Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      ZeTomes
    • 16 dezembro 2011 editado

     # 41

    concordo 100 por cento, mas o alumínio que me refiro já esteve noutro estado que não o de batata-frita, e desde essa altura até à constatação não houve repassares de maçaricos lá por cima... escamava e o alumínio ao contrário do que era em jovem (maleável), partia-se facilmente. E quanto à oxidação do mesmo?
  1.  # 42

    será que já passou pela cabeça de alguém que o principal responsável pela impermeabilização no caso das "telas de alumínio" possa não ser o alumínio?

    sei lá digo eu, já que tanto se filosofa por aqui pode ser que se invente um material inovador.

    Digo eu uma "pessoa" digital
    •  
      ZeTomes
    • 17 dezembro 2011 editado

     # 43

    Os materiais inovadores por vezes são mais caros do que inovadores e trazem muita publicidade que os faz ainda mais, efeito placebo talvez, não sei, sei que não tenho dinheiro para os comprar. A minha solução passou por aplicar imperkote sobre a tela de alumínio e posteriormente rematar com pele elástica. Com fissuras, estruturas moleculares oscilantes e porosidades ou não, caso e filosofia resolvidos: não entra chuva, onde escorria água como numa torneira.
    • J.C
    • 17 dezembro 2011

     # 44

    Colocado por: Ferraz Oliveira

    Pronto...está aí a explicação para o aparecimento de microfissuras no metal


    Tem a certeza que não existe qualquer stress? Movimentos de placas tectónicas (pode parecer-lhe exagerado mas é assim que surgem as fissuras nos prédios por exemplo), por muito imperceptíveis que sejam, podem colocar os materiais que estão a sustentar (neste caso é mais a "engaiolar") a folha de zinco sob stress e estes podem comprimir e dilatar a tal folha de zinco.



    Não sei que comentários é que foram trocados. Mas eu pessoalmente não tenho nada a apontar ao JC. Pode é dar-se o caso de você lhe ter respondido algo que, na sua opinião, era uma resposta diplomática e ele não ter gostado. É o problema de lidar com o fenómeno humano. Eu sou brutalmente honesto e directo. E há pessoas que podem achar que isso é ser mal-educado. Na minha opinião não é, mas na deles é!


    Veja aqui que já percebe!
    https://forumdacasa.com/discussion/20754/1/barrotes-do-telhado-danificados/
    E..anda a fazer queixinhas ao FD!
  2.  # 45

    Colocado por: ZeTomescomeço a ficar farto desta postura ofensiva baseada em rumores, mesquinhez e em ataques gratuitos, principalmente retórica da discordância À portuguesa


    Eu sei quem é o campeão das discordancias por aqui.

    Colocado por: ZeTomesTeste-me


    Vamos tentar

    Colocado por: ZeTomeso alumínio ia ganhando fissuras não visíveis a olho nú tendo uma durabilidade aproximada de 5 anos


    Será que tenho que substituir a minha marquise? já tem oito anos estará com micro fissuras?

    Colocado por: ZeTomesO facto é que a maioria das pessoas quando emprega a tela utilizando o maçarico, fá-lo pela camada de alumínio e não pela camada de grude


    Não acredito que escreveu mesmo isto.

    Colocado por: ZeTomesDe facto não sou especialista nem em química nem em física


    nem em impermeabilizações pelo que leio

    Colocado por: ZeTomesA partir de então deixei de utilizar a água como arrefecimento e apenas luvas grossas e um pano seco.


    e acha que fez bem? provavelmente o efeito de arrefecimento do betume rapidamente para que cole onde deseja perdeu-se, e com a colocação do pano seguinte deslocou o anterior

    Colocado por: ZeTomesé de frisar que toda a tela que observei tinha mais de 20 anos. Pela observação da folha de zinco que referi no post acima (com 35 anos +-), cheguei a essa ilação de que os materiais (neste caso o alumínio e o zinco) se vão tornando porosos


    o zinco também ficou poroso? e ferrugem tinha?

    Colocado por: ZeTomesde facto existe uma postura de ataque pela parte de outros membros. A expressão passa pela correcta leitura ou por uma refutação diplomática e não destructiva. Eu pessoalmente estou aqui para aprender e partilhar o pouco que sei.


    postura de ataque parece a sua, lá por ter feito 1 trabalho que funcionou não significa que essa seja a formula para a maioria dos casos, até porque os materiais que utilizou não são propriamente baratos e com provas dadas na situação que foram utilizados. Não obstante, discorda de todos os comentários que vão contra a sua ideia...

    Colocado por: ZeTomesO que estranho é o estado do alumínio (tela sob lusalite) estar ressequido como uma batata frita, presumo pela durabilidade de exposição a oscilações térmicas e como tal tornar-se estaladiça e por conseguinte mais propensa quer pelo stress dos materiais, movimentação de placas tectónicas quer pela má aplicação a priori a ganhar fissuras não visíveis a olho nú, a tal porosidade que vejo não ter sido o termo mais bem empregue.


    o alumínio estar quebradiço após 20 anos não é de todo estranho. e quando escreveu tela sobre lusalite disse tudo.

    por baixo dessa tela foi dado "imperkote"?

    Se voçe pergunta-se a pessoas "digitais" em vez de só perguntar a pessoas físicas, talvez não disse~se tantas baboseiras como a alteração da estrutura química e molecular do alumínio.

    Para sua informação:

    Telas de alumínio são compostas por uma fina película de alumínio numa face até á bem pouco tempo betume oxidado na outra face.
    O betume oxidado é o betume mais fraco utilizado na constituição das telas (oxidado, APP, SBS)

    Como tal o betume oxidado não aguenta imersão em agua durante períodos muitos longos e começa a quebrar, como tal para proteger esse betume foi aplicada a camada de alumínio, para o proteger.

    mas quando o betume começa a quebrar é porque já não está lá a fazer nada há muito tempo.

    Colocado por: ZeTomesjá me disseram somos constituídos quase na totalidade por água, não é? Eu não acredito muito nisso mas está bem... que eu saiba é mais sangue. :)


    se não acredita nisso acho k estou aqui a escrever pro boneco

    Colocado por: ZeTomesefeito placebo talvez


    isso é coisa que não existe quando se fala de impermeabilizações

    Colocado por: ZeTomesA minha solução passou por aplicar imperkote sobre a tela de alumínio e posteriormente rematar com pele elástica


    o que eu discordo é que não é de todo uma boa técnica, e ter funcionado durante dois meses não significa absolutamente nada.

    ter colocado a tela, acho muito bem.
    ter colocado o pele elástica por cima, concordo perfeitamente
    ter dado imperkote entre as duas camadas acho uma parvoiçe de todo o tamanho,
    primeiro porque o pele elástica tem alergia á maioria dos suportes,
    segundo porque o imperkote diluído a 40% tem muita agua para libertar e não pense que por estar seco ao tacto já está bom.
    terceiro porque o imperkote deve ter ficado pelo mesmo preço que 5 lts de pele elástica e uma latinha de tinta de areia (mesmo daquelas de HIPERMERCADO 20€) tinha funcionado muito melhor.
    •  
      ZeTomes
    • 17 dezembro 2011 editado

     # 46

    tanta palha para concordar com 2/3 do processo... e os fóruns nacionais vão-se resumindo a isto, a disputas por minudências, tanta energia gasta em razõezinhas.

    Nota, ainda não apliquei pele elástica, se calhar baixa para 1/3. Quando me refiro a imperkote, maioritariamente refiro-me a telhas que serão cobertas posteriormente com pele. Sendo bom ou mau é o que tenho.

    Nota: a minha sugestão e partilha inicial seria a aplicação de imperkote e depois pele elástica nas zonas de tela.

    Mas como sou um esperançoso na dialéctica e estou a marimbar-me para o que pensem de mim, aqui vamos nós mais uma vez estando eu crente que o tom satírico seja interpretado positivamente e em ligeireza:

    Z.T - começo a ficar farto desta postura ofensiva baseada em rumores, mesquinhez e em ataques gratuitos, principalmente retórica da discordância À portuguesa

    C3-PO - Eu sei quem é o campeão das discordancias por aqui.


    sim, estou saturado de más interpretações e ataques como se eu tivesse vindo aqui com soluções absolutistas. Não meu caro, tem de aprender a interpretar a língua portuguesa, a única coisa que fiz foi expor a minha experiência pessoal, se é imperfeita, atabalhoada ou não, foi a que eu encontrei e que me resolveu o problema. A minha ingenuidade passa por expô-la de boa vontade partilhando o pouco que sei, fazendo tudo menos a ideia de que isso em si fosse interpretado como um ataque ou que quer que seja nas mentes deturpadoras. É lamentável assim ter sido e a predisposição para o desconstrutivismo, coisa que tenho observado sistematicamente na postura nacional. A minha felizmente, não é essa, é de boa vontade e de aprendizagem. Considero absurdo estar a debater tal coisa assim como o gasto de energia fútil. É Kafkiano, parece um linchamento, parece um julgamento na praça pública por boatos ou intrigas. Não é normal.

    Z.T - o alumínio ia ganhando fissuras não visíveis a olho nú tendo uma durabilidade aproximada de 5 anos

    C3-PO - Será que tenho que substituir a minha marquise? já tem oito anos estará com micro fissuras?


    Poupe-me à sátira de fancaria, é ou não verdade que a folha de alumínio ganha micro-fissuras, ou então melhor, explique-me ponto por ponto, porque carga de água é que a folha de alumínio passados X anos torna-se permeável? Será do grude, será do alumínio, mas o alumínio está por cima...

    Z.T - O facto é que a maioria das pessoas quando emprega a tela utilizando o maçarico, fá-lo pela camada de alumínio e não pela camada de grude

    C3-P0 - Não acredito que escreveu mesmo isto.


    acredite, escrevi mesmo, aliás, pode ser confirmado no post que reencaminhou no original e nesta transcrição.

    Z.T - A partir de então deixei de utilizar a água como arrefecimento e apenas luvas grossas e um pano seco.

    C3-PO - e acha que fez bem? provavelmente o efeito de arrefecimento do betume rapidamente para que cole onde deseja perdeu-se, e com a colocação do pano seguinte deslocou o anterior


    Acho, porque como já disse aqui, as oscilações térmicas dum maçarico e da água podem lesionar o alumínio. Conteste, atire tomates, faça o que quiser. Acontece que esse seu raciocínio está errado, porquê? Porque o arrefecimento não tem de necessariamente ser feito através dum pano molhado, pode dar-se pelo tempo de espera e pelo contacto com o ar progressivamente, indo calcando lentamente a esse compasso. Faça favor de explicar essa do pano seguinte. Pano seguinte (calcagem seguinte ou pedaço de tela seguinte, ou pano estragado venha o novo? demasiado vago)

    Z.T: é de frisar que toda a tela que observei tinha mais de 20 anos. Pela observação da folha de zinco que referi no post acima (com 35 anos +-), cheguei a essa ilação de que os materiais (neste caso o alumínio e o zinco) se vão tornando porosos

    C3-PO - o zinco também ficou poroso? e ferrugem tinha?


    vamos lá ver se é desta que se compreende o que quer dizer porosidade aplicada neste contexto. Porosidade pressupõe a qualidade de determinada matéria com poros, sendo um poro cada um dos orifícios imperceptíveis da superfície dos corpos. Se não vejo por onde entra a água em determinado material, mesmo à lupa, venha ela de orifícios, fissuras chamo-o de poroso. Não é portanto a porosidade em geologia, engenharia ou hidrogeologia, é mesmo a etimologia da palavra (ver dic. priberam). O Zinco estava (foi coberta a zona pela zona superior do telhado com o tal imperkote) aparentemente não oxidado, no entanto pelos anos passados é muito provável que esteja. Friso, quando busquei este exemplo do zinco não lhe atribuí a mesma hipotética causa ao alumínio (um pensei em oscilações térmicas, este presumo que a oxidação o tenha tornado poroso corroborando consigo).

    Z.T - de facto existe uma postura de ataque pela parte de outros membros. A expressão passa pela correcta leitura ou por uma refutação diplomática e não destructiva. Eu pessoalmente estou aqui para aprender e partilhar o pouco que sei.

    C3-PO - postura de ataque parece a sua, lá por ter feito 1 trabalho que funcionou não significa que essa seja a formula para a maioria dos casos, até porque os materiais que utilizou não são propriamente baratos e com provas dadas na situação que foram utilizados. Não obstante, discorda de todos os comentários que vão contra a sua ideia...


    parece mal então porque não é, foi de defesa e friso novamente para que fique bem claro, as minhas soluções foram as minhas soluções, há inúmeras soluções. Se discordo é da postura e não da essência que se discute, porque se assim não, não teria sequer feito obra alguma já que tenho seguido muitos conselhos. Os materiais que utilizei e acredite quer queira quer não, eram para ter sido tinta de areia, mas como na altura pensando que a área afectada do telhado era apenas uma secção e não toda uma água, e por também na altura só ter sabido mais tarde, depois de ter comprado imperkote, de que podia ser utilizada tinta de areia. Não discordo nada, discordo assumidamente, veementemente e voltarei a discordar quando me disserem que não há nada a fazer e que só recorrendo a um especialista. Não é verdade a priori com os dados que expus aqui.

    Z.T - O que estranho é o estado do alumínio (tela sob lusalite) estar ressequido como uma batata frita, presumo pela durabilidade de exposição a oscilações térmicas e como tal tornar-se estaladiça e por conseguinte mais propensa quer pelo stress dos materiais, movimentação de placas tectónicas quer pela má aplicação a priori a ganhar fissuras não visíveis a olho nú, a tal porosidade que vejo não ter sido o termo mais bem empregue.

    C3-PO - o alumínio estar quebradiço após 20 anos não é de todo estranho. e quando escreveu tela sobre lusalite disse tudo.


    por baixo dessa tela foi dado "imperkote"?

    Se voçe pergunta-se a pessoas "digitais" em vez de só perguntar a pessoas físicas, talvez não disse~se tantas baboseiras como a alteração da estrutura química e molecular do alumínio.

    Para sua informação:

    Telas de alumínio são compostas por uma fina película de alumínio numa face até á bem pouco tempo betume oxidado na outra face.
    O betume oxidado é o betume mais fraco utilizado na constituição das telas (oxidado, APP, SBS)

    Como tal o betume oxidado não aguenta imersão em agua durante períodos muitos longos e começa a quebrar, como tal para proteger esse betume foi aplicada a camada de alumínio, para o proteger.

    mas quando o betume começa a quebrar é porque já não está lá a fazer nada há muito tempo.

    Repito-me, não mencionei química, mencionei a alteração molecular do alumínio pelas oscilações térmicas, entre uma estrutura molecular mais compacta (frio) ou mais dilatada (quente). Então quer dizer que as fissuras no alumínio advém do stress do betume que se tornou quebradiço e como tal influenciou-o? Mas eu não me referi à película de betume que se descascava, refiro-me à de alumínio, experimentado-o já tendo descolado o grude ressequido. Mas agradeço o esclarecimento dos vários betumes.

    Z.T - já me disseram somos constituídos quase na totalidade por água, não é? Eu não acredito muito nisso mas está bem... que eu saiba é mais sangue. :)

    C3-PO - se não acredita nisso acho k estou aqui a escrever pro boneco


    Espero que essa frase seja a alinhar na brincadeira. É óbvio que estou a gozar.

    Mas concordo, a lata de areia talvez tivesse sido melhor solução. No entanto gostaria de saber porque a pele elástica não se dá bem com o imperkote? E estando explicada a alergia, se o imperkote é alérgico à tinta de areia ou vice-versa, i.e., se ainda vou a tempo (já que ainda não coloquei pele elástica) de utilizar a tinta de areia.
  3.  # 47

    uma curiosidade para aligeirar toda a discussão:

    quem me sugeriu a tinta de areia inicialmente (em pessoa) foi nada mais nada menos do que o fundador e piloto do antigo "Poço da Morte" da Feira Popular. Verdade.
  4.  # 48

    Colocado por: ZeTomesuma curiosidade para aligeirar toda a discussão:

    quem me sugeriu a tinta de areia inicialmente (em pessoa) foi nada mais nada menos do que o fundador e piloto do antigo "Poço da Morte" da Feira Popular. Verdade.
    eu não tenho aqui comigo mas amanhã mostro-lhe se me permitir colocar aqui na sua discussão fotos de tela de alumínio, usou-se muito hoje há outras alternativas, as telas de alumínio, tinta de areia por cima dela? não comento (para não ser mal interpretado) apenas digo que tem muito melhor hoje em dia, boa sorte com o seu telhado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ZeTomes
    •  
      ZeTomes
    • 17 dezembro 2011 editado

     # 49

    Vivas David,

    Claro que sim! A tela que me refiro é antiga à qual apliquei o imperkote. Coloquei-a sim no presente (por uma questão económica) nas zonas das caleiras e repeti o processo do besunto. Já que não conseguia ver nenhuma abertura e estando o resto da "água" impermeabilizada, continuando na mesma a infiltração de água resolvo partir para o tal processo sobre os vários pedaços de tela antiga. Depois de o fazer apercebi-me que mesmo estando aparentemente boa, acaba por dalguma maneira ficar porosa. Daí a aplicação do grude por cima da tela. Na realidade penso rematar a impermeabilização da água (com 3 mão imperkote - até que tivesse deixado de existir qualquer infiltração na prática - já aplicadas) com pele elástica. A questão recentemente colocada seria se a pele fosse uma boa opção ou se melhor a da areia. Em todo o caso já tenho a pele comprada e não posso gastar mais dinheiro. Não cheguei a utilizar a tinta de areia.

    Obrigado está a ser uma valente quimera, Abraço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pdavidmarques
  5.  # 50

    Colocado por: ZeTomestanta palha para concordar com 2/3 do processo... e os fóruns nacionais vão-se resumindo a isto, a disputas por minudências, tanta energia gasta em razõezinhas.


    No post #24 eu digo precisamente isso ao qual você discordou, a meu ver discordou do post todo.


    Outra coisa se ainda não aplicou o pele elástica não lhe dé mérito
 
0.0237 seg. NEW