Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Boas

    É por causa destes génios ligados a Arquitectura e Engenharia Civil Socratiana que este País está como está.
    Vivam os alvarás....

    Já percebi o seu problema e é de fácil resolução: uns anitos a estudar e além de já poder ser responsável por um alvará, mata essa frustração. Se precisar de ajuda diga, estou sempre disposto a ajudar os menos dotados.

    cumps
    José Cardoso
  2.  # 42

    ik..ik

    e voçê é um troll, leia bem o post 23 e 25 e vai perceber alguma coisa, se não perceber paciência.
    e mais lhe digo que dos poucos levantamentos que quis passar directamente para o Revit só aproveitei mesmo os pontos 3D e mesmo assim....
  3.  # 43

    Colocado por: ikonosGostei da resolução 1/1000. Muito bem.... a escala deverá ser dada em que unidades? Metros? EHEHEHEHE
    Tambem gostei da parte em que se fazem MDT com pontos 2D. Então para que raio andam os desgraçados dos topografos a modelar o terreno? Para depois "estes génios" lhe estragarem o levantamento?


    A resolução 1:1000, é em metros... com curvas altimétricas em intervalos de metro. com esta resolução a nuvem de pontos é menor, os custos são menores. Por software, o topografo pode interpolar curvas de .5 em .5m.
    É completamente estupido mandar efectuar um levantamento a 1:200... caro e tem excesso de informação, para o fim a que eu o destino.

    O DTM, ou em Pt, MDT (Modelo Digital de Terreno), utilizo para desenhos de apresentação e nos estudos volumetricos... não é para andar a fazer calculos de eng.ª...

    Eu estou a falar, e penso que os restantes foristas também (isto é o FORUMdaCASA)de requisitos para lev. tops para construção e planeamento de moradias unifamiliares e respectivos terrenos...
    E não de requisitos para uma operação de loteamento, construção de uma barragem, vias de comunicação, etc...
  4.  # 44

    1 - JCardoso - Antes pelo contrário carissimo, a MINHA LICENCIATURA foi tirada com muito esforço devido ao facto de não ter nascido em berço de ouro, como tal valorizo-a mais ainda. Foram 5 anos de muito estudo mas que felizmente RESULTARAM, contrariamente a outros que faziam exames aos domingos... Mas o senhor "Picou-se"? Ainda bem, é sinal que é filho de boa gente.
    2 - Ao Pedro Barradas só digo: O SENHOR NÃO PERCEBE MESMO NADA DISTO.
    2.1 - Uma escala não tem unidade.
    2.2 - A resolução tem UNIDADES.
    2.3 - Levantamento clássico é efectuado, normalmente, a uma escala 1:500 e nunca a 1:1000. Isso é em Africa que se vende muito, em Angola então......
    2.4 - Quem lhe passou o seu diploma foi bem enganado.
    2.5 - Perdeu uma boa oportunidade para estar calado. Não opine de ciências que desconhece.
    2.6 - Ainda vai a tempo, VÁ... ESTUDAR. Novas oportunidades é que está a dar.
    3 - marco1 - nem sei o que lhe diga. "VOÇÊ" ????? Ora bolas esta é fim da picada. Siga o ponto 2.6
    Beijinhos e abraços.
  5.  # 45

    ikonos.. vendi-lhe o peixe tal como o comprei...
    Eu não sou topógrafo... nem pretendo ser .. aliás nem sequer tive disciplinas de topografia e geodesia... Provavelmente vou estudar o assunto para ter noções mais sólidas... vou comprar o manual do IGeoE...

    Entretanto em vez de andar a chatear-se com eng.º civis e Arquitectos... já que tem a Licenciatura na área... bem que podia partilhar dos seus conhecimentos e ensinar o que está mal, porque está mal, etc... Pelo menos era educativo e evitava estas picardias...

    Ninguém aqui o tratou mal... pois não?!? voçê é que começou logo a vir aqui aos arames!!!!


    PS: Não estou em Angola.. mas ando perto... isto pelo alentejo Profundo é assim... e amigo, infelizmente ao cliente final.. interessa-lhe pagar o mínimo possível... ( já é uma vitória, a maior parte das Câmaras exigirem Lev. Top... senão é que era...)... ainda tenho alguns que perguntam se é mesmo preciso?!?...
  6.  # 46

    Boas

    a MINHA LICENCIATURA

    Que pelos vistos não será Socratiana, a contrário das outras. E, ao que parece, ou não lhe permitem ser responsável por um alvará ou não gosta que os outros sejam; confesso que não percebi ainda mas não é importante. Tem seguramente duas vantagens, essa licenciatura:
    1 - permitiu-lhe descobrir com facilidade que sou filho de boa gente. Acertou. Berço de ouro não, mas filho de muito boa gente.
    2 - permite-lhe ajuizar com maior facilidade ainda não só a competência de quem não conhece mas também a competência de quem lhes passou o diploma.
    Fantástica licenciatura

    Voltando ao ponto 1 diria que até nem era difícil acertar, mandam as regras da boa educação que, até prova em contrário, se parta do princípio de que todos somos filhos de boa gente. Assim sendo, tenho a certeza que o ikonos é também filho de boa gente que fez o possível para lhe ensinar boa educação e carácter. Infelizmente, e sem culpa deles, as lições parecem ter caído em saco não diria roto, mas sim cheio de arrogância e pesporrência. Peço por isso que lhes transmita o meu pesar pelo falhanço dos seus esforços na certeza de que não é por isso que deixam de ser pessoas de bem

    cumps
    José Cardoso
    Concordam com este comentário: Toinalmeida
  7.  # 47

    Colocado por: Pedro Barradas( já é uma vitória, a maior parte das Câmaras exigirem Lev. Top... senão é que era...)... ainda tenho alguns que perguntam se é mesmo preciso?!?...

    ora bem, muitas das vezes sou eu a insistir que haja um levantamento, que por acaso nem é pedido, e em muitos dos casos podia ser eu facilmente a faze-lo, isto para o que preciso.
  8.  # 48

    ik..ik

    até parece que me conhece eheheh, para que preciso eu de ir estudar topografia?? eu que pretendo que a arquitectura seja para os arquitectos acho que a topografia deve ser para os topografos.
    Não se compreende é porque se exaltou e mais uma vez lhe digo que sei pelo menos o que me interessa num levantamento para executar o meu trabalho e por ai vejo a qualidade do artista.
  9.  # 49

    Sr José Cardoso, errou novamente. Nunca o meu objectivo foi de ofender ninguem, apenas tratei as pessoas do mesmo modo que fui tratado.
    Mas, dada a minha veia da engenharia, não possuo o dom da escrita nem da palavra, sou objectivo. Mais uma vez lhe repito que o alvará não está em questão, o que está em questão são as opiniões sobre determinados temas por "profissionais" de outras areas. A Cesar o que é de Cesar. Não me viram escrever sobre decoração de interiores e afins, pois não? Como já referi o Sr picou-se... duas vezes. É bom sinal.
    Pedro Barradas, tentei alertar e informar sobre os preços e qualidade de trabalho que se anda a praticar. Fui acusado e criticado por tudo e por todos. Obviamente que lhe respondi do mesmo modo. Reparou que até eliminei o meu contacto? Não pretendo vender o "meu bom peixe" a gente a quem carapau basta. Boa sorte em Angola, conheço lá MUITO BOA GENTE nas areas das geo engenharias, se quiser ir lendo umas coisas sobre Luanda e Angola em geral, diga-me qq coisa.
    marco1, não lhe disse para estudar topografia, apenas o aconselhei a ESTUDAR EM GERAL. Faz sempre bem.
    Abraço a quem o quiser receber.
  10.  # 50

    Foi "criticado".. quando voçê começou a "acusar" os outros...
    Ora leia lá o tópico TODO desde o início...
  11.  # 51

    Boa Tarde.

    Primeiro ponto, o Datum 73 é o que se usa por o PT06 ainda nenhuma câmara se mostrou interessada em gastar umas massas a transformar para o PT06, apesar de já ser obrigatório o PT06, depois a escala que mais se usa é claramente 1/1000.Basta perguntar aos arquitectos que diariamente visitam o fórum

    Até por isso é a escala a nível de honorários mais banalizada.Na minha opinião é uma escala sem pormenor dado que entidades com menos de 1 metro não têm grandeza física em planta.
    Não sendo arquitecto penso que para um terreno plano sem obstáculos deve chegar perfeitamente, os arquitectos que confirmem por favor.

    Por acaso para arquitectura têm nos pedido muitos levantamentos à escala 1/200, se é muito pormenor ou não isso fica sempre ao critério do cliente.
    Já fizemos trabalhos em Angola, Camarões e garanto-lhe que a maioria é 1/2000, dado que as propriedades é a perder de vista e muitas sem obstáculos, à escala 1/500 é muito mais caro.
    A empresa que faz o levantamento ao dizer que oferece o MDT, sinceramente é uma acréscimo válido, mas não esquecer depois do levantamento feito em software o MDT demora o tempo de carregar na opção MDT:)
    A não ser que sejá um MDT que necessite de muita precisão relativamente por exemplo a pendentes para cursos de água em que a altimetria tem que ser aferida com precisão centimétrica.

    Em relação aos levantamentos para construção é usar o sistema de referência que as câmaras usam, não vale a pena inventar, o PT06 é mais correcto o geóide está superiormente calculado??Verdade. Mas a câmara quer lá saber disso:)
    Alias tiro o meu chapéu às poucas câmaras que já se preocuparam com isso.
    Geodesia é topografia de alta precisão, nós fazemos porque realizamos monitorizações de grandes barragens com uma precisão de décima de milimetro, em construção dita "normal" se posso dizer assim é ridiculo querer precisão superior a centimetro, por isso é uma disciplina que não se aplica aqui.

    Topografia com os aparelhos de agora, nomeadamente os GPS até uma pessoa que não saiba nada de Topografia faz, se lhe explicarem onde carregar.
    A diferença de preços entre esses habilidosos e empresas certificadas em levantamentos é minima, a diferença na qualidade é que é muita.

    Para concluir e não chatear mais, penso que os valores que se falou aqui para a zona sul e norte estão dentro do intervalo do normal.

    Com os melhores cumprimentos
    Luís Cleto de Figueiredo
    (Eng.Geógrafo)

    www.globaltracking.pt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Fernando Gabriel, electrao
  12.  # 52

    Boas
    Colocado por: LuisFigueiredonenhuma câmara se mostrou interessada em gastar umas massas a transformar para o PT06

    Isso não é verdade. Já existem câmaras que têm toda a informação cartográfica nos dois sistemas (p. ex. VNGaia, SMFeira, Arouca, etc.) mas continuam a aceitar a informação vinda em Datum 73 (podemos chamar-lhe um período de transição).
    Colocado por: LuisFigueiredoo PT06 é mais correcto o geóide está superiormente calculado??Verdade. Mas a câmara quer lá saber disso:)

    Aqui já concordo consigo, mas acho que é uma mentalidade que está a mudar, muito por culpa dos gabinetes de SIG, que já obrigam a um certo controlo de qualidade na recolha de informação vectorial.
    Colocado por: LuisFigueiredoTopografia com os aparelhos de agora, nomeadamente os GPS até uma pessoa que não saiba nada de Topografia faz

    Isso é uma área em que é preciso ter cuidado. A maior parte desses artistas realizam esses levantamentos com aparelhos de uma frequência sem qualquer tipo de correcção diferencial, resultado - Uma Cagada (desculpem o palavrão, mas é verdade)
    Com os melhores cumprimentos.
    Carlos Almeida
    (também Eng. Geógrafo, LOL)
  13.  # 53

    Apenas alertei. Já agora também o alerto para o facto de datum 73 e Instituição IGeoE não serem compativeis. Também não seria credenciado pela compra de uma manual, como muitos "espreitadores" pensam que são.
    Compra-se um sistema GNSS acompanhado por um belo manual e um qualquer GeoOficce e pensam-se aptos para topografia.
    Como outros que vão à ESRI tiram um curso de iniciação ao SIG e estão prontissimos a trabalhar nas C Municipais.
    Como diria um conhecido "...Licenciatura só precisa quem for burro e não souber fazer mais nada...."
    FANTASTICO!!!
  14.  # 54

    Boas
    Colocado por: ikonosJá agora também o alerto para o facto de datum 73 e Instituição IGeoE não serem compativeis

    Só para concluir:
    IGP = Datum 73 -> Substituído pelo ETRS89
    IGEoE= Datum Lisboa -> Substituído pelo ITRF2000
    Cumprimentos.
    Carlos Almeida
    • BAM
    • 21 janeiro 2010

     # 55

    As Câmaras Municipais que requerem esse tipo de levantamento, disponibilizam-no elas próprias em formato papel ou digital, mediante requerimento.
  15.  # 56

    BAM.. mas isso não serve para fazer os projectos de arquitectura... são plantas efectuadas através de ortofotos... tem erros/ tolerâncias incompativeis com os projectos...

    O LevTop a 1:1000, que falo é deste tipo...
      017_Levtop.jpg
    • BAM
    • 21 janeiro 2010

     # 57

    Mas as autarquias não as pedem para fazerem projectos de arquitectura. As plantas georreferênciadas que são pedidas para instrução de processos de Licenciamento servem para "implantação" da mancha de implantação, desculpem a redundância, por forma a que a autarquia verifique por exemplo a localização exacta da construção a Licenciar. Estas plantas hoje têm um erro mesmo muito reduzido.
  16.  # 58

    ...A planta de implantação do edifico tem de ir sobreposta ao levantamento topográfico que serve de base ao desenvolvimento do projecto, este será "ligado à rede" que a autarquia pedir, o ficheiro em dwg ou dwf, é entregue com o procedimento administrativo.. A câmara depois que faça com ele o que quiser.. se tiver implementado SIG, boa.. senão fica no arquivo.

    ... depois temos que pensar que quase todos os concelhos não tem cartografia actualizada das suas sedes de concelho.. quanto mais das freguesias e outras áreas rurais... Uma coisa é falarmos de procedimentos em Areas metropolitanas... no resto do país.. a coisa é mais lenta... ;)
  17.  # 59

    Pedro, como boneco até que não está mal, uma certa "tremida" nas curvas de nível mas nada mal. A falta de "norte" é compensada pela orientação dos textos e dos ticks, compreende-se.
    Aos colegas de EG, um destes dias ainda nos encontra-mos por aí. Só para verem o que se anda a fazer: hoje recebi um caderno de encargos de uma instituição publica que ainda chama o IGP de IPCC. RIDICULO.
    www.globaltracking.pt ? desconhecia, qualquer dia envio-te um pedido de orçamento para os inumeros projectos que tenho em mãos.
    Levantamentos a 1:1000? Normalmente exigo-os a 500 e em situações especiais a 200. Para mim 1/1000 é perder tempo, em termos monetários não é compensatório e não são precisos. Clássico é 1/500.
    1/1000 faz-se é cartografia com vôo 1/3500 ou 1/5000, rasterizado a 7 micra e com, os tão adorados, ortofotomapas com RESOLUÇÃO (aqui sim PEDRO) de 10 cm.
    Abraço.
  18.  # 60

    Caro EngCarlos saúdo mais um colega:) Em relação às câmara não se interessarem pelo PT06 fiz uma ressalva no meu pont onde digo que tiro o chapéu as câmaras que já apostam (Gaia e Feira tenho um colega lá são câmaras já muito conscientes de que está área é um pilar de desenvolvimento então a câmara da Feira para mim é exemplar nessa matéria, porque como sabe há câmaras que ainda não transformaram e não se encontram preocupadas com isso como é o exemplo da C.M. da Maia.
    Uma nota alem de ser Eng.Geógrafo também mora para os meus lados (S.Félix da Marinha).

    Relativamente ao GPS, concordo consigo plenamente nos habilidosos com o GPS, realmente há muita cagada especialmente a nível por exemplo da altimeria, vejo coisas do arco da velha, mas é um equipamento que cada vez é mais friendly user o que faz com que muita gente se aventure nos levantamentos com GPS, agora se formos falar de trabalhos em Pós-Processamento já é preciso saber, para os elementos do fórum o levantamento em pós-processamento é um tipo de operação em que são realizadas correcções diferenciais realizadas após o levantamento de forma a obter uma precisão mais refinada e neste caso é preciso saber o que se quer enquanto o levantamento típico é feito em tempo real recebendo correcções no imediato, mas com menor precisão, conseguindo uma precisão de centímetro a nível de planimetria e cerca de 2/3 cms a nível de altimetria, precisões estas em condições normais,i.e, de boa utilização.

    Penso que a forma de defender a topografia dos habilidosos é corresponder às exigências dos clientes, a partir dai a batalha para afastar os curiosos começa a pender para lado dos técnicos qualificados.

    Ikonos, é possível que não conheça somos uma empresa recente, que foi formada por técnicos que vieram do GRUPO EDP onde cabia a nós técnicos a responsabilidade técnica pelas Observações Geodésicas de todas as barragens do Grupo, onde ocorria algumas vezes parcerias nessas observações com técnicos do LNEC.
    A nível de monitorização temos um técnico com mais de 30 anos de experiência neste nicho de mercado que é a monitorização por métodos geodésicos.
    A escala 1/1000 concordo plenamente consigo não tem grande significância( ou quase nenhuma) a nível de pormenor, mas nós só correspondemos ao que o cliente exige.
    Por exemplo amanhã estaremos em Soure para um levantamento de 30.000 m2 à escala 1/200, escala essa que o cliente pediu, dado que o terreno é muito inclinado e o Arquitecto entende que precisa de pormenor, agora também admito que 2000 euros para um levantamento com esse pormenor nem todo o gabinete está disposto a pagar ou o cliente desse gabinete.
    Tudo depende da exigência e capacidade de aquisição do cliente.
    Se o Ikonos exige 1/500 certamente exige um pormenor que os arquitecto penso eu não necessitam quando pedem a 1/1000.
    Outro ponto que concordo consigo Ikonos , a nível de compensação monetária a escala 1/1000 compensa o curioso que faz o levantamento ao fim de semana, que não tem equipamentos para pagar,viaturas,licenças, para nós empresa não compensa muitas vezes, mas penso que ao pensar a longo prazo pode compensar, por exemplo tivemos um cliente que nos pediu um levantamento 1/1000 ,terreno plano , sem obstáculos ,530m2 em Paredes de Coura, orçamento 225 euros, compensa monetáriamente? não compensa ponto final, conclusão a cliente ficou satisfeita com o serviço e acabou por adjudicar à empresa o projecto de arquitectura e especialidades, neste momento tenho outros clientes que vieram por intermédio da cliente. Se recusasse a cliente, certamente não iria adjudicar o resto.
    225 euros, tire alimentação, gasóleo,portagens, não preciso dizer mais nada:)Mas é portfólio e é um cliente na carteira, é um risco que eu estou disposto a correr.

    Desculpem o testamento, por último uma forma de fugir à concorrência dos curiosos é actuar em áreas que lhes é impossível actuar por manifesta falta de conhecimentos.

    Cumprimentos

    Luís Figueiredo

    P.S - engcarlos já agora encontra-se a trabalhar em que Câmara? Conhece o Eng Sérgio da Câmara da Feira?
 
0.0268 seg. NEW