictonada e por fim aterrar a casa até ao nível do rés-do-chão.
  12.  # 32

    Colocado por: zedasilva
    Ainda bem porque com a organização da obra vai precisar mesmo de muita sorte para que ninguém se aleije :)))
    Vai fazer alguma impermeabilização das sapatas e linteis?


    Sim, tubo de drenagem com 110mm de diâmetro perfurado a 360º, canalizando a água para o riacho que passa junto ao terreno.
  13.  # 33

    Colocado por: PauloCorreia
    É isolamento térmico, não serve para infiltrações.

    Mas essa telha se bem aplicada, não dará problemas


    Sim eu sei, mas a telha que escolhi (J Coelho da Silva Tecno cor mel) é muito boa, é como dizes, se for bem aplicada não entra água, a telha tem defesas muito boas para o recuo da água.
  14.  # 34

    sapina
    Esse tubo de drenagem irá ser só no extrior da casa certo?
    Eu referia-me aos linteis e sapatas do interior. Tem neste momento acesso a essa zona e deveria investir na sua impermeabilização.
  15.  # 35

    Colocado por: zedasilvasapina
    Esse tubo de drenagem irá ser só no extrior da casa certo?
    Eu referia-me aos linteis e sapatas do interior. Tem neste momento acesso a essa zona e deveria investir na sua impermeabilização.


    Sim, esse tubo será colocado no exterior da casa, em todo o seu perimetro.

    Mas impermeabilizar as sapatas e linteis porquê? A casa tem caixa de ar no chão em todo o seu tamanho, qual é a vantagem e como fazer?
  16.  # 36

    Essa caixa de ar mesmo que ventilada vai ter um teor muito grande. Humidade essa que acaba por condensar nos linteis, sapatas e pilares originando humidades ascendentes.
    Todo o "chão de terra" interior deveria levat tb uns drenos que conduzissem alguma água que aì possa apareçer para o exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sapina
  17.  # 37

    muito ,bem esta bonita a obra cumps
  18.  # 38

    Colocado por: zedasilvaEssa caixa de ar mesmo que ventilada vai ter um teor muito grande. Humidade essa que acaba por condensar nos linteis, sapatas e pilares originando humidades ascendentes.
    Todo o "chão de terra" interior deveria levat tb uns drenos que conduzissem alguma água que aì possa apareçer para o exterior.


    Ah, isso já tem, no meio dos linteis levou tubo em pvc com 80mm de diâmetro de maneira que todos os quadrados/rectagulos ficassem com comunicação entre eles para escoar as águas, essas águas serão escoadas para o tubo de drenagem.
  19.  # 39

    Colocado por: jorgandmuito ,bem esta bonita a obra cumps


    Obrigado!
  20.  # 40

    Optimo! Então aproveite e dê tb uma pintura nas sapatas linteis e pilares com uma emulsão betuminosa (vulgo FLINTCOAT)
    Mas verifique se são dadas pelo menos 3 demãos cruzadas e não tipo "foge que te agarro"
 
0.0247 seg. NEW