Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, tenho uma questão a colocar:
    tenho um prédio que não esteve arrendado no ano de 2010. Mas tive de pagar a colecta.
    Posso colocar o valor da colecta nas despesas, mesmo sem valores de arrendamento, uma vez que o prédio esteve vazio?
    Obrigada
  2.  # 2

Boa tarde, eu tenho estado preocupado com a seguinte situação em 2004 comprei um a casa na qual não reinvesti o total ganho na venda de outra, nos dois anos seguintes declarei o valor reinvestido, mas não foi um reinvestimento total até hoje as finanças não me pediram nada, pergunto, ainda terei de pagar alguma coisa ás finanças ? ou o prazo já caducou?
  3.  # 3

Colocado por: Teresa MaiaBoa tarde, tenho uma questão a colocar:
    tenho um prédio que não esteve arrendado no ano de 2010. Mas tive de pagar a colecta.
    Posso colocar o valor da colecta nas despesas, mesmo sem valores de arrendamento, uma vez que o prédio esteve vazio?
    Obrigada

Se não teve rendimentos prediais não pode declarar no seu IRS as despesas ( IMI, Condomínio, Seguro, etc.) com o prédio
  4.  # 4

Colocado por: Teresa Maiatenho um prédio que não esteve arrendado no ano de 2010. Mas tive de pagar a colecta.

Colocado por: A. Madeira
    Se não teve rendimentos prediais não pode declarar no seu IRS as despesas ( IMI, Condomínio, Seguro, etc.) com o prédio

Engana-se, A. Madeira
    Pode, sim senhor.
    Caso o sistema informático não permita ter «ZERO» de rendimento, coloca lá que recebeu UM EURO de renda e meta lá todas as despesas que teve com o prédio: Taxa de Esgoto, IMI, Condomínio (electricidade, seguro, manutenção, conservação, etc.).
    De acordo com a Lei (IRS), se tiver saldo negativo no rendimento predial, esse valor repercute-se "automáticamente" nos rendimentos prediais nos 3 anos seguintes.

(nota: a não ser que este ponto da lei tenha sido alterado de há 2 ou 3 anos para cá).
  5.  # 5

Colocado por: electronico85Boa tarde, eu tenho estado preocupado com a seguinte situação em 2004 comprei um a casa na qual não reinvesti o total ganho na venda de outra, nos dois anos seguintes declarei o valor reinvestido, mas não foi um reinvestimento total até hoje as finanças não me pediram nada, pergunto, ainda terei de pagar alguma coisa ás finanças ? ou o prazo já caducou?
    SALVO ERRO, falta aí um dado para se poder fazer contas.
    É o montante do empréstimo bancário que você liquidou quando vendeu a casa antiga, e o montante de empréstimo que contraiu para comprar a nova.

As contas das mais-valias aparecem englobadas no seu IRS. Não notou nada de estranho na liquidação do IRS dos anos 2009 ou 2010? :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electronico85
  6.  # 6

Bom dia. Sr. Luis agradeço desde já a sua atenção às minhas duvidas. Não notei nada de estranho na liquidação de 20009 e 2010. Tenho a dizer que vendi a casa que tinha em 2003 e comprei esta onde vivo em 2004. Já fiz as contas e conforme apresentei na declaração, eu sei que não o reinvesti na totalidade. mais digo em 2007 fui falar directamente com um Sr da direcção central das finanças que me disse para não me preocupar pois eles estavam a fiscalizar tudo e pagar multa já não me livrava, não valia a pena estar a fazer novos papeis, eu que espera-se pelas contas. Assim fiz até hoje e nada. Penso que deveriam ter-me fiscalizado até ao ano de 2010 pois tenho 2 anos para reinvestir que dá 2005, mais 4 anos para caducar dá 2009, deveriam ter-me dito qualquer coisa até 2010, certo? agradeço desde já a vossa atenção.

0.0112 seg. NEW