Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Já não é a primeira vez que recorro ao fórum, mas estive ausente uns tempos e agora volto a fazê-lo, colocando uma questão directa e que pedia uma resposta igualmente directa, de alguém entendido no assunto. Provavelmente já foram discutidas até à exaustão questões sobre mais-valias, mas continuo sem entender o mecanismo de cálculo, para leigos fiscais como é o meu caso. Agradecia por isso que não me remetessem para nenhum link, e que respondessem, em concreto á minha questão.

    Valor de aquisição do imóvel - 75 000 euros
    Valor de Venda do Imóvel - 143 000 euros

    Empréstimo bancário que tive de liquidar com a venda do imóvel - 130 000 euros
    O valor do empréstimo serviu para beneficiar a moradia, com obras, das quais tenho facturas da maioria dos serviços.

    Como é que se calculam as mais-valias, em concreto, no meu caso?

    Obrigado pela generosidade e altruísmo que possam depositar na resposta ao meu caso.
  2.  # 2

    ?????
  3.  # 3

    ????????????
    •  
      FD
    • 30 maio 2011

     # 4

    Não é por colocar pontos de interrogação a cada 10 minutos que lhe vão responder.
    Por isso, agradeço que não o faça.
  4.  # 5

    Pois, peço desculpa. Mas pelo menos mantém o tópico na ribalta da discussão. Caso contrário, concordará comigo que cai no esquecimento e aí é que nunca mais ninguém responde.
    •  
      FD
    • 30 maio 2011

     # 6

    Colocado por: nunofmcostaPois, peço desculpa. Mas pelo menos mantém o tópico na ribalta da discussão. Caso contrário, concordará comigo que cai no esquecimento e aí é que nunca mais ninguém responde.

    E se todos fizerem o mesmo o que é que acontece? Andamos aqui numa competição para que as discussões não desçam, lançando lixo que não interessa a ninguém... o que não é saudável para o fórum.
    Se houver quem queira responder, responde. Se não houver, não há.
  5.  # 7

    Mais uma vez peço desculpa pela deselegância dos meios, para obtenção dos fins. Estou a ficar com a ideia de que o fórum está tendencialmente a tornar-se elitista, ao ponto de catalogar o tópico de um utilizador frequente, embora não participante, de "lixo"...então Sr. Arquitecto? Não esperava tratamento VIP mas desconhecia que desconsideravam assim as pessoas. Mais uma vez peço desculpa pelos meios e provavelmente vou desistir de recolher aqui a informação. Ainda assim fica o registo da hostilidade com que se presenteiam utilizadores não pertencentes ao clã fechado e hermético da discussão.

    Vou retirar-me de cena, com a pior das impressões! E comigo levo o "lixo"!

    Obrigado à mesma, pela não-informação!
    • mog
    • 30 maio 2011

     # 8

    Viva,

    Ou muito me engano ou ninguém lhe poderá responder ao seu caso em concreto, já que as mais valias que conseguiu serão somadas ao seu rendimento e o valor a pagar dependerá da sua taxa de IRS.

    Porque não experimenta fazer uma simulação no site das finanças?
    •  
      FD
    • 30 maio 2011

     # 9

    Colocado por: nunofmcostaEstou a ficar com a ideia de que o fórum está tendencialmente a tornar-se elitista, ao ponto de catalogar o tópico de um utilizador frequente, embora não participante, de "lixo"

    Entenda-se o que eu defini por lixo: as duas mensagens que colocou com pontos de interrogação.

    Qual é o procedimento habitual de quem lê estas discussões?
    - vê a discussão pela primeira vez
    - se pode ajudar ou tem opinião, participa
    - se não pode ajudar ou não tem/quer dar opinião, não participa
    - contudo, se vê que há uma nova mensagem, vai ver, pode ser que tenha informação que desconhecia ou que julgue útil
    - neste caso em concreto, em vez de receber informação nova, uma resposta à discussão, fica frustrado porque a nova mensagem mais não é que pontos de interrogação
    - acontece o acima descrito DUAS vezes

    Lamento mas, isto é lixo e não interessa a ninguém.

    E foi com base nisto que falei em lixo, não me referi à mensagem original, que abriu a discussão.
    Parece-me que extrapolou (demasiado) o que eu disse.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DEEPblue
  6.  # 10

    Ah...parece que há alguém com sensibilidades diferentes.
    Obrigado caro "mog" pela consideração que teve para com o "lixo".

    Já agora, suponho que essas simulações estejam no item das..."simulações", no portal das finanças, certo?
    De qualquer maneira já tentei fazê-lo e é um pouco difuso e confuso o meio para chegar até elas. Mas vou tentar!

    Esquecendo os rendimentos pessoais, haverá uma forma de cálcuclo onde entrem as variantes que enunciei e que sejam válidas para todos. E dispenso as definições pomposas que pôem nos sites da especialidade, que são muito bonitas para economistas, mas profundamente complicadas de entender para "os outros"!

    Se alguém tiver outras respostas e que não se importe de esclarecer, agradecia.


    Senhor FD. Já consultei o seu site de arquitectura e ATÉ AGORA tinha a melhor das impressões relativamente à sua pessoa.
    Sei que os meios que utilizei não foram muito ortodoxos...mas como classificar a sua resposta?

    Abraço ao "mog" e a outros plebeus como eu!
  7.  # 11

    Como vê, caro FD, sou leitor frequente, ou não saberia como manter uma discussão em primeiro plano, ainda que esta seja estéril, desinteressante e gasta, como parece ser o caso!
  8.  # 12

    caso tenha adquirido o imóvel antes de 1989 este não se encontra sujeito a IRS mas teria de ser declarada a venda no quadro 5 do anexo G.
    caso tenha adquirido depois de 1 Jan 1989 a mais valia é calculada do seguinte modo: Valor da venda - (valor da compra x coeficiente de desvalorização) - encargos necessários à venda e compra - encargos com a valorização nos últimos 5 anos
    Sempre que se efectue a venda de um imóvel 24 meses após a sua compra, aplica-se o coeficiente de desvalorização da moeda ao valor da compra, para corrigir (anulando a inflação) a mais-valia obtida.
    O contribuinte também pode deduzir ao cálculo da mais-valia os encargos necessários para a venda e as despesas de valorização do imóvel (a instalação de um sistema de ar condicionado por exemplo) dos últimos 5 anos, caso tenham existido.
    Também pode deduzir os encargos com a aquisição do bem imóvel (escritura, IMT, registos e custos com a mediação imobiliária, por exemplo) no cálculo da mais-valia.
    O fisco só irá tributar 50% da mais-valia obtida, i.e., só metade do valor resultante da diferença entre a venda e a compra conforme a fórmula indicada é que será englobada aos restantes rendimentos.
    espero ter ajudado e parti do princípio que não iria reinvestir uma vez que não o referiu
  9.  # 13

    Sim, vou reinvestir.
    Nesse caso qual a diferença?

    Então poderei contabilizar os gastos que tive para beneficiar a moradia nos 5 anos anteriores à venda? Exibindo facturas dos serviços efectuados, claro!

    Então, vamos ver se entendi.
    O diferencial entre o valor da venda e da compra é de, sensivelmente, 67 000 euros.
    O fisco só vai tributar 50 % (37 500 euros). Ou seja, tenho que reinvestir capitais próprios nesse valor (37 500 euros)?

    OBRIGADO MEIA CUCA, pelo seu comentário.

    Ah, e por momentos pensei que me tinha enganado no fórum. Não é que um tópico acerca da eleição do futuro primeiro ministro é campeão de adesão? Isto sim, num fórum que debate a área vocabular de "casa" aparece um tópico sobre...política! Isto não é lixo senhor FD?
    Tenho uma dúvida: a reprodução assexuada do cavalo marinho, será influenciada pela convergência monetária e política dos países de Leste?
  10.  # 14

    Você é estúpido e mal educado, em bom português é uma besta. Parece um puto mimado que faz birra quando não lhe dão a atenção que acha que merece.
  11.  # 15

    https://forumdacasa.com/discussion/3320/tudo-sobre-mais-valias-e-irs-a-ler-em-primeiro-lugar-antes-de-perguntar/

    Já que é leitor assiduo do fórum...
    Penso que responde a tudo e mais alguma coisa.
  12.  # 16

    a pergunta foi colocada a 1h nem isso, para quê logo puxar à ribalta?

    isto é um fórum não um atendimento privado.

    coloca as tuas questões, volta cá no dia a seguir que tens excelentes respostas, o fórum é fantástico e tem-me ajudado imenso.

    graças a pessoas fantásticas, que adoram contribuir, mas que não são tuas criadas.
  13.  # 17

    Tenho uma dúvida: a reprodução assexuada do cavalo marinho, será influenciada pela convergência monetária e política dos países de Leste?

    Não, ou pelos menos nenhuma influência mensurável. Já o sector do seu cérebro responsável pela paciência e pela boa educação parece ter sido seriamente afectado.
    •  
      FD
    • 30 maio 2011 editado

     # 18

    Colocado por: nunofmcostaAh, e por momentos pensei que me tinha enganado no fórum. Não é que um tópico acerca da eleição do futuro primeiro ministro é campeão de adesão? Isto sim, num fórum que debate a área vocabular de "casa" aparece um tópico sobre...política! Isto não é lixo senhor FD?

    Já lhe expliquei - inserir comentários sem nada apenas para trazer a discussão para o topo da lista, é lixo e não agrada a ninguém.
    Se não percebeu, volte a ler.

    Se continua ao ataque e a fazer insinuações desmedidas, infundadas e desvirtuadas, o problema é seu e não meu.
  14.  # 19

    Mal educado eu?

    Leia o seu comentário e avalie a má educação.
    Além disso, não me ofenda porque eu não ofendi ninguém, muito menos ao caro amigo.
    Quanto a bestas, é um animal que não me é familiar, pelo que me poderá apresentar alguém da sua família para eu ver que espécie pertence.`
    É outro assunto que podemos debater aqui no fórum.
    A linguagem das "bestas", e aí...sou mesmo leigo, como pode ver pela elevação dos meus comentários.

    Quem se devia manifestar era o Sr. FD. se fui mal educado com ele peço desculpa. Em democracia podemos manifestar-nos, de forma EDUCADA e ELEVADA, e pedir desculpa quando erramos. Como eu acho que quem errou foi o comentário de menosprezo do Sr. FD, era com ele que tinha que me entender e não com "advogados de defesa" que falam "BESTÊS".
    Um abraço para si caro rjmsilva. Quanto à educação...não se compra, nem se pede emprestada. Inscreva-se nas "Novas Oportunidades". E em relação às birras, conhece aquelas dos miúdos que nos puxam as calças sempre que não lhes damos atenção? Pois...eu nem falei para si! Mas vá, já que me está a puxar as calças, tome lá um abraço!

    Quanto ao Sr. FD peço desculpa se o ofendi!
  15.  # 20

    Caro j cardoso, não seja vulgar.
    Fui mal educado com alguém?
    O seu conceito de má educação está profundamente desfocado!
    O meu cérebro ainda sabe o que são sinónimos.
    É a ocupação de quem tem pouco que fazer. Você não trabalha?
    Então vá trabalhar e ocupe-se das pessoas que falam para si. Deixe de me puxar as calças também!
 
0.0212 seg. NEW