Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      jccp
    • 14 março 2014

# 41

é de louvar esta iniciativa mas isto não vai dar em nada...nem devia ser a deco a denunciar isto mas a associação de senhorios ou então os dois em conjunto.

Colocado por: anatrindadeDeixo-vos um artigo informativo que pode ajudar a esclarecer algumas questões

Colocado por: anatrindadehttp://www.deco.proteste.pt/familia-vida-privada/impostos/noticia/imi-cinco-erros-do-fisco-que-estao-a-desesperar-os-portugueses
    Concordam com este comentário: anatrindade
  1.  # 42

Colocado por: jccpé de louvar esta iniciativa mas isto não vai dar em nada...nem devia ser a deco a denunciar isto mas a associação de senhorios ou então os dois em conjunto.

Concordam com este comentário:anatrindade

Ainda assim, e à falta de melhor, não custa tentar...
    Concordam com este comentário: jccp
    •  
      jccp
    • 14 março 2014

# 43

Colocado por: anatrindadeAinda assim, e à falta de melhor, não custa tentar...

cara senhora o valor patrimonial dos meus imóveis ronda os 500 mil euros...se conseguisse vende-los hoje por 250 mil já me dava por satisfeito

cumps
  2.  # 44

Colocado por: jccp

cara senhora o valor patrimonial dos meus imóveis ronda os 500 mil euros...se conseguisse vende-los hoje por 250 mil já me dava por satisfeito

cumps

desculpe mas não percebi o enquadramento do seu comentário com o tópico. pode ser mais especifico?
    •  
      jccp
    • 14 março 2014

# 45

Colocado por: anatrindadedesculpe mas não percebi o enquadramento do seu comentário com o tópico. pode ser mais especifico?

no artigo que colocou da deco consta lá isto :ERRO N.º 1 – IMI CALCULADO COM O VALOR PATRIMONIAL DESATUALIZADO

o que eu lhe estava a tentar dizer era issto mesmo,que o valor que as finanças atribuem aos meus imóveis estão sobrevalorizados em relação ao mercado actual

los imóveis estão sobrevalorizados,por consequencia pago mais imi do que devia pagar.

espero ter esclarecido.
  3.  # 46

Sim, esclareceu. E compreendi perfeitamente. Nesse caso falamos do mesmo.
    Ou seja, o que a Deco está a tentar neste momento, é fazer com que o fisco considere os valores atualizados do valor patrimonial, do coeficiente de vetustez entre outros coeficientes, à data da cobrança do IMI pois as Finanças estão a orientar-se por avaliações antigas e não têm em conta, p. ex. a desvalorização dos imóveis no mercado derivado da crise, a idade do imóvel, etc.
    Ora se o Sr. tem património no valor de 500m que agora, diz, não conseguiria vender por 250m, é provavelmente devido à desvalorização do mercado imobiliário. Logo, não faz sentido pagar IMI sobre os 500m que o património valia antes, mas sim sobre o valor atual.
    O cerne da questão é que, apesar dos dados estarem informatizados, o Fisco não faz cruzamento de dados com outras entidades para atualizar automaticamente os valores e orienta-se pelos últimos dados que tiver, mesmo que estes sejam de há 4 ou 5 anos atrás.
    Portanto, é o proprietário que, voluntariamente, tem que ir às Finanças fazer a atualização se quiser ver o seu IMI corrigido.
    •  
      jccp
    • 14 março 2014

# 47

Colocado por: anatrindadeo Fisconão faz cruzamento de dadoscom outras entidades

e que outras entidades são essas?

Colocado por: anatrindadePortanto, é o proprietário que, voluntariamente, tem que ir às Finanças fazer a atualização se quiser ver o seu IMI corrigido.

creio que o que me está dizer é que eu posso pedir uma reavaliação do valor patrimonial.É uma hipótese a considerar,embora tenha conhecimento de um caso no prédio onde tenho um apartamento de um proprietário que pediu uma reavaliação do imóvel e não só não serviu de nada como ainda teve que pagar cerca de trezentos euros.
  4.  # 48

Colocado por: jccpeque outras entidades são essas?

Por exemplo, com a Câmara Municipal da área onde está localizado o imóvel. A cada 3 anos é fixado pela câmara o coeficiente de localização, um dos fatores do cálculo para IMI. Contudo os outros fatores dependem de outros cálculos/entidades como o valor de construção, por exemplo, que nos últimos 5 a 8 anos tem vindo a descer.

Colocado por: jccpecreio que o que me está dizer é que eu posso pedir uma reavaliação do valor patrimonial.É uma hipótese a considerar,embora tenha conhecimento de um caso no prédio onde tenho um apartamento de um proprietário que pediu uma reavaliação do imóvel e não só não serviu de nada como ainda teve que pagar cerca de trezentos euros.

O pedido de atualização é gratuito, só tem que preencher o modelo 1 do IMI no entanto, se na sequência desse pedido não concordar com o valor atribuído pelas Finanças, e se no prazo de 30 dias após a notificação pedir uma nova avaliação, terá que pagar.

Obviamente não poderemos esquecer os fatores de agravamento como p.ex. se tem piscina, se é moradia, se tem estacionamento coberto ou descoberto, etc. etc.

Informação mais especifica:
    http://www.dgsi.pt/jtca.nsf/170589492546a7fb802575c3004c6d7d/eacc8e84d7618ed2802579aa0038fc59?OpenDocument
    http://www.ordemengenheiros.pt/pt/centro-de-informacao/dossiers/consultorio-juridico/regime-de-determinacao-e-verificacao-do-coeficiente-de-conservacao-no-novo-regime-do-arrendamento-urbano/a-determinacao-do-valor-patrimonial-tributario/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jccp
    •  
      jccp
    • 14 março 2014

# 49

Colocado por: anatrindadeO pedido de atualização é gratuito, só tem que preencher o modelo 1 do IMI no entanto, se na sequência desse pedido não concordar com o valor atribuído pelas Finanças, e se no prazo de 30 dias após a notificação pedir uma nova avaliação, terá que pagar.

obrigado pelas informações,vou-me debruçar mais a sério sobre isto para ver se vale a pena mexer nisto ou não.
    Mais uma vez obrigado.
    •  
      jccp
    • 14 março 2014

# 50

Colocado por: anatrindadeObviamente não poderemos esquecer os fatores de agravamento como p.ex. se tem piscina, se é moradia, se tem estacionamento coberto ou descoberto, etc. etc.

Quadro 3
    Prédios urbanos destinados a habitação

Elementos de qualidade e conforto

Coeficientes

Majorativos

Moradias unifamiliares

Até 0,20

Localização em condomínio fechado

0,20

Garagem individual

0,04

Garagem colectiva

0,03

Piscina individual

0,06

Piscina colectiva

0,03

Campo de ténis

0,03

Outros equipamentos de lazer

0,04

Qualidade construtiva

Até 0,15

Localização excepcional

Até 0,02

Sistema central de climatização

0,03

Elevadores em edifícios de menos de quatro pisos

0,02

isto é que eu não percebo quase todos os imoveis que possuo não têm nada do que acima é descrito no entanto aparece na caderneta o coeficiente de conforto de 0,980...será que está correto?quanto aos outros coeficientes jáa conferi e não parece a haver descrepancias
  5.  # 51

http://www.ordemengenheiros.pt/pt/centro-de-informacao/dossiers/consultorio-juridico/regime-de-determinacao-e-verificacao-do-coeficiente-de-conservacao-no-novo-regime-do-arrendamento-urbano/a-determinacao-do-valor-patrimonial-tributario/

Citando: O coeficiente de qualidade e conforto (Cq) é aplicado ao valor base do prédio edificado, podendo ser majorado até 1,7 e minorado até 0,5, e obtém-se adicionando à unidade os coeficientes majorativos e subtraindo os minorativos que constam dos Quadros 3 e 4.
  6.  # 52

Colocado por: jccpquase todos os imoveis que possuo não têm nada do que acima é descrito no entanto aparece na caderneta o coeficiente de conforto de 0,980...será que está correto?

Muito provavelmente, nos casos em que o coeficiente é 0,98, serão apartamentos que não dispõem de rede pública de abastecimento de gás.
    •  
      jccp
    • 14 março 2014

# 53

Colocado por: JOCOR
    Muito provavelmente, nos casos em que o coeficiente é 0,98, serão apartamentos que não dispõem de rede pública de abastecimento de gás.

Boa noite jocor

não deve ser essa a razão porque estive a conferir e dois desses apartamentos têem gas natural os restantes não têem mas o coef é todo igual 0,980,há há inda outro que também tem gás natural mas nesse o coef e de 1,000 talvez por ter elevador,não sei.
    •  
      jccp
    • 14 março 2014

# 54

Jocor se me puder ajudar nesta agradecia

"O coeficiente de vetustez (Cv) é função do número inteiro de anos decorridos desde a data de emissão da licença de utilização, quando exista, ou data da conclusão das obras de edificação, de acordo com o Quadro 5."

ora o que se passa aqui é que eu tenho um estabelecimento com mais de 40 anos e pelo quadro 5 deveria ser o coef 0,65 mas na caderneta aparece 0,95 que corresponde entre 6 a 10 anos
    Talvez a explicação para isto seja facto de o estabelecimento ter sido dividido em 2 aqui há uns anos.
    como o estabelecimento não é só meu e foi vitima de partilhas há uns anos poderá também ser esta uma das explicações.
    Não estou bem certo disto porque não fui eu que tratou do assunto.
    já nem me lembro ao certo há quantos anos é que isto aconteceu mas foi há menos de 15 anos,mas vou saber ao certo.
  7.  # 55

se o Cv é contado a partir da data da licença de utilização ou da data da conclusão das obras de edificação, nao faz sentido os 0,95 mesmo com partilhas à mistura
    •  
      jccp
    • 14 março 2014

# 56

Colocado por: anatrindadese o Cv é contado a partir da data da licença de utilização ou da data da conclusão das obras de edificação, nao faz sentido os 0,95 mesmo com partilhas à mistura

talvez por ter sido dividido em dois e ter ficado com dois numeros de policia diferentes,tenham passado novas licenças de utilização,não sei isto sou eu a especular mas vou saber ao certo se foram emitidas novas licenças de utilização nessa altura
  8.  # 57

sim, tem lógica. vá averiguar isso.
  9.  # 58

Colocado por: jccpcaderneta aparece 0,95 que corresponde entre 6 a 10 anos

Caro "jccp", essa caderneta não está actualizada; o coeficiente 0,95 já não existe. Passa do 1 para o 0,90 (até 2 anos, ou 3 até 10 anos).

Você pode imprimir (ou consultar) no Portal das Finanças a caderneta actual. Se lá constar os 0,95 é erro de certeza.

Colocado por: jccpTalvez a explicação para isto seja facto de o estabelecimento ter sido dividido em 2 aqui há uns anos.

O artigo 44º do CIMI, ponto 2, diz que no caso de ter havido AMPLIAÇÕES dos imóveis deve ser considerada a idade de cada parte.
    Também julgo saber que há Repartições de Finanças que consideram que quando um imóvel é recuperado passa a ser de coeficiente 1 a partir desse ano (é como se fosse construído de novo).
  10.  # 59

Colocado por: jccpdois desses apartamentos têem gas natural

E esses apartamentos encontram-se em prédios de mais de 3 pisos SEM elevador?
    •  
      jccp
    • 15 março 2014

# 60

Colocado por: JOCORE esses apartamentos encontram-se em prédios de mais de 3 pisos SEM elevador?

não,são prédios de r/c até ao 3º andar.

estive a verificar e há outro que não tem gás natural nem elevador é de três pisos e tem cq de 1,000,enquanto os outros no mesmo predio nas mesmas condiçoes têm cq de 0,980

0.0249 seg. NEW