Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Boa noite de novo,

Verifico nos textos deste forum que as pessoas muitas vezes estão concentradas apenas em ter razão por dizer que isto é melhor e aquilo é pior
    ou que este metodo é melhor que aquele ou que este tem estes inconvenientes e aquele tem aquelas vantagens, essas conversas são legitimas
    e respeito-as mas por favor não estou interessado em discussões desse tipo para o meu lado. Eu estou convencido que a construção em aço
    leve é capaz de ter alguns inconvenientes mas que apresenta maiores vantagens e que nada é perfeito. O que eu não quero é estar a pagar
    ao banco durante dezenas de anos algo que posso pagar a pronto pagamento. Apenas estou interessado em conversar com pessoas no
    intuito de analisarmos a viabilidade de constiruir a nossa associação de construção em aço leve para habitação própria sem fins lucrativos conforme o post acima.

João Pereira / Lagos
    Email: [email protected]
    Tlm: 965407381
    • ram
    • 20 setembro 2009

# 122

Colocado por: JoaoPereiraBoa noite de novo,

Verifico nos textos deste forum que as pessoas muitas vezes estão concentradas apenas em ter razão por dizer que isto é melhor e aquilo é pior
    ou que este metodo é melhor que aquele ou que este tem estes inconvenientes e aquele tem aquelas vantagens, essas conversas são legitimas
    e respeito-as mas por favor não estou interessado em discussões desse tipo para o meu lado.

Não estou a perceber. Qual é a vantagem de se evitar a todo o custo de se tomar conhecimento das desvantagens duma tecnologia? É preferível ser-se surpreendido durante a sua aplicação, após de se ter gasto já milhares de euros? A natureza não muda o seu comportamento após falinhas mansas.

Colocado por: JoaoPereira
    Eu estou convencido que a construção em aço
    leve é capaz de ter alguns inconvenientes mas que apresenta maiores vantagens e que nada é perfeito. O que eu não quero é estar a pagar
    ao banco durante dezenas de anos algo que posso pagar a pronto pagamento. Apenas estou interessado em conversar com pessoas no
    intuito de analisarmos a viabilidade de constiruir a nossa associação de construção em aço leve para habitação própria sem fins lucrativos conforme o post acima.

Mais uma vez não consigo perceber. Como é que se pode fazer análises de viabilidade dum negócio enquanto se procura intencionalmente evitar discutir os prós e contras da tecnologia sobre a qual supostamente se apoia o negócio?
  2.  # 123

Orçamento tipo para uma vivenda de +- 400m2 distribuida por r/s e 1º piso. - 1ª Parte

Cumprimentos

Nota: as empresas são feitas pelas pessoas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Layman
  3.  # 124

Orçamento tipo para uma vivenda de +- 400m2 distribuida por r/s e 1º piso. - 2ª Parte

De notar que este é um orçamento de 2004, poderão existir alterações significativas.

Assim poderão ter uma opinião mais fundamentada.

Uma nota. Da empresa Futureng não tenho nada a apontar, foram extremamente simpáticos a mostrar as obras que estavam a realizar (coordenar) penso que na zona da Moita (Montijo) e celeres no envio do orçamento.
    Quanto à atitude da(s) pessoa(s) de uma empresa construtura em LSF aí já não posso dizer o mesmo. Por isso dizer que as pessoas é que fazem as empresas.

Cumprimentos
    •  
      FD
    • 20 setembro 2009

# 125

Colocado por: antónio_001Quanto à atitude da(s) pessoa(s) de uma empresa construtura em LSF aí já não posso dizer o mesmo.

É possível desenvolver?
  4.  # 126

Vou ser sincero, li os tópicos na diagonal. Mas a minha experiência é a seguinte. Eu sou Eng.º Civil e já fui projectista e director de obra de uma empresa de LSF.
    Posso confirmar que as vantagens são muitas. Rapidez de execução, obra limpa e economica. 1º Consegue-se uma moradia média de 100m2, como materias de classe média, por 450€/m2. As equipas de montagem, estão rotinadas, e o que torna a obra rápida é a fase inicial. Em 3semanas está pronta a rebocar e aplicar telha. A partir daqui o processo é igual ao tradicional. Referencia a quem duvida do pladur. Na cozinha, os armarios são fixos à estrutura. E dps, buracos no pladur, só com "mocada". Mas acho que para andar à "mocada", é no ginásio e não nas paredes de casa.

A quem quiser ver, existe um hotel de nome em lisboa construido em LSF.
    Nós estamos habituados à alvenaria e ao betão... e dps temps casas quentes de verão e frias de inverno (moradias). A térmica de LSF é deveras melhor.

Não dou o nome da empresa, porque não é uma empresa "honesta", não paga a fornecedores... a funcionários... etc.

Procurem empresas portuguesas... Sede e fundadas em portugal...

cumps
  5.  # 127

N Fernandes,
    100m2 a um preço de 450eur/m2 parece-me mesmo muito bom!

Pena é ser uma empresa caloteira a fazê-lo (porque os fornecedores poderão ir reclamar os créditos ao consumidor final, isto é, ao dono da casa)!

(nota: confesso que me custa a acreditar que a térmica de casas de LSF seja melhor que as de alvenaria+betão...)
    •  
      FD
    • 21 setembro 2009

# 128

Colocado por: Luis K. W.(nota: confesso que me custa a acreditar que a térmica de casas de LSF seja melhor que as de alvenaria+betão...)

A si quem lhe tira o betão, tira-lhe tudo... :D
  6.  # 129

caros participantes,
    apos a cuidada leitura de todos os comentarios chego a seguinte conclusao:
    1ª não existe em portugal a cultura de LSF.
    2º os sistemas LSF e outros so poderao ser usuais quando se apostar nos futuros engenherios e arquitectos (e para isso é necessarios ir as universidades)
    3º ninguem sabe muito bem o que se quer discutir, pois a futureng que diz que e uma empresa tipo consultodoria , na minha opiniao anda aqui a discutir o sexo dos anjos.
    4 li algures que o grande problema de portugal (ou das pessoas) e que ninguem quer ter uma casa igual a outra. ora se assim nao for entao o valor de custo como e obvio aumenta, pois na minha opiniao o LSF e para casas ou apartamentos que possam ser prodizidos em escala.
    5º nos os portugueses realmente somos muito bons, tão bons qua conseguimos arranjar sempre uma maneira de tentar enganar o proximo. refiro me a historia do cartel.... agora cada um pense o que quizer.
    6- nao vejo estes tipos de discussoes em paises estrangeiros, alias vejo la os clientes sabedores do que compram...
    Por isso meus senhores, o LSF e realmente uma soluçao que pode ter viabilidade, mas as nossas mentalidades mesquinhas tambem tem de ser mudadas.
    cumprimentos
  7.  # 130

Colocado por: Luis K. W.Pena é ser uma empresa caloteira a fazê-lo (porque os fornecedores poderão ir reclamar os créditos ao consumidor final, isto é, ao dono da casa)!

??? Isto é mesmo assim? Se pagares ao empreiteiro e tiveres facturas, o fornecedor do empreiteiro pode reclamar a divida ao cliente final? ?!
  8.  # 131

O fornecedor pode reclamar.
    Mas - nesse caso em que você tem as facturas TODAS, E muito bem descriminadinhas - você pode fazer prova que pagou tudo.
    • ram
    • 21 setembro 2009

# 132

Colocado por: sasbccaros participantes,
    apos a cuidada leitura de todos os comentarios chego a seguinte conclusao:
    1ª não existe em portugal a cultura de LSF.

Existe, mas aplicado onde faz sentido, especialmente no campo económico.

Colocado por: sasbc
    2º os sistemas LSF e outros so poderao ser usuais quando se apostar nos futuros engenherios e arquitectos (e para isso é necessarios ir as universidades)

Disparate. Já há décadas que são formados engenheiros civis com conhecimentos mais que suficientes para projectar e dirigir a construção de estruturas em aço. O problema é que não é uma tecnologia tão económica quanto a de betão e exige mão-de-obra muito mais especializada.

4 li algures que o grande problema de portugal (ou das pessoas) e que ninguem quer ter uma casa igual a outra. ora se assim nao for entao o valor de custo como e obvio aumenta, pois na minha opiniao o LSF e para casas ou apartamentos que possam ser prodizidos em escala.

Se leu então é porque andam por aí a escrever muitos disparates. Se fosse assim então em Portugal ninguém morava em apartamentos nem nenhum empreiteiro teria o descaramento em construir moradias/edifícios de habitação em série a partir do mesmo projecto.
    5º nos os portugueses realmente somos muito bons, tão bons qua conseguimos arranjar sempre uma maneira de tentar enganar o proximo. refiro me a historia do cartel.... agora cada um pense o que quizer.

Há quem diga que a insinuação vaga e sem qualquer fundamento a conspirações também é uma característica bem portuguesa.

6- nao vejo estes tipos de discussoes em paises estrangeiros, alias vejo la os clientes sabedores do que compram...

Ah, o velho mito que o "lá fora" é sempre e invariavelmente melhor que o nosso pequeno e pobre país e miserável sociedade. Parece que essa terra do "lá fora" é habitado por autênticos super-homens niestzchianos, todos ultra-conscientes e infalivelmente informados, provavelmente cada um com pelo menos meia dúzia de doutoramentos em qualquer área das ciências. "Lá fora" toda a gente mede 1.90m, tem sorrisos colgate e quando fazem jogging pela manhã tem de fazer um compasso de espera de minuto a minuto para o Hussein Bolt os poder acompanhar. "Lá fora" ninguém se engana, estando todos totalmente de acordo sobre tudo, sempre sem qualquer dúvida e sempre partilhando de uma única e inquestionável certeza, que nós, portugueses, nunca conseguiremos atingir.

Como é que o pobre português pode competir com o que se faz ou diz "lá fora"? Quem fala "lá fora" está sempre demasiado certo e nós, meros portugueses, estamos sempre demasiado errados. Tem é de se resignar à sua pequenez, evitar esboçar qualquer ideia e terá forçosamente de se limitar a papaguear aquilo que se diz "lá fora", seja lá onde isso for ou independente de fazer sentido. É a nossa sina, de pequenez e burrice. Tomara nós alguma vez podermos ambicionar a chegar aos calcanhares do "lá fora". Já será mesmo muitíssimo bom se alguma vez conseguirmos a oportunidade de ser meros servos de entidades tão perfeitas como essas que vivem "lá fora".

Mas vendo bem... Ao certo onde é que é "lá fora"? Será Espanha? Venezuela? Argentina? Vietname? Cambodja? Uganda? Marrocos? Não... Isso deve ser cá dentro. Será México? França? Colômbia? Senegal? Paquistão? Não, também deve ser cá dentro... Será Malásia? Guiné? Japão? Cuba? Libia?... Vendo bem, como nenhum desses paíse encaixa nesse ideal de absoluta supremacia e perfeição parece que fica tudo cá dentro. Então ao certo onde é que esse "lá fora" fica? Quer dizer, além da imaginação de gente tacanha e pequenina que tem uma visão muito míope da realidade e sofre dum avassalador sentimento de inferioridade quanto à sua nacionalidade.

Por isso meus senhores, o LSF e realmente uma soluçao que pode ter viabilidade, mas as nossas mentalidades mesquinhas tambem tem de ser mudadas.
    cumprimentos

Pois, já vimos onde estão as mentalidades mesquinhas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W., mafgod
  9.  # 133

Eu como referi, por experiencia própria... uma estrutura de LSF, é executada em estaleiro, um simples armazém, com umas bancadas e aparafusadoras é suficiente. Depois em obra, a unica betonagem é a fundação, maior realce para lintéis, pois é nestes que vão descarregar s esforços das paredes. Em seguida, este tipo de estrutura permite a libredade que os arqt gostam, pois não existem pilares ou vigas que dificultem a existencia de vãos enormes. Não há roços para tubagens... pois passa tudo pelos perfis de aço, que já vem furados. Ou seja, menos horas de canalizador, menos horas de electricista. Como os trabalhos de pedreiro, são apenas de reboco de fachadas e aplicação das telhas, e que quiser o beirado à portuguesa. Com isto reparem, reduziu-se tempo em 3 oficiais de construção. Como pode este tipo de construção ter valores elevados de mão de obra?
    NUma empresa destas, basta um Eng que façao o projecto das especialidades e execute a painelização. Dps um bom encarregado que coordene a execução dos paineis. Em td o resto é igual. Para aparafusar perfis de aço, basta uma formação e uma equipa. Ao contrário dos patos que por aí andam a armar ferro... Que coo numa obra, nem patilhas faziam...
    • sasbc
    • 22 setembro 2009 editado

# 134

Para RAM:
    Existe, mas aplicado onde faz sentido, especialmente no campo económico

Se e aplicado onde faz sentido, então porque que não hexistem mais construções em LSF???
    Já há décadas que são formados engenheiros civis com conhecimentos mais que suficientes para projectar e dirigir a construção de estruturas em aço.

Nos EUA, Canada, etc etc..... cà em portugual nao deve ser à decadas... e os arquitectos??? sabem???

Se fosse assim então em Portugal ninguém morava em apartamentos nem nenhum empreiteiro teria o descaramento em construir moradias/edifícios de habitação em série a partir do mesmo projecto

Se fosse assim tão standarizado... não havia a cultura das celebres frazes "depois se ve em obra" ou "quem vier atraz que feche a porta" e mais o maior erro é apartir do mesmo projecto, sem que muitas das vezes se analize correctamente detalhe a detalhe.

Há quem diga que a insinuação vaga e sem qualquer fundamento a conspirações também é uma característica bem portuguesa

interessante ver como as vezes se quer parecer uma coisa que esta à vista de todos que não é bem assim.

o la fora pode ser em qualquer parte onde os tecnicos sabem o que dissem e o que fazem, nºao só na teoria como na pratica.
    Alias, acho deveras interessante como e que se constroi em portugal, quando muitas das vezes os tecnicos responsaveis pelas obras nem os pes poem la.
    o profissionalismo nao deve ser so de secretaria e teoria, mas sim de pratica.
    quanto ao sentimento de nacionalidade portuguesa, esse sentimento de inferioridade da nacionalidade, esses eu não tenho. agora gostava de saber se o LSF foi inventado por portugueses.

é que se foi inventado, desenvolvido etc etc.... então muito honestamente gostava que me explicassem o porque deste blog? o porque que haxistem tantas duvidas?? e porque que este sistema ~quase não tem expressao na quota de mercado.

nota: ja agora... não se sinta triste por ser portugues...
  10.  # 135

Colocado por: antónio_001Uma nota. Da empresa Futureng não tenho nada a apontar, foram extremamente simpáticos a mostrar as obras que estavam a realizar (coordenar) penso que na zona da Moita (Montijo) e celeres no envio do orçamento.
    Quanto à atitude da(s) pessoa(s) de uma empresa construtura em LSF aí já não posso dizer o mesmo. Por isso dizer que as pessoas é que fazem as empresas

Em nome da Futureng gostaria de agradecer as simpáticas palavras de apreço acima. Lembro que a Futureng é um gabinete técnico e não uma empresa de construção civil. Informo ainda que estamos a desenvolver actualmente um site que pretende ser uma Enciclopédia do Light Steel Framing. Teremos muito gosto em responder a quaisquer questões e dúvidas. Poderão utilizar a caixa Comentários em cada um dos artigos. Aqui está o endereço da Enciclopédia: http://futureng.wikidot.com/

Cumprimentos,

Carlos Pereira
    939941821
    [email protected]
    http://www.futureng.com
    http://futureng.wikidot.com

Agora também no Twitter: http://twitter.com/Futureng
  11.  # 136

Colocado por: NFernandesNão dou o nome da empresa, porque não é uma empresa "honesta", não paga a fornecedores... a funcionários... etc.
    Procurem empresas portuguesas... Sede e fundadas em portugal...

Infelizmente, algumas empresas usam de métodos pouco éticos para aproveitar o interesse que o Light Steel Framing tem despertado entre o público.

Num dos casos, uma empresa usou a credibilidade e a visibilidade que adquirimos entre o público para promover o seu próprio negócio. Fez isto por colocar o nome Futureng na sua publicidade no Google, sendo que o link conduz para o seu próprio endereço na web. Isto já revela o tipo de empresa que são e estou certo que será a que o nosso colega acima alude. Neste sentido, deixamos aos nossos visitantes o pedido que nos informem caso detectem situações similares, para que possamos proceder em conformidade.

Assim, queremos deixar bem claro que a Futureng apenas se responsabiliza pelo conteúdo dos seus sites oficiais que aqui indicamos:

* http://www.futureng.com/
    * http://futureng.wikidot.com/

Apresentamos nas nossas páginas alguns dos construtores de Light Steel Framing com quem temos colaborado ao longo dos últimos anos. Estes poderão ser encontrados aqui: http://futureng.wikidot.com/construtores

Certas empresas que utilizam o aço galvanizado nunca estiveram alistadas no nosso site, talvez porque nunca nos contactaram no sentido de estabelecer um acordo de avença mensal. Outras já fizeram parte mas foram removidas. Essa lista poderá ser observada aqui: http://futureng.wikidot.com/construtores-nao-alistados

O conjunto de construtoras portuguesas que se dedicam ao LSF limita-se a algumas dezenas de empresas. A Futureng fornece apoio técnico e executa projectos para a maioria das empresas activas, mesmo que não estejam entre as alistadas no nosso site.

Cumprimentos,

Carlos Pereira
    939941821
    [email protected]

12.  # 137

Colocado por: Luis K. W.(nota: confesso que me custa a acreditar que a térmica de casas de LSF seja melhor que as de alvenaria+betão...)

Sobre as características térmicas do LSF em comparação com a construção convencional, sugerimos a leitura do seguinte artigo: http://futureng.wikidot.com/inercia-termica

Carlos Pereira
    939941821
    [email protected]

13.  # 138

Colocado por: JoaoPereiraVejo neste forum pessoas que questionam a razão do preço de construção em aço leve ser mais caro do que em alvenaria, não entendem porque algo que precisa de menos mão obra seja mais caro! O meu texto acima explica quase tudo, uma das razões
    é porque os materiais tem demasiados intermediarios, a minha proposta de associação elimina-os todos porque iremos importar
    directamente de quem fabrica mesmo e merece o nosso dinheiro, todos os intermediarios serão varridos com a nossa associação!

Quanto à questão dos preços do LSF, lembramos que o custo da mão de obra é realmente menor do que o da construção convencional. No entanto, a fatia destinada ao preço dos materiais é maior. Isso acontece, não porque os materiais são importados, mas simplesmente porque são diferentes e em mais quantidade. Todos os materiais para uma estrutura LSF podem ser comprados em Portugal e a empresas estabelecidas e reconhecidas há muitos anos.

Deixo aqui algumas considerações sobre preços nos artigos da Enciclopédia do Light Steel Framing:

http://futureng.wikidot.com/preco
    http://futureng.wikidot.com/valor

Quanto à questão de uma Associação, quero informar o caro colega JoaoPereira que esse foi um esforço que nós, apesar de sermos um gabinete de engenharia, já propusemos várias vezes ao conjunto de construtores de LSF em Portugal, ao longo de vários anos. Infelizmente, não encontrámos apoio para essa ideia. Se o colega avançar com essa ideia pode contar com o nosso apoio dentro das nossas capacidades.

Entretanto, visto que ninguém avançou para essa ideia, a Futureng tem assumido a suas expensas o esforço de divulgação e formação técnica, incluindo a actual criação e manutenção de uma Enciclopédia Online sobre o sistema construtivo: http://futureng.wikidot.com/

Cumprimentos,

Carlos Pereira
    939941821
    [email protected]
    www.futureng.com
    futureng.wikidot.com

Agora também no Twitter: http://twitter.com/futureng
  14.  # 139

A empresa que referi, tem raiz nos EUA. Os profissionais que a dirigem, é que não são dignos.

Posso dizer, que apesar de há dois anos ter saido da empresa, onde tive contacto com parte de projecto, direção e controle de obra, continuo adepto do sistema LSF. A razão de não vingar em portugal, é simples. É o "habito" da construção convencional.

Dou este exemplo, uma vez, em relação às paredes serem em pladur, questionaram-me: "Se der um murro na parede, ela parte?" respondi, parte se for com bastante força, mas questionei: "O sr. costuma dar murros nas paredes?", ao que o sr. disse que não. :D então, porque o cepticismo em relação ao pladur?? se hoje os ecritorios, lojas, em edificios, c.comerciais... são executadas em pladur?

Mais uma, a casa após terminada, ninguém sabe que a casa é "diferente". Em Cascais, Ericiera, Lisboa inclusivé hotéis... existem construções de luxo em LSF.

Cumps
    cumps
    Concordam com este comentário: nemmartins
  15.  # 140

Penso que não existam muitas empresas com raiz america.

0.0381 seg. NEW