Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 28 outubro 2011

# 81

Colocado por: Pedro Barradas... Esqueceram-se do forno solar... Demora um bocado e sem sol não funciona... Mas é natural, viaa as energias renovaveis!!!

Cuidado com o sol! O sol é um gigantesco reactor nuclear que emite radiações muito perigosas, incluindo raios UV que comprovadamente (ao contrário dos telemóveis e WiFi) provocam cancro.

Lá por ser natural não quer dizer que seja mais seguro.
  1.  # 82

Colocado por: MikeMelga
    Qual é? Qual é aconselhável colocar?

depende de muita coisa,
    mas normalmente os electricistas metem 3KA
  2.  # 83

Colocado por: rnja4Realmas normalmente os electricistas metem 3KA

Curioso. Disseram-me precisamente o contrário, que o normal é 6Ka.
    Estou a ver que isto só depende de para onde o electricista estiver virado.
  3.  # 84

Pelo que ando a encontrar na net os riscos do gás são bem maiores que os das placas de indução. De qualquer maneira convém estar informado.
  4.  # 85

atenção as pessoas com implantes cardiacos é desaconselhavel placas de inducção e é aconselhavel trabalhar a uma distancia minima de segurança de 50cm!e aparelhos electronicos poderam ficar danificados a menos de 50 cm!!se quiserem mais informações é so ir ao wikipedia !o gás ja sabem qual o problema catapummm!
    • pehp
    • 30 outubro 2011

# 86

A indução, toda ela gasta o mesmo de eletricidade ou seja, todas as marcas que vendem placas de indução todas gastam o mesmo? Há classe? o que difere é a durabilidade?
    As placas do Ikea sempre gastam mais? 300€ e depois é a conta da luz...
  5.  # 87

Colocado por: J.CTem obrigatóriamente de ter condutores (fios) fase/neutro/terra, de 6mm com dijuntor próprio.

negativo,

tenho uma da Balay à cerca de 3 anos que uso TODOS OS DIas e tem uma ligação normalíssima de 2,5mm e disjuntor partilhado com o forno de 16A
  6.  # 88

Colocado por: MikeMelgaqual a diferença entre poder usar 3KA ou 6KA?

no residencial o poder de corte minimo regulamentar é de 3KA
    no terciario já é de 6KA.

e na industria apesar de regulamentarmente ser o critério anterior, é mais comum usar de 10KA e mais,
  7.  # 89

A minha instalação eléctrica da minha habitação em construção, está concluída (apenas passagem de tubos, quadros, caixas).
    É aconselhável ser o mesmo electricista a concluir a instalação (passar cabos, e restante material), ou não há problema em ser outro a concluir o trabalho?
    Relembro que o orçamento que foi dado, ao electricista que acabou esta parte, foi só mesmo para passar tubos, quadros, etc.
    • eu
    • 30 outubro 2011

# 90

Colocado por: pehpA indução, toda ela gasta o mesmo de eletricidade ou seja, todas as marcas que vendem placas de indução todas gastam o mesmo?

Há diferenças nos consumos, mas são muito pequenas. O sistema de indução é praticamente igual em todas as marcas e modelos. Aliás, não há muito por onde modificar o sistema de indução...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pehp
  8.  # 91

Colocado por: nandogoncaÉ aconselhável ser o mesmo electricista a concluir a instalação

sim, porque apesar de habitualmente não existirem muitas formas de executar a instalação, vai existir um problema que pode ser muito grande e grave, a quem é que vai pedir responsabilidade pela execução e exigir a entrega do termo de responsabilidade e respectiva inspeção se existiram dois executantes?
    e se o 1º não fez por esquecimento qualquer coisa que devia? vai responsabilizar nem que seja com trabalho extra o 2º executante?

como vê é mais simples e fiável a instalação ser concluída por quem começou e creio que até é mais barato porque qualquer outro que vá acabar o trabalho, vai-se proteger e dar um valor a pensar que vai ter chatices.
  9.  # 92

Colocado por: jorgealves
    sim, porque apesar de habitualmente não existirem muitas formas de executar a instalação, vai existir um problema que pode ser muito grande e grave, a quem é que vai pedir responsabilidade pela execução e exigir a entrega do termo de responsabilidade e respectiva inspeção se existiram dois executantes?
    e se o 1º não fez por esquecimento qualquer coisa que devia? vai responsabilizar nem que seja com trabalho extra o 2º executante?

como vê é mais simples e fiável a instalação ser concluída por quem começou e creio que até é mais barato porque qualquer outro que vá acabar o trabalho, vai-se proteger e dar um valor a pensar que vai ter chatices.

Pois... Eu até do electricista não tenho muitas razões de queixa, é só mesmo pela empresa ser a mesma que me executou e muito mal a canalização...
    Mas por causa do termo de responsabilidade não pode ser outro a concluir?
  10.  # 93

Colocado por: nandogoncaMas por causa do termo de responsabilidade não pode ser outro a concluir?

Tem que perguntar ao electricista que vai concluir a obra, se assina um termo de responsabilidade, pelo trabalho executado pelo outro.
  11.  # 94

Colocado por: nandogoncaMas por causa do termo de responsabilidade não pode ser outro a concluir?

pode, mas pode também ser mais caro, e o 1º eletricista não pode ser responsabilizado por nada nem bom nem mau,

bem vi o que aconteceu na canalização e francamente era evitável, ainda que a eletricidade seja mais pacifica, pelo menos assim acho eu.
  12.  # 95

Colocado por: Picareta
    Tem que perguntar ao electricista que vai concluir a obra, se assina um termo de responsabilidade, pelo trabalho executado pelo outro.

Porque o que o 1º fez, em termos de responsabilidade, não tem muito a assumir.... digo eu... O trabalho mais sensível será o próximo, onde tem que cumprir regulamentos... será assim????
  13.  # 96

Colocado por: euAliás, não há muito por onde modificar o sistema de indução...

Pelo que li há dias as diferenças são mais a nível de segurança. O sistema é suposto detectar objectos estranho ou falta de objecto próprio em cima e desligar-se automaticamente. Alguns conseguem fazer isto melhor que outros. Também pode haver diferenças na qualidade da placa de cerâmica, e em muito mais coisas que não nos passam pela cabeça. :)
  14.  # 97

Onde posso consultar o "manual" ou DL que regule a inspecção da certiel? Medidas, tipo de material, tudo o que os técnicos possam implicar... Quero estar preparado para não me chumbarem na inspecção.
  15.  # 98

Colocado por: nandogoncaOnde posso consultar o "manual" ou DL que regule a inspecção da certiel? Medidas, tipo de material, tudo o que os técnicos possam implicar... Quero estar preparado para não me chumbarem na inspecção.

O electricista é que tem que saber. não se meta nisso.
  16.  # 99

Colocado por: nandogoncaOnde posso consultar o "manual" ou DL que regule a inspecção da certiel?

vai ter leitura para muitos serões,

chamam-se REGRAS TÉCNICAS DAS INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS DE BAIXA TENSÃO, se quiser diga-me o seu mail que mando-lhe uma copia em PDF, mas prepare-se que são 610 paginas e é conversa muito técnica para leigos, até para alguns técnicos é chinês,
  17.  # 100

Colocado por: Picareta
    O electricista é que tem que saber. não se meta nisso.

Pois mas até a CATI do projecto ITED, ele não sabia o que era, por isso, nunca confiar...
    E deixei-me levar por uma deles, porque a adene não me respondeu a uma questão que lhes tinha colocado.
    A questão prendia-se com a substituição de 12 caixas para tomadas individuais na ZAP, por caixas que levassem Fibra óptica, par de cobre e tv, o que iria reduzir o calhamaço de tomadas que tenho agora... A ADENE, não me respondeu.... f

0.0297 seg. NEW