Gostaria da vossa opinião ao nível do isolamento térmico e acústico do telhado da minha casa. É uma moradia anterior a 1951 mas sofreu há uns anos algumas reparações, nomeadamente no telhado. Acontece que a estrutura do telhado é em madeira e a telha não está á vista pelo interior da casa, pois foi aplicado entre as telhas e a estrutura de madeira uma espécie de forro ondulado, que segundo li por aqui no fórum tem o nome de subtelha.
No interior da casa, Vai ser aplicado no tecto lambrim junto á estrutura do telhado, e estava a pensar em aplicar lã de rocha + Wallmate, entre o lambrim e a estrutura do telhado. Pensei em 60mm de Lã de rocha + 50mm de wallmate, será suficiente? ou basta só um destes isolamentos? Qual será a ordem mais correcta para aplicar: - subtelha - Lã de rocha - Wallmate - lambrim, ou - subtelha - Wallmate - Lã de rocha -lambrim
Convêm deixar espaço entre cada camada para circulação de ar, certo?
Apenas gostaria de salientar que é uma zona muito ventosa e existem por lá umas ventoinhas de energia eólica, daí querer reduzir ao máximo o barulho por elas provocado.
tendo em conta a solução que está a pensar colocar, e fazer uma camada de isolamento de 11 mm... e com bastante custo, para obter um melhor isolamento acustico eu optaria por colocar antes apenas cortiça com uma boa espessura. certamente ia poupar algum espaço e obteria resultado melhores.
costa333, obrigado pela sugestão. A ideia passaria por eliminar a lã de rocha + wallmate passando a ter apenas cortiça, certo? Já agora qual a espessura de cortiça que aconselha?
Se estiver numa de sustentabilidade ambiental coloque a cortiça, se estiver numa de colocar um isolamento térmico mais barato coloque lã de vidro de 30 Kg/m3, se tiver numa de isolamento térmico/acústico mais barato coloque lã de vidro 70 Kg/m3. Isto se a zona onde está a lã de vidro estiver completamente isolada da zona habitável. Se a sua casa não tiver isolamento nas paredes, não vale a pena investir em muita espessura de isolamento no tecto pois a energia vai dissipar-se pelas paredes, e o payback do investimento de uma grande espessura é muito longo, coloque 50 ou 60mm que para o seu caso já deve ser bom. O ideal seria colocar os 11 cm de cortiça, mas a sua carteira irá dizer que não :). Na minha opinião - 50 ou 60 mm de Lã de vidro de 70Kg/m3, barato e eficiente... Cumprimentos
Colocado por: Jancido Isto se a zona onde está a lã de vidro estiver completamente isolada da zona habitável.
O que não é o caso, daí a minha ideia de colocar a lã de vidro junto á subtelha e depois o wallmate de forma isolar o maximo possivel da zona habitavel. Por fim teria o lambrim. Será que consigo assim isolar o tecto da zona habitável?
Já vi alguns preços para as placas de Cortiça e de facto é para esquecer! A questão agora é se o facto de optar pela opção de lã de vidro + wallmate me vai isolar a zona habitável. O meu principal problema é mesmo pelo meu filho de 3 anos. Toda a ajuda é bem-vinda
Se calhar o melhor é: Subtelha - Lã de vidro ou lã de rocha c/ papel kraft - Lambrim Coloque a parte de papel virada para o lambrim. Use fita cola para papel kraft e cole as placas de lã de vidro/rocha, umas ás outras. Assim isola a lã de rocha/vidro da zona habitável. Cumprimentos