Boas a todos, a minha dúvida é na sistema que me foi apresentado pois recebi uma proposta para este sistema que desconhecia até á data, o sistema em questão é da Relopa, mais propriamente um BC 200 CP, a proposta foi interessante e o COP também (4,2), conhecem o sistema em questão ? E quais as principais vantagens/desvantagens deste sistema ?
vantagens: tem uma bomba de calor ar\agua quando não tem sol que chega para as necessidades, a um custo energético mais baixo que as convencionais resistências eléctricas, o tal COP, adicionalmente permite ventilar espaços normalmente mortos,
desvantagens: preço algo elevado, tamanho dos equipamentos, precisa de conduta de ligação ao exterior,
na minha humilde opinião será sucintamente isto,
existe uma discussão no fórum com um equipamento deste tipo mas sem o painel solar agregado
Por acaso o sistema apresentado fica pelos preços dos convencionais paineis c/ Esquentador ou mesmo com termoacumulador, os preços não são tão diferentes por incrível que pareça , em relação á ligação ao exterior não há problema.
Este sistema consegue produzir água quente instantaneamente ?
Colocado por: cesarptPor acaso o sistema apresentado fica pelos preços dos convencionais paineis c/ Esquentador ou mesmo com termoacumulador, os preços não são tão diferentes por incrível que pareça