Iniciar sessão ou registar-se
    • pehp
    • 27 outubro 2011

# 41

Boas,

Tenho uma placa com dois focos vitrocerâmica e dois de indução, há três anos. Agora deparo com o problema seguinte: Os focos de indução estão sempre a piscar e desligam-se. Os de vitrocerâmica ainda funcionam (ao menos). Satisfeito com a indução? Com os cuidados todos que tive... a resposta é não.

O que puderá ser, antes de eu comunicar a assistência?

Obrigado
  1.  # 42

O módulo de indução. No meu caso preferi comprar uma placa toda nova que repor o módulo. Deixe-me advinhar a marca da sua placa.... será Teka??
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pehp
  2.  # 43

Indução sem sombra de dúvida... falo por experiência p´ropria. As placas são mais caras mas depois gastam menos que Vitrocerâmica..
    • naar
    • 27 outubro 2011

# 44

Colocado por: pehpBoas,

Tenho uma placa com dois focos vitrocerâmica e dois de indução, há três anos. Agora deparo com o problema seguinte: Os focos de indução estão sempre a piscar e desligam-se. Os de vitrocerâmica ainda funcionam (ao menos). Satisfeito com a indução? Com os cuidados todos que tive... a resposta é não.

O que puderá ser, antes de eu comunicar a assistência?

Obrigado

Mas piscam apenas quando coloca um tacho em cima?
    • pehp
    • 27 outubro 2011

# 45

É de marca Fagor, e sim piscam como se não tivesse nada em cima dos próprios. Os tachos são os mesmos, Lavados em máquina de lavar loiça. A placa teve sempre os cuidados pedidos e produto de limpeza recomendado pelas marcas(inclusívé). E não foi assim tão barata quanto isso(~700€). Se está a compensar? Três anos?

A indução é um bom sistema e não digo o contrário. Vou pedir orçamento de arranjo ou então mais um investimento numa outra marca... talvez.
    • eu
    • 27 outubro 2011

# 46

Colocado por: pehpum investimento numa outra marca

Compre uma IKEA: custam 300 euros e têm garantia de 5 anos!
    • J.C
    • 27 outubro 2011

# 47

Atenção, a um pormenor muito importante!
    Placa eléctrica de indução...
    Tem obrigatóriamente de ter condutores (fios) fase/neutro/terra, de 6mm com dijuntor próprio.
    E igual para o forno, separadamente.
  3.  # 48

se tiver uma puxada para outra tomada para um microondas atravez da tomada do forno não tera riscos??
    Colocado por: J.CAtenção, a um pormenor muito importante!
    Placa eléctrica de indução...
    Tem obrigatóriamente de ter condutores (fios) fase/neutro/terra, de 6mm com dijuntor próprio.
    E igual para o forno, separadamente.
    • J.C
    • 27 outubro 2011

# 49

Se ligar os 2 ao mesmo tempo, possivelmente dispara o disjuntor....ou não.
    Eu, fiz isso num cliente, do forno p'rá máquina de lavar e pimba.
    Tive que separar, eheheheh que a Srª não me largava o telefone.
    • naar
    • 27 outubro 2011

# 50

Atenção que se tiver um tacho pequeno numa base grande e tiver uma base pequena disponível ele vai piscar a avisar que tem uma base mais pequena disponivel.

Poderá ser isso?
  4.  # 51

mas se puser um disjunctor com mais amperagem fica o problema resolvido?
    Colocado por: J.CSe ligar os 2 ao mesmo tempo, possivelmente dispara o disjuntor....ou não.
    Eu, fiz isso num cliente, do forno p'rá máquina de lavar e pimba.
    Tive que separar, eheheheh que a Srª não me largava o telefone.
    • eu
    • 27 outubro 2011

# 52

Colocado por: ramos1999mas se puser um disjunctor com mais amperagem fica o problema resolvido?

Não pode simplesmente por um disjuntor com mais corrente sem aumentar também a secção dos condutores.
    Concordam com este comentário: J.C
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ramos1999
    • J.C
    • 27 outubro 2011

# 53

Os dijuntores para a placa teem de ser 32 amperes, e para o forno igual.
  5.  # 54

Não há dúvida que indução é mais prático e económico.

No entanto há um factor que me levou a não instalar o sistema: A radiação electromagnética tremenda que aquilo emite, ainda por cima muito próximo do nível do abdomen, ou da cabeça (crianças).

Passamos muito tempo na cozinha, e , se juntarmos o micro-ondas c\ a indução a cozinha fica a ter mais campo electro-magnético que as antenas da antiga Raret.

Por exemplo, não aconselharia, de todo a mulheres grávidas usarem fogão de indução

Assim como acho desanconselhável a instalação de indução em zonas contaminadas com radão´, o que será uma percentagem enorme de casas assentes em rocha granito, ou c\ paredes de granito
    • eu
    • 27 outubro 2011

# 55

Paramonte, faça uma experiência: coloque um objecto em aço a 20 cm do foco quando este estiver a ser usado e verifique se esse objecto a 20 cm aquece alguma coisa.

Já agora, em zonas contaminadas com radão, não se deve é respirar. ;) Mas pode cozinhar à vontade!
  6.  # 56

Bom, aqui vai (não sem algum esforço e paciência):

Para fazer mal, os campos electromagnéticos não precisam de aquecer a carne, vou dar-lhe um exemplo a radioactividade não aquece nem queima mas pode provocar doenças como cancro na tiroide etc, no entanto quando você apanha radiação não sente nada, mais tarde é que os problemas aparecem, por exemplo a incidência e cancro na tiroide na zona de Chernobil sé agora está a atingir o pico, e só daqui a uns anos se vai ver isso em fukujima (sp?) no Japão, por agora tudo parece bem.

Quanto ao radão, que é uma particula que tem um tempo de semi-vida de cerca de 3 dias, durante o qual se for inalada pode danificar o DNA o q pode levar a cancro no pulmão. No entanto ( e era a isto q me referia) existem estudos de uma Universidade Inglesa que dizem que campos electromagnéticos fortes podem acelerar esta particula de radão a uma energia suficiente de modo a que se colidir c\ uma célula viva pode danificar o seu DNA. Se o DNA de uma céluda de danificar pode-se auto-corrigir e tudo bem, caso contrário poderá ser a primeira célula de um tumor a desenvolver.

Neste caso o radão, alem de ser perigoso para os pulmões, seria tb para perigoso para todo o corpo dependendo da zona de impacto

Posso-lhe garantir q o campo electromagnético de placas de indução se pode medir a mais de 10 metros das placas nas calmas
    • eu
    • 27 outubro 2011

# 57

O teste que sugeri é para ver até que ponto existe radiação electromagnética a 20 cm do foco.

E convém também distinguir radiação ionizante da radiação não ionizante. A radiação electromagnética de uma placa de indução é não ionizante e não tem nada a ver com radioactividade, chernobyl ou fukujima.
  7.  # 58

Não é ionizante, certíssimo, mas há muitas boas cabecinhas por aí a dizer q é carcinogénico. Eu estava apenas a dar um exemplo em como a radiação seja ela ionizante ou não, não doi nem aquece, aliás praticamente não se sente, os problemas são a longo prazo.

Mas como lhe disse com um mmedidor de REM nas calmas a 20 metros mede-se bem a radiação da placa de indução, porque as correntes envolvidas são substanciais
    • pehp
    • 27 outubro 2011

# 59

Colocado por: naarAtenção que se tiver um tacho pequeno numa base grande e tiver uma base pequena disponível ele vai piscar a avisar que tem uma base mais pequena disponivel.

Poderá ser isso?

Algumas das vezes até cozinhava com o tacho um pouco maior que o foco, e não acontecia que o foco começá-se a piscar. Agora no caso de transbordo de comer isso algumas vezes aconteceu.
  8.  # 60

não sei como hoje em dia se pode afirmar que se não aqueçer não ha radiação!?é uma radiação diferente mas nociva tal como os telemoveis os microondas as antenas!não quer disser que vai apanhar cancro com isso mas sim que vai ter mais hipoteses!agora é precisso saber que essa radiação é invisivel !
    Colocado por: euParamonte, faça uma experiência: coloque um objecto em aço a 20 cm do foco quando este estiver a ser usado e verifique se esse objecto a 20 cm aquece alguma coisa.

Já agora, em zonas contaminadas com radão, não se deve é respirar. ;) Mas pode cozinhar à vontade!

0.0249 seg. NEW