Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: J.CAtenção, a um pormenor muito importante!
    Placa eléctrica de indução...
    Tem obrigatóriamente de ter condutores (fios) fase/neutro/terra, de 6mm com dijuntor próprio.
    E igual para o forno, separadamente.

Existem tomadas monofásicas que deêm para ligar fio de 6mm?
  2.  # 62

Lembrei-me agora ...
    ... há 2 semanas estive a montar um forno em casa da minha sogra e o cabo que tinha era 3x2,5,
    porque é que é obrigatório 6mm para o forno se o próprio fabricante utiliza 2,5?
  3.  # 63

Colocado por: J.CAtenção, a um pormenor muito importante!
    Placa eléctrica de indução...
    Tem obrigatóriamente de ter condutores (fios) fase/neutro/terra, de 6mm com dijuntor próprio.
    E igual para o forno, separadamente.

Errado.

O regulamento indica um mínimo de 4mm, com protecção de 25A.

Mas se se colocar cabo de 6mm, comprotecção de 32A, concerteza será melhor, até porque há placas bem potentes...
    O que nos deixa a pensar, tal como o rnja4Real referiu: se são precisos 6mm, porque é que o fabricante tem um cabo (chicote de ligação) de 2,5mm??
    Concordam com este comentário: MikeMelga
  4.  # 64

Colocado por: treladocao

Errado.

O regulamento indica um mínimo de 4mm, com protecção de 25A.

Mas se se colocar cabo de 6mm, comprotecção de 32A, concerteza será melhor, até porque há placas bem potentes...
    O que nos deixa a pensar, tal como o rnja4Real referiu: se são precisos 6mm, porque é que o fabricante tem um cabo (chicote de ligação) de 2,5mm??
    Concordam com este comentário:MikeMelga

No regulamento não refere distâncias?
    É que proteger cabo de 4mm com um disjuntor de 25A estamos a supor que o comprimento do cabo será aprox 40mt,
    se o comprimento do cabo for apenas 20mt e tendo a mesma protecção poderemos utilizar sem problemas cabo de 2,5mm
    • J.C
    • 28 outubro 2011

# 65

Colocado por: rnja4RealLembrei-me agora ...
    ... há 2 semanas estive a montar um forno em casa da minha sogra e o cabo que tinha era 3x2,5,
    porque é que é obrigatório 6mm para o forno se o próprio fabricante utiliza 2,5?

Eu, sei isso, mas está a ver 0,40/50 e não 15/20 metros mas o mais importante...É dormir descansado!
    Nem quero pensar que, ardeu a instalação eléctrica do cliente, por causa dum erro meu!
    No seu caso, até pode colocar fio 1,5, é um problema seu da sua sogra.
    Há dias fui dar um orçamento a um Cliente (Engenheiro eléctrotécnico) e reparei que tinha fio 1,5 para a
    máquina de lavar....Mas, isso são problema dos outros.
    • eu
    • 28 outubro 2011

# 66

Colocado por: J.CHá dias fui dar um orçamento a um Cliente (Engenheiro eléctrotécnico) e reparei que tinha fio 1,5 para a
    máquina de lavar.

Jasus...

A utilização de condutores de baixa secção em pontos de grandes consumos de corrente, além de perigosa, tem um outro efeito secundário: gasta mais energia eléctrica. E esta, hein?
    • J.C
    • 28 outubro 2011

# 67

Sei bem...Isto foi o que vi.
    Só não tirei uma foto (áquela barbaridade), porque ele não saia de lá!
  5.  # 68

Colocado por: J.C
    No seu caso, até pode colocar fio 1,5, é um problemaseuda sua sogra.

Não estou a falar do meu caso, eu não coloco nada, o fabricante é que coloca condutores de 2,5mm.
    Mais importante que saber dimensionar um determinado cabo é saber dimensionar a sua protecção, e se a protecção do cabo estiver bem dimensionada o cabo nunca arde, e poderei sempre dormir descansado.
  6.  # 69

Ok,
    está no regulamento, tem que colocar,
    mas isto é como a história do poder de corte dos disjuntores,
    qual a diferença entre poder usar 3KA ou 6KA?
  7.  # 70

Colocado por: rnja4Realqual a diferença entre poder usar 3KA ou 6KA?

Qual é? Qual é aconselhável colocar?
  8.  # 71

Parece que o Sr. Paramonte tem alguma razão em ser cauteloso com placas de indução:

http://www.magdahavas.com/2010/10/09/is-induction-cooking-safe/

Reparem na quantidade de cuidados que o governo suíço recomenda na utilização deste tipo de equipamento:

http://www.bag.admin.ch/themen/strahlung/00053/00673/03156/index.html?lang=en

E aparentemente o problema não é só ao estar perto da fonte, se tocar nas "panelas" etc a radiação é transmitida para o corpo.

Curioso.
  9.  # 72

Colocado por: danobregaReparem na quantidade de cuidados que o governo suíço recomenda na utilização deste tipo de equipamento:

Gosto particularmente deste:

- Exposure to magnetic fields can be reduced greatly by keeping a distance of 5-10 cm between your body and the hob.

A que distância da placa é que será que os Suiços cozinham?

Mas ao falar nisto, porque não falar também nos routers wireless, que agora quase toda a gente tem, a bombar radiações 24 horas por dia?
  10.  # 73

Eu optei por não ter wireless em casa. É tudo cabo.

É chato, incoveniente mas prefiro assim.
    Concordam com este comentário: J.C
    • eu
    • 28 outubro 2011

# 74

Colocado por: danobregaReparem na quantidade de cuidados que o governo suíço recomenda na utilização deste tipo de equipamento:

Mas o artigo também diz que "It is not currently known whether magnetic magnetic fields originating from induction hobs represent a health risk."
    • eu
    • 28 outubro 2011

# 75

Colocado por: ParamonteEu optei por não ter wireless em casa. É tudo cabo.

É chato, incoveniente mas prefiro assim.

Se tem essas preocupações, o melhor é não usar electricidade sequer, e nem pensar em apanhar sol, nem um segundo que seja...
  11.  # 76

Prefiro reduzir os riscos e eliminar aqueles que me parecem mais importantes.

Os riscos que não puder eliminar, paciência, mas estou consciente de que estou a correr riscos.

Não tenho indução nem wireless, mas por exemplo tenho micro-ondas e telemóvel. Quer isso dizer que estes dois últimos aparelhos não fazem mal? Estou certo de que fazem, mas não posso por razões de comodidade eliminá-los.

Agora, para quê juntar mais radiação e tentar branquear o resto? É o mesmo que dizer: se comer bacon e 3 ovos ao pequeno almoço, porque não comer também ao almoço e jantar? Eh pá talvez seja melhor comer só uma refeição disso!
  12.  # 77

Colocado por: ParamontePrefiro reduzir os riscos e eliminar aqueles que me parecem mais importantes.

Paramonte, gás também tem bastantes riscos. Penso que a chama liberta partículas potencialmente cancerígenas e muito mais. É bom estar informado, mas convém ter boa informação, e fazer uma comparação racional.

Aqui mais uma discussão interessante:

http://www.aecb.net/forum/index.php?topic=1665.0

Mais um:

http://theinductionsite.com/radiation.shtml

Conclusão traduzida:

Bem, tudo o que podemos dizer é que nós gostamos de pensar em nós como pessoas com muito cuidado, especialmente com a nossa saúde, e nós cozinhamos alegremente com placas de indução.
  13.  # 78

Cada um quantifica os riscos com o melhor do seu discernimento.

No meu discernimento indução nem pensar pois os campos magnéticos são enormes, tenho uma criança. Quanto ao gás, acho menos perigoso, embora mais caro
  14.  # 79

... Esqueceram-se do forno solar... Demora um bocado e sem sol não funciona... Mas é natural, viaa as energias renovaveis!!!
    Vejam aqui:
    http://solarcooking.Org/portugues/minimum-pt.Htm

http://www.energialivre.com.pt/Forno%20solar.htm

http://www.sunok.eu/
  15.  # 80

...e já se vendem feitos, mas são carotes...

0.0217 seg. NEW