Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Tenho um terreno com sensívelmente 2100m2 e 750 m2 de área edificável, e há tempos que venho pensando na possibilidade de lotear o mesmo em 4-5 lotes para moradias. A questão é que já mandei fazer um orçamento para o projecto e os valores parciais apresentados fizeram com que mudasse de ideias... 4 mil euros não será um valor exagerado para este projecto de loteamento sem Especialidades?? Não faço ideia quanto poderá ser o total, mas esses valores fazem-me alguma confusão...
  2.  # 2

    Caro Rodrigo,

    Um processo de loteamento é caro e tem contrapartidas que para um terreno de 2100m2 não deverão ter grande interesse, já penseu num destaque e fazer apenas duas parcelas? Há outras vantagens nisso, por exemplo um terreno de 2100m2 repartido em 5 parcelas dará parcelas de 420m2, isso imagino que daria para moradias para classe média. Não seria melhor apostar em moradias de classe alta, uma vez que a classe média está a desaparecer? para isso repartia o terreno em duas partes e projectava 2 moradias de luxo, claro que depende do local, mas a venda talvez fosse mais fácil e os encargos do parcelamento não eram tão elevados.

    É apenas uma maneira de ver as coisas.

    cumprimentos
    nuno costa

    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  3.  # 3

    Viva rodrigouz,

    Relativamente ao valor apresentado isso pode depender de vários factores, o que inclui, as exclusões, etc.
    De forma a avaliar melhor as suas propostas podemos-lhe apresentar uma Proposta de Prestação de Serviços, sem qualquer compromisso.
    Para isso basta que nos faculte o maior numero de dados possível: Local do terreno, dimensão do terreno, lotes, tipo de moradias que pretende e se possível uma planta geral (ou imagem do Google Earth).

    Cumprimentos
    Márcio Carvalho - Alves Dias Arquitectos
  4.  # 4

    Olá rodrigouz,

    O valor pode ser exagerado ou não. Tudo depende do volume de trabalhos a executar. Contudo, na eventualidade de necessitar de mais propostas disponha.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  5.  # 5

    rodrigouz

    esse preço poderá não estar desajustado, repare que embora refira que é sem as especialidades essa proposta certamente engloba todo o processo de licenciamento e mesmo obras de urbanização.

    em todo o caso o que o doisarquitectos disse é o que parece mais viável, dividir apenas em dois lotes atraves de um destaque, ficaria muito mais barato e possibilitaria no futuro edificar duas boas moradias em vez de caixinhas quase sem terreno, tanto mais que agora o credito está a apertar.
  6.  # 6

    boas
    se acha esse orçamento exagerado quanto é que vai pagar na câmara pelo loteamento.
    um abraço
  7.  # 7

    Colocado por: rodrigouze há tempos que venho pensando na possibilidade de lotear o mesmo em 4-5 lotes para moradias.


    Só pode fazer um loteamento que estiver registado nas finanças, com a actividade de promotor imobiliário.
  8.  # 8

    Para lotear um terreno tenho obrigatoriamente que me colectar como promotor imobiliário?
    Isso não era só se decidisse construir e comercializar?
    Como e por quem é feito esse controlo?
  9.  # 9

    Colocado por: zedasilvaIsso não era só se decidisse construir e comercializar?


    Normalmente quem faz um loteamento, é com o objectivo de comercializar os lotes.

    Colocado por: zedasilvaComo e por quem é feito esse controlo?


    Pelas Finanças. Não sei é se eles estão atentos.
  10.  # 10

    Tinha ideia que só era necessário no caso de se pretender tb a comercialização das casas, mas faz sentido que o mesmo seja exigido na comercialização dos terrenos.
  11.  # 11

    E na legalização de loteamentos clandestinos?
  12.  # 12

    Boas tardes,
    Não tenho conhecimento que alguma vez tenham exigido ser promotor imobiliário para licenciar um loteamento.........
    Ainda agora estou a fazer as obras de urbanização de um particular que licenciou um loteamento de 5 lotes, e já não é a primeira vez. Podem é as finanças não andar em cima, mas nunca me apareceu nenhum caso que complicassem.
    Ao sr. rodrigouz,
    Vou-lhe dar um conselho pessoal, cuidado quando lhe dão o orçamento só de arquitectura para o loteamento. Vai gastar muito no resto só para licenciar o projecto.
    Esses 4 mil tanto podem ser muito como podem ser pouco, e quase gastar outro tanto com o resto. Depende das características do terreno, de onde esté situado, o que é que tem ao lado, ou em cima, ou por baixo, etc.
    Este loteamento que estou a fazer com 4 casas ficou ao cliente por 5 mil euros com as especialidades todas, e o anterior ficou por 10 mil só com mais uma casa com outros arquitectos e engenheiros. Depois tambem depende o que quer fazer da zona onde se encontra, porque tanto pode vender depressa uns lotes pequenos com casas mais baratas, como uns lotes grandes com casas mais caras, como pode ficar com os lotes (ou casas) nas mãos e não os consegue vender. É preciso saber o que se vende na sua zona e depois só fazer o projecto.
    Já agora em que zona é o seu terreno?
    Cumprimentos,
    Ribeiro
  13.  # 13

    Colocado por: rodrigouzBoa tarde,
    Tenho um terreno com sensívelmente 2100m2 e 750 m2 de área edificável, e há tempos que venho pensando na possibilidade de lotear o mesmo em 4-5 lotes para moradias. A questão é que já mandei fazer um orçamento para o projecto e os valores parciais apresentados fizeram com que mudasse de ideias... 4 mil euros não será um valor exagerado para este projecto de loteamento sem Especialidades?? Não faço ideia quanto poderá ser o total, mas esses valores fazem-me alguma confusão...

    depende do proposto por si e pela outra parte.
    um exemplo, se contratualizar já a elaboração dos projectos dessas moradias pela parte dessa equipa talvez possa conseguir outro preço.
    é tudo uma questão de acordo e do que é oferecido.
  14.  # 14

    Colocado por: rsa.construcoesNão tenho conhecimento que alguma vez tenham exigido ser promotor imobiliário para licenciar um loteamento.........


    Se não sabe, pergunte ao seu contabilista, está escrito ou no código do IRS o no do IRC, eu já vi, mas agora já não me recordo onde.

    Colocado por: rsa.construcoesPodem é as finanças não andar em cima


    É o mais provável.
  15.  # 15

    Boas
    Como disse, desisti da ideia, básicamente por uma razão financeira... De qualquer forma obrigado pelos contributos.
  16.  # 16

    humm

    se desistiu por falta de meios financeiros da sua parte, acho que faz mal, pois o "bem" já tem, só tem é que encontrar a forma de o rentabilizar sem investir dinheiro seu. Lembre-se por exemplo que sem gastar nada ( ou muito pouco) pode dividir o terreno em dois com áreas diferentes.
  17.  # 17

    Até pode dividir em mais e dar lotes à permuta para lhe fazerem as infrastruturas e pagar as licenças.
    Tem é que negociar isso.
    Cumprimentos,
    Ribeiro
  18.  # 18

    Preciso efectuar um projeto de loteamento, alguém tem ideia, quanto ficará uma operação deste tipo?
    Obrigado
  19.  # 19

    Qual o concelho?
    Qual a dimensão do terreno?

    Colocado por: Boinaverde226Preciso efectuar um projeto de loteamento, alguém tem ideia, quanto ficará uma operação deste tipo?
    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Boinaverde226
  20.  # 20

    Colocado por: Boinaverde226Preciso efectuar um projeto de loteamento, alguém tem ideia, quanto ficará uma operação deste tipo?
    Obrigado


    com ou sem obras de urbanização?
    quantos lotes e concelho...
 
0.0207 seg. NEW